Você está aqui: Página Inicial / Videos - Eventos

Videos - Eventos

por admin - publicado 23/01/2013 09:40 - última modificação 05/08/2014 21:20

Propostas e Estratégias para a Construção de um Novo Mundo do Trabalho Pós-Pandemia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/09/2020 17:10

Se as desigualdades entre trabalhadores estavam inseridas em um contexto até recentemente considerado normal, o “novo normal” do mundo do trabalho deve levar em conta a necessidade de inclusão e de menos injustiça, argumentam os organizadores deste webinar. No encontro virtual, os participantes discutiram propostas para mudar este cenário.

Propostas e Estratégias para a Construção de um Novo Mundo do Trabalho Pós-Pandemia - Leia mais…

Amazônia: Alternativas à Devastação - segundo dia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/09/2020 17:13

Com a divulgação de dados que mostram o agravamento do desmatamento da Amazônia nos últimos anos, especialistas defendem que é necessário apontar alternativas de integração territorial da maior floresta brasileira. À luz dos desafios sociais, ambientais e econômicos presentes no século 21, este webinar discutiu formas de inserção dessa importante porção do território nacional.

Amazônia: Alternativas à Devastação - segundo dia - Leia mais…

Amazônia: Alternativas à Devastação - primeiro dia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/09/2020 17:13

Com a divulgação de dados que mostram o agravamento do desmatamento da Amazônia nos últimos anos, especialistas defendem que é necessário apontar alternativas de integração territorial da maior floresta brasileira. À luz dos desafios sociais, ambientais e econômicos presentes no século 21, este webinar discutiu formas de inserção dessa importante porção do território nacional.

Amazônia: Alternativas à Devastação - primeiro dia - Leia mais…

Corpo e Produto: Uma Relação de Conforto e Estética Fashion

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/09/2020 17:19

Pesquisadores discutiram a relação entre a pluralidade de corpos e suas necessidades e desejos. Para eles, é necessário somar equilíbrio, simplicidade e completude para expressar de maneira mais acessível e integral o belo e o fashion. Os produtos e serviços, defendem, devem atender as pessoas de todas as idades, habilidades ou condições.

Corpo e Produto: Uma Relação de Conforto e Estética Fashion - Leia mais…

Por que e para que o 5G no Brasil?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 11/09/2020 08:49

Este webinar marcou o início da primeira fase (homogeneização dos conhecimentos) do "Think Tank em Implantação do 5G no Brasil", um fórum sobre a nova tecnologia de telefonia móvel, sua implantação no país e impactos nas áreas social, política, econômica e de relações internacionais. A iniciativa é uma parceria do IEA, Escola Politécnica e Instituto de Relações Internacionais.

Por que e para que o 5G no Brasil? - Leia mais…

Conheça o IEA da USP

por Sergio R V Bernardo — última modificação 31/08/2020 14:31

Vídeo institucional do Instituto de Estudos Avançados da USP

Conheça o IEA da USP - Leia mais…

Os Partidos Políticos e a Crise Global das Democracias

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/09/2020 17:08

A América Latina teve papel destacado no surgimento de democracias não liberais a partir dos anos 2000, com ataques às instituições e processos democráticos dos dois lados do espectro político. O tema foi discutido neste webinar, focando no papel dos partidos políticos e no impacto do seu desempenho para a qualidade da democracia, especialmente para a representação política dos cidadãos.

Os Partidos Políticos e a Crise Global das Democracias - Leia mais…

Questões Centrais da Crise nos Cursos de Engenharia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/09/2020 13:40

A demanda por engenheiros é uma das que mais acompanha as variações do PIB nacional. Nos últimos dez anos, uma série de razões políticas e econômicas frustrou a expectativa de alta procura por esses profissionais, iniciada em 2007 com o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pelo governo federal. A nova década se inicia com notícias de fechamento de escolas de engenharia, redução na oferta de matrículas e aumento das vagas ociosas. Este webinar analisou o cenário brasileiro dos cursos de engenharia, debatendo medidas, oferta de dados para acompanhamento da situação e possíveis políticas de incentivo.

Questões Centrais da Crise nos Cursos de Engenharia - Leia mais…

Moda Plural e Estética de Beleza na Pluralidade de Corpos

por Sergio R V Bernardo — última modificação 04/09/2020 16:16

Primeiro encontro do ciclo "A Sustentabilidade na Moda É Inclusão", este webinar buscou desconstruir a estética dos corpos de beleza divulgados e propostos como referência para a moda. De acordo com os organizadores, estes padrões resultam em transtornos emocionais pela inadequação aos conceitos impostos e na falta de produtos que atendam consumidores com diferentes tipos de corpos: plus size, pessoas com nanismo, com partes do corpo amputado, cadeirantes e todos os demais públicos com deficiências físicas.

Moda Plural e Estética de Beleza na Pluralidade de Corpos - Leia mais…

A Retórica das Paixões: Oralidade e Cultura Escrita na Pregação Missionária dos Jesuítas, nas Reduções nos Territórios Guaranis

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/09/2020 13:54

Este webinar tratou do estudo da prática sermonística no âmbito da história das missões jesuíticas nos territórios guaraníticos, as Reduções ou Trinta Povos. Trata-se de um terreno de investigação muito significativo pela natureza da experiência histórica dos Trinta Povos e pelos atores envolvidos: jesuítas e populações indígenas, especialmente guaranis.

A Retórica das Paixões: Oralidade e Cultura Escrita na Pregação Missionária dos Jesuítas, nas Reduções nos Territórios Guaranis - Leia mais…

Periferias, Religiões e Estado Laico

por Sergio R V Bernardo — última modificação 02/09/2020 10:24

Esta mesa tem como proposta discutir o papel que as religiões têm desempenhado na sociedade brasileira nos últimos anos, sobretudo no período pós redemocratização. Considerando aspectos como a pandemia, mas não só, e as dificuldades que as populações das periferias e favelas têm para sua subsistência e sobrevivência, seria importante que as religiões desempenhem algum papel? Qual seria esse papel? O que isso informa sobre o modelo de estado que temos em face dos pressupostos da laicidade?

Periferias, Religiões e Estado Laico - Leia mais…

Lamarck e seu Tempo: O que Ele Realmente Pensava sobre Evolução

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/09/2020 13:47

Este webinar explorou as ideias de Lamarck, um dos mais importantes nomes relacionados ao estudo da evolução. Segundo os organizadores da atividade, alguns aspectos da teoria desenvolvida pelo francês ainda são desconhecidas pelo público em geral, o que pode levar a interpretações equivocadas. Ao detalhar suas ideias, o encontro abordou como Lamarck elaborou sua teoria, colocando em perspectiva o contexto científico da época e como ela foi recebida por seus pares.

Lamarck e seu Tempo: O que Ele Realmente Pensava sobre Evolução - Leia mais…

UrbanSus: Cidades, Praias e Poluição Marinha

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/09/2020 13:41

Pesquisadores de diversas instituições se reuniram neste webinar para avaliar temas como: poluição marinha e questões ligadas aos microplásticos e derramamento de óleos; gestão do uso da terra nos ambientes costeios; e impacto do crescimento das malhas urbanas nos ecossistemas marinhos.

UrbanSus: Cidades, Praias e Poluição Marinha - Leia mais…

Fome, Fartura e Experiências Comunitárias na Sociedade Brasileira

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/09/2020 17:15

Para tratar do tema "fome x fartura" em experiências comunitárias na cultura popular brasileira, pesquisadores utilizaram dois casos como referência: a superação da condição de fome pela vivência comunitária em Canudos; e a experiência da fome sofrida na época do genocídio ucraniano e rememorada pelos emigrantes que se refugiaram no Brasil. A discussão se deu a partir do olhar da psicanálise integrada com várias áreas dos saberes relacionados à pessoa, especialmente filosofia e literatura.

Fome, Fartura e Experiências Comunitárias na Sociedade Brasileira - Leia mais…

Sistemas de Saúde em Tempos de Pandemia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/08/2020 16:20

Pesquisadores das áreas de saúde pública e medicina discutiram os efeitos da pandemia a partir de exame comparativo dos sistemas brasileiro (público e gratuito) e americano (privado). As cidades de São Paulo e Atlanta foram os exemplos em questão.

