Você está aqui: Página Inicial / PUBLICAÇÕES / Imprensa / Boletim IEA / Boletim IEA — 140

Boletim IEA — 140

por Marilda Gifalli - publicado 22/05/2014 14:45 - última modificação 12/08/2014 11:06

1ª quinzena de novembro de 2009

 

TODAS AS EDIÇÕES
Para receber por e-mail, envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

 

 



MUDANÇAS CLIMÁTICAS 1
Seminário discute causas e impactos
dos eventos extremos no Brasil

MUDANÇAS CLIMÁTICAS 2
As tecnologias para captura e
armazenamento do carbono do pré-sal

ECONOMIA 1
• Sachs faz conferência
sobredesafios pós-crises

ECONOMIA 2
• As experiências de China,
Índia, Rússia e África do Sul

AGENDA
Eventos pblicos

NOTAS
• Pierre Rivas encerra colóquio sobre presença francesa no Brasil
• Polo do IEA em Ribeirão Preto inicia suas atividades

MUDANÇAS CLIMÁTICAS 1
Seminário discute causas e impactos
dos eventos extremos no Brasil

 

As causas e consequências das fortes chuvas e inundações no Sul, Norte e Nordeste e da seca no Sul serão analisadas no seminário "Eventos Extremos no Brasil: Causas e Impactos", no dia 26 de novembro, às 8h30, na Escola Politécnica da USP. O seminário é uma realização do IEA, da Fundação Bunge, do Programa Fapesp de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC).


Inundação em Santa Catarina em 2008

Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Comitê Científico do International Geosphere-Biosphere Programme (IGBP), coordenador do INCT-MC e do PFPMCG, fará a palestra de abertura, abordando o tema "Mudanças Climáticas e seus Impactos em Áreas Estratégicas para o Brasil". Os outros expositores serão Gilberto Diniz, da Universidade Federal de Pelotas, Reinaldo Haas, da Universidade Federal de Santa Catarina, e Antônio Ocimar Manzi, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). O seminário será coordenado por Jacques Marcovitch, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP).

LANÇAMENTO — Após o debate serão apresentados o livro e o documentário "Conhecer para Sustentar: Um Novo Olhar sobre o Vale do Itajaí", realizações da Fundação Bunge. O documentário, produzido pela Pequi Filmes, reúne depoimentos de geólogos, biólogos, meteorologistas, climatologistas, historiadores, autoridades governamentais e comunidade em prol de uma reflexão crítica da ocupação do espaço do Rio Itajaí-Açu, além de sugestões para o futuro. O livro contém reportagens de Simone Fonseca e Lalo de Almeida e relembra o contexto histórico e geográfico das fortes chuvas na região e também relato do ocorrido e a imediata mobilização de socorro às vítimas, estratégias de reconstrução e propostas para uma forma sustentável de desenvolvimento urbano.

Local: Auditório Prof. Francisco Romeu Landi, Edifício Eng. Mário Covas (sede da Administração da Escola Politécnica), Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, 380, Cidade Universitária, São Paulo (mapa:www.pro.poli.usp.br/mapa/mapa_poli_view)
Via web: transmissão ao vivo em www.iptv.usp.br
Inscrições: www.iea.usp.br/inscricao/form4.html
Informações: Inês Iwashita (ineshita@usp.br), tel. (11) 3091-1685

PROGRAMAÇÃO
8h30 RECEPÇÃO AO PÚBLICO
9h ABERTURA
9h30 MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SEUS IMPACTOS EM ÁREAS ESTRATÉGICAS PARA O BRASIL
Carlos Nobre (Inpe, IGBP, PFPMCG e INTC-MC)
10h10 SECA NO SUL DO PAÍS
Gilberto Diniz (Universidade Federal de Pelotas)
10h30 CHUVAS, CHEIAS E DESLIZAMENTOS EM SANTA CATARINA
Reinaldo Haas (Universidade Federal de Santa Catarina)
10h50 CHEIAS E INUNDAÇÕES NO NORTE E NORDESTE
Antônio Ocimar Manzi (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia)
11h10 DEBATE
Coordenador: Jacques Marcovitch (FEA)
12h LANÇAMENTO DO LIVRO E DO DOCUMENTÁRIO "CONHECER
PARA SUSTENTAR: UM NOVO OLHAR SOBRE O VALE DO ITAJAÍ"

 

MUDANÇAS CLIMÁTICAS 2
As tecnologias para captura e
armazenamento do carbono do pré-sal

 

Diante dos impasses que marcam o debate em torno dos compromissos a serem assumidos para o combate às mudanças climáticas, o Brasil se encontra numa posição extremamente controversa, decorrente da sua disposição em ampliar as atividades de exploração e produção do petróleo da camada do pré-sal.

