Você está aqui: Página Inicial / PUBLICAÇÕES / Imprensa / Boletim IEA / Boletim IEA — 8

Boletim IEA — 8

por Marilda Gifalli - publicado 27/06/2014 18:55 - última modificação 11/08/2014 11:09

1º a 15 de julho de 2002

USP perde Alberto Carvalho da Silva

TODAS AS EDIÇÕES
Para receber por e-mail, envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

I Congresso Internacional de Divulgação Científica

• Coleção Documentos: fogo no cerrado e
robótica são temas de novos cadernos

 


USP perde Alberto Carvalho da Silva

O fisiologista Alberto Carvalho da Silva morreu ontem, 30 de junho, em São Paulo, aos 85 anos.Alberto Carvalho da Silva Professor emérito da USP, presidente de honra da SBPC e ex-diretor presidente da Fapesp, da qual foi um dos fundadores, Carvalho da Silva era professor honorário do IEA desde 1994, onde desempenhou intensa atividade até o final de 2001, quando sua saúde passou a ficar debilitada.

Nascido no Porto, Portugal, em 1916, Carvalho da Silva era médico, formado pela Faculdade de Medicina da USP em 1940. No ano seguinte já passou a trabalhar no Departamento de Fisiologia da faculdade, primeiro como assistente e depois como livre-docente (1954), professor-adjunto (1960) e professor catedrático (1964). Também freqüentou dois outros cursos da USP: Filosofia e Ciências Sociais (1936-37) e Química – como ouvinte – (1942-44).

Foi bolsista da Fundação Rockefeller no Departamento de Nutrição da Universidade Yale (1946-47), Departamento de Fisiologia da Universidade de Chicago (1959) e Departamento de Nutrição do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) (1960). Em 1969, com a edição do Ato Institucional nº 5, foi afastado compulsoriamente da USP pela ditadura militar. Passou a trabalhar na Fundação Ford como consultor técnico em ciência, tecnologia e nutrição junto aos escritórios do Rio de Janeiro, Santiago e Lima (1969-80). Atuou também como consultor do Banco Mundial em programas de nutrição no Brasil (1974-79), Indonésia (1979) e México (1982). De 1979 a 1983, integrou o Advisory Group of Nutrition do Subcomitê de Nutrição da ONU. Trabalhou ainda como consultor da Universidade das Nações Unidas em Moçambique e Angola (1981) e da Interamerican Foundation em Santiago (1982).

Reintegrado à USP em 1980, foi diretor do Departamento de Fisiologia do Instituto de Ciências Biomédicas. Na Fapesp, foi diretor científico (1968-69) e diretor presidente (1984-93). Nos anos 90, presidiu a Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

Autor de 40 trabalhos de natureza experimental – a maioria deles em nutrição, com boa parte publicada em revistas internacionais – e de 53 trabalhos experimentais apresentados em reuniões científicas no país e no exterior, Carvalho da Silva escreveu também inúmeros trabalhos e relatórios sobre política científica e tecnológica e política de saúde, alimentação e nutrição. Além de presidente de honra da SBPC e professor emérito da USP, era professor emérito da Faculdade de Medicina e do Instituto de Ciências Biomédicas da universidade. Agraciado com a Ordem do Rio Branco, assessorou e coordenou atividades e programas de análise sobre política científica e tecnológica do governo federal e do governo do Estado de São Paulo.

No IEA desde 1994 como professor honorário, Carvalho da Silva coordenou a Área de Política Científica e Tecnológica do instituto até 2001, além de participar de várias outras atividades, como a comissão que produziu o documento "A Presença da Univerdade Pública" (1998) e a comissão que elaborou o Código de Ética da USP (2000/01). Contribuiu várias vezes com a revista Estudos Avançados e organizou muitos encontros e seminários sobre política científica e tecnológica, segurança alimentar, política industrial brasileira e relações universidade-empresa.

Além de ser uma perda irreparável para toda a comunidade acadêmica, a morte do "professor Alberto" – como todos o chamavam – abre uma lacuna no debate sobre a política científica e tecnológica do país, empreendido por ele sempre de maneira objetiva e bem-fundamentada, de forma serena, mas firme. Também entristece profundamente a todos que tivemos o privilégio de com ele conviver no IEA nos últimos oito anos, diariamente, e admirar sua competência, dedicação, placidez, generosidade e bom humor, traços de sua personalidade que sempre ficarão em nossa lembrança e continuarão a nos servir de exemplo.


I Congresso Internacional
de Divulgação Científica

De 26 a 29 de agosto, acontece na USP o I Congresso Internacional de Divulgação Científica, organizado pela Associação Brasileira de Divulgação Científica (Abradic), Reitoria da USP, Núcleo José Reis (NJR) da Escola de Comunicações e Artes e Unesco. O tema do congresso é "Ética e Divulgação Científica: os Desafios no Novo Século".

O encontro reunirá pesquisadores, jornalistas e outros divulgadores de ciência do Brasil, Chile, França, Espanha, Argentina e Canadá. O presidente da Comissão Nacional da organização do congresso é o geneticista Crodowaldo Pavan, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, presidente da Abradic, coordenador de Divulgação do NJR e professor honorário do IEA.

Outros pesquisadores do IEA que participarão do encontro são o físico Sérgio Mascarenhas (coordenador do IEA de São Carlos), o geógrafo e ambientalista Aziz Ab'Sáber (professor honorário do instituto) e o jurista Dalmo Dallari (responsável pela Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, sediada no IEA).

Mais: os telefones para informações sobre a programação do congresso e inscrições são (11) 3091-4021, 3091-4270 e 9185-8655; a programação completa, prazos para inscrições, taxas, normas para apresentação de trabalhos e outras informações estão na página www.eca.usp.br/nucleos/njr/congresso.


Coleção Documentos: fogo no cerrado
e robótica são temas de novos cadernos

A caracterização do fogo no cerrado é o tema de novo caderno (nº 20) da "Série Ciências Ambientais" da Coleção Documentos: Leopoldo Magno Coutinho, Heloisa Sinátora Miranda e Helena Castanheira de Morais são os autores de "O Bioma do Cerrado e o Fogo - 1 - Caracterização", que procurar estabelecer o conceito e características gerais do fogo nesse tipo de vegetação, para que assim seja possível um melhor entendimento do comportamento, papel e necessidade de manejo desse fator ambietal num ecossistema tão complexo como é o do cerrado. A segunda parte do trabalho, que analisará os impactos do fogo, será publicada futuramente.

A "Série Lógica e Teoria da Ciência" lançou seu caderno nº 44: "An Overview of Application of Annotated Systems to Robotics", de Jair Minoro Abe e João Inácio da Silva Filho. O trabalho apresenta um resumo preliminar dos principais resultados obtidos pelos autores na pesquisa de aplicações da lógica paraconsistente em robótica.

 

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
www.usp.br
Reitor: Adolpho José Melfi
Vice-Reitor: Hélio Nogueira da Cruz

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS

Conselho Deliberativo: Gerhard Malnic (diretor), Alfredo Bosi, Arnaldo Mandel, Hernan Chaimovich, Paulo Evaristo Arns, Pedro Leite da Silva Dias e Yvonne Mascarenhas.
Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, 05508-900, São Paulo, SP - iea@edu.usp.br, telefones (11) 3091-3919 e 3091-4442, fax 3031-9563.

Divisão de Comunicação: Mauro Bellesa (editor, MTb-SP 12.739)
Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, 05508-050, São Paulo, SP
Telefones: (11) 3091-1692 / 3091-1664 — www.iea.usp.br/publicacoes/imprensa/boletim-ieaboletim-iea@usp.br