Você está aqui: Página Inicial / PUBLICAÇÕES / Imprensa / Boletim IEA / Boletim IEA — 98

Boletim IEA — 98

por Marilda Gifalli - publicado 15/05/2007 00:00 - última modificação 12/08/2014 10:31

2ª quinzena de maio de 2007
TODAS AS EDIÇÕES
Para receber por e-mail, envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

economia
Painel debate situação do
mercado de trabalho no Brasil

ambiente-1
Mudanças climáticas:
impactos no Estado de São Paulo

ambiente-2
Ciclo analisa políticas públicas
e conflitos socioambientais

especial
Professores da Universidade Yale
fazem conferências no IEA

agenda
Eventos públicos

Notas
• Roberto Rodrigues faz conferência na Unesp em Botucatu
Moção do Conselho Deliberativo sobre invasões e piquetes na USP

Lembrete
• Dois ciclos realizam seminários nesta quinzena: dia 24 acontece o terceiro encontro do ciclo Evolução Darwiniana e Ciências Sociais; dia 31 tem início o ciclo A Riqueza das Redes

economia
Painel debate situação do
mercado de trabalho no Brasil

"O mercado de trabalho brasileiro revela atualmente as conseqüências de 27 anos de estagnação econômica, mudança de regime político e profundas transformações estruturais devido à introdução de um modelo econômico mais competitivo, centrado, depois de 1990, nos princípios econômicos liberais e na maior integração da economia brasileira à economia mundial", avalia Maria Cristina Cacciamali, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, coordenadora do ciclo "Trabalho e Emprego: Novos Desafios", que terá início no dia 23 de maio (quarta-feira), às 14h30, com o painel "Recuperação do Mercado de Trabalho Brasileiro ou Estagnação?". O evento acontece no Auditório Jacy Monteiro, no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP.

cacciamali.jpgUm ambiente de elevada incerteza, profundas mudanças institucionais, baixo nível de investimento e pequenas taxas de crescimento que acirram a concorrência intercapitalista, especialmente após a liberalização comercial do início dos anos 90, são as causas apontadas por Cacciamali para as alterações nas relações de trabalho.

"A oferta de empregos, ao longo de todo o período, é insuficiente perante a força de trabalho", comenta. O agravamento dessa escassez de emprego depois dos anos 90 deve-se, segundo ela, à diminuição do nível de renda per capita das famílias e a alterações de caráter demográfico no mercado de trabalho (ingresso anual de contingentes expressivos de jovens e mulheres e a manutenção crescente de trabalhadores acima de 60 anos).

MUDANÇAS

De acordo com Cacciamali, os efeitos desse conjunto de circunstâncias são: a expansão de diferentes tipos de desemprego; o aumento de inúmeras formas de contratação de empregados à margem da legislação trabalhista e sem registro no sistema público de seguridade social (cooperativa de trabalho, acordo verbal, assalariados contratados na condição de empresas, subcontratação múltipla, trabalho a domicílio, entre outras); o avanço da inserção informal, seja sob a ótica jurídica (sem vínculo com o sistema público de seguridade social), seja do ponto de vista da organização da produção (trabalhador por conta-própria, microempresa, negócios familiares, entre outras alternativas).

Diante desse quadro, o primeiro painel do ciclo terá como recorte temporal o período pós-1990 e tentará identificar respostas às seguintes questões:

• O mercado de trabalho brasileiro pode constituir-se em um mecanismo de inclusão social, criando empregos de boa qualidade, compatíveis com a expansão da força de trabalho?

• Há perspectivas para a diminuição das altas taxas de desemprego?

• O sistema educacional e o sistema de capacitação profissional se encontram estruturados de forma adequada para enfrentar os desafios da qualificação do mundo globalizado?

• Quais políticas ou ações públicas podem propiciar melhor desempenho no mercado de trabalho e na distribuição de renda?