Sistemas de Saúde em Tempos de Pandemia - Leia mais…

Liberdade de Expressão e o Direito Contra a Desinformação: O PL das Fake News

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/08/2020 16:30

Jornalistas e juristas discutiram neste webinar limitações e alcance do Projeto de Lei 2360/20, aprovado no Senado em 30 de junho e atualmente em discussão na Câmara dos Deputados. Entre os temas tratados estiveram: liberdade de expressão e informação, privacidade, transparência e aplicação da lei.

Liberdade de Expressão e o Direito Contra a Desinformação: O PL das Fake News - Leia mais…

A Pandemia e a Ética

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/08/2020 16:22

A especialista em doenças respiratórias Margareth Dalcolmo (Fiocruz), o patologista e professor Paulo Saldiva (IEA e FM-USP) e o professor de ética e filosofia política Renato Janine Ribeiro (IEA e FFLCH-USP) discutiram questões éticas suscitadas pela pandemia de Covid-19 nos planos governamental, social, individual e médico e também propostas legislativas sobre pesquisas com seres humanos.

A Pandemia e a Ética - Leia mais…

Direito à Cidade, Direito à Vida: Sobre o Trabalho

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/09/2020 13:50

A centralidade do trabalho na vida e os efeitos da pandemia sobre ele motivaram este webinar, parte do ciclo "Direito à Cidade, Direito à Vida". O futuro do trabalho, a divisão do trabalho e a própria teoria do valor-trabalho foram analisados no contexto do direito à cidade e à vida.

Direito à Cidade, Direito à Vida: Sobre o Trabalho - Leia mais…

Direito à Cidade - Direito à Vida: Sobre o Trabalho

por Sergio R V Bernardo — última modificação 04/08/2020 09:10

A centralidade do trabalho na vida e os efeitos da pandemia sobre ele são os aspectos motivadores deste webinar. O futuro do trabalho, a divisão do trabalho e a própria teoria do valor-trabalho foram analisados no contexto do direito à cidade e à vida.

Direito à Cidade - Direito à Vida: Sobre o Trabalho - Leia mais…

O Mundo do Trabalho a partir do Coronavírus

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/09/2020 13:52

Pesquisadores trataram das principais mudanças que estão ocorrendo no trabalho. Eles procuraram identificar tendências, prognósticos e desejos, em especial sobre o bem-estar e a saúde das pessoas.

O Mundo do Trabalho a partir do Coronavírus - Leia mais…

UrbanSus - Sustentabilidade Urbana: Rios Urbanos e Infraestrutura Verde

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/07/2020 09:51

Pesquisadores debateram a relação entre os rios e as cidades. Com o objetivo de repensar o planejamento urbano e buscar espaços mais seguros, inclusivos e sustentáveis, foram abordados aspectos como a prevenção de cheias e a criação de espaços públicos para lazer. Os organizadores lembraram que, apesar de muitas vezes serem ignorados ou mesmo tubulados, os rios podem ser uma importante conexão entre a natureza e as áreas urbanizadas.

UrbanSus - Sustentabilidade Urbana: Rios Urbanos e Infraestrutura Verde - Leia mais…

Lançamento "Cadernos de Direito e Inovação" - Decreto Federal de Inovação: Novas Oportunidades

por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/07/2020 15:41

Perspectivas jurídicas diversas sobre o Decreto nº 9.283/18, que instituiu nova regulamentação para a Lei Federal de Inovação (Lei nº 10.973/04), estão reunidas na nova edição do Caderno de Direito e Inovação. Produzida pelo Núcleo Jurídico do Observatório de Inovação e Competitividade do IEA/USP, a publicação reúne 17 contribuições dedicadas ao exame das oportunidades trazidas pelo Decreto quanto às possíveis interações entre entes públicos e privados. O assunto foi o tema deste webinar.

Lançamento "Cadernos de Direito e Inovação" - Decreto Federal de Inovação: Novas Oportunidades - Leia mais…

Trabalho, Vida e Saúde de Trabalhadores por Aplicativos: Impactos da Pandemia da Covid-19 e como Avançar na Direção de Conquistas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/07/2020 15:46

No dia em que os entregadores que atuam por meio de aplicativos fizeram uma paralisação da categoria em todo o Brasil, profissionais do ramo e pesquisadores de diversas áreas discutiram os impactos da pandemia do coronavírus na vida desses trabalhadores.

Trabalho, Vida e Saúde de Trabalhadores por Aplicativos: Impactos da Pandemia da Covid-19 e como Avançar na Direção de Conquistas - Leia mais…

Territórios em Intempérie - Desigualdade de Gênero na Pandemia: o ODS 5 no Cenário Pós-COVID-19

por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/07/2020 15:43

Pesquisadoras e profissionais de diversas áreas se reuniram para tratar da desigualdade de gênero durante a pandemia do coronavírus. Neste período de isolamento social, muitos são os desafios enfrentados pela população feminina: escalada das ocorrências de violência doméstica, perda de emprego e renda, aumento das desigualdades competitivas, e sobrecarga pelo acúmulo de tarefas domésticas.

Territórios em Intempérie - Desigualdade de Gênero na Pandemia: o ODS 5 no Cenário Pós-COVID-19 - Leia mais…

UrbanSus - 10 Anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos: Evolução, Cenários e Perspectivas da Política, Gestão e Gerenciamento

por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/07/2020 15:48

Especialistas se reuniram para refletir sobre os resultados da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos ao longo dos 10 anos de sua vigência. Eles trataram dos entraves para a evolução, riscos, desafios e tendências pós-pandemia.

UrbanSus - 10 Anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos: Evolução, Cenários e Perspectivas da Política, Gestão e Gerenciamento - Leia mais…

Práticas Comunitárias Inovadoras e Auto-organização para Enfrentar a Crise em Paraisópolis: O que Essas Experiências Estão nos Mostrando?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/07/2020 15:50

Reunindo articuladores de projetos que atuam em Paraisópolis, pesquisadores do IEA realizaram um diálogo sobre as práticas comunitárias e de autogestão aplicadas por lá durante a pandemia do coronavírus. O debate partiu da atuação de redes de solidariedade que buscam enfrentar os desafios impostos pela crise sanitária.

Práticas Comunitárias Inovadoras e Auto-organização para Enfrentar a Crise em Paraisópolis: O que Essas Experiências Estão nos Mostrando? - Leia mais…

Ciclo Direito à Cidade e Direito à Vida: Estado, Cotidiano e Resistências

por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/07/2020 15:51

Pesquisadores discutiram a pandemia do coronavírus a partir do que veem como um aprofundamento da crise do capitalismo. Segundo eles, a eclosão da doença agravou alguns dos “fundamentos da reprodução capitalista”, como a segregação e a desigualdade urbana. Para eles, além de ressignificar os círculos próximos de socialização, a experiência radical imposta pela pandemia fez ressurgir a demanda pela ação do Estado.

Ciclo Direito à Cidade e Direito à Vida: Estado, Cotidiano e Resistências - Leia mais…

O Papel da Comunidade de Pesquisa na Produção de Testes Diagnósticos do Novo Coronavírus

por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/07/2020 15:53

Pesquisadores da área de biologia molecular refletiram sobre as experiências e testes que vêm sendo realizados pela comunidade científica na busca do diagnóstico da Covid-19. Envolvidos diretamente neste processo emergencial, os participantes atuam na Faculdade de Medicina da USP, no Instituto Adolfo Lutz e nas universidades federais de Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro.

O Papel da Comunidade de Pesquisa na Produção de Testes Diagnósticos do Novo Coronavírus - Leia mais…

Bolsonaro e o Mundo Armado no Brasil

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/06/2020 08:35

Pesquisadores trataram do que veem como uma “crescente intromissão de grupos armados na política brasileira”. Para eles, tem causado inquietação não só a atuação de forças oficiais, como o exército e a polícia, mas também de grupos paraestatais, que podem causar prejuízos ao regime democrático.

Bolsonaro e o Mundo Armado no Brasil - Leia mais…

Incentivo Tributário à Inovação - Lei do Bem - Melhorias Propostas no PL nº 2.838/2020

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/06/2020 10:52

O Projeto de Lei que busca alavancar os investimentos privados em inovação tecnológica no Brasil foi analisado neste webinar por Lucimara D'Ávila, pós-doutoranda em Direito Tributário pela Faculdade de Direito da USP. Se aprovado, o projeto vai alterar a lei de 2005 que prevê a concessão de incentivos fiscais às pessoas jurídicas que realizam pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica.

