Você está aqui: Página Inicial / PUBLICAÇÕES / Imprensa / Boletim IEA / Boletim IEA — 183

Boletim IEA — 183

por Marilda Gifalli - publicado 14/05/2014 12:35 - última modificação 12/08/2014 11:27

Janeiro de 2013

OPORTUNIDADES

TODAS AS EDIÇÕES
Para receber por e-mail, envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

Grupo recebe inscrições para duas bolsas
de pós-doutorado em projeto temático

NORMAS

Novo regulamento para os grupos de pesquisa

PESQUISA

IEA terá grupos de estudo e laboratórios

RETROSPECTIVA

As atividades de destaque em 2012

 

AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS PARA 2013/2014

Abstração
OPORTUNIDADES
Grupo recebe inscrições para duas bolsas
de pós-doutorado em projeto temático


Estão abertas até 15 de março as inscrições do processo seletivo para duas vagas de pós-doutoramento junto ao Projeto Temático Fapesp "Gênese e Significado da Tecnociência: Das Relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade". O projeto está na base das atividades do Grupo de Pesquisa de Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do IEA.

Uma das vagas é destinada ao estudo das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. A pesquisa a ser realizada deverá partir de perspectivas fundadas nas tradições teóricas da sociologia, que contemplem dimensões sociais, culturais e políticas das práticas científicas e tecnológicas contemporâneas. Poderá, ainda, explorar condicionantes, sentidos e consequências sociais dos avanços científicos e tecnológicos da atualidade. O candidato selecionado atuará sob a supervisão do professor Pablo Mariconda, do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenador do grupo de pesquisa do IEA.

A outra vaga é voltada para a área de história e filosofia da ciência, com foco na história recente e em problemas epistemológicos ligados às ciências da terra e ambientais. Os projetos submetidos devem tratar da inserção institucional dessas ciências, centrando-se nas relações entre o conhecimento que geram e a organização da economia industrial globalizada. Entre os temas a serem abordados estão mudanças climáticas, aquecimento global, preservação da biodiversidade e gestão das demandas de água doce. O candidato aprovado será supervisionado pelo professor Marcos Barbosa Oliveira, do Departamento de Filosofia e Ciências da Educação da Faculdade de Educação (FE) da USP e integrante do grupo de pesquisa do IEA.

Além de dedicar-se ao desenvolvimento de suas pesquisas, os pesquisadores selecionados deverão participar de seminários, contribuir com o andamento do projeto temático e colaborar com as atividades editoriais da "Scientiae Studia — Revista Latino-Americana de Filosofia e História da Ciência".

O projeto oferece bolsa para as duas vagas, com duração de dois anos, prorrogáveis por no máximo mais um. Mais informações sobre a bolsa podem ser obtidas nos endereços www.fapesp.br/270www.fapesp.br/3162.

Para se candidatar, basta o interessado encaminhar o curriculum vitae e o projeto de pesquisa para o e-mail de Mariconda (ariconda@usp.br) ou de Oliveira (mbdolive@usp.br), de acordo com a vaga pleiteada. A confirmação da inscrição será enviada por e-mail em até três dias. O processo seletivo envolverá entrevista, que poderá ser realizada por videoconferência no caso dos candidatos que não residam na cidade de São Paulo.

NORMAS

Novo regulamento para os grupos de pesquisa

Desde o último trimestre de 2012, o IEA conta com um novo regulamento para os grupos de pesquisa. As novas regras estabelecem critérios para a avaliação de propostas e o funcionamento dos grupos.

De acordo com as normas, os grupos devem reunir pesquisadores de mérito reconhecido, pertencentes ou não aos quadros da USP, no desenvolvimento de pesquisas de natureza interdisciplinar, inovadoras e prospectivas.

Os interessados em constituir um grupo devem encaminhar proposta ao Conselho Deliberativo do Instituto com uma série de informações detalhadas, entre as quais: objetivos, justificativa, tempo de desenvolvimento do projeto, cronograma e modo de condução das atividades (Leia mais em Como Encaminhar Projeto).

A proposta deve explicitar como o grupo pretende inovar na abordagem dos temas a serem tratados e de que maneira os trabalhos podem contribuir para a ciência, cultura e sociedade.

PESQUISA

IEA terá grupos de estudo e laboratórios

 

A partir deste ano, o IEA contará com dois novos formatos de organização de pesquisadores para o desenvolvimento de projetos, o debate de ideias e a difusão científica, cultural e artística. Esses formatos serão os Grupos de Estudos e Laboratórios, que se somarão aos já existentes Grupos de Pesquisa e Cátedras.

Os Grupos de Estudo, mais flexíveis que os de pesquisa, acolherão projetos embrionários ou exploratórios de novas temáticas. De caráter interdisciplinar, esses grupos poderão ser compostos por professores (em todos os níveis de carreira, vinculados à USP ou não), alunos de graduação e pós-graduação e representantes de instituições não acadêmicas.

O tema a ser estudado, o período de funcionamento e os resultados esperados das atividades do Grupo deverão constar de proposta a ser apreciada pelo Conselho Deliberativo do IEA.

Já os Laboratórios, também de caráter interdisciplinar, serão voltados para a discussão de questões ligadas ao Projeto de Gestão 2012-2017 do Instituto. Essas formações atuarão como campo de experimentação e debate de propostas e terão lugar na Sala Verde — plataforma metalinguística que apresenta, sistematiza e discute ideias e conceitos que inspiram e subsidiam o projeto institucional do IEA.

Entre as temáticas sugeridas para a criação dos primeiros Laboratórios estão as de design, as relativas a estruturas e arquiteturas de informação de código aberto e aquelas vinculadas à organização e preservação digital dos acervos da memória institucional. Grande parte desse trabalho vai subsidiar a elaboração de uma nova identidade visual do Instituto e as políticas gráficas e editoriais do novo site.

EXPEDIENTE

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Reitor: João Grandino Rodas
Vice-Reitor: Hélio Nogueira da Cruz
Vice-Reitor Executivo de Administração: Antonio Roque Dechen
Vice-Reitor Executivo de Relações Internacionais: Adnei Melges de Andrade
www.usp.br

Divisão de Comunicação: Mauro Bellesa (editor, MTb-SP 12.739)
Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, 05508-050, São Paulo, SP
Telefones: (11) 3091-1692 / 3091-1664 — www.iea.usp.br/publicacoes/imprensa/boletim-iea
boletim-iea@usp.br