Vânia Galindo Massabni
Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), mestrado em Educação Para a Ciência (2000), doutorado em Educação Escolar (2005), pela UNESP e pós-doutorado em Currículo pela Universidade do Minho (Portugal/2017). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo (ESALQ), onde coordena o grupo de pesquisa e extensão GEDePE (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa). Investiga a formação docente na Licenciatura e pós graduação (Programa PAE) e orienta no Programa de Pós-graduação em Ecologia Aplicada (ESALQ/CENA), na linha Educação, e no ProfCiamb/USP. Membro da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT). Tem experiência na área de Educação e Ensino de Biologia, com ênfase na linha Ensino-Aprendizagem, desenvolvendo pesquisas relacionadas às contribuições piagetianas para compreensão do trabalho educativo e do pensamento e ação docente, em especial seu desenvolvimento profissional. Aborda principalmente os seguintes temas:prática pedagógica, ensino e aprendizagem, contextos e desenvolvimento profissional, formação de professores (Licenciatura/estágios), resolução de problemas, meio ambiente e sustentabilidade na prática docente, ensino de Biologia, atividades práticas e materiais didáticos no ensino de Ciências, trabalho docente, construtivismo, política educacional, metodologia de ensino. |
Eventos:
- Encontro Acadêmico: "Impacto da Pós-Graduação Brasileira na Sociedade", 15 de agosto de 2024
- Urbansus - II Encontro Acadêmico Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030, 08 e 09 de junho de 2022
- Urbansus - Brasil’2022 50 anos de Estocolmo’72 e 30 anos da Rio’92 Desafios do Brasil do Presente para um Futuro Sustentável, 02 de junho de 2022
- Urbansus - Encontro Acadêmico: Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030, 16 e 17 de março de 2021