Você está aqui: Página Inicial / REVISTA

Capa 110

Tecnociências

O número 110 de Estudos Avançados abre a sua edição com um dossiê que aborda implicações humanas das tecnociências. O tema não é novo, certamente. Não obstante, os atuais patamares de desenvolvimento tecnológico recolocam, sob novas perspectivas, os velhos dilemas entre os efeitos positivos ou perversos do emprego de tecnologias em todos os campos da existência social. O número contempla ainda uma coleção de sugestivos e ricos ensaios de crítica literária. A seção “Evolução, memória e discriminação” apresenta três artigos: o primeiro sobre o Pleistoceno Médio; o segundo analisa criticamente o legado dos professores franceses na formação do curso de História da USP; e o terceiro explora algumas hipóteses para explicar a escassez de conservadores no meio acadêmico norte-americano. Veja abaixo alguns destaques.

Mobilidade Aérea Urbana

Carro voador autônomo

Carro voador

O objetivo deste estudo foi analisar a confiabilidade, o impacto sobresegurança aérea e tentar esclarecer dois pontos cruciais: a questão da autonomia e a alardeada emissão zero do carro voador autónomo. O método adotado foi entrevistar engenheiros especialistas. O maior problema levantado foi: quanto custarão os esforços para desenvolver, produzir e sustentar essas tecnologias em relação ao retorno financeiro desses?


Antropoceno

Videogames

Videogame

O artigo explorou interfaces entre os videogames Nier: Automata (PS4 e PC, 2017; Xbox One, 2018 e Nintendo Switch, 2022) e Cruelty Squad (PC, 2021), mapeando suas leituras e discursos sob a perspectiva do Antropoceno. As linhas-guias propostas para a análise das narrativas e das ambientações dos jogos são estéticas, jogabilidade e sociabilidade. Mediante imersão, premissas e cenários críticos propostos, os jogos relacionam os impactos ambientais, perspectivas distópicas para o futuro da espécie humana – alguns dos desafios epistemológicos, éticos e identitários do Antropoceno.


Paleoantropologia

Homo sapiens

Evolução

O Pleistoceno Médio (780-130 mil anos) foi um período-chave na história evolutiva humana. O período abriga uma grande diversidade de espécies hominínias, inovações tecnológicas, além de ser, afinal, quando o Homo sapiens surgiu no planeta. Entretanto, as populações pleistocênicas, bem como as relações biológicas entre elas, permanecem precariamente compreendidas. Aqui, trazemos uma breve síntese da evolução humana com especial atenção às questões do Pleistoceno Médio, os avanços da área e a contribuição brasileira a esse debate.


Teatro

Manuel da Nóbrega

Colégio dos jesuítas

O artigo analisou o caso de uma cena teatral produzida na Bahia entre 1551 e 1552 pelo grupo jesuítico ligado a Manuel da Nóbrega, que se deu na forma de uma performance pelas ruas da cidade. Anterior a qualquer forma de espetáculo literário, e desvinculado de um contexto religioso, o ato cênico é revelador das contradições do trabalho jesuítico nos primeiros anos, após sua chegada ao território com o Governo Geral de Thomé de Souza.