Você está aqui: Página Inicial / PUBLICAÇÕES / Imprensa / Boletim IEA / Boletim IEA — 26

Boletim IEA — 26

por Marilda Gifalli - publicado 25/06/2014 20:10 - última modificação 11/08/2014 11:24

16 a 30 de junho de 2003

. Ana Lydia Sawaya faz conferência

TODAS AS EDIÇÕES
Para receber por e-mail, envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

sobre fome e desnutrição no Brasil

. USP sediará conferência regional
sobre mudanças globais

. Agenda de eventos abertos ao público

nota
Rede de pesquisa sobre governo eletrônico

Ana Lydia Sawaya faz conferência
sobre fome e desnutrição no Brasil

Ana Lydia SawayaNo dia 27 de junho, às 10h, no Auditório do IEA, a fisiologista Ana Lydia Sawaya (foto) faz a conferência "Fome e Desnutrição no Brasil". Ela é chefe do Departamento de Fisiologia da Unifesp e coordenadora do Grupo de Estudos em Nutrição e Pobreza do IEA.

Sawaya ressalta que desnutrição é diferente de fome: “A desnutrição é sempre a baixa quantidade ou qualidade de alimentos associada a uma freqüência alta de infecções; fome é não ter quantidade adequada de alimentos”. No caso brasileiro, é reduzido o percentual (2% no interior do Nordeste) de crianças que morrem de fome, segundo a pesquisadora. "Embora a taxa de mortalidade infantil esteja caindo, as crianças dos bolsões de pobreza do país continuam a morrer de parasitoses, verminoses, diarréias, desidratação, pneumonia e outras infecções."

Sawaya destaca que o mais apropriado é chamar a desnutrição de síndrome multifatorial, pois para se recuperar uma criança desnutrida não basta dar alimentos, é preciso tratar das infecções e da família, muitas vezes inclusive com intervenções de assistentes sociais e psicólogos. É necessário também propiciar alguma qualificação profissional aos adultos e sua inserção no mercado de trabalho.

A conferência será a primeira atividade pública do Grupo de Estudos em Nutrição e Pobreza, que tem como objetivos analisar políticas e programas de combate à desnutrição e congregar pesquisadores e professores universitários atuantes nesse setor. O trabalho será desenvolvido por meio de discussões periódicas e eventos com pesquisadores e representantes governamentais e da sociedade civil, do Brasil e do Exterior. O grupo também pretende elaborar e publicar estudos e pleitear junto a fontes nacionais e internacionais recursos para intervenções-piloto na área de nutrição e combate a pobreza.

De acordo com sua coordenadora, muitos pesquisadores de diversas áreas e instituições trabalham já há vários anos com as questões ligadas a nutrição, desnutrição e fome, “com muita coisa de boa qualidade sendo produzida mas pouco reconhecida no país”. A existência dessa massa crítica mais a experiência de 10 anos do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren) da Unifesp motivaram a organização do grupo no IEA, com a participação de pesquisadores de nutrição, economia, educação (nutricional e popular), fisiologia e outras áreas.

O Cren é mantido pelo Núcleo Salus Paulista, entidade sem fins lucrativos da qual Sawaya é presidente. O centro atende crianças desnutridas de até 6 anos e suas famílias, em semi-internato (hospital-dia), ambulatório e na comunidade. E centro foi inaugurado em 1994, fruto do trabalho realizado por profissionais da área de saúde e nutrição da Unifesp em favelas da região da Vila Mariana, bairro de São Paulo onde se localiza a universidade. Além do atendimento especializado à criança, o método do Cren de combate à desnutrição prevê atividades junto às famílias e à comunidade, com visitas domiciliares, oficinas de trabalho, capacitação profissional, educação nutricional, desenvolvimento de um programa de prevenção e combate à desnutrição em creches, cursos para agentes comunitários e para profissionais do Programa de Saúde da Família.

Sawaya informa que o grupo está começando tendo por base os estudos e atividades do Cren mas está aberto à participação de outros grupos e organizações não-governamentais voltados para a questão da desnutrição infantil. Um dos projetos a serem desenvolvidos terá o apoio da Unicef e envolverá o Cren e experiências de mais três países. Nele, crianças desnutridas receberão alimentos e terão seu desenvolvimento físico monitorado.

Vinculado à Área de Política Científica e Tecnológica do IEA, o grupo conta com a coordenação de Sawaya e a participação Ulisses Fagundes Neto (chefe do Departamento de Pediatria e vice-reitor da Unifesp), Luis Gaj (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP), Rui Curi (Instituto de Ciências Biomédicas da USP), Sandra Maria Sawaya (Faculdade de Educação da USP); Silvia Cozzolino (Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP), Dalton Ramos (Faculdade de Odontologia da USP), Antonio Campino (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP), Semiramis Martins Alvares Domene (Faculdade de Nutrição da PUC-Campinas) e Edson Liberti (Instituto de Ciências Biomédicas da USP).