Potencial fonte de riqueza ao tornar o país um grande produtor de petróleo, a exploração do pré-sal coloca em pauta a necessidade de o país encontrar formas de contribuir para o esforço comum de redução das emissões de carbono. Uma delas é evitar a emissão do CO2 presente no pré-sal. Diante disso, surge a necessidade de avaliar se as tecnologias de captura e armazenamento daquele carbono estão suficientemente maduras, quais se encontram disponíveis, com que eficiência e a que custo.

Para discutir essas questões, o Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais realizará no dia 26 de novembro, às 14h, no IEA, o debate "Pré-Sal e Mudanças Climáticas: Avaliação das Tecnologias de Captura e Armazenamento de Carbono". O evento terá exposição de Alberto Sampaio de Almeida, da Área de Exploração e Produção do Pré-Sal da Petrobras. Os debatedores serão João Marcelo Medina Ketzer (Cepac/PUC-RS) e Luiz Gylvan Meira Filho (IEA). A coordenação será de Célio Bermann (IEE e Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais).

Local: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA, Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, Cidade Universitária, São Paulo (localização: www.iea.usp.br/mapa.html)
Via web:
transmissão em www.iea.usp.br/aovivo
Inscrições:
www.iea.usp.br/inscricao/form5.html
Informações: Inês Iwashita (ineshita@usp.br), tel. (11) 3091-1685

 

ECONOMIA 1
Sachs faz conferência sobre os desafios pós-crises

 

PERFIL
Nascido na Polônia em 1927, Ignacy Sachs chegou ao Brasil em 1941 como refugiado da Segunda Guerra. Permaneceu no país até 1954, onde se graduou em economia pela Faculdade de Ciências Econômicas e Políticas do Rio de Janeiro (hoje Cândido Mendes). De volta à Polônia, trabalhou no Instituto de Relações Internacionais. De 1957 a 1960, esteve na Índia como funcionário da embaixada polonesa, período em que realizou seu doutorado na Escola de Economia da Universidade de Delhi. Ao retornar à Polônia, foi encarregado de criar um centro de pesquisas sobre economias dos países subdesenvolvidos, na Escola de Planejamento e Estatística, em Varsóvia. É professor emérito da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS), França, na qual ingressou em 1968. Na EHESS, fundou e co-dirige o Centro de Pesquisas sobre o Brasil Contemporâneo. Alguns dos seus livros são "Extrativismo na Amazônia Brasileira: Perspectivas sobre o Desenvolvimento Regional" (1994) e "Estratégias de Transição para o Século 21: Desenvolvimento e Meio Ambiente" (1993), "Rumo à Ecossocioeconomia — Teoria e Prática do desenvolvimento (2007) e "A Terceira Margem" (2009).

Para o economista e sociólogo Ignacy Sachs, professor emérito da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, França, o mundo enfrenta dois desafios simultâneos na saída de três crises conjugadas (a financeira, a socioeconômica e a ambiental): as mudanças climáticas e o déficit de oportunidades de trabalho decente.

Ele tratará da superação desses desafios na conferência "A Saída da(s) Crise(s): Mesmice ou Mudança de Rumo?", no dia 24 de novembro, às 15h, no IEA.

Para Sachs, há quatro fronteiras a serem transpostas:

  • expansão das redes públicas de serviços sociais (fora do mercado);
  • ampliação do perímetro da economia solidária dentro da economia de mercado;
  • transição acelerada à economia de baixo carbono (rumo às biocivilizações modernas baseadas no uso múltiplo das biomassas);
  • rumo à ecossocioeconomia do desenvolvimento; o Estado desenvolvimentista pró-ativo e planejador;

Local: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA, Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, Cidade Universitária, São Paulo (localização: www.iea.usp.br/mapa.html)
Via web: transmissão ao vivo emwww.iea.usp.br/aovivo
Inscrições:www.iea.usp.br/inscricao/form1.html
Informações: Inês Iwashita (ineshita@usp.br), tel. (11) 3091-1685

 

ECONOMIA 2
As experiências de China, Índia, Rússia e África do Sul

 

O Observatório da Inovação e Competitividade e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) organizam o seminário "Experiência de Desenvolvimento: China, Índia, Rússia e África do Sul", no dia 30 de novembro, às 14h, no IEA.

Os organizadores e alguns dos colaboradores do livro "Trajetórias Recentes de Desenvolvimento", publicado pelo Ipea, participam como expositores e comentaristas no seminário. Em seguida ao seminário haverá o lançamento do livro, organizado por José Celso Cardoso Jr., Luciana Acioly e Milko Matijascic (todos do Ipea).

