Você está aqui: Página Inicial / PUBLICAÇÕES / Imprensa / Boletim IEA / Boletim IEA — 12

Boletim IEA — 12

por Marilda Gifalli - publicado 27/06/2014 18:55 - última modificação 11/08/2014 11:12

1º a 15 de setembro de 2002

Lançamento da revista Estudos Avançados nº 45

TODAS AS EDIÇÕES
Para receber por e-mail, envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

Agenda de eventos abertos ao público

• Contexto, o programa de rádio do IEA

Lançamento da revista Estudos Avançados nº 45

"Um retrato multifacetado e sem retoques de uma região cuja área e complexidade biológicaCapa Revista Estudos Avançados v16 n45ehumana não encontram par no planeta". Assim Alfredo Bosi, editor da revista Estudos Avançados, classifica o principal destaque da edição nº 45 (maio-agosto/2002): um conjunto de textos "diferenciados" sobre a Amazônia brasileira. O lançamento da edição será dia 12 de setembro, às 17h30, no IEA.

Os artigos sobre a Amazônia brasileira tratam de tópicos fundamentais para o conhecimento da região: os ecossistemas, o ordenamento territorial, os recursos minerais e florestais, as emissões e o sumidouro de carbono, a história da ocupação e da conquista. Esses aspectos englobam os principais desafios sociais e ecológicos enfrentados pelos 20 milhões de brasileiros – incluindo as diversas etnias indígenas – que vivem na região.

Outra seção da revista traz as respostas dos presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes, José Serra e Anthony Garotinho a uma série de perguntas sobre o relacionamento internacional da economia brasileira.

O lançamento terá a participação de José de Souza Martins, professor do Departamento de Sociologia da FFLCH/USP, que comentará sua análise – publicada na edição – de fotografias de manifestações religiosas populares. Para dialogar com o sociólogo e com o público, também estarão presentes os fotógrafos Antonio Saggese, José Bassit e Adenor Gondin, autores de fotografias que ilustram o texto de Martins.

Mais: informações com Edilma Martins ou Giovana Giurizatto pelos telefones (11) 3091-3919 e 3091-4442, fax (11) 3091-4306 e e-mail estavan@edu.usp.br. O site da revista é www.usp.br/iea/revista.

Local: Instituto de Estudos Avançados da USP, Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo, SP.

Agenda de eventos abertos ao público

12 de setembro, 17h30
Coquetel de lançamento da revista Estudos Avançados nº 45.
Local: Auditório do IEA.

24 de setembro, 10h
"A Produção Cooperativa via Internet: Sinergias e Paradoxos", conferência com Imre Simon, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP e coordenador da Equipe Interdisciplinar de Pesquisa sobre Comunicação e Informação do IEA.
Local: Auditório do IEA.

24 de setembro, 17h
"Estratégias da Política Ambiental e Regional para a Amazônia – O exemplo do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil" – Palestra com Gerd Kohlhepp, titular de geografia econômica do Instituto Geográfico da Universidade de Tubingen, Alemanha.
Local: Auditório do IEA

3 de outubro, 15h
"Globalização Capitalista e Desenvolvimento" – Seminário de conclusão dos trabalhos da Equipe Interdisciplinar de Pesquisa Conceito e Dinâmica do Capitalismo Contemporâneo: Aspectos da Economia e da Política Internacionais em Processo de Mundialização. Participação de Fábio Konder Comparato (coordenador da equipe e do seminário), Gilberto Dupas, Luiz Gonzaga Belluzzo, Francisco de Oliveira, Maria Regina Soares de Lima e Reinaldo Gonçalves.
Local: Colégio São Paulo (Auditório da Biblioteca Mário de Andrade, Rua da Consolação, 94, São Paulo).

Mais: informações pelos telefones (11) 3091-3919 e 3091-4442, e-mail iea@usp.br.

Contexto, o programa de rádio do IEA

Todos os domingos, às 10h30, vai ao ar pela USP FM (93,7) o programa Contexto, com entrevistas e notícias sobre as atividades do IEA. A produção e a apresentação são de Sandra Codo.

No próximo domingo, 1º de setembro, o programa apresenta entrevistas com dois pesquisadores que fizeram conferências no semestre passado e cujos artigos – sobre as apresentações – estão na revista Estudos Avançados nº 45: Viola Sachs, da Universidade de Paris 8, onde dirige o Laboratório de Pesquisa sobre o Imaginário Americano, comenta a presença da cultura negra em "Moby Dick", de Melville; Enrique Ricardo Lewandowski, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e professor da Faculdade de Direito da USP, fala sobre a importância do Tribunal Penal Internacional.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
www.usp.br
Reitor: Adolpho José Melfi
Vice-Reitor: Hélio Nogueira da Cruz

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS

Conselho Deliberativo: Gerhard Malnic (diretor), Alfredo Bosi, Arnaldo Mandel, Hernan Chaimovich, Paulo Evaristo Arns, Pedro Leite da Silva Dias e Yvonne Mascarenhas.
Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, 05508-900, São Paulo, SP - iea@edu.usp.br, telefones (11) 3091-3919 e 3091-4442, fax 3031-9563.

Divisão de Comunicação: Mauro Bellesa (editor, MTb-SP 12.739)
Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, 05508-050, São Paulo, SP
Telefones: (11) 3091-1692 / 3091-1664 — www.iea.usp.br/publicacoes/imprensa/boletim-ieaboletim-iea@usp.br