Mais: informações sobre a conferência podem ser obtidas com Claudia Regina (clauregi@usp.br), telefones (11) 3091-3919 e 3091-4442; para informações sobre o Grupo de Estudos em Nutrição e Pobreza, entre em contato com Marilda Gifalli (mgifalli@usp.br), pelos mesmo telefones.

USP sediará conferência regional
sobre mudanças globais

A USP sediará de 10 a 13 de novembro de 2004 a Conferência Regional sobre Mudanças Globais: América do Sul. Os interessados em participar deverão submeter até 30 de abril de 2004 resumos estendidos de suas atividades científicas relacionadas com a temática da conferência.

De acordo com os organizadores, algumas perturbações ambientais de origem antropogênica são significativas e podem ocasionar mudanças globais e regionais na biosfera, hidrosfera e geosfera, por isso experimentos científicos e programas de pesquisa em escalas regional e global têm sido formulados para o estudo dessas mudanças. "Esse esforço vem mobilizando parcela substancial da comunidade científica, com equipes multidisciplinares e com expressivos recursos envolvidos na geração do conhecimento necessário para a compreensão do funcionamento do sistema climático, ecológico, biogeoquímico e hidrológico dos ecossistemas na América do Sul, incluindo o impacto da mudança do uso do solo".

A transição da expansão descontrolada para o desenvolvimento sustentável é uma tarefa difícil para os países sul-americanos, avaliam os organizadores. Parte dessa dificulade está relacionada com a própria ciência, "pois o presente nível de conhecimento científico das ciências ambientais é freqüentemente precário, fragmentado e incompleto e não existem soluções simples para algumas importantes questões ambientais e é discutível a eficácia de algumas soluções propostas".

Na conferência, os participantes discutirão o progresso e incertezas no estudo das causas, magnitude e conseqüências das mudanças globais e a vulnerabilidade a elas, inclusive a percepção da sociedade sobre esse quadro. Outro objetivo é congregar cientistas e profissionais para apresentação de um balanço das atividades sobre a América do Sul do Programa Internacional da Biosfera e Geosfera (IGBP) e do Instituto Interamericano para Pesquisas em Mudanças Globais (IAI). O encontro também deverá possibilitar a reunião de conhecimento científico e sugestões para futuras ações dos Comitês Nacionais e de organizações governamentais e não-governamentais dos países sul-americanos em questões relacionadas com as mudanças globais. Os principais temas a serem debatidos no encontro são:

• Mudança Climática Regional e Ecossistemas Terrestres;
• Mudanças Climáticas do Passado;
• Circulações Oceânicas, Ecossistemas e Mudança Climática Regional;
• Impacto do Uso do Solo e da Mudança da Cobertura do Solo;
• Modelagem e Análise do Clima Regional e Mudanças dos Ecossistemas;
• Saúde e Mudança Climática Regional;
• Energia e Gerenciamento da Água e Mudanças Climáticas;
• Aspectos Econômicos das Mudanças Climáticas;
• Mudanças Climáticas e Vulnerabilidade;
• Percepção da Sociedade sobre as Mudanças Climáticas.

A conferência é uma realização do IEA, Academia Brasileira de Ciências, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Procam) da USP, Instituto Internacional de Ecologia, Instituto Interamericano para Pesquisas em Mudanças Globais, Centro Clima e Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. Os patrocinadores são: CNPq, IAI, Fapesp e USP.

O Comitê Executivo é presidido por Pedro Leite da Silva Dias (IEA e IAG/USP) e integrado por Waldir Mantovani (IB/USP e Procam/USP), Arley Macedo (IGc/USP), Emilio Lèbre La Rovere (Centro Clima), Reynaldo Victoria (Cena/USP), José Galizia Tundisi (IIE), Carlos Nobre (CPTEC/Inpe), Hilton Silveira Pinto (Cepagri/Unicamp), Fábio Feldman (FBMC), Eliezer Martins Diniz (Fearp/USP), Wanderley Messias da Costa (FFLCH/USP), Wagner Costa Ribeiro (FFLCH/USP), Wanda Maria R. Gunther (FSP/USP) e Gustavo Necco (IAI).

O programa prevê que as manhãs sejam dedicadas a conferências temáticas (60min) e as tardes a sessões científicas específicas com palestras (30min), comunicações orais (15min), painéis, reuniões executivas e mesas redondas. As conferências, palestras e apresentações poderão ser realizadas em inglês, português ou espanhol. Haverá tradução simultânea apenas nas conferências plenárias. Os resumos estendidos e posters somente serão aceitos em inglês. Todos os trabalhos aceitos para apresentação na Conferência poderão ser expostos na sessão de posters. As instruções para preparação dos posters serão disponibilizadas junto com a carta de aceitação. Na mesma carta seguirão as informações sobre as normas para apresentações orais.