Incentivo Tributário à Inovação - Lei do Bem - Melhorias Propostas no PL nº 2.838/2020 - Leia mais…

Direito à Vida e Política da Morte (1ª Webinar)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/06/2020 10:54

O encontro abordou o que os organizadores veem como uma “política da morte” em relação à pandemia do coronavírus. São práticas que ferem o direito à vida e incidem principalmente sobre populações fragilizadas e naturalmente aglomeradas, como as de periferias. O debate proposto partiu do princípio de que a desigualdade brasileira foi agravada e “evidenciada como nunca” durante a pandemia.

Direito à Vida e Política da Morte (1ª Webinar) - Leia mais…

Fundamentos para Sustentabilidade Urbana Pós-Pandemia: ODS Agenda 2030 ONU

por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/06/2020 11:20

Este webinar reuniu proposições relacionadas à vida urbana pós-pandemia que poderão ser aproveitadas por gestores públicos e outras representações da sociedade. Entre os temas destacados, estão os espaços verdes na cidade de São Paulo, as políticas públicas para enfrentamento do Covid-19, a invisibilidade social e desenvolvimento territorial com sustentabilidade.

Fundamentos para Sustentabilidade Urbana Pós-Pandemia: ODS Agenda 2030 ONU - Leia mais…

Vetores Saudáveis: Desenvolvimento de Medicamentos e Vacinas para a Covid-19 e os Desafios em Saúde no Brasil

por Sergio R V Bernardo — última modificação 12/06/2020 15:21

Os médicos Drauzio Varella e Dimas Tadeu Covas e o químico Adriano Andricopulo discutiram neste webinar os desafios brasileiros no enfrentamento da pandemia do coronavírus, com atenção especial ao desenvolvimento de novos medicamentos e vacinas. Eles também trataram da transmissão e prevenção, dos sintomas da doença e dos impactos da desigualdade social e mortalidade.

Vetores Saudáveis: Desenvolvimento de Medicamentos e Vacinas para a Covid-19 e os Desafios em Saúde no Brasil - Leia mais…

Facing the Challenges of Covid: Can We Ever Return to Normal? And Why Would We Want to Do So?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/06/2020 11:23

Randall Wray, um dos expoentes da Teoria Monetária Moderna (MMT), que questiona alguns dos pressupostos da teoria econômica ortodoxa, foi o expositor do terceiro encontro do ciclo “As Várias Faces da Crise: Política, Economia e Violências”. Professor de economia do Bard College, nos Estados Unidos, ele defende que não deveríamos almejar retornar ao estado “normal” da economia na sociedade pós-pandemia.

Facing the Challenges of Covid: Can We Ever Return to Normal? And Why Would We Want to Do So? - Leia mais…

Conhecimento, Ciência, Tecnologia e Valores - 1º Encontro

por Sergio R V Bernardo — última modificação 11/06/2020 05:46

Primeiro encontro do Ciclo Fundamentação dos Conteúdos da Educação Básica promovido pela Cátedra de Educação Básica da USP em 2020.

Conhecimento, Ciência, Tecnologia e Valores - 1º Encontro - Leia mais…

O Conceito de Igualdade e o Sistema de Justiça: Reflexões a partir do Livro “Pensando como um negro: ensaio de hermenêutica jurídica”

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/06/2020 16:29

Com o intuito de fundamentar as práticas que possam levar à igualdade e à justiça social efetivas, os expositores deste seminário utilizaram o livro de Adilson José Moreira, um dos expositores, para discutir como pensar e construir o direito a partir da lógica de quem é subalterno.

O Conceito de Igualdade e o Sistema de Justiça: Reflexões a partir do Livro “Pensando como um negro: ensaio de hermenêutica jurídica” - Leia mais…

Covid-19: Políticas Públicas e as Respostas da Sociedade (WEBINÁRIO)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/06/2020 16:32

Neste seminário, coordenadores da Rede de Pesquisa Solidária avaliaram a atuação do governo e da sociedade brasileira no combate à disseminação do novo coronavírus e os efeitos socioeconômicos da pandemia.

Covid-19: Políticas Públicas e as Respostas da Sociedade (WEBINÁRIO) - Leia mais…

Moeda e Gasto Público: Reflexões em Tempos de Pandemia e Após

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/06/2020 16:34

Os efeitos da pandemia do coronavírus para a sociedade e a economia têm suscitado discussões acerca do papel do governo na crise: ele pode gastar para mitigar os efeitos dessa tragédia humanitária? Neste webinar, duas economistas da Unicamp abordaram as respostas e visões de diferentes especialistas do Brasil e do mundo sobre essa questão.

Moeda e Gasto Público: Reflexões em Tempos de Pandemia e Após - Leia mais…

I Videojornada da Operação Primatas: Abordagens para a Conservação dos Muriquis

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/06/2020 15:15

Este seminário virtual abordou os trabalhos de recuperação da população de muriquis, espécie exclusiva da Mata Atlântica e severamente ameaçada de extinção. Uma das conferencistas foi a principal especialista no tema, a primatologista Karen Strier, que dedica-se à pesquisa sobre os muriquis há 40 anos.

I Videojornada da Operação Primatas: Abordagens para a Conservação dos Muriquis - Leia mais…

Práticas Comunitárias e Comunicação para Vencer a Crise: O que essas Experiências Estão nos Mostrando?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/06/2020 15:13

Os pesquisadores Pedro Jacobi e Luís Eduardo Tavares discutiram as perspectivas de autogestão e auto-organização comunitárias para o enfrentamento da Covid-19.

Práticas Comunitárias e Comunicação para Vencer a Crise: O que essas Experiências Estão nos Mostrando? - Leia mais…

Vetores Saudáveis: O Relacionamento entre Pandemias, Clima e Biodiversidade

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/06/2020 15:20

Os participantes do encontro abordaram como as mudanças climáticas e o desequilíbrio da biodiversidade estão relacionados à crescente vulnerabilidade de nossa sociedade a novas pandemias.

Vetores Saudáveis: O Relacionamento entre Pandemias, Clima e Biodiversidade - Leia mais…

Família, Violência e Trauma em Tempos de Pandemia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 12/06/2020 15:23

O isolamento social necessário para conter o coronavírus veio acompanhado do aumento da violência doméstica. Neste webinar, o tema foi discutido em suas dimensões socioculturais e psíquicas pela psicóloga Belinda Mandelbaum, especialista em questões de família.

Família, Violência e Trauma em Tempos de Pandemia - Leia mais…

Minicursos de Educação Aberta Digital (EAbD) - Bloco 1 - Não é Possível Ensinar Tudo: As Virtudes das Ideias Fundamentais

por Sergio R V Bernardo — última modificação 11/06/2020 05:48

Ideias fundamentais em cada disciplina: um critério para discernir. Ideias fundamentais da matemática: um elenco. Exploração de ideias como as de Proporcionalidade, Equivalência, Ordem, Aproximação. Algumas ideias fundamentais transdisciplinares: Rede, Indício, Iceberg, Mapa, Narrativa, Fusão de Horizontes, Constelação.

Minicursos de Educação Aberta Digital (EAbD) - Bloco 1 - Não é Possível Ensinar Tudo: As Virtudes das Ideias Fundamentais - Leia mais…

Minicursos de Educação Aberta Digital (EAbD) - Bloco 1 - Jogos Para Aprender a Raciocinar

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/06/2020 22:52

O que é e por que aprender a raciocinar? Os jogos KenKen e Sudoku como práticas de raciocínio. Como utilizar os jogos KenKen e Sudoku em alunos da Escola Fundamental ou da Escola de Jovens e Adultos? O que é raciocinar em nível operatório concreto ou em nível formal ou hipotético dedutivo?

Minicursos de Educação Aberta Digital (EAbD) - Bloco 1 - Jogos Para Aprender a Raciocinar - Leia mais…

Vetores Saudáveis: Possível Reconfiguração dos Modelos Educacionais Pós-Pandemia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/05/2020 08:53

Em paralelo ao esforço prioritário de contribuir para abrandar as consequências nefastas da atual crise deflagrada pela disseminação do SARS-CoV-2, cabe às instituições acadêmicas abrir espaços para o pensamento coletivo sobre a reconfiguração da sociedade humana pós-pandemia. Este foi o primeiro encontro de um ciclo online sobre a construção de uma sociedade humana saudável, que permita às pessoas bem-estar físico, mental e social.