Local: Auditório Alberto Carvalho da Silva, Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo. Edifício da Antiga Reitoria, Cidade Universitária, São Paulo (localização: www.iea.usp.br/mapa.html)
Inscrições: www.iea.usp.br/inscricao/form3.html
Via web: transmissão em: www.iea.usp.br/aovivo
Informações: iea-inovacao@usp.br, tel. (11) 3091-1693

 

PROGRAMAÇÃO
14h ABERTURA
César Ades (diretor do IEA)
José Celso Pereira Cardoso Jr. (diretor do Ipea)
14h20 INDICADORES COMPARATIVOS INTERNACIONAIS
Milko Matijascic (Ipea)
14h40 RÚSSIA — A ESTRATÉGIA RECENTE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO-SOCIAL
Lenina Pomeranz (IEA e Gacint-IRI)
Comentarista: Ângelo Segrillo (FFLCH)
15h20 ÍNDIA — A ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO:
DA INDEPENDÊNCIA AOS DILEMAS DA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO 21

Expositores: Daniela M. Prates (IE-Unicamp) e Marcos Antonio M. Cintra (Ipea)
Comentarista: Glauco Arbix (IEA e FFLCH)
16h CHINA — ASCENSÃO À CONDIÇÃO DE POTÊNCIA GLOBAL: CARACTERÍSTICAS E IMPLICAÇÕES
Expositores: André M. Cunha (UFRGS) e Luciana Acioly (Ipea)
Comentarista: Álvaro Comin (FFLCH)
16h40 ÁFRICA DO SUL PÓS-APARTHEID — ENTRE A ORTODOXIA DA
POLÍTICA ECONÔMICA E A AFIRMAÇÃO DE UMA POLÍTICA EXTERNA "SOBERANA"
Expositores: Alexandre F. Barbosa (IEB) e Ângela Cristina Tepassê (PUC-SP)
Comentarista: Ricardo Sennes (Gacint-IRI e PUC-SP)
17h20 DEABATE
Moderador: Giorgio Romano (Ipea)
18h LANÇAMENTO DO LIVRO "TRAJETÓRIAS RECENTES DE
DESENVOLVIMENTO: ESTUDOS DE EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS SELECIONADAS"
Organizadores do livro: José Celso Cardoso Jr., Luciana Acioly e Milko Matijascic (todos do Ipea)

 

AGENDA
Eventos públicos

NOVEMBRO

Dia 16, 11h
DIREITO, DESIGUALDADE E DESENVOLVIMENTO
Expositor:
Diego Coutinho (FD)
Local: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA (mapa)
Via web: transmissão em www.iea.usp.br/aovivo
Informações:
tel. (11) 3091-1693, e-mail iea-inovacao@usp.br

• Dia 18, 18h30
SITUAÇÃO DA CULTURA FRANCESA HOJE
ENCERRAMENTO DO COLÓQUIO CINCO SÉCULOS DE CULTURA FRANCESA NO BRASIL
Conferencista:
Pierre Rivas (Universidade de Paris X)
Coordenadora: Sandra Nitrini (diretora da FFLCH e integrante do Nupebraf)
Local: Centro Universitário Maria Antonia, Rua Maria Antonia, 294, São Paulo
Informações: com Sandra Codo (sancodo@usp.br), tel. (11) 3091-3923

• Dia 23, 11h
LIÇÕES A TIRAR DA CRISE DE CRIATIVIDADE NOS EUA
Expositor:
Alfredo Behrens (Fundação Instituto de Administração)
Local: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA (mapa)
Via web:
transmissão em www.iea.usp.br/aovivo
Informações:
tel. (11) 3091-1693, e-mail iea-inovacao@usp.br

• Dia 24, 15h
A SAÍDA DA(S) CRISES(S): MESMICE OU MUDANÇA DE RUMO?
Conferencista:
Ignacy Sachs (IEA e EHESS)
Local: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA (mapa)
Via web:
transmissão em www.iea.usp.br/aovivo
Inscrições:
www.iea.usp.br/inscricao/form1.html
Informações:
Inês Iwashita (ineshita@usp.br), tel. (11) 3091-1685

• Dia 26, 8h30
EVENTOS EXTREMOS NO BRASIl: CAUSAS E IMPACTOS
Expositores:
Carlos Nobre (Inpe e IPCC), Gilberto Diniz (UFPel), Reinaldo Haas (UFSC) e Antônio Ocimar Manzi (Inpa)
Coordenador: Jacques Marcovitch (FEA)
Local: Auditório Prof. Francisco Romeu Landi, Edifício Eng. Mário Covas (Prédio da Adminstração), Escola Politécnica, Cidade Universitária, São Paulo.
Via web:
www.iptv.usp.br
Inscrições:
www.iea.usp.br/inscricao/form4.html
Informações:
com Inês Iwashita (ineshita@usp.br), tel. (11) 3091-1685