EXPOSITORES

Os temas e respectivos expositores do painel são:

• "Comportamento Recente do Mercado de Trabalho Brasileiro" — Cláudio Dedecca (Instituto de Economia da Unicamp);

• "O Papel dos Pólos de Emprego e a Qualificação da Mão-de-Obra" — Sônia Rocha (Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade);

• "Admissões na Indústria Brasileira — Primeiro Emprego e Reemprego" — João Luiz Maurity Sabóia (Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro);

• "Estudos Prospectivos e Qualificação Profissional" — Marcello José Pio (Unidade de Tendências e Prospecção do Departamento Nacional do Senai);

• "Mercado de Trabalho e Distribuição de Renda"— Maria Cristina Cacciamali (FEA/USP).

O evento é aberto ao público e também poderá ser acompanhado pela web em www.iea.usp.br/aovivo. Quem estiver assistindo pela Internet poderá enviar perguntas para os debatedores através do e-mail iea@usp.br.


RECUPERAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO OU ESTAGNAÇÃO?
Primeiro painel do ciclo "Trabalho e Emprego: Novos Desafios"
Expositores: Cláudio Dedecca (IE/Unicamp), Sônia Rocha (IETS), João Luiz Maurity Sabóia (IE/UFRJ), Marcello José Pio (Senai) e Maria Cristina Cacciamali (FEA/USP).
Coordenadora: Maria Cristina Cacciamali
(FEA/USP).
Data e Local: 23 de maio, às 14h30, no Auditório Jacy Monteiro, no Instituto de Matemática e Estatística (IME), Rua do Matão, 1.010, Bloco B, térreo, Cidade Universitária, São Paulo. 
Via web: transmissão ao vivo em www.iea.usp.br/aovivo.
Informações: com Claudia Regina (clauregi@usp.br).

 

ambiente-1
Mudanças climáticas:
impactos no Estado de São Paulo

"Impactos das Mudanças Climáticas e Cenários no Estado de São Paulo" é o tema do seminário que será realizado no dia 6 de junho, das 8h30 às 18h, no Auditório Augusto Ruschi, na sede da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb).

As exposições no evento tratarão dos possíveis impactos das mudanças climáticas na agricultura, biodiversidade, nível do mar e saúde humana no Estado, das conclusões dos Relatórios I, II e III do IPCC, da articulação das políticas públicas federal, estadual e municipais sobre a questão, da história das mudanças em São Paulo, da pesquisa sobre elas e da construção de cenários sobre seus impactos no Estado (leia o programa abaixo).

O seminário é uma realização do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e Biodiversidade, IEA, Cetesb, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), Projeto Cenários 2020 da SMA e Governo do Estado de São Paulo.

Local: Auditório Augusto Ruschi, sede da Cetesb, Av. Professor Frederico Hermann Jr., 345, São Paulo, SP.
Informações e Inscrições: o evento é gratuito e a inscrição pode ser feita a partir de 25 de maio, quinta-feira, na Área de Eventos da Cetesb, telefones (11) 3133-3377 e 31-33-3378; as vagas são limitadas.

SEMINÁRIO
IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
E CENÁRIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO

6 de junho de 2007 — Cetesb, São Paulo
HORÁRIO
TEMA
EXPOSITOR
8h30
Inscrições
9h00
Abertura
9h15
Papel da Fapesp nas Pesquisas sobre Mudanças Climáticas
Carlos Henrique de Brito Cruz (diretor científico da Fapesp)
Coordenação de Fernando Rei (Cetesb)
9h45
Mudanças Climáticas: um Resumo das Conclusões dos Relatórios I e II do IPCC
Pedro Leite da Silva Dias (IEA e Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP)
10h15
Visão Histórica das Mudanças Climáticas em São Paulo
Tércio Ambrizzi (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP)
10h45
Intervalo
11h15
Vulnerabilidades na Agricultura
Luiz Cláudio Costa (Universidade Federal de Viçosa)
Coordenação de Pedro Leite da Silva Dias (IEA e Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP)
11h45
Mudanças Climáticas e Zoneamento Agrícola
Eduardo Assad (Embrapa Informática Agropecuária)
12h15
Mudanças Climáticas e Adaptação  Agronômica
Marcelo Bento Paes de Camargo (Instituto Agronômico de Campinas)
12h45
Debates
13h  
Intervalo
14h
Mudanças Climáticas e Biodiversidade no Estado de São Paulo
Carlos Alfredo Joly (Instituto de Biologia da Unicamp)
Coordenação de Fábio Feldman (Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e Biodiversidade)
14h30
Impactos na Variação do Nível do Mar
Afrânio Rubens de Mesquita (Instituto Oceanográfico da USP)
15h
Impactos das Mudanças Climáticas na Saúde Humana
Paulo Hilário Nascimento Saldiva (Faculdade de Medicina da USP)
15h30
Intervalo
16h
Articulação de Políticas Públicas: Município, Estado e Governo Federal
Luiz Gylvan Meira Filho (IEA)
Coordenação de Fábio Feldman (Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e Biodiversidade)
16h30
Geração de Conhecimento e Construção de Cenários
José Goldemberg (Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP)
17h
Mitigação das Mudanças Climáticas: Resultados do Relatório III do IPCC
Roberto Schaeffer (Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia da UFRJ)
17h30
Debates
18h
Encerramento

 

ambiente-2
Ciclo analisa políticas públicas
e conflitos socioambientais

 

De 1º a 6 de junho será realizado o ciclo de conferências "Políticas Públicas e Conflitos Socioambienais", com a participação de pesquisadores da Universidade Yale (EUA), Universidade de Barcelona (Espanha), Universidade Autonoma de Barcelona (Espanha), Universidade Estadual de Maringá e da USP. O ciclo é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam) da USP, IEA, Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Universidade Yale e Brazilian Business School. O ciclo acontecerá no Auditório Jacy Monteiro, no Instituto de Matemática e Estatística da USP.

Garry D. Brewer, da Escola de Administração da Universidade Yale, fala no dia 1º, às 14h30, sobre "Negócios e Meio Ambiente: Tendências e Desafios". Os debatedores serão Pedro Jacobi, da Faculdade de Educação e do Procam, e Wanderley Messias da Costa, da FFLCH e coordenador de Comunicação Social da USP. A coordenação estará a cargo de Sonia Maria Flores Gianesella, do Instituto Oceanográfico e do Procam. Essa conferência será em inglês (leia mais sobre esse evento em texto abaixo sobre a presença de pesquisadores de Yale no IEA).

No dia 4, às 10h, Joan Martinez-Alier, da Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha, faz conferência sobre "Ecologia dos Pobres e Conflitos Distributivos Ecológicos". José Eli da Veiga, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e do Procam, e Antonio Carlos Robert de Moraes, da FFLCH, debaterão com ele, sob a coordenação de Wagner Costa Ribeiro, da FFLCH e do Procam.

Horacio Capel, da Universidade de Barcelona, dará a conferência "Cidade e Meio Ambiente" no dia 5, às 14h30. Odete Seabra e Ana Fani Carlos, ambas da FFLCH, serão as debatedoras. Pedro Leite da Silva Dias, do IEA e do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosfericas, será o coordenador.

No dia 6, às 14h30, Marcedes Capel, da Universidade de Barcelona, encerrará o ciclo com a conferência "Patrimônio Histórico e Conservação Ambiental". Os debatedores serão Euler Sandevile, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do Procam, e Silvia Helena Zanirato, da Universidade Estadual de Maringá. A coordenação será de Joel Sigolo, do Instituto de Geociências e do Procam.


