Francisca Izabel Pereira Maciel
Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG/Brasil/UFMG. Mestrado e Doutorado em Educação/UFMG. Pós doutorado/PUC/SP (2005-2006), UFPB (2010-2011) e na Universidade do Minho (2016-2017) . Professora Titular da Faculdade de Educação/UFMG. Integra o corpo docente da Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG. Coordena o grupo de pesquisa: ?Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento?, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Membro do Comitê Gestor do Centro de Estudos Africanos da UFMG (2018-2022). Diretora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação da UFMG (2007-2010 e 2018-2020). Coordenou o GT de Alfabetização/Anped (2001-2003). Coordenadora Adjunta do PNAIC na UFMG (2015-2016). Coordenadora do Projeto de Extensão de Alfabetização de jovens e adultos (PROEF1) da UFMG. Participou de missões de cooperação técnica do Brasil com países africanos - Cabo Verde (2005-2006) e São Tomé e Príncipe (2006-2012), na formação de alfabetizadores de jovens e adultos. Coordenou o Projeto de Mobilidade CAPES/AULP em Sao Tomé e Principe (Africa) - 2012-2017.Principais áreas de atuação: alfabetização e letramento; alfabetização, leitura e escrita de crianças, jovens e adultos; história da leitura, da escrita e dos métodos de alfabetização. |