Vetores Saudáveis: Possível Reconfiguração dos Modelos Educacionais Pós-Pandemia - Leia mais…

Vida, Saúde, Ciência e Educação (e Pandemias...) - 1º Colóquio

por Sergio R V Bernardo — última modificação 11/06/2020 05:49

Primeiro colóquio do Ciclo Fundamentação dos Conteúdos da Educação Básica promovido pela Cátedra de Educação Básica da USP em 2020.

Vida, Saúde, Ciência e Educação (e Pandemias...) - 1º Colóquio - Leia mais…

Confinamento, Desigualdade e Vida Urbana - 2º Encontro

por Sergio R V Bernardo — última modificação 12/05/2020 18:49

Com um olhar urbano sobre o confinamento e a pandemia do coronavírus, geógrafos, urbanistas e uma cientista social se reuniram virtualmente para refletir sobre as radicais mudanças impostas pela crise. Outro aspecto analisado foi a diferença de cotidianos, uma vez que a quarentena se realiza de maneira desigual entre a população.

Confinamento, Desigualdade e Vida Urbana - 2º Encontro - Leia mais…

Confiança no Jornalismo e Cobertura da Covid-19

por Sergio R V Bernardo — última modificação 12/05/2020 18:51

A cobertura jornalística da pandemia do coronavírus foi o tema de um debate online com a jornalista e repórter especial da Folha de S.Paulo Cláudia Collucci, especialista em temas de saúde pública. A conversa também tratou das maneiras de estabelecer uma relação de confiança com o público sobre o tema, os impactos das fake news e o uso de mídias sociais por atores governamentais e leigos no debate público sobre a pandemia.

Confiança no Jornalismo e Cobertura da Covid-19 - Leia mais…

Confinamento, Desigualdade e Vida Urbana - 1º Encontro

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/05/2020 13:56

Com um olhar urbano sobre o confinamento e a pandemia do coronavírus, geógrafos, urbanistas e uma cientista social se reuniram virtualmente para refletir sobre as radicais mudanças impostas pela crise. Outro aspecto analisado foi a diferença de cotidianos, uma vez que a quarentena se realiza de maneira desigual entre a população.

Confinamento, Desigualdade e Vida Urbana - 1º Encontro - Leia mais…

Lançamento da Nova Programação 2020

por Sergio R V Bernardo — última modificação 11/06/2020 05:45

A Nova Programação 2020 muda a orientação da atual estratégia de atuação da Cátedra IEA/Itaú Social, utilizando os meios digitais para dirigir-se diretamente à comunidade de educadores. Serão mantidas as atividades previstas (seminários, cursos, colóquios), porém reprogramadas em formatos EAbD (Educação Aberta Digital).

Lançamento da Nova Programação 2020 - Leia mais…

Prevenir, Dialogar e Cooperar: Novos Caminhos Pós-Covid-19

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/05/2020 12:01

Cinco pesquisadores do IEA analisaram as perspectivas do mundo pós-Covid-19 em cinco áreas: socioambiental, educação, filantropia, cultura e inteligência artificial.

Prevenir, Dialogar e Cooperar: Novos Caminhos Pós-Covid-19 - Leia mais…

V Encontro Interdisciplinar em Sociologia do Esporte: Corpo, Violência e Gênero - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/05/2020 11:57

A presença das mulheres no futebol e a renovação da cultura esportiva foram alguns dos temas discutidos neste seminário, que abordou conceitos do esporte relacionados à sociologia, cultura e filosofia. Centrado em eixos temáticos — corpo, violência, gênero e relações diplomáticas —, o encontro também discutiu aspectos do mercado de transferências do futebol profissional.

V Encontro Interdisciplinar em Sociologia do Esporte: Corpo, Violência e Gênero - Parte 2 de 2 - Leia mais…

V Encontro Interdisciplinar em Sociologia do Esporte: Corpo, Violência e Gênero - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/05/2020 11:57

A presença das mulheres no futebol e a renovação da cultura esportiva foram alguns dos temas discutidos neste seminário, que abordou conceitos do esporte relacionados à sociologia, cultura e filosofia. Centrado em eixos temáticos — corpo, violência, gênero e relações diplomáticas —, o encontro também discutiu aspectos do mercado de transferências do futebol profissional.

V Encontro Interdisciplinar em Sociologia do Esporte: Corpo, Violência e Gênero - Parte 1 de 2 - Leia mais…

Simpósios USP Cidades Globais 2020 (1º encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 24/04/2020 10:17

O músico e cientista social Victor Kinjo promoveu um debate virtual sobre rios, cultura e sustentabilidade. Pesquisador do Programa USP Cidades Globais, ele apresentou os os pontos principais de sua pesquisa de pós-doutorado, sobre o processo de revitalização de rios, e como a pandemia do coronavírus tem afetado suas perspectivas.

Simpósios USP Cidades Globais 2020 (1º encontro) - Leia mais…

Mudanças Climáticas Pós-COP 25 - Perspectivas Femininas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 20/03/2020 17:12

Para destacar a visão feminina sobre as mudanças climáticas, o seminário recebeu cinco mulheres envolvidas em atividades na gestão pública, na academia, em organizações da sociedade civil e no jornalismo. A discussão foi baseada nas decisões tomadas — ou postergadas — na COP 25, conferência da ONU sobre as alterações climáticas realizada em dezembro de 2019.

Mudanças Climáticas Pós-COP 25 - Perspectivas Femininas - Leia mais…

A Covid-19 na cidade: O impacto da Desigualdade

por Sergio R V Bernardo — última modificação 20/03/2020 17:33

O arquiteto Carlos Hernández Arriagada, professor da Universidade Mackenzie e pesquisador do Programa USP Cidades Globais, do IEA, analisa os possíveis impactos de uma eventual transmissão do novo coronavírus em regiões periféricas da cidade de São Paulo. Esse vídeo faz parte da "Reunião sobre medidas de mitigação da Covid-19" que aconteceu em 12 de março de 2020.

A Covid-19 na cidade: O impacto da Desigualdade - Leia mais…

Covid-19: Existem vacinas? Qual a influência do Clima?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 20/03/2020 17:25

Os pesquisadores Jorge Kalil, Marcos Buckeridge e Edécio Cunha Neto discutem o que se sabe, até o momento, a respeito de futuras vacinas e da influência do clima na transmissão do novo coronavírus. Esse vídeo faz parte da "Reunião sobre medidas de mitigação da Covid-19" que aconteceu em 12 de março de 2020.

Covid-19: Existem vacinas? Qual a influência do Clima? - Leia mais…

O que é a Covid-19 e como evitá-la

por Sergio R V Bernardo — última modificação 20/03/2020 17:25

Paolo Zanotto, professor e pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, explica o que se sabe sobre o vírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19, e as medidas necessárias para evitar a disseminação da doença no Brasil. Esse vídeo faz parte da "Reunião sobre medidas de mitigação da Covid-19" que aconteceu em 12 de março de 2020.

O que é a Covid-19 e como evitá-la - Leia mais…

Reunião sobre medidas de mitigação do Covid-19

por Sergio R V Bernardo — última modificação 20/03/2020 13:07

Reunião com especialistas para discutir as consequências da chegada do Covid-19 no território brasileiro e como evitar que a doença se alastre rapidamente.

Reunião sobre medidas de mitigação do Covid-19 - Leia mais…

Contribuições das Línguas Africanas na Constituição das Línguas Gerais

por Sergio R V Bernardo — última modificação 20/03/2020 17:17

O seminário examinou a convivência multiétnica e multilíngue dos aldeamentos jesuítas, engenhos e lavouras, e como o relacionamento entre negros e indígenas deixou marcas da língua de Angola no tupi.

Contribuições das Línguas Africanas na Constituição das Línguas Gerais - Leia mais…

Eleição IEA: Propostas 2020-2024

por Sergio R V Bernardo — última modificação 11/03/2020 11:29

Candidatos a diretor e vice-diretora do IEA para a gestão 2020-2024, Guilherme Ary Plonski e Roseli de Deus Lopes apresentaram o programa de gestão “Inovação, Excelência, Abertura”. Eles detalharam suas propostas para os próximos quatro anos e responderam perguntas de pesquisadores e da comunidade acadêmica.

Eleição IEA: Propostas 2020-2024 - Leia mais…

Informações sobre Biodiversidade sem Fronteiras: Aproveitando o Big Data para o Desenvolvimento Sustentável

por Sergio R V Bernardo — última modificação 11/03/2020 11:18

Tim Hirsch, da Global Biodiversity Information Facility (GBIF), explicou como pesquisas em áreas como mudanças climáticas, segurança alimentar e saúde podem se valer do acesso a dados agregados sobre a biodiversidade da Terra. Hirsch também falou sobre a estrutura e ferramentas da GBIF, uma vez que a rede internacional tem como objetivo “fornecer a qualquer pessoa, em qualquer lugar, acesso aberto a dados sobre todos os tipos de vida na Terra”.

