Você está aqui: Página Inicial / PUBLICAÇÕES / Imprensa / A Seguir / A Seguir - 5

A Seguir - 5

por Mauro Bellesa - publicado 02/09/2013 15:10 - última modificação 02/09/2013 17:45

10 de agosto de 2012
TODAS AS EDIÇÕES

Para receber por e-mail,
envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

FÍSICA

As perspectivas científicas depois
da confirmação do bóson de Higgs

O cenário teórico e experimental em que se deu a confirmação da existência do bóson de Higgs e as perspectivas da física após esse fato serão discutidos na mesa-redonda Reflexões sobre a Descoberta da Partícula (Bóson) de Higgs, no dia 15 de agosto, quarta-feira, às 16h, no IEA.

Bóson de Higgs
Representação de colisão de elétrons
em que há indícios de surgimento de
bóson de Higgs com decaimento em dois fótons

Mahir Saleh Hussein, do Instituto de Física (IF) da USP e coordenador do Grupo de Pesquisa de Astrofísica Nuclear Não Convencional, organizador do evento, destaca que o Modelo Padrão que descreve as interações eletromagnéticas e fracas das partículas elementares foi exaustivamente testado desde o final da década de 60, tendo apresentado excelente concordância com os dados experimentais, permanecendo apenas a descoberta do bóson de Higgs como desafio para o modelo nos últimos 45 anos: "Agora, com os dados recentes obtidos nos experimentos no LHC (Large Hadron Collider) na Suíça, parece que essa busca finalmente chegou ao fim".

A mesa-redonda terá Gustavo Burdman, do Instituto de Física (IF) da USP, e de Sérgio Ferraz Novaes, do Instituto de Física Teórica da Unesp, como expositores. Os debatedores serão Laerte Sodré Jr., do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, e Dionísio Baseia, do IF-USP. A moderação será feita Mahir Saleh Hussein.

REFLEXÕES SOBRE A DESCOBERTA DA PARTÍCULA (BÓSON) DE HIGGS
Tipo: mesa-redonda aberta ao público, gratuita e sem necessidade de inscrição.
Data: 15 de agosto, 16 horas
Local: Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Web: transmissão em www.iea.usp.br/aovivo
Informações: com Cláudia Reginas Tavare (clauregi@usp.br), tel. (11) 3091-1686

SOCIEDADE

Desigualdades e direitos humanos no campo e na cidade

A promoção e a proteção dos direitos humanos em contextos sociais marcados por grandes desigualdades em termos de recursos econômicos, culturais e políticos é um desafio. No Brasil, um dos países com distribuição de renda mais assimétrica do mundo, as desigualdades contribuem para a recorrência de graves violações aos direitos da população rural e urbana.

Para discutir esse impacto da desigualdade, sociólogos e cientistas políticos da USP e da UFRJ reúnem-se no dia 15 de agosto, a partir das 16h, no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma), no debate Desigualdade e Direitos Humanos. Trata-se do segundo módulo do ciclo de debates Direitos Humanos e Desenvolvimento, realização da Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) e do Ceuma.

A primeira discussão será sobre Desigualdade e Direitos Humanos no Campo, das 16h às 18h, com exposições de Ricardo Rezende, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ, e Rossana Rocha Reis, do Departamento de Ciência Política da FFLCH-USP. "Desigualdade e Direitos Humanos na Cidade" será o tema da segunda parte do encontro, das 20h às 22h, com exposições de Vera da Silva Telles e Lúcio Kowarick, ambos do Departamento de Sociologia da FFLCH-USP.

DESIGUALDADE E DIREITOS HUMANOS
Tipo: debate aberto ao público, gratuito e sem necessidade de inscrição.
Data: 15 de agosto, quarta-feira, 16h.
Local: Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma), Rua Maria Antonia.
Informações: com Rafael Borsanelli (rborsanelli@usp.br), tel. (11) 3091-1666