Sandra Maria Sawaya
Pesquisadora
Graduada e Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Doutora em Psicologia Escolar pelo IPUSP, Universidade de São Paulo, com estágio de 18 meses (1995-1997) na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris e Université Lyon II, França. Professora visitante na Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Colombia (2006-2007). Posdoutorado (2010-2011) Università degli Studi di Roma 3, Italia. Docente do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da USP onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão junto aos cursos de Graduação (Licenciatura e Pedagogia) e Pós-graduação (mestrado e doutorado). Dedica-se a pesquisas sobre escolarização e camadas populares, tendo as seguintes linhas de pesquisa: práticas escolares e alfabetização; práticas de leitura e escrita e camadas populares; desnutrição, fracasso escolar e preconceito; reforma escolar na alfabetização e formação docente. É membro da Comissão de Cooperação Internacional CCINT/FEUSP; Membro da Comissão de Licenciatura Coc/FEUSP; Membro do Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza do Instituto de Estudos Avançados IEA da Universidade de São Paulo. |