Informações sobre Biodiversidade sem Fronteiras: Aproveitando o Big Data para o Desenvolvimento Sustentável - Leia mais…

BrCidades: Por um Projeto Coletivo para as Cidades do Brasil

por Sergio R V Bernardo — última modificação 11/03/2020 11:15

A rede BrCidades lançou no IEA uma agenda com propostas destinadas a governos e à sociedade civil, construída coletivamente após dois anos de trabalho e contribuições de 16 núcleos estaduais. O encontro reuniu membros da rede, arquitetos, urbanistas, pesquisadores e professores universitários para debater as pautas levantadas pela agenda.

BrCidades: Por um Projeto Coletivo para as Cidades do Brasil - Leia mais…

Pensamento Sistêmico e Modelagem Integrada: as Relações entre Saúde e Mudanças Climáticas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 11/03/2020 11:08

Os participantes do seminário discutiram como introduzir a teoria do pensamento sistêmico nas relações entre os efeitos das mudanças climáticas e o bem-estar da sociedade. Também apresentaram ao público o Mimes (Multiscale Integrated Model of Ecosystem Services), uma técnica de modelagem integrada de sistemas aplicada às questões relativas à saúde e suas interfaces com as mudanças climáticas.

Pensamento Sistêmico e Modelagem Integrada: as Relações entre Saúde e Mudanças Climáticas - Leia mais…

Conversa com Jean-Pierre Dupuy

por Sergio R V Bernardo — última modificação 04/03/2020 15:39

Jean-Pierre Dupuy, autor de mais de 40 livros sobre os mais candentes desafios contemporâneos, participou de uma conversa com três dos mais renomados autores brasileiros sobre as incertezas da sustentabilidade global. O diálogo foi dividido em quatro etapas: 1. Complexidade e auto-transcendência; 2. O futuro como auto-transcendência; 3. O tempo que nos é deixado; 4. Crítica da ecologia apocalíptica (conhecida como “Colapsologia” na França).

Conversa com Jean-Pierre Dupuy - Leia mais…

Periferias Insurgentes

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/05/2020 13:11

Projeto tem como objetivo construir um observatório das iniciativas de coletivos culturais periféricos na cidade de São Paulo, em particular os fomentados por programas oficiais da prefeitura municipal, verificando os processos de comunicação construídos por estas experiências e as relações institucionais desenvolvidas por estes grupos com organismos oficiais e as comunidades onde atuam.

Periferias Insurgentes - Leia mais…

Novas Formas de Trabalho no Capitalismo de Plataforma

por Sergio R V Bernardo — última modificação 12/02/2020 13:35

O estudo do impacto das inovações tecnológicas na organização da produção e no mundo do trabalho envolve uma variedade de possibilidades, desde a abordagem de efeitos projetados sobre o que será o trabalho no futuro - como a capacitação que será exigida dos trabalhadores - até a forma pela qual deve ocorrer a interação entre o direito e as novas formas de trabalho. O tema foi discutido pelo procurador Renan Bernardi Kalil, do Ministério Público do Trabalho do Estado de São Paulo, que pesquisa essa relações.

Novas Formas de Trabalho no Capitalismo de Plataforma - Leia mais…

Afetando Tecnologias, Maquinando Inteligências - Parte 3 de 3

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/03/2020 09:27

Em três dias de atividades, pesquisadores, artistas e ativistas que trabalham criticamente questões de tecnologia, computação, arte e humanidades buscaram desmontar clichês relacionados a tecnologias da informação, inteligência artificial e aprendizado de máquina para, então, construir um entendimento coletivo sobre tais ferramentas e instrumentos. Estes, conforme avaliação dos organizadores, estão cada vez mais impregnados nos tecidos sociais e cívicos em todo o mundo, codificando injustiças coloniais em infraestruturas globais de informação.

Afetando Tecnologias, Maquinando Inteligências - Parte 3 de 3 - Leia mais…

Afetando Tecnologias, Maquinando Inteligências - Parte 2 de 3

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/03/2020 09:26

Em três dias de atividades, pesquisadores, artistas e ativistas que trabalham criticamente questões de tecnologia, computação, arte e humanidades buscaram desmontar clichês relacionados a tecnologias da informação, inteligência artificial e aprendizado de máquina para, então, construir um entendimento coletivo sobre tais ferramentas e instrumentos. Estes, conforme avaliação dos organizadores, estão cada vez mais impregnados nos tecidos sociais e cívicos em todo o mundo, codificando injustiças coloniais em infraestruturas globais de informação.

Afetando Tecnologias, Maquinando Inteligências - Parte 2 de 3 - Leia mais…

Afetando Tecnologias, Maquinando Inteligências - Parte 1 de 3

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/03/2020 09:26

Em três dias de atividades, pesquisadores, artistas e ativistas que trabalham criticamente questões de tecnologia, computação, arte e humanidades buscaram desmontar clichês relacionados a tecnologias da informação, inteligência artificial e aprendizado de máquina para, então, construir um entendimento coletivo sobre tais ferramentas e instrumentos. Estes, conforme avaliação dos organizadores, estão cada vez mais impregnados nos tecidos sociais e cívicos em todo o mundo, codificando injustiças coloniais em infraestruturas globais de informação.

Afetando Tecnologias, Maquinando Inteligências - Parte 1 de 3 - Leia mais…

Ceticismo, Empiria e Pensamento Político

por Sergio R V Bernardo — última modificação 20/12/2019 14:41

Neste encontro, o filósofo Luiz Felipe Pondé abordou o lugar do ceticismo anglo-saxão no pensamento político contemporâneo – tradição intelectual representada por autores como James Madison, Alexander Hamilton, Michael Oakeshott e Thomas Sowell, que permanece praticamente sem espaço no debate acadêmico brasileiro.

Ceticismo, Empiria e Pensamento Político - Leia mais…

Uberização: A Era do Trabalhador Just-in-time

por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/12/2019 13:15

A situação de profissionais que arcam com riscos e custos em trabalhos que não oferecem direitos e proteções sociais tem sido chamada de “uberização”. O termo define, segundo pesquisadores, uma nova forma de controle, gerenciamento e organização do trabalho, marcada pela precariedade e poucos vínculos entre o empregador e o trabalhador. Neste seminário, a socióloga Ludmila Abílio analisou a relação entre o Estado e as inovações tecnológicas e as características estruturais do mercado de trabalho brasileiro.

Uberização: A Era do Trabalhador Just-in-time - Leia mais…

Risks & Human Rights

por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/12/2019 13:02

Tanja Tajmel, da Concordia University, no Canadá, abordou as possibilidades de ampliação da diversidade em turmas de alunos nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Segundo ela, equidade, diversidade e inclusão são hoje palavras-chave na academia norte-americana. Por isso, muitas iniciativas são motivadas pela preocupação em incluir, por exemplo, mulheres, negros e indígenas nestas áreas.

Risks & Human Rights - Leia mais…

Encontro com Helena Nader e Paulo Herkenhoff

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/12/2019 11:49

O 19º e último encontro da Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral foi um balanço dos debates realizados ao longo do semestre. Formuladores do programa da jornada, a biomédica Helena Nader e o curador e historiador de arte Paulo Herkenhoff receberam Eduardo Saron, Guilherme Ary Plonski e Martin Grossmann para repassar as discussões promovidas durante os 18 encontros.

Encontro com Helena Nader e Paulo Herkenhoff - Leia mais…

Sharing Paths: Building an International Academic Career as a Young Researcher in Entrepreneurship and Innovation

por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/12/2019 12:49

Com o intuito de mostrar as possibilidades de uma carreira internacional em empreendedorismo e inovação para jovens pesquisadores, este seminário recebeu dois pesquisadores da Jönköping International Business School (JIBS), da Suécia, que compartilharam experiências e aprendizados de suas jornadas.

Sharing Paths: Building an International Academic Career as a Young Researcher in Entrepreneurship and Innovation - Leia mais…

Opressões, Existências e Resistências - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/12/2019 14:55

Mestrandos e doutorandos do Núcleo de Apoio à Pesquisa do Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação (Celacc) apresentaram seus projetos de pesquisa neste colóquio. Os projetos tratam de iniciativas socioculturais de grupos de cidadãos em territórios periféricos, focando nos circuitos comunicativos entre esses espaços e os centros de poder, analisando as ressignificações, as construções de narrativas e os mecanismos de opressão sistemáticos e simbólicos enfrentados por estes grupos.

