Robert Evan Verhine
Robert (Bob) Verhine concluiu o bacharelado (B.A.) em Economia pela University of California, o mestrado (M.A.) em Estudos Latinoamericanos pela University of California e o doutorado (Ph.D.) em Educação pela Universität Hamburg. Nascido e criado na Califórnia (EUA), trabalha na Universidade Federal da Bahia (UFBA) desde 1977. Atualmente é Professor Titular (aposentado) da Faculdade de Educação e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Além disso, trabalha com a CAPES como Coordenador da Área de Educação (pela segunda vez) e membro titular do seu Conselho Técnico-Científico (CTC-ES), para qual tem coordenado os Grupos de Trabalho (GT) referentes à autoavaliação e à educação a distância. É membro da comissão responsável pela elaboração do Plano PNPG 2021-2030 Também é membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE), Membro Fundador da Academia de Ciências da Bahia (ACB), Fundador Associado da organização Dados para um Debate Democrático na Educação (D3e) e Senior Fellow do Centro Lemann para o Empreendedorismo e Inovação na Educação Brasileira, localizado na Universidade Stanford (EUA). Atuou em duas ocasiões como Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFBA (de 1995 a 1998 e de 2010 a 2014), durante as quais serviu como coordenador e vice coordenador da Região Nordeste do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP). Nos anos recentes, atuou como Presidente da Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CONAES), Vice-Presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE), membro do Conselho Diretor da Comissão Fulbright do Brasil e membro da Comissão Editorial do CNPq. No passado, foi Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) do INEP, membro do Comitê Multidisciplinar de Articulação do CNPq, Presidente do Comitê Assessor para a Área de Educação do CNPq e Bolsista de Produtividade do CNPq (nível 1B). Também ocupou posições tais como Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Comparada, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e Diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público, órgão suplementar da UFBA que se especializou na avaliação da educação básica e superior, inclusive da educação na modalidade a distância. E ainda, foi Vice Coordenador do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPRED) e representante da UFBA junto à Universidade Aberta do Brasil (UAB). No cenário internacional, atuou como Visiting Scholar nas seguintes instituições: Universität Hamburg (1989), Brown University (1990), Universidade de Lisboa (2002), Stanford University (2016) e a Universidade Nacional de Timor Leste (2011, 2012 e 2015). Suas áreas de ênfase são: Economia da Educação, Avaliação Educacional, Políticas Públicas de Educação e Educação Comparada. |
Evento:
- Licenciaturas Interdisciplinares, Interculturais, Pluriepistêmicas e Interseccionais (II Colóquio), 20 e 21 de junho de 2022