Você está aqui: Página Inicial

Você encontrou o que estava procurando? Tente a Busca Avançada para refinar a sua busca.

Resultados da busca 134 itens atendem ao seu critério.

Webinar discute avaliação seriada nas universidades paulistas
Evento realizado pela Cátedra Instituto Ayrton Senna, sediada no IEA-RP, terá participação de representantes dessas instituições ligados à implantação do ... por Thais Cardoso última modificação 20/07/2023 17:32 — registrado em: , , , , , , , ,
Trabalhos da Agência Ciência Web são premiados na XI SeLic
por Thais Cardoso última modificação 06/10/2016 16:07 — registrado em: , , , , , , , ,
Fragmentação Disciplinar e Transdisciplinaridade - 2º encontro do ciclo A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes - 28 de setembro de 2019
por Maria Leonor de Calasans última modificação 04/10/2019 14:02 — registrado em: , , , , ,
Seminário defende liberdade de expressão dos professores
O seminário "Escola sem Partido ou sem Autonomia? O Princípio da Igualdade em Questão" foi realizado nos dias 27 e 28 de setembro. por Mauro Bellesa última modificação 26/04/2021 17:32 — registrado em: , , , ,
Ciclo Ação e Formação do Professor: Planejamento e Avaliação (2º Encontro) - 13 de abril de 2019
por Maria Leonor de Calasans última modificação 15/04/2019 11:22 — registrado em: , , , , ,
Ciclo Ação e Formação do Professor: Profissionalismo e Competência (1º Encontro) - 16 de março de 2019
por Clara Gomes Borges última modificação 22/03/2019 12:15 — registrado em: , , , , ,
Novo grupo de estudos formulará propostas para ensino básico público
IEA cria Grupo de Estudos Educação Básica Pública Brasileira: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais. por Mauro Bellesa última modificação 30/08/2017 13:51 — registrado em: , , , , ,
Qualidade da Educação Básica: O que realmente significa isso?
por Heloisa Marcondes última modificação 11/06/2020 06:57 — registrado em: , , ,
ChatGPT: Potencial, Limites e Implicações para a Universidade - 21/03/2023
por Maria Leonor de Calasans última modificação 05/04/2023 15:35 — registrado em: , , , , , , ,
Para educadores, qualidade da escola depende do contexto e das circunstâncias
No segundo seminário sobre problemas da educação básica, Guiomar de Mello, Luís Carlos Menezes e José Renato Nalini comentaram também a Base Nacional ... por Vinícius Sayão última modificação 11/06/2020 06:06 — registrado em: , , ,
Qualidade da Educação Básica: O que realmente significa isso? - 9 de outubro de 2017
por Maria Leonor de Calasans última modificação 27/10/2017 18:10 — registrado em: , ,
Rumos da Educação: Um olhar sobre o Brasil e Ribeirão Preto
por Thais Cardoso última modificação 06/03/2020 12:58 — registrado em: , , , ,
Livro discute bons exemplos no ensino público brasileiro
Obra, produzida pelo Iede com apoio da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, será lançada em evento no IEA-RP por Thais Cardoso última modificação 19/09/2022 12:27 — registrado em: , , , , , ,
Documentos oficiais que pautam a educação serão debatidos por especialistas no IEA
No dia 20 de dezembro, especialistas discutem as vantagens e desvantagens de documentos oficiais que pautam a educação no Brasil, como os que regulamentam a ... por Vinícius Sayão última modificação 08/12/2017 17:57 — registrado em: , , , ,
Bernardete Gatti será a nova titular da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica
A educadora Bernardete Gatti foi escolhida para ser a nova titular da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica. por Mauro Bellesa última modificação 12/04/2024 09:08 — registrado em: , , , , ,
Qualidade na aprendizagem desde Educação Básica é caminho para reverter crise universitária
Durante Fórum da Educação Superior da Academia Brasileira de Ciências, Mozart Neves Ramos destacou a importância de investir no aprendizado dos estudantes do ... por Thais Cardoso última modificação 04/04/2024 15:23 — registrado em: , , , ,