Opressões, Existências e Resistências - Parte 2 de 2 - Leia mais…

Opressões, Existências e Resistências - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/12/2019 14:54

Mestrandos e doutorandos do Núcleo de Apoio à Pesquisa do Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação (Celacc) apresentaram seus projetos de pesquisa neste colóquio. Os projetos tratam de iniciativas socioculturais de grupos de cidadãos em territórios periféricos, focando nos circuitos comunicativos entre esses espaços e os centros de poder, analisando as ressignificações, as construções de narrativas e os mecanismos de opressão sistemáticos e simbólicos enfrentados por estes grupos.

Opressões, Existências e Resistências - Parte 1 de 2 - Leia mais…

Fundo Social na USP: Ciência Aplicada às Políticas Públicas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/12/2019 12:51

O objetivo do encontro foi estabelecer uma interação do Fundo Social do Estado de São Paulo (FUSSP) com a comunidade acadêmica, visando a formação de uma rede de pesquisadores interessados em atuar conjuntamente com o Fundo para produzir pesquisas e subsidiar a (re)formulação, implementação, monitoramento, avaliação e experimentação de políticas públicas voltadas ao atendimento a populações em situação de vulnerabilidade social.

Fundo Social na USP: Ciência Aplicada às Políticas Públicas - Leia mais…

Monetização Lúdica em Cidades Criativas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/12/2019 12:21

Este seminário reuniu especialistas em FinTechs (empresas nascentes inovadoras em finanças), ativistas no campo das moedas sociais e complementares, pesquisadores das áreas jurídica, contábil, econômica e tecnológica. O debate abordou as tendências e os desafios da convergência entre moedas digitais, novas tecnologias e inclusão criativa na sociedade do conhecimento e na economia da informação.

Monetização Lúdica em Cidades Criativas - Leia mais…

Apresentação de Kiara Terra

por Sergio R V Bernardo — última modificação 12/12/2019 13:57

Apresentação da artista Kiara Terra, abertura do encontro "Sistematização e Propostas", o 4° e último do ciclo "A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes".

Apresentação de Kiara Terra - Leia mais…

Cátedra de Educação Básica (4º Encontro): Sistematização e Propostas - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/12/2019 11:52

O ciclo "A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes" é centrado na profissão e na formação de professores, bem como na escola e suas funções de condução da aprendizagem, vivência e produção cultural, protagonismo comunitário e inclusão social. O quarto e último encontro concluiu e sistematizou as propostas das nove oficinas de trabalho realizadas.

Cátedra de Educação Básica (4º Encontro): Sistematização e Propostas - Parte 2 de 2 - Leia mais…

Cátedra de Educação Básica (4º Encontro): Sistematização e Propostas - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/12/2019 11:52

O ciclo "A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes" é centrado na profissão e na formação de professores, bem como na escola e suas funções de condução da aprendizagem, vivência e produção cultural, protagonismo comunitário e inclusão social. O quarto e último encontro concluiu e sistematizou as propostas das nove oficinas de trabalho realizadas.

Cátedra de Educação Básica (4º Encontro): Sistematização e Propostas - Parte 1 de 2 - Leia mais…

Decoração dos Espaços Religiosos Católicos no Brasil: Continuidades e Rupturas - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/12/2019 13:27

Pesquisadores analisaram, neste seminário, os estudos atuais sobre o patrimônio histórico-artístico conservado em espaços religiosos no Brasil. Segundo eles, este patrimônio representa uma área extensa da história da arte e da arquitetura brasileiras, com relevância estética e cultural, e deve ser valorizado e preservado.

Decoração dos Espaços Religiosos Católicos no Brasil: Continuidades e Rupturas - Parte 2 de 2 - Leia mais…

IV Encontro Interdisciplinar em Sociologia do Esporte - Tecnologias, Patrimônio e Políticas Públicas - Parte 5 de 5

por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/12/2019 13:06

A quarta edição do Encontro Interdisciplinar em Sociologia do Esporte teve como objetivo aprofundar algumas temáticas referentes às práticas esportivas e suas significações culturais, questionando o seu papel como indicador de repertórios de identidade num universo assinalado por disputas políticas e simbólicas. A discussão foi centrada em torno de três eixos temáticos: tecnologias, patrimônio e políticas públicas.

IV Encontro Interdisciplinar em Sociologia do Esporte - Tecnologias, Patrimônio e Políticas Públicas - Parte 5 de 5 - Leia mais…

Risk & Scientific Investigation at School

por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/12/2019 13:03

O 5º seminário do ciclo "As Várias Faces do Risco e os Desafios da Educação na Sociedade Contemporânea" recebeu Ralph Levinson, da Faculty of Education-University (Londres). Levinson argumenta que a pesquisa em ciência, tecnologia, engenharia e matemática tende a se concentrar no consumismo em um contexto neoliberal, ocultando as injustiças da produção. Para ele, uma abordagem realista e crítica pode fornecer justificativas fundamentais para uma interdisciplinaridade voltada à emancipação humana e à ação transformadora rumo à justiça social.

Risk & Scientific Investigation at School - Leia mais…

Decoração dos Espaços Religiosos Católicos no Brasil: Continuidades e Rupturas - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/12/2019 13:27

Pesquisadores analisaram, neste seminário, os estudos atuais sobre o patrimônio histórico-artístico conservado em espaços religiosos no Brasil. Segundo eles, este patrimônio representa uma área extensa da história da arte e da arquitetura brasileiras, com relevância estética e cultural, e deve ser valorizado e preservado.

Decoração dos Espaços Religiosos Católicos no Brasil: Continuidades e Rupturas - Parte 1 de 2 - Leia mais…

A Inovação na Pesquisa em Obesidade Infantil e Adolescente - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/12/2019 18:16

O workshop tratou da inovação na pesquisa em obesidade infantil e adolescente, abordando a epidemiologia, os estudos de geolocalização, a obesidade da pobreza e da baixa renda, os aspectos genéticos e da atividade física, condições associadas como a asma e os fatores de distorção de conceitos epidemiológicos e de associação causa-efeito.

A Inovação na Pesquisa em Obesidade Infantil e Adolescente - Parte 2 de 2 - Leia mais…

A Inovação na Pesquisa em Obesidade Infantil e Adolescente - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/12/2019 18:16

O workshop tratou da inovação na pesquisa em obesidade infantil e adolescente, abordando a epidemiologia, os estudos de geolocalização, a obesidade da pobreza e da baixa renda, os aspectos genéticos e da atividade física, condições associadas como a asma e os fatores de distorção de conceitos epidemiológicos e de associação causa-efeito.

A Inovação na Pesquisa em Obesidade Infantil e Adolescente - Parte 1 de 2 - Leia mais…

IV Encontro Interdisciplinar em Sociologia do Esporte - Tecnologias, Patrimônio e Políticas Públicas - Parte 4 de 5

por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/12/2019 13:06

A quarta edição do Encontro Interdisciplinar em Sociologia do Esporte teve como objetivo aprofundar algumas temáticas referentes às práticas esportivas e suas significações culturais, questionando o seu papel como indicador de repertórios de identidade num universo assinalado por disputas políticas e simbólicas. A discussão foi centrada em torno de três eixos temáticos: tecnologias, patrimônio e políticas públicas.

IV Encontro Interdisciplinar em Sociologia do Esporte - Tecnologias, Patrimônio e Políticas Públicas - Parte 4 de 5 - Leia mais…

IV Encontro Interdisciplinar em Sociologia do Esporte - Tecnologias, Patrimônio e Políticas Públicas - Parte 3 de 5

por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/12/2019 13:06

A quarta edição do Encontro Interdisciplinar em Sociologia do Esporte teve como objetivo aprofundar algumas temáticas referentes às práticas esportivas e suas significações culturais, questionando o seu papel como indicador de repertórios de identidade num universo assinalado por disputas políticas e simbólicas. A discussão foi centrada em torno de três eixos temáticos: tecnologias, patrimônio e políticas públicas.

