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Boletim IEA — 103

por Marilda Gifalli - publicado 01/09/2007 00:00 - última modificação 12/08/2014 10:34

1ª quinzena de setembro de 2007
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REVISTA
Os caminhos em busca da qualidade do ensino
Tema é destaque da edição 60 de 'Estudos Avançados'
que será lançada segunda-feira, 10 de setembro, às 17h

AMBIENTE
Conseqüências das mudanças
globais para a América do Sul

Livro contém análises e conclusões de encontro de 600 especialistas

AGENDA
Eventos públicos

NOTAS
São Carlos organiza mesa-redonda sobre educação a distância
• Os vídeos de todos os eventos realizados até agosto estão na Midiateca

LEMBRETE
• Confira os encontros de setembro dos ciclos
A Riqueza das Redes (dia 13) e Evolução Darwiniana e Ciências Sociais (dia 20)

REVISTA
Os caminhos em busca da qualidade do ensino
Tema é destaque da edição 60 de 'Estudos Avançados',
que será lançada segunda-feira, 10 de setembro, às 17h

 

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Alunos participam de encontro
do projeto Escola Plural de
Belo Horizonte; proposta é tema
de um dos artigos do dossiê

Na próxima segunda-feira, 10 de setembro, às 17h, será lançada a edição 60 da revista "Estudos Avançados", que tem como destaque o dossiê "Qualidade do Ensino". O evento será realizado no Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA. e terá transmissão ao vivo pela web em www.iea.usp.br/aovivo e na IPTV USP. Haverá três exposições:

17h "Apresentação de uma Escola Municipal", com Ana Elisa Siqueira, diretora da EMEF Desembargador Amorim Lima
17h30 "Qualidade do Ensino", com Sonia Penin, diretora da Faculdade de Educação da USP, e Elba Sá Barreto, professora da mesma faculdade
18h "Apresentação da Edição 60", com Alfredo Bosi, editor da publicação

Mais informações sobre o lançamento podem ser obtidas pelo e-mail estavan@usp.br ou pelos telefones (11) 3091-1675 e 3091-1678.

DOSSIÊ

Três experiências relevantes em busca da melhoria do ensino básico realizadas nos últimos anos em Porto Alegre, em Belo Horizonte e no Ceará são apresentadas no dossiê por ex-secretários de Educação que delas participaram.

José Clovis de Azevedo, ex-secretário de Educação de Porto Alegre (1997-2000), analisa a questão da qualidade do ensino na escola pública a partir da experiência daquela capital entre 1989 e 2006. No seu entender, há dois movimentos antagônicos de mudança de rumos na escola pública: um que representa uma reconversão ao mercado e centrado nos valores de competição, produtividade, eficiência, eficácia e avaliação seletiva e classificatória, baseada na mensuração, na quantificação e no produto final; o outro movimento, que pautou as ações em Porto Alegre, orienta-se pela reconversão à cidadania, enfatizando a solidariedade, a cooperação, a autonomia moral e intelectual, a defesa da vida, a emancipação, a humanização e a avaliação com ênfase nos processos, nos tempos e ritmos inerentes ao aluno.

A Escola Plural, projeto adotado na capital mineira a partir de 1994, é o tema do artigo de Glaura Vasques de Miranda, ex-secretária de Educação de Belo Horizonte (1993-1996). Miranda relata algumas polêmicas suscitadas pelo projeto e os resultados da avaliação de seus efeitos. Em sua essência, o projeto buscou instituir na rede pública de Belo Horizonte um tipo de escola mais democrática, mais ampla, mais aberta às diferentes culturas e comunidades.

Sofia Lerche Vieira, ex-secretária de Educação Básica do Ceará, trata da gestão escolar, avaliação e sucesso escolar, a partir das experiências realizadas naquele estado de 1995 a 2006. Vieira enfatiza a importância da "gestão por resultados", uso de indicadores na definição de prioridades e difusão de uma cultura de avaliação no interior do sistema educacional.

As políticas de implantação da organização das atividades escolares em ciclos e as implicações decorrentes disso, como no caso dos processos de avaliação dos alunos, são o tema do artigo de Sandra Zákia Souza, da Faculdade de Educação da USP.

Ladislau Dowbor, professor da PUC-SP e consultor de várias agências das Nações Unidas, discute a importância da vinculação do aprendizado à realidade do local onde a criança vive. Segundo Dowbor, essa vinculação é um investimento poderoso, tanto para tornar o ensino mais produtivo, capitalizando a motivação da criança por entender as coisas que a cercam, como por permitir que mais tarde seja um adulto que conheça o que originou ou as tradições culturais que constituíram a sua cidade, os seus potenciais econômicos, os desafios ambientais, o acerto ou irracionalidade da sua organização territorial, os seus desquilíbrios sociais.

A necessidade do aperfeiçoamento do ensino de ciências nas séries iniciais é a questão abordada por Ernst Hamburger, professor titular aposentado do Instituto de Física da USP e coordenador do programa "ABC na Educação Científica", da Academia Brasileira de Ciências. Para que isso aconteça, ele considera essencial a melhoria na gestão das redes escolares, na formação dos professores, a atualização de currículos e metodologias e a ampliação da divulgação científica via museus e centros de ciência e nos meios de comunicação.

O jornalista Flávio Dieguez colabora com reportagem sobre a situação atual dos professores do ensino básico público da cidade de São Paulo. Dieguez entrevistou professores, diretores e supervisores de escola e alguns dirigentes sindicais da área da educação. As informações foram complementadas por dados produzidas pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), sobretudo em pesquisa que o departamento realizou com o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo (Apeoesp), recentemente divulgada.

Dieguez também apresenta uma proposta inovadora e em fase de consolidação: o Projeto Amorim Lima, desenvolvido na escola de mesmo nome localizada no bairro do Butantã, em São Paulo. Implementado a partir de 1996 por Ana Elisa Siqueira, a proposta trouxe transformações significativas no funcionamento da escola, na participação da comunidade e no envolvimento dos alunos nas atividades escolares.

Capa Revista Estudos Avançados v21 n60OUTROS TEXTOS

A edição contém outras quatro seções. Uma delas apresenta a segunda parte do Dossiê "Alimentação e Educação" (a primeira foi publicada na edição 58), com artigos de integrantes do Grupo de Estudos sobre Nutrição e Pobreza do IEA e participantes das oficinas realizados pelo grupo.

Bertolt Brecht é tema de outra seção, que compreende seu texto clássico "O Rádio como Aparato de Comunicação", uma análise sobre esse texto feita por Celso Frederico e artigo de Mark Clark sobre últimos anos de vida de Brecht, vividos na então República Democrática Alemã, as posturas que adotou nesse período e as críticas que lhe foram feitas.

A seção "Textos" traz artigos sobre Graciliano Ramos, Fernando Sabino, Otto Lara Resende, Hélio Pellegrino, Paulo Mendes Campos, Luiz Gama e Hanna Arendt. A edição é completada por sete resenhas de lançamentos recentes do mercado editorial.

SUMÁRIO DA EDIÇÃO 60

EDITORIAL

QUALIDADE DO ENSINO
• Educação Pública: o Desafio da Qualidade — José Clovis de Azevedo
• Avaliação, Ciclos e Qualidade do Ensino Fundamental: uma Relação a Ser Construída — Sandra Zákia Sousa
• Gestão, Avaliação e Sucesso Escolar: Recortes da Trajetória Cearense — Sofia Lerche Vieira
• Escola Plural — Glaura Vasques de Miranda
• Educação e Apropriação da Realidade Local — Ladislau Dowbor
• Apontamentos sobre o Ensino de Ciências nas Séries Escolares Iniciais — Ernst W. Hamburger
• Professores, Elo Frágil da Educação — Reportagem de Flávio Dieguez

ALIMENTAÇÃO E EDUCAÇÃO II
• Deficiências de Minerais — Silvia Maria Franciscato Cozzolino
• Educação e Direito à Alimentação — José Eduardo Dutra de Oliveira
• Avaliação Alimentar em Duque de Caxias (RJ) — Rosana Salles-Costa
• Insegurança Alimentar Medida a partir da Percepção das Pessoas — Ana Maria Segall Corrêa
• Problemas Nutricionais em Adultos — Selma Freire de Carvalho da Cunha
• Experiências de Políticas em Alimentação e Nutrição — Semíramis M. A. Domene et al.
• A Desumanização do Comer — Dante Marcello Claramonte Gallian

BERTOLT BRECHT
• Herói ou Vilão? Bertolt Brecht e a Crise de Junho de 1953 — Mark W. Clark
• Brecht e a "Teoria do Rádio" — Celso Frederico
• O Rádio como Aparato de Comunicação — Discurso sobre a Função do Rádio — Bertolt Brecht

TEXTOS
• Imagem de Fabiano — Alcides Villaça
• "Os Quatro Cavaleiros de um Íntimo Apocalipse" e suas Biografias Vicárias: Fernando Sabino, Otto Lara Resende, Hélio Pellegrino e Paulo Mendes Campos — Gabriela Kvacek Betella
• Luiz Gama: um Abolicionista Leitor de Renan — Ligia Fonseca Ferreira
• Experiência, Ação e Narrativa: Reflexões sobre um Curso de Hannah Arendt — Celso Lafer

