Racionalidades educacionais (pós-)pandêmicas: atlas 2022
Julio Groppa Aquino
IEA, 2024
663 páginas
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O trabalho encerra a trilogia Racionalidades Educacionais (Pós-)Pandêmicas, resultante da pesquisa iniciada, durante 2022, no Programa Ano Sabático do IEA. O estudo, em seus três volumes, devotou-se a perspectivar as racionalidades em circulação no campo educacional brasileiro durante o triênio 2020-2022, depois da eclosão da pandemia de COVID-19.
Neste trabalho, o ano de 2022 foi focalizado, sendo que os dois anos anteriores foram contemplados nos volumes antecedentes. É necessário frisar que o leitmotiv temático do estudo não foi a crise sanitária da COVID-19, mas seus efeitos sobre o ideário educacional. Interessava ao autor menos iniciativas pedagógicas x ou y em face da pandemia e mais as reverberações do fenômeno sobre o éthos pedagógico como um todo. Tratou-se, assim, de escrutinar as discussões que despontaram ou ganharam força quando o campo pedagógico-escolar teve de se haver com um acontecimento sócio-histórico sem precedentes.
É no encalço desse desafio que a pesquisa, como um todo, se postulou. As bases teóricas do estudo foram sumarizadas nas apresentações dos volumes anteriores: atlas 2020 e atlas 2021. No ponto de vista empírico, o estudo voltou-se à produção acadêmica brasileira da área de educação, no quadrante dos periódicos acadêmicos (a discriminação dos periódicos e das instâncias responsáveis por eles encontra-se ao final do trabalho).
A escolha de tal nicho discursivo como fonte exclusiva do estudo ancora-se no pressuposto de que se trata de um suporte documental tão caudaloso quanto estratégico, na medida em que opera como caixa de ressonância do que o campo fomentou no plano das ideias durante o triênio analisado. Ao mesmo tempo, partimos da premissa de que, dada sua circulação aberta, os periódicos firmam-se como vetor de indução de determinadas pautas discursivas no interior do mesmo campo.