Você está aqui: Página Inicial / POLOS / São Carlos / Quem Somos

Quem Somos

por Thais Cardoso - publicado 17/05/2013 16:00 - última modificação 16/01/2020 15:23

O Polo São Carlos do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP foi criado em 1997, a partir dos esforços do professor Sérgio Mascarenhas. Mascarenhas buscava apoio para a implantação do Programa Internacional de Estudos e Projetos para a América Latina (PIEPAL) e o conseguiu com a Ford Foundation e com a própria USP, cujo então reitor Flávio Fava de Moraes sugeriu que ele fosse desenvolvido em um polo do IEA a ser criado em São Carlos.

O prédio foi inaugurado em 20 de novembro de 1997. O primeiro coordenador foi o próprio Mascarenhas e a vice-coordenadora, a professora Yvonne Primerano Mascarenhas.

Diferentemente de outros institutos da USP São Carlos, o Polo São Carlos do IEA não possui estrutura acadêmica, já que não ministra cursos. Seu objetivo é oferecer estrutura a pesquisadores brasileiros e estrangeiros que desejam desenvolver projetos ligados a diversas áreas. Possui parcerias com diversos órgãos locais e nacionais, como Embrapa, Fundação ParqTec, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia de São Carlos, CNPq, Fapesp, entre outros.