Especialista explica financiamento da educação básica pública no Brasil
USP Analisa exibe entrevista em duas partes sobre o tema com a consultora da Confederação Nacional de Municípios Mariza Abreu por Thais Cardoso última modificação 29/09/2021 16:41 — registrado em: , , , , , ,
Mesa-redonda debate influência da pandemia nas escolas públicas da região de São Carlos
A mesa-redonda "Influência da Pandemia de Coronavírus na Ação das Escolas Públicas Estaduais e no Programa de Estágios Curriculares para as Licenciaturas da ... por Mauro Bellesa última modificação 05/07/2021 13:25 — registrado em: , , , , , ,
Pesquisa de Cátedra do IEA-RP analisa indicadores educacionais de cidades de PE e PB
Dados de Recife, Petrolina e Campina Grande integram trabalho que vai auxiliar o desenvolvimento de políticas públicas educacionais nesses municípios por Thais Cardoso última modificação 25/08/2023 12:20 — registrado em: , , , , , , ,
Cátedra do Instituto Ayrton Senna na USP vai abordar avaliações educacionais
Iniciativa terá como titular a presidente da Abave, Maria Helena Guimarães de Castro por Thais Cardoso última modificação 03/03/2023 13:52 — registrado em: , , , , , , , ,
Escola, Diversidade e Equidade
por Rafael Borsanelli última modificação 23/09/2019 08:58 — registrado em: , , ,
Estratégias para engajar famílias
Conhecer a comunidade a fundo e envolvê-las no planejamento das ações da escola é o primeiro passo para aproximá-la da instituição por Nelson Niero Neto última modificação 07/02/2020 14:19 — registrado em: , , ,
Bons projetos nascem da escuta dos alunos
Propostas motivadoras consideram o contexto escolar e dos estudantes. Para criá-las, é necessário conhecê-los e respeitar as características do grupo por Nelson Niero Neto última modificação 07/02/2020 12:06 — registrado em: , , ,
Das disciplinas à transdisciplinaridade
Desde a Grécia Antiga discute-se como diferentes saberes podem se relacionar. Nas escolas, é preciso promover cada vez mais interações entre as áreas do ... por Nelson Niero Neto última modificação 07/02/2020 12:20 — registrado em: , , ,
Grandes questões sobre linguagem
Matemática e língua materna, duas formas de representação da realidade, podem ser trabalhadas de maneira articulada, sobretudo quando a tecnologia é discutida por Nelson Niero Neto última modificação 07/02/2020 12:23 — registrado em: , , ,
Para mudar a cultura escolar, é preciso articular o coletivo
Os projetos são a principal forma de integração das disciplinas. Mas, para que deixem de ser ações pontuais, é preciso mobilização dos gestores por Nelson Niero Neto última modificação 07/02/2020 12:48 — registrado em: , , ,
A dupla gestora vista por si mesma e pelos educadores
O papel de coordenadores pedagógicos e diretores é fundamental para garantir que toda a escola e o território se dediquem à promoção da aprendizagem dos ... por Nelson Niero Neto última modificação 07/02/2020 14:22 — registrado em: , , ,
Corresponsabilidade gera aprendizagem
Experiências para além dos espaços escolares dependem de autonomia dos professores, apoio da gestão e colaboração das famílias por Nelson Niero Neto última modificação 07/02/2020 13:02 — registrado em: , , ,
Temas para pensar a escola
Durante o segundo semestre de 2019, palestrantes levantaram discussões sobre tópicos como equidade, fragmentação do conhecimento e a gestão escolar por Nelson Niero Neto última modificação 07/02/2020 13:18 — registrado em: , , ,
Foco na equidade e nas especificidades
Os projetos temáticos propostos pelos participantes focaram em atender demandas de públicos tradicionalmente deixados de lado pelas políticas públicas por Nelson Niero Neto última modificação 07/02/2020 13:36 — registrado em: , , ,