IV Encontro Interdisciplinar em Sociologia do Esporte - Tecnologias, Patrimônio e Políticas Públicas - Parte 3 de 5 - Leia mais…

Diálogos Norte-Sul - Relação Ciência e Clima e a COP 25 - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/12/2019 17:50

Às vésperas da Conferência das Partes (COP) 25, pesquisadores, ativistas e representantes de órgão de governo, da sociedade civil e de meios de comunicação do Brasil, Uruguai e Portugal se reuniram para analisar as estratégias que poderão ser adotadas em políticas de mudanças climáticas voltadas à mitigação e adaptação.

Diálogos Norte-Sul - Relação Ciência e Clima e a COP 25 - Parte 2 de 2 - Leia mais…

Diálogos Norte-Sul - Relação Ciência e Clima e a COP 25 - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/12/2019 17:49

Às vésperas da Conferência das Partes (COP) 25, pesquisadores, ativistas e representantes de órgão de governo, da sociedade civil e de meios de comunicação do Brasil, Uruguai e Portugal se reuniram para analisar as estratégias que poderão ser adotadas em políticas de mudanças climáticas voltadas à mitigação e adaptação.

Diálogos Norte-Sul - Relação Ciência e Clima e a COP 25 - Parte 1 de 2 - Leia mais…

Workshop Sono e Controle Motor - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/12/2019 16:14

O workshop reuniu especialistas das áreas de controle motor e biologia do sono para apresentações e experimentos. O grupo que organizou o encontro é sediado na Escola Politécnica e formado por engenheiros, fisioterapeutas, biólogos e cientistas do movimento. No encontro, foram apresentados resultados de um experimento do grupo envolvendo problemas no desempenho motor de estudantes em período de provas.

Workshop Sono e Controle Motor - Parte 2 de 2 - Leia mais…

IV Encontro Interdisciplinar em Sociologia do Esporte - Tecnologias, Patrimônio e Políticas Públicas - Parte 2 de 5

por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/12/2019 13:05

A quarta edição do Encontro Interdisciplinar em Sociologia do Esporte teve como objetivo aprofundar algumas temáticas referentes às práticas esportivas e suas significações culturais, questionando o seu papel como indicador de repertórios de identidade num universo assinalado por disputas políticas e simbólicas. A discussão foi centrada em torno de três eixos temáticos: tecnologias, patrimônio e políticas públicas.

IV Encontro Interdisciplinar em Sociologia do Esporte - Tecnologias, Patrimônio e Políticas Públicas - Parte 2 de 5 - Leia mais…

IV Encontro Interdisciplinar em Sociologia do Esporte - Tecnologias, Patrimônio e Políticas Públicas - Parte 1 de 5

por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/12/2019 13:05

A quarta edição do Encontro Interdisciplinar em Sociologia do Esporte teve como objetivo aprofundar algumas temáticas referentes às práticas esportivas e suas significações culturais, questionando o seu papel como indicador de repertórios de identidade num universo assinalado por disputas políticas e simbólicas. A discussão foi centrada em torno de três eixos temáticos: tecnologias, patrimônio e políticas públicas.

IV Encontro Interdisciplinar em Sociologia do Esporte - Tecnologias, Patrimônio e Políticas Públicas - Parte 1 de 5 - Leia mais…

Workshop Sono e Controle Motor - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/12/2019 16:14

O workshop reuniu especialistas das áreas de controle motor e biologia do sono para apresentações e experimentos. O grupo que organizou o encontro é sediado na Escola Politécnica e formado por engenheiros, fisioterapeutas, biólogos e cientistas do movimento. No encontro, foram apresentados resultados de um experimento do grupo envolvendo problemas no desempenho motor de estudantes em período de provas.

Workshop Sono e Controle Motor - Parte 1 de 2 - Leia mais…

Água e Energia em São Paulo - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/12/2019 14:57

Este encontro teve palestras de professores e pesquisadores que abordaram a relação do Estado de São Paulo com os seus recursos hídricos e energéticos, seja do ponto de vista ambiental, social, tecnológico ou histórico.

Água e Energia em São Paulo - Parte 2 de 2 - Leia mais…

Consciência em Debate - Diálogos entre as Neurociências, Engenharias e Filosofia da Mente

por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/12/2019 12:41

Neste seminário, pesquisadores discutiram as convergências e divergências do conceito de consciência utilizado nas áreas de bioengenharia e neurobiologia, filosofia da mente e engenharia da computação. Segundo os organizadores, a consciência vem desafiando cientistas de várias disciplinas, principalmente aquelas que se propõem a compreender o cérebro humano, e seu estudo é fundamental para a compreensão dos processos cerebrais e suas implementações em sistemas artificiais.

Consciência em Debate - Diálogos entre as Neurociências, Engenharias e Filosofia da Mente - Leia mais…

Água e Energia em São Paulo - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/12/2019 14:56

Este encontro teve palestras de professores e pesquisadores que abordaram a relação do Estado de São Paulo com os seus recursos hídricos e energéticos, seja do ponto de vista ambiental, social, tecnológico ou histórico.

Água e Energia em São Paulo - Parte 1 de 2 - Leia mais…

Ciclo UrbanSus - Sustentabilidade Urbana: Adaptação, Resiliência e Riscos Climáticos - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/04/2020 11:49

Para analisar o impactos das mudanças climáticas nas áreas urbanas, os pesquisadores avaliaram como secas prolongadas, chuvas intensas e aumento do nível do mar afetarão a vida nas cidades. De acordo com os participantes, os centros urbanos podem contribuir no enfrentamento deste quadro, uma vez que as formas como são planejados e geridos impactam diretamente na sustentabilidade.

Ciclo UrbanSus - Sustentabilidade Urbana: Adaptação, Resiliência e Riscos Climáticos - Parte 2 de 2 - Leia mais…

Alimentos: Gerando Conhecimento para Alimentar o Mundo - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/12/2019 17:33

O seminário reuniu pesquisadores para discutir as possíveis soluções para o desafio da alimentação no mundo e para debater os principais tópicos relacionados à produção e qualidade de alimentos. De acordo com a FAO, a cada quatro segundos uma pessoa morre de fome no mundo, e quase 1 bilhão não têm acesso a uma alimentação de forma que atenda suas necessidades diárias de nutrientes. Paralelamente, tem-se observado o aumento no interesse pela qualidade dos alimentos que são consumidos pela população que busca uma vida mais saudável.

Alimentos: Gerando Conhecimento para Alimentar o Mundo - Parte 2 de 2 - Leia mais…

Ciclo UrbanSus - Sustentabilidade Urbana: Adaptação, Resiliência e Riscos Climáticos - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/12/2019 14:50

Para analisar o impactos das mudanças climáticas nas áreas urbanas, os pesquisadores avaliaram como secas prolongadas, chuvas intensas e aumento do nível do mar afetarão a vida nas cidades. De acordo com os participantes, os centros urbanos podem contribuir no enfrentamento deste quadro, uma vez que as formas como são planejados e geridos impactam diretamente na sustentabilidade.

Ciclo UrbanSus - Sustentabilidade Urbana: Adaptação, Resiliência e Riscos Climáticos - Parte 1 de 2 - Leia mais…

Alimentos: Gerando Conhecimento para Alimentar o Mundo - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/12/2019 17:32

O seminário reuniu pesquisadores para discutir as possíveis soluções para o desafio da alimentação no mundo e para debater os principais tópicos relacionados à produção e qualidade de alimentos. De acordo com a FAO, a cada quatro segundos uma pessoa morre de fome no mundo, e quase 1 bilhão não têm acesso a uma alimentação de forma que atenda suas necessidades diárias de nutrientes. Paralelamente, tem-se observado o aumento no interesse pela qualidade dos alimentos que são consumidos pela população que busca uma vida mais saudável.

Alimentos: Gerando Conhecimento para Alimentar o Mundo - Parte 1 de 2 - Leia mais…

Técnicas de Apagamento e Reconstrução da Memória da Escravidão nos Espaços de Eugenia Urbanística

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/12/2019 18:20

Comemorando a Semana da Consciência Negra, o 18° encontro da Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral discutiu as inúmeras técnicas de controle social que já foram propostas para tentar ocultar a cultura negra.

Técnicas de Apagamento e Reconstrução da Memória da Escravidão nos Espaços de Eugenia Urbanística - Leia mais…

Circular Reasoning: The Rise of Flat Earth Belief

por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/12/2019 13:03

Nesta palestra, o jornalista Michael Marshall contou suas experiências com o movimento terraplanista e examinou suas lideranças e a maneira como raciocionam. Ativista do "ceticismo científico", Marshall tenta entender como pensam as pessoas que têm crenças que não condizem com os princípios científicos.