Normas para os resumos

Cada interessado poderá submeter no máximo dois resumos. Todos os resumos aceitos estarão disponíveis num CD-ROM e num volume impresso. As seguintes instruções devem ser seguidas na apresentação de resumos:

• como regra geral, os resumos devem conter uma breve introdução, resultados mais relevantes, discussão dos resultados e uma breve conclusão;

• os textos devem ser escritos em inglês, digitados em computador com letra tipo Arial, tamanho 11, espaço simples, área de texto com 110 X 180mm e máximo de duas páginas de formato A4;

• os títulos devem estar centralizados, em letras maiúsculas, em negrito e tamanho 14;

• o nome do autor (ou autores) deve estar abaixo do título, centralizado, tamanho 12, com o sobrenome em letras maiúsculas. O vínculo institucional e o endereço de e-mail devem vir em seguida;

• figuras e tabelas podem ser incluídas no resumo, mas devem respeitar os mesmo limitesestabelecidos para a disposição do texto na página A4;

• algumas referências podem ser incluídas, numeradas e listadas sob o título "REFERENCES" .A posição da referência no texto deve usar o mesmo numeral, entre parênteses.

Mais: informações com Inês Iwashita (ineshita@usp.br), telefones (11) 3091-3919 e 3091-4442

Agenda de eventos abertos ao público

• 24 de junho, 14h
Novos Resultados sobre o Problema P=NP? – Seminário com os lógicos Newton da Costa e Francisco Antonio Doria, integrantes da Área de Lógica e Teoria da Ciência do IEA.

• 27 de junho, 10h
Fome e Desnutrição no Brasil – "Conferência do Mês" com fisiologista Ana Lydia Sawaya, chefe do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e presidente do Núcleo Salus Paulista, organização não-governamental mantenedora do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren); Sawaya é também coordenadora do Grupo de Estudos em Nutrição e Pobreza do IEA.

Local: os eventos acontecem no Auditório do IEA, Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo, SP (mapa).

Mais: informações pelos telefones (11) 3091-3919 e 3091-4442 e e-mail iea@edu.usp.br.

Evento no IEA São Carlos

• 17 de junho, 14h
Neuro e Bioinformática: A Renovação do Método Científico – Palestra com Luciano da Fontoura Costa, coordenador do Grupo de Pesquisa em Visão Cibernética do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP. O evento dá início ao Ciclo de Palestras em Bioinformática do IEA São Carlos.

Local: Auditório do IEA São Carlos, Av. do Trabalhador São-Carlense, 400, São Carlos, SP.Mais: informações pelo telefone (16) 273-9177, fax (16) 273-9177 e e-mail ieasc@sc.usp.br.

Notas

Rede de pesquisa sobre governo eletrônico

Uma rede nacional com a participação de governos, instituições de ensino e pesquisa, empresas e organizações do terceiro setor está sendo formada para desenvolver e divulgar as melhores práticas em governo eletrônico. Esse é um dos resultados do 9º Congresso de Informática Pública (Conip 2003), ocorrido na segunda semana de junho em São Paulo. Centrado no tema "Redes para Construção da Cidadania", o Conip anunciou também os vencedores do Prêmio de Excelência em Informática Aplicada a Serviços Públicos. O Grande Prêmio foi conferido a uma monografia que discute as condições políticas de uso do cartão nacional de saúde, desenvolvida por pesquisadores da Fundação Osvaldo Cruz/Escola Nacional de Saúde Pública, do Rio de Janeiro. O premiado na modalidade Projetos foi o plano de inventário florestal e digitalização do sistema de informação ambiental do Estado de São Paulo, desenvolvido pelo Instituto Florestal no âmbito do projeto Biota da Fapesp. A iniciativa de digitalização de informações do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande Sul ("e-jus") foi o destaque na modalidade "Iniciativas de Sucesso". O prêmio Conip teve sua metodologia e avaliação conduzidos pela Cidade do Conhecimento (do IEA), que também será um dos pólos articuladores da nova rede nacional sobre melhores práticas em informática pública e comunitária. A rede integrará práticas e projetos nas áreas social, educacional, econômica, biopolítica e geopolítica. Um observatório de redes digitais produzirá indicadores e bases de conhecimento que estarão disponíveis gratuitamente pela internet. Mais informações podem ser obtidas nos sites www.conip.com.br e www.cidade.usp.br.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
www.usp.br
Reitor: Adolpho José Melfi
Vice-Reitor: Hélio Nogueira da Cruz

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS

Conselho Deliberativo: Gerhard Malnic (diretor), Alfredo Bosi, Arnaldo Mandel, Hernan Chaimovich, Paulo Evaristo Arns, Pedro Leite da Silva Dias e Yvonne Mascarenhas.
Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, 05508-900, São Paulo, SP - iea@edu.usp.br, telefones (11) 3091-3919 e 3091-4442, fax 3031-9563.

Divisão de Comunicação: Mauro Bellesa (editor, MTb-SP 12.739)
Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, 05508-050, São Paulo, SP
Telefones: (11) 3091-1692 / 3091-1664 — www.iea.usp.br/publicacoes/imprensa/boletim-iea — boletim-iea@usp.br