Você está aqui: Página Inicial / POLOS / Ribeirão Preto / Notícias / Reforma Psiquiátrica: Processo Dinâmico e Contínuo

Reforma Psiquiátrica: Processo Dinâmico e Contínuo

por João Rafael - publicado 12/09/2014 00:00 - última modificação 25/11/2014 09:52

A atividade em Ribeirão Preto irá debater a reforma psiquiátrica no Brasil, considerando também o movimento italiano, que, junto com outros, influenciou diretamente a situação brasileira. A reforma psiquiátrica italiana foi iniciada, compreendendo que para promover saúde é necessário espaços nos quais a liberdade e os exercícios de cidadania sejam respeitados.
Este evento é parte do Congresso Internacional de Saúde Mental - International School Franca e Franco Basaglia, que acontecerá no Brasil entre 09 e 13 de setembro.

A atividade em Ribeirão Preto será no dia 12/09, às 8 horas, no auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, e irá debater a reforma psiquiátrica no Brasil, considerando também o movimento italiano, que, junto com outros, influenciou diretamente a situação brasileira. A reforma psiquiátrica italiana foi iniciada, compreendendo que para promover saúde é necessário espaços nos quais a liberdade e os exercícios de cidadania sejam respeitados.

Neste contexto, o modelo italiano mostrou ser possível à desconstrução do padrão manicomial (repressivo-custodial), como única forma de compreender e oferecer cuidados as pessoas diagnosticadas com transtorno mental.

No Brasil, a reforma psiquiátrica deu seus primeiros passos e muitas mudanças já foram feitas. Entretanto, trabalhadores e usuários reconhecem a necessidade de contínua reflexão e ampliação das ações, desse modo, o evento mostra-se uma oportunidade única para se refletir sobre o processo de reforma psiquiátrica no Brasil.

Dentro da programação o Prof. Ernesto Venturini (Itália) irá abordar os Direitos Humanos, o Prof. John Jenkins (Inglaterra) fará uma apresentação sobre Empowerment, a Profª Pina Ridente (Itália) discorrerá sobre a questão da Reabilitação e o Prof. Roberto Mezzina (Itália) encerrará as atividades com a palestra "Recovery, gestão da crise e processo de medicalização".

As atividades serão coordenadas pelas professoras Clarissa M. Corradi-Webster (FFCLRP-USP) e Rossana Maria Sacle Seabra (Unesp).
registrado em: