Você está aqui: Página Inicial / PUBLICAÇÕES / Ebooks / Narrativas Periféricas: Entre Pontes, Conexões e Saberes Plurais

Narrativas Periféricas: Entre Pontes, Conexões e Saberes Plurais

por Fernanda Rezende - publicado 18/03/2021 18:30 - última modificação 06/05/2022 11:12

Capa do livro "Narrativas Periféricas"Érica Peçanha (organizadora)

IEA e Editora Amavisse, 2020

Download: PDF ou epub

A experiência dos participantes do projeto Democracia, Artes e Saberes Plurais (Dasp), promovido pela Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência entre 2018 e 2020, está registrada nas 262 páginas deste livro. Uma das atividades desenvolvidas e relatadas na obra foi o censo populacional e sociocultural das comunidades vizinhas à USP. Durante mais de um ano, bolsistas da graduação da Universidade atuaram como recenseadores e percorreram as ruas e casas das comunidades Jardim São Remo, Sem Terra/Vila Clô (próximas à Cidade Universitária, no Butantã), Jardim Keralux e Vila Guaraciaba (próximas à Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Each, na Zona Leste). A publicação contém relatos, ensaios e textos literários que retratam aprendizados e reflexões acumuladas sobre a produção de conhecimento em contextos periféricos, a experiência universitária e o papel de projetos acadêmicos. “Os autores são, predominantemente, de origem popular, negra e periférica, e essas marcas sociais são importantes para compreender as narrativas ali apresentadas”, diz Érica Peçanha, pós-doutoranda do IEA responsável pela organização do livro.

Régua Cosacc
Navegação