• Dia 26, 14h
PRÉ-SAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: AVALIAÇÕES DAS TECNOLOGIAS
DE CAPTURA E ARMAZENAMENTO DE CARBONO
Expositor:
Alberto Sampaio de Almeida (Petrobras)
Debatedores:
João Marcelo Medina Ketzer (Cepac/PUC-RS) e Luiz Gylvan Meira Filho (IEA)
Local:
Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA.
Via web:
transmissão em www.iea.usp.br/aovivo
Inscrições:
www.iea.usp.br/inscricao/form5.html
Informações: Inês Iwashita (ineshita@usp.br), tel. (11) 3091-1685

• Dia 30, 14h
EXPERIÊNCIAS DE DESENVOLVIMENTO: CHINA, ÍNDIA, RÚSSIA E ÁFRICA DO SUL
Vários expositores e comentaristas

Local: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA.
Via web:
transmissão em www.iea.usp.br/aovivo
Inscrições:
www.iea.usp.br/inscricao/form3.html
Informações:
tel. (11) 3091-1693, e-mail iea-inovacao@usp.br

DEZEMBRO

• Dia 7, 11h
INOVAÇÃO NO BRASIL: POLÍTICAS PÚBLICAS E ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS
Expositor:
Ricardo Sennes (Prospectiva Consultoria)
Local: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA.
Via web:
transmissão em www.iea.usp.br/aovivo
Informações:
tel. (11) 3091-1693, e-mail iea-inovacao@usp.br

• Dia 10, 17h
LANÇAMENTO DA EDIÇÃO 67 DA REVISTA "ESTUDOS AVANÇADOS"
17h — Marlui Miranda canta músicas de povos indígenas
18h — Alfredo Bosi, editor da revista, apresenta a edição

Local: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA.
Via web:
transmissão em www.iea.usp.br/aovivo
Informações:
tel. (11) 3091-1675, e-mail estudosavancados@usp.br

NOTAS

 

Pierre Rivas encerra colóquio sobre presença francesa no Brasil

Pierre Rivas, tradutor e professor emérito de literatura comparada da Universidade de Paris 10, será o expositor do seminário de encerramento do Colóquio Cinco Séculos de Presença Francesa no Brasil, no dia 18 de novembro, às 18h30, no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma). Considerado um dos maiores especialistas em literatura brasileira na França, Rivas falará sobre a será "A Situação da Cultura Francesa Hoje". Leyla Perrone-Moisés, coordenadora do ciclo e do Núcleo de Pesquisa Brasil-França (Nupebraf) fará o encerramento do colóquio. O seminário será coordenado por Sandra Nitrini, diretora da FFLCH e pesquisadora do Nupebraf. Em seguida ao seminário, às 20h, haverá o lançamento do livro "Paisagens do Dom e da Troca — da Reinvenção à Invenção" (Editora Literalis, 2009), de autoria de Maria Luiza Berwanger da Silva. A obra trata das relações entre França e Brasil do ponto de vista literário, estético e cultural. O Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294, Centro, São Paulo. Informações: Sandra Codo (sancodo@usp.br), tel. (11) 3091-3923.

 


A reitora Suely Vilela, o coordenador do Polo, Oswaldo Baffa
Filho, e o diretor do IEA, César Ades, durante a cerimônia

Polo de Ribeirão Preto
inicia suas atividades

O Pólo do IEA em Ribeirão Preto foi inaugurado no dia 4 de novembro em cerimônia que contou com a participação da reitora Suely Vilela, do diretor do IEA, César Ades, e do coordenador do Polo, Oswaldo Baffa Filho. A primeira atividade do Polo aconteceu no dia 13 de novembro, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP. Foi o workshop"Estratégias para Reduções das Emissões de Gases Efeito Estufa", organizado em parceria com a FEA-RP e o Observatório do Setor Sucroalcooleiro, com apoio do CNPq, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e Fundace.

 

EXPEDIENTE

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Reitora: Suely Vilela
Vice-Reitor: Franco Maria Lajolo
www.usp.br

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANADOS

Diretor: Csar Ades
Vice-Dretor: Luiz Roberto Giorgetti de Britto
Conselho Deliberativo: Bader Sawaia, Carlos Henrique de Mesquita, Csar Ades
Gabriel Cohn, João Stenghel Morgante, Julio Marcos Filho, Luiz Roberto Giorgetti de Britto e Oswaldo Baffa Filho
Coordenador do Polo de Ribeirão Preto: Oswaldo Baffa Filho
iea@usp.br

Divisão de Comunicação: Mauro Bellesa (editor, MTb-SP 12.739)
Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, 05508-050, São Paulo, SP
Telefones: (11) 3091-1692 / 3091-1664 — www.iea.usp.br/publicacoes/imprensa/boletim-iea — boletim-iea@usp.br