RESENHAS
• A Qualidade de Ensino Vinculada à Democratização do Acesso à Escola — José Sérgio F. de Carvalho
• Repensar a Cidade e seu Futuro — Volker Lühr
• Um Fio Vermelho em Franz Kafka — Enrique Mandelbaum
• Memorial Luiz Camillo — Marco Antônio Tavares Coelho
• Um Editor das Arábias — José Mindlin
• Contra o Estigma Moderno do Nostálgico — Ana Cecilia Olmos
• Em um Tempo Agônico: da Necessidade de uma Crítica Contemporânea em Resistência ao Fascismo — Jaime Ginzburg

 

AMBIENTE
Conseqüências das
mudanças globais para a América do Sul

Livro contém análises e conclusões de encontro de 600 especialistas

 

Foi lançada em agosto a versão digital do livro "A Contribution to Understanding the Regional Impacts of Global Change in South America", que reúne os trabalhos apresentados na II Conferência Regional sobre Mudanças Globais: América do Sul, evento realizado pelo IEA em novembro de 2005 com a participação de cerca de 600 especialistas. O volume é organizado pelos professores Pedro Leite da Silva Dias (IEA, IAG/USP e Procam/USP), Wagner Costa Ribeiro (Procam/USP e FFLCH/USP) e Lucí Hidalgo Nunes  (IG/Unicamp), tem 418 páginas e está disponível gratuitamente em ww.iea.usp.br/iea/artigos/globalchangeinsouthamerica.pdf.

O livro faz parte do trabalho de refexão sobre as mudanças globais empreendido pelo IEA, em parceria com diversas instituições, desde o final dos anos 80. O trabalho terá continuidade com a III Conferência Regional sobre Mudanças Globais: América do Sul, de 4 a 8 de novembro.

CONTEXTO

As mudanças globais ganharam importância no final do século 20 e passaram a ser alvo da política externa de países e pauta de reuniões diplomáticas com o objetivo de controlar o aquecimento do planeta. Apesar das dificuldades políticas, o Protocolo de Kyoto foi implementado antes da data prevista.

A ordem ambiental internacional, com todas as fragilidades que se possam apontar, começa a dar sinais de aplicação prática. "Talvez isso ocorra porque os impactos associados ao aquecimento global já podem ser observados; e eles passarão a ocorrer com maior freqüência no futuro, mas de forma diferenciada pelo planeta", destacam os organizadores do livro.

Países do Hemisfério Sul poderão sofrer mudanças significativas na oferta de chuva, por exemplo, que pode afetar as cadeias produtivas de alimentos: "Isso certamente gerará novos fluxos de migrantes do campo à cidade, agravando ainda mais o desigual quadro social das metrópoles da América do Sul".

Além disso, "parte expressiva da população que mora junto à costa terá que conviver com a elevação do nível do mar e as parcelas que vivem junto à Cordilheira dos Andes poderão encontrar dificuldades para conseguir água, cuja principal fonte é o degelo lento de geleiras".

Um aspecto agravante desse quadro é fato de ainda não existir uma ampla percepção das mudanças globais e suas conseqüências pela grande maioria da população. Para muita gente, elas parecem algo distante, que ocorrerá daqui a 100 anos ou mais.

O livro lançado pelo IEA visa subsidiar o debate sobre essas questões por parte de cientistas, empresários e profissionais de áreas relacionadas, bem como por outros setores determinantes para a discussão pública dessas questões e adoção de políticas públicas pertinentes, como legisladores, jornalistas e representantes de organizações governamentais e não-governamentais.

CONTEÚDO

O livro é dividido em duas partes: "Modelagem e Mudança Climática Regional em Ecossistemas Terrestres e Aquáticos" e "Impactos Sociais das Mudanças Climáticas Regionais".

Na primeira parte o leitor encontrará textos que abordam algumas conseqüências das mudanças globais que já podem ser aferidas na Amazônia, na Patagônia e no cerrado. Além disso, conhecerá modelos utilizados pelos pesquisadores para medir alterações e projetar cenários futuros decorrentes das mudanças regionais resultantes do aquecimento global. Nessa parte também estão incluídos os artigos sobre possíveis impactos na agricultura.

Na segunda parte estão os trabalhos que analisam: os impactos na saúde humana, no abastecimento hídrico em cidades e para a geração de energia; as relações internacionais na perspectiva de um regime internacional sobre mudanças climáticas; a percepção da sociedade sobre as mudanças globais; a vulnerabilidade e o risco em áreas urbanas; e as dimensões econômicas, inclusive oportunidades geradas pelo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) do Protocolo de Kyoto.

Ao final, encontram-se as conclusões e recomendações do evento que originou o livro, entre as quais destacam-se a incerteza em relação às conseqüências das mudanças globais, a necessidade da realização de mais pesquisas e, principalmente, estimulo ao debate junto à sociedade para que as alterações possam ser comprendidas e assimiladas sem maiores transtornos sociais.

