Você está aqui: Página Inicial / POLOS / Ribeirão Preto / Notícias / Métodos de datação para arqueologia e paleoantropologia

Métodos de datação para arqueologia e paleoantropologia

por João Rafael - publicado 04/09/2013 16:55 - última modificação 18/02/2014 09:21

A professora Anne Skinner irá apresentar os trabalhos que desenvolve na interface entre a química e outras duas disciplinas, geologia e arqueologia. Dentro dessas atividades está um novo modo para determinar a idade dos materiais utilizando a ressonância magnética eletrônica (ESR na sigla em inglês).
A professora Anne Skinner irá apresentar no dia 30 de setembro, às 14h30, os trabalhos que desenvolve na interface entre a química e outras duas disciplinas, geologia e arqueologia. Dentro dessas atividades está um novo modo para determinar a idade dos materiais utilizando a ressonância magnética eletrônica (ESR na sigla em inglês).

Utilizando a ESR é possível olhar para os danos radioativos causados por radioisótopos no próprio material e nos seus arredores, sendo que quanto mais tempo o material ficou enterrado, maior deverá ser o dano encontrado.

Esta técnica pode detectar também sinais de aquecimento, essa aplicação permitiu o estudo de ossos queimados originários da África do Sul. As evidências mostraram que eles foram aquecidos em uma fogueira há 1,5 milhão de anos representando o primeiro uso do fogo por hominídeos.

O evento ocorrerá no Anfiteatro André Jacquemin (FFCLRP-USP) e as inscrições podem ser realizadas no link: http://www.iearp.blogspot.com.br/2013/09/metodos-de-datacao-para-arqueologia-e.html, por email iearp@usp.br ou telefone 16 3602-0368.
registrado em: ,