Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Pesquisadores alemães falam sobre memórias comunicativa e cultural

Pesquisadores alemães falam sobre memórias comunicativa e cultural

por Mauro Bellesa - publicado 06/05/2013 14:30 - última modificação 12/02/2016 10:48

O encontro acontece no dia 15 de maio, às 19 horas, na Sala de Eventos do IEA, com a participação de Aleida Assmann e Jan Assmann, ambos da Universidade de Konstanz, Alemanha.

RELACIONADO

Jan Assmann e Aleida Assmann, ambos professores da Universidade de Konstanz, Alemanha, são os expositores da conferência internacional Memória Comunicativa e Cultural, que será realizada no dia 15 de maio, às 19 horas, na Sala de Eventos do IEA. Os dois falarão sobre a teoria da memória que desenvolveram juntos a partir da obra do sociólogo francês Maurice Halbwachs (1877-1945) sobre a memória coletiva.

O evento abrirá o ciclo de conferências Espaços da Recordação, que os pesquisadores vão proferir no país de 15 a 21 de maio. O ciclo integra a programação do Ano da Alemanha no Brasil e é uma realização da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Instituto de Estudos Avançados sobre Mobilidades Sociais e Culturais, com o apoio do IEA e de outras instituições.

Ao longo de seus estudos, Jan e Aleida fazem uma distinção entre dois tipos de memória: a comunicativa, relacionada às lembranças transmitidas de uma geração a outra de maneira informal e cotidiana, geralmente através da oralidade; e a memória cultural, referente a lembranças coletivas do passado, de caráter simbólico, que se perpetuam em textos, imagens, ritos, monumentos e outros suportes mnemônicos.

Os principais aspectos da teoria elaborada por eles estão sintetizado no projeto de pesquisa "O Passado no Presente: Dimensões e Dinâmicas da Memória Cultural", ao qual vêm se dedicando desde 2011.

O evento conta com o apoio do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A conferência será em inglês, com tradução simultânea, e terá transmissão ao vivo pela web. Os interessados em participar devem fazer inscrição com Leila Costa pelo e-mail leila.costa@usp.br.

Após passar pelo IEA, Jan e Aleida farão conferências na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, no dia 16; na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioste), Cascavel, no dia 17; na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, e na Universidade Estadual de Londrina (UEL), ambas no dia 20; e na função Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, no dia 21.

Conferencistas

Aleida Assmann

Aleida Assmann é professora de língua inglesa e literatura comparada na Universidade de Konstanz. É doutora em literatura inglesa pela Universidade de Heidelberg e em egiptologia pela Universidade de Tübingen. Publicou trabalhos na área de egiptologia, literatura inglesa e história da comunicação literária, mas desde a década de 60 vem se dedicando à teoria da memória. Seus estudos concentram-se na memória cultural, com interesse particular pelas tensões entre as experiências individuais e as lembranças oficiais da história da Alemanha no período pós-Segunda Guerra Mundial.

Jan Assmann

Jan Assmann é professor honorário de teoria cultural e religiosa na Universidade de Konstanz, onde leciona atualmente, e professor emérito da Universidade de Heidelberg, onde atuou até 2003. Doutor honoris causa em teologia pela Universidade de Münster, suas publicações abrangem a área da egiptologia, com foco em interpretações sobre as origens do monoteísmo, a recepção do Egito na tradição europeia, história da religião, antropologia histórica e outros temas. Nos últimos anos, tem se voltado para a dimensão da memória cultural numa escala temporal longínqua, que remonta a mais de 3 mil anos. A partir disso, busca entender o papel da memória nas disputas entre israelenses e palestinos no Oriente Médio e entre protestantes e católicos na Irlanda do Norte.

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL MEMÓRIAS COMUNICATIVA E CULTURAL
Tipo:
aberto ao público, mediante inscrição prévia
Data: 15 de maio, às 19 horas
Local: Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização)
Informações e inscrições: Leila Costa (leila.costa@usp.br), tel. (11) 3091-1681

Fotos: Universidade de Konstanz