 

AGENDA
Eventos públicos

 

SETEMBRO

Dia 10, 17hLançamento da edição 60 da revista "Estudos Avançados"
(Dossiê Qualidade do Ensino)
Expositores: Ana Elisa Siqueira
(diretora da EMEF Desembargador Amorim Lima), Sonia Penin (diretora da FE/USP), Elba Sá Barreto (FE/USP) e Alfredo Bosi (editor de "Estudos Avançados)
Local: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA.
Informações:
estavan@usp.br, telefones (11) 3091-1675 e 3091-1678
Pela Internet: transmissão ao vivo pela web

Dia 13, 14h30 Uma Análise Sociopolítica da Produção Social: a Esfera Pública Interconectada
— 4º Debate do Ciclo Temático sobre a Riqueza das Redes
Expositor: Sérgio Amadeu da Silveira
(Faculdade de Jornalismo da Fundação Cásper Líbero)
Debatedores:
Eugênio Bucci (ex-presidente da Radiobrás) e Cícero Romão Resende de Araújo (FFLCH/USP)
Presidente: Imre Simon (IME/USP e Edic/IEA)
Local: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA.
Informações:
won.incubadora.fapesp.br, clauregi@usp.br, telefone (11) 3091-1686
Pela Internet: transmissão ao vivo pela web

Dia 20, 15h6º Seminário do Ciclo Evolução Darwiniana e Ciências Sociais
Expositores: Diogo Meyer
(IB/USP) e Eduardo Neves (MAE/USP)
Coordenador:
José Eli da Veiga (Nesa/FEA/USP)
Local: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA.
Informações:
sedini@usp.br, telefone (11) 3091-1684
Pela Internet: transmissão ao vivo pela web

OUTUBRO

Dias 23, 24 e 25Integração Política e Econômica da América do Sul
Coordenadores: Wanderley Messias da Costa
(CCS/USP e FFLCH/USP), Hervé Théry (Cátedra Pierre Monbeig/FFLCH/USP) e Christian Girault (Centro de Pesquisa e Documentação sobre a América Latina/CNRS-Sorbone Nouvelle/França)
Local: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA.
Informações:
clauregi@usp.br, telefone (11) 3091-1684
Pela Internet: transmissão ao vivo pela web

Dia 31, 14h30 Desafios e Instrumentos da Política Industrial no Brasil
Expositores: Hélio Nogueira da Cruz
e Roberto Vermulm (ambos da FEA-USP)
Debatedores: Glauco Arbix
(Observatório da Inovação Tecnológica/IEA e FFLCH/USP), Edgard Pereira (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial) e Evando Mirra de Paula e Silva (Agência
Brasileira de Desenvolvimento Industrial)
Local: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA.
Informações:
ineshita@usp.br, telefone (11) 3091-1685
Pela Internet: transmissão ao vivo pela web

NOVEMBRO

Dias 4 a 8 3ª Conferência Regional sobre Mudanças Globais: América do Sul
Organização: IEA, Academia Brasileira de Ciências e Planet Earth
Local: Blue Tree Convention Ibirapuera, São Paulo, SP
Informações:
www.mudancasglobais.com.br, 3crmgas@mudancasglobais.com

 

NOTAS

 

São Carlos realiza mesa-redonda sobre educação a distância

No dia 13 de setembro, às 19h, no Auditório do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, acontece a mesa-redonda "Perspectivas Metodológicas e Novas Tecnologias Educacionais — Educação a Distância: Utilização de Softwares". Os debatedores serão Valéria Sperduti Lima (Universidade Aberta do Brasil), Hamilton Silva (Unifran e UFSCar) e Vanderlei Rodrigues Gregolin (Unesp). O mediador será Antonio Aprígio da Silva Curvelo (diretor do CDCC). O evento integra o ciclo "Ciência e Cultura para Todos" e é uma realização do IEA São Carlos, CDCC e Projeto Contribuinte da Cultura. O Auditório do CDCC fica na Rua 9 de Julho, 1.227, Centro, São Carlos, SP. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3373-9176 e 33739772 ou pelos e-mails ieasc@sc.usp.br e iria@cdcc.sc.usp.br.

 


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Reitora: Suely Vilela
Vice-Reitor: Franco Maria Lajolo
www.usp.br
INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS

Diretor: João Steiner
Vice-Diretor: Hernan Chaimovich
Conselho Deliberativo: Bader Sawaia, Carlos Henrique de Mesquita, César Ades, Gabriel Cohn, Hernan Chaimovich, Iberê Caldas, João Fernando Gomes de Oliveira e João Steiner
iea@usp.br

Foto: Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte

Divisão de Comunicação: Mauro Bellesa (editor, MTb-SP 12.739)
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