Você está aqui: Página Inicial / POLOS / Ribeirão Preto / Notícias / Biodiversidade e vida selvagem em Portugal

Biodiversidade e vida selvagem em Portugal

por João Rafael - publicado 06/06/2013 11:10 - última modificação 06/06/2013 11:11

O Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto, e o Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto promovem a palestra “Biodiversidade e vida selvagem em Portugal: perspectivas de pesquisa”, dia 24 de junho, às 14h30, no Salão de Eventos do Centro de Informática da USP Ribeirão Preto (CIRP), avenida bandeirantes, 3900.

A palestra será realizada pelo professor Carlos Manoel (Universidade de Aveiro), que irá apresentar um panorama global sobre o estado da vida selvagem em Portugal e as linhas de pesquisa que estão sendo desenvolvidas na Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

Manoel irá expor como Portugal é, na Europa, repositório de uma fauna rica e diversa, pois o seu contexto mediterrânico e atlântico possibilita a comunhão de espécies com grandes diferenças ecológicas, comportamentais e em grau de conservação.

O professor explanará também que enquanto algumas espécies como os mangustos (Herpestes ichneumon), se tornaram bastante comuns, chegando mesmo a ser controladas através da caça, outras, como o lince-ibérico (Lynx pardinus), encontram-se numa situação latente de pré-extinção, havendo hoje em dia numerosos esforços de conservação para tentar devolver esta espécie aos seus habitats históricos.

Associada a esta grande diversidade faunística está uma forte e dinâmica linha de pesquisa científica, fundamental para a implementação de programas de conservação e gestão mais sustentados e adequados à realidade do país.

Mais informações e inscrições: http://www.iearp.blogspot.com.br/2013/06/data-e-horario-2406-as-14h30-local.html por telefone (16) 3602-0368 ou email iearp@usp.br

Haverá transmissão online no site do IEA-RP: www.iea.rp.usp.br