CILO DE CONFERÊNCIAS "POLÍTICAS PÚBLICAS E CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS"
Conferencistas: Garry D. Brewer (Universidade Yale), Joan Martinez-Alier (Universidade Autônoma de Barcelona), Horácio Capel (Universidade de Barcelona) e Marcedes Capel (Universidade de Barcelona).
Data e Local: 1º, 4, 5 e 6 de maio, no Auditório Jacy Monteiro, no Instituto de Matemática e Estatística (IME), Rua do Matão, 1.010, Bloco B, térreo, Cidade Universitária, São Paulo. 
Via web: transmissão ao vivo em www.iea.usp.br/aovivo.
Informações: pelos e-mails ineshita@usp.br e procam@usp.br.

especial
Professores da Universidade Yale
fazem conferências no IEA

 

brewerjackson.jpg
Garry D. Brewer e K. David Jackson,
da Universidade Yale

O IEA receberá na próxima semana dois professores da Universidade Yale, EUA: o brasilianista K. David Jackson e o cientista político Garry D. Brewer.

JOAQUIM NABUCO

"Um Estadista na Academia: os Discursos de Nabuco em Yale" é o tema da conferência de K. David Jackson no dia 30 de maio, às 14h30, no Auditório Jacy Monteiro, no Instituto de Matemática e Estatística da USP, com transmissão ao vivo pela web em www.iea.usp.br/aovivo. A coordenação será de João Roberto Gomes Faria, da FFLCH.

Jackson falará sobre a presença do embaixador Joaqum Nabuco (1849-1910) em Yale em maio de 1908 e sobre as duas conferências que o diplomata brasileiro fez aos estudantes da universidade. Tratará das razões que levaram Nabuco a Yale e a outras universidades norte-americanass e sobre tópicos específicos de suas apresentações nos EUA. A partir dos conceitos de Nabuco sobre cultura e o papel do Brasil em questões literárias, sociais e políticas, Jackson discutirá ensaios recentes sobre o diplomata escritos por Silviano Santiago, Ítalo Moriconi e outros.

Jackson é diretor de Estudos de Português na Graduação de Yale. Suas áreas de interesse são: literaturas brasileira e portuguesa; Camões, Machado de Assis e Fernando Pessoa; literaturas modernista, de vanguarda e interartísticas; cultura portuguesa na Ásia; etnomusicologia. Algumas de suas obras são: "A Vanguarda Literária no Brasil" (1998), "A Prosa Vanguardista na Literatura Brasileira: Oswald de Andrade" (1978), "Staging Portuguese and Brazilian Theater" (2000) e "Experimental, Visual, Concrete: Avant-Guarde Poetry since 1960" (1996).

NEGÓCIOS E MEIO AMBIENTE

A conferência de Garry D. Brewer, no dia 1º de junho, às 14h30, será sobre "Negócios e Meio Ambiente: Tendências e Desafios". O evento será em inglês e integra o ciclo de conferências "Políticas Públicas e Conflitos Sociambientais" (leia texto acima). Haverá transmissão ao vivo pela web em www.iea.usp.br/aovivo.

Pedro Jacobi, da Faculdade de Educação e do Procam, e Wanderley Messias da Costa, da FFLCH e coordenador de Comunicação Social da USP, serão os debatedores no encontro, que terá Sonia Maria Flores Gianesella, do Instituto Oceanográfico e do Procam, como coordenadora.

Na conferência, Brewer fará um sumário do surgimento dos desafios ambientais à atuação tradicional das empresas e a subseqüente evolução das atividades empresariais e das organizações ambientais. Também discorrerá sobre as prováveis acomodações e desenvolvimentos futuros nessa relação.

