Solange Aparecida Emílio
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (1993), mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2004). Seus estudos e práticas têm se voltado à interface entre Psicologia e Educação, aos processos grupais e vinculares e ao desenvolvimento humano, com enfoque nos seguintes temas: processos grupais e vinculares na escola; desenvolvimento e aprendizagem; binômio inclusão/exclusão; violência na escola; diferenças significativas e saúde coletiva. Autora do livro "Grupos e Inclusão Escolar: sobre laços, amarras e nós" (Paulus, 2008) e de diferentes capítulos de livros e artigos científicos, frutos de pesquisas e intervenções em sua área de concentração. Ex-presidente do Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise da Configurações Vinculares (NESME), eleita pelo biênio 2015-2017 e ex-editora da Vínculo - Revista do NESME (Qualis B1). Líder de Extensão da Escola de Ciências da Saúde e professora do curso de Psicologia da Universidade Anhembi Morumbi. |
Evento:
- II Colóquio Internacional da Rede Interuniversitária Grupos e Vínculos Intersubjetivos, 18 a 20 de abril de 2018