Depois de iniciar a carreira no Departamento de Ciência Social da Rand Corporation em 1970, Brewer tornou-se professor de Yale em 1974, onde dirigiu a Instituição de Estudos Sociais e Políticos (1990-91). De 1991 a 1998, foi professor da Escola de Recursos Naturais e Meio Ambiente e da Escola de Administração da Universidade de Michigan. No período 1998-1999, foi professor de ciências ambientais na Suécia por indicação do rei daquele país. De 1999 a 2001, Brewer lecionou no Grupo de Energia e Recursos da Universidade da Califórnia em Berkeley. Em 2011 retornou a Yale. É co-autor de "Decisinon Making for the Environment" (2005) e "Caught Unawares: The Energy Decade in Retrospect" (1983).

ORGANIZAÇÃO

As conferências de Jackson e Brewer são uma realização do IEA, Universidade Yale e Brazilian Business School em parceria, para o evento com Jackson, com o Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH e, para o evento com Brewer, com o Procam e o Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da FFLCH.

 

agenda
Eventos públicos

 

MAIO

Dia 23, 14h30RECUPERAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO OU ESTAGNAÇÃO?
Primeiro Painel do Ciclo "Trabalho e Emprego: Novos Desafios"
(leia texto acima)
Expositores: Cláudio Dedecca
(IE/Unicamp), Sônia Rocha (IETS), Maria Cristina Cacciamali (FEA/USP), João Sabóia (IE/UFRJ) e Marcello José Pio (Senai)
Coordenadora:
Maria Cristina Cacciamali (FEA/USP)
Local: Auditório Jacy Monteiro, no Instituto de Matemática e Estatística (IME), Rua do Matão, 1.010, Bloco B, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.
Internet: transmissão ao vivo pela web

Dia 24, 15h3º SEMINÁRIO DO CICLO EVOLUÇÃO DARWINIANA E CIÊNCIAS SOCIAIS
Expositores: Eliane Sebeika Rapchan
(Universidade Estadual de Maringá) e Eduardo Ottoni (IP/USP)
Coordenador:
José Eli da Veiga (FEA/USP)
Local: Auditório Jacy Monteiro, no Instituto de Matemática e Estatística (IME), Rua do Matão, 1.010, Bloco B, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.
Internet: transmissão ao vivo pela web

Dia 30, 14h30UM ESTADISTA NA ACADEMIA: OS DISCURSOS DE NABUCO EM YALE (leia texto acima)
Conferencista: K. David Jackson
(Universidade Yale)
Coordenador:
João Roberto Gomes Faria (FFLCH/USP)
Local: Auditório Jacy Monteiro, no Instituto de Matemática e Estatística (IME), Rua do Matão, 1.010, Bloco B, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.
Internet: transmissão ao vivo pela web

Dia 31, 14h30A TRANSIÇÃO DO INDUSTRIAL PARA O INTERCONECTADO E EXEMPLOS DE PRODUÇÃO SOCIAL
Primeiro debate do ciclo
A Riqueza das Redes
Debatedores: Hélio Nogueira da Cruz (FEA/USP) e Carlos Henrique de Brito Cruz (IFGW/Unicamp e Fapesp)
Coordenador: Imre Simon (Edic/IEA e IME/USP)
Local: Auditório Jacy Monteiro, no Instituto de Matemática e Estatística (IME), Rua do Matão, 1.010, Bloco B, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.
Internet: transmissão ao vivo pela web

JUNHO

Dias 1º, 4, 5 e 6CICLO DE CONFERÊNCIAS "POLÍTICAS PÚBLICAS E CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS" (leia texto acima)
Conferencistas: Garry D. Brewer (Universidade Yale) , Joan Martinez-Alier (Universidade Autônoma de Barcelona), Horacio Capel (Universidade de Barcelona) e Mercedes Capel (Universidade de Barcelona)
Local: Auditório Jacy Monteiro, no Instituto de Matemática e Estatística (IME), Rua do Matão, 1.010, Bloco B, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.
Internet: transmissão ao vivo pela web

Dia 6, 8h30IMPACTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E CENÁRIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO (leia texto acima)
Expositores: Carlos Henrique de Brito Cruz
(Fapesp), Pedro Leite da Silva Dias (IEA e IAG/USP), Tércio Ambrizzi (IAG/USP), Luiz Cláudio Costa (UFV), Marcelo Bento Paes de Camargo (IAC), Carlos Alfredo Joly (IB/Unicamp), Afrânio Rubens de Mesquita (IO/USP), Paulo Hilário Nascimento Saldiva (FM/USP), Luiz Gylvan Meira Filho (IEA), José Goldemberg (IEE/USP), Roberto Schaeffer (Coppe/UFRJ)
Coordenadores: Fábio Feldman (Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e Biodiversidade), Pedro Leite da Silva Dias (IEA e IAG/USP) e Fernando Rei (Cetesb)
Local: Auditório Alberto Ruschi, Cetesb, Av. Professor Frederico Hermann Jr., 345, São Paulo, SP
Informações e inscrições: Setor de Eventos da Cetesb, telefones (11) 3133-3377 e 3133-3378

Dia 14, 15h4º SEMINÁRIO DO CICLO EVOLUÇÃO DARWINIANA E CIÊNCIAS SOCIAIS
Expositores: Mario de Vivo
(Museu de Zoologia/USP) e Marcelo Tsuji (IEA)
Coordenador:
José Eli da Veiga (FEA/USP)
Local: em definição
Internet: transmissão ao vivo pela web

 

Notas

 

Roberto Rodrigues faz conferência na Unesp em Botucatu

"Agroenergia e Biocombustível" é o tema da conferência que Roberto Rodrigues (foto),Roberto Rodrigues pesquisador visitante do IEA, fará dia 25 de maio, às 15h, na Faculdade de Ciências Agronômicass da Unesp em Botucatu. O evento integra as comemorações dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação Energia na Agricultura daquela faculdade. No mesmo dia, das 8h30 às 12h, haverá apresentação dos grupos de pesquisa do programa. Ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (janeiro de 2003 a junho de 2006), Rodrigues é também professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp em Jaboticabel e coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (14) 3811-7111.

Moção do Conselho Deliberativo do IEA
sobre invações e piquetes na USP

O Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, reunido em 15 de maio de 2007, vem se manifestar contra os atos de violência acadêmica que ameaçam tornar-se atitudes corriqueiras nesta Universidade.

A invasão recente da Reitoria, a ocupação de dependências no campus de São Carlos e os piquetes freqüentes  —  e o que terá inicio no dia 16 de maio — no Edifício da Antiga Reitoria não constituem nem ritos acadêmicos democráticos nem "manifestações pacíficas".

Este Conselho apóia enfaticamente moção recente da Congregação da FFLCH, em especial a consideração de que a "renúncia aos princípios elementares de responsabilidade por atos que afetam a instituição pública merece mais do que o repúdio momentâneo: como sinal de grave degradação das formas de convivência civil, merecerá debate, deliberação e medidas institucionais profundas para cortar a espiral nefasta do desrespeito e da violência".

Conselheiros João E. Steiner (diretor), Hernan Chaimovich (vice-diretor), Bader Sawaia, César Ades, Gabriel Cohn, Iberê Caldas e Yvonne Mascarenhas

 


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Reitora: Suely Vilela
Vice-Reitor: Franco Maria Lajolo
www.usp.br

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS
Diretor: João Steiner
Vice-Diretor: Hernan Chaimovich
Conselho Deliberativo: Bader Sawaia, César Ades, Gabriel Cohn, Hernan Chaimovich, Iberê Caldas, João Steiner e Yvonne Mascarenhas
iea@usp.br

Fotos (a partir do alto): Marco de Mojana di Cologna, 2006 — Universidade Yale — Unesp

Divisão de Comunicação: Mauro Bellesa (editor, MTb-SP 12.739)
Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, 05508-050, São Paulo, SP
Telefones: (11) 3091-1692 / 3091-1664 — www.iea.usp.br/publicacoes/imprensa/boletim-iea — boletim-iea@usp.br