Circular Reasoning: The Rise of Flat Earth Belief - Leia mais…

Ciclo UrbanSus - Sustentabilidade Urbana: Gestão de Materiais, Processos e Resíduos em Cidades - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/12/2019 14:28

O seminário discutiu as alternativas sustentáveis para minimizar os impactos ambientais e financeiros causados pelos resíduos sólidos nas cidades. O primeiro painel tratou da cidade de São Paulo e seus avanços, retrocessos e desafios na gestão desses materiais. O segundo teve uma visão internacional, com foco na Alemanha, e discutiu os caminhos possíveis para a redução da geração de resíduos e a eliminação dos riscos associados à saúde humana e ecossistemas.

Ciclo UrbanSus - Sustentabilidade Urbana: Gestão de Materiais, Processos e Resíduos em Cidades - Parte 2 de 2 - Leia mais…

Etnologia e Escravidão: (Des)compromissos da Ciência com a Liberdade

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/12/2019 14:00

Comemorando a Semana da Consciência Negra, o 17° encontro da Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral analisou a obra e trajetória da artista Rosana Paulino, que esteve no encontro. Ela tem se dedicado a um vocabulário plástico para dar conta de como o processo de escravização se apropriava dos corpos negros.

Etnologia e Escravidão: (Des)compromissos da Ciência com a Liberdade - Leia mais…

Ciclo UrbanSus - Sustentabilidade Urbana: Gestão de Materiais, Processos e Resíduos em Cidades - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/12/2019 13:53

O seminário discutiu as alternativas sustentáveis para minimizar os impactos ambientais e financeiros causados pelos resíduos sólidos nas cidades. O primeiro painel tratou da cidade de São Paulo e seus avanços, retrocessos e desafios na gestão desses materiais. O segundo teve uma visão internacional, com foco na Alemanha, e discutiu os caminhos possíveis para a redução da geração de resíduos e a eliminação dos riscos associados à saúde humana e ecossistemas.

Ciclo UrbanSus - Sustentabilidade Urbana: Gestão de Materiais, Processos e Resíduos em Cidades - Parte 1 de 2 - Leia mais…

O Centro de Inteligência Artificial - USP/IBM/FAPESP

por Sergio R V Bernardo — última modificação 21/11/2019 14:06

Neste encontro, foi apresentado o Centro de Inteligência Artificial, um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) recentemente selecionado pela IBM e FAPESP e que foi proposto por um consórcio de instituições liderado pela USP. O diretor do novo CPE, Fabio Cozman, e o IBM vice-diretor, Claudio Pinhanez, descreveram o projeto e as principais linhas mestras de pesquisa do Centro.

O Centro de Inteligência Artificial - USP/IBM/FAPESP - Leia mais…

Agricultura Urbana e Segurança Alimentar e Nutricional - O Alimento Orgânico na Alimentação Escolar

por Sergio R V Bernardo — última modificação 20/12/2019 14:50

Ao promover discussões sobre agricultura urbana e segurança alimentar, os participantes deste seminário refletiram sobre as maneiras de responder a dois desafios: como a agricultura urbana pode fomentar a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN); e como garantir a compra de alimentos orgânicos na alimentação escolar.

Agricultura Urbana e Segurança Alimentar e Nutricional - O Alimento Orgânico na Alimentação Escolar - Leia mais…

Só Temos Uma Casa - Lançamento do Relatório Lancet Countdown 2019

por Sergio R V Bernardo — última modificação 21/11/2019 11:47

O relatório Lancet Countdown 2019 chama a atenção para os impactos das mudanças climáticas e para a necessidade urgente de articular respostas sustentáveis a este quadro. Segundo os cientistas que elaboraram o documento, a saúde de quem nascer hoje sofrerá impactos gravíssimos no futuro se nada for feito, podendo ser a primeira geração a viver menos que seus pais. No encontro, eles apresentaram as ações e mudanças que consideram cruciais para impedir este cenário.

Só Temos Uma Casa - Lançamento do Relatório Lancet Countdown 2019 - Leia mais…

Perspectives on Origin of Life - Parte 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 12/02/2020 13:35

Com o objetivo de atrair a atenção para os estudos de uma das principais questões científicas ainda não respondidas, a origem da vida, os participantes do workshop discutiram abordagens e diferentes temáticas de destaque da área.

Perspectives on Origin of Life - Parte 2 - Leia mais…

Perspectives on Origin of Life - Part 1

por Sergio R V Bernardo — última modificação 12/02/2020 13:35

Com o objetivo de atrair a atenção para os estudos de uma das principais questões científicas ainda não respondidas, a origem da vida, os participantes do workshop discutiram abordagens e diferentes temáticas de destaque da área.

Perspectives on Origin of Life - Part 1 - Leia mais…

Evolutionary Approaches to Culture Workshop - Part 2 of 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/11/2019 13:05

O workshop reuniu pesquisadores do Reino Unido, dos Estados Unidos e do Brasil, renomados em suas análises complementares sobre evolução cultural, para debater em torno de abordagens que destacam, ao mesmo tempo, "a diversidade dos processos culturais e a natureza unicamente complexa da cultura humana".

Evolutionary Approaches to Culture Workshop - Part 2 of 2 - Leia mais…

Evolutionary Approaches to Culture Workshop - Part 1 of 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/11/2019 13:04

O workshop reuniu pesquisadores do Reino Unido, dos Estados Unidos e do Brasil, renomados em suas análises complementares sobre evolução cultural, para debater em torno de abordagens que destacam, ao mesmo tempo, "a diversidade dos processos culturais e a natureza unicamente complexa da cultura humana".

Evolutionary Approaches to Culture Workshop - Part 1 of 2 - Leia mais…

Beck Revisitado - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/11/2019 13:26

O quarto encontro do ciclo de seminários "As Várias Faces do Risco e os Desafios da Educação na Sociedade Contemporânea" abordou a necessidade de estabelecer formas de pensar regras de convivência numa sociedade em que a geração de certezas produziu riscos. A partir das temáticas da saúde pública e da inteligência artificial, pesquisadores avaliaram que a construção de pactos de segurança que permitam lidar com as ameaças, reais ou imaginárias, trazidas pelo uso de robôs e de sistemas inteligentes devem ser parte das preocupações de formuladores de políticas públicas, com especial atenção para a área de educação.

Beck Revisitado - Parte 2 de 2 - Leia mais…

The Contribution of Living Labs to Urban Sustainability Transitions: How to Deal with Upscaling?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/11/2019 13:00

O seminário discutiu maneiras de ampliar a escala de implementação de inovações em sustentabilidade urbana. Geralmente, os estudos no campo são feitos em espaços protegidos, conhecidos como “nichos”. Para os pesquisadores, é preciso pensar em uma área mais ampla — conceito conhecido como “upscaling”

The Contribution of Living Labs to Urban Sustainability Transitions: How to Deal with Upscaling? - Leia mais…

Beck Revisitado - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/11/2019 13:26

O quarto encontro do ciclo de seminários "As Várias Faces do Risco e os Desafios da Educação na Sociedade Contemporânea" abordou a necessidade de estabelecer formas de pensar regras de convivência numa sociedade em que a geração de certezas produziu riscos. A partir das temáticas da saúde pública e da inteligência artificial, pesquisadores avaliaram que a construção de pactos de segurança que permitam lidar com as ameaças, reais ou imaginárias, trazidas pelo uso de robôs e de sistemas inteligentes devem ser parte das preocupações de formuladores de políticas públicas, com especial atenção para a área de educação.

Beck Revisitado - Parte 1 de 2 - Leia mais…

Escultura, Física e Política para as Mitologias Indígenas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/11/2019 12:58

Seguindo a temática indígena do encontro anterior, o 16º encontro da “Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral” recebeu o escultor Ernesto Neto, artista que tem buscado a “visão cosmogônica de algumas sociedades indígenas”.

Escultura, Física e Política para as Mitologias Indígenas - Leia mais…

Abordagens Mecânicas para o Eletromagnetismo no Século XIX

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/02/2020 14:04

O seminário tratou do desenvolvimento do eletromagnetismo no século XIX, com foco nas influências mútuas entre a física e a matemática e nas relações entre modelo e realidade. A física Cibelle Celestino Silva, do Instituto de Física de São Carlos (USP), se concentrou na abordagem britânica para o tema, pautada na noção do que hoje é chamado de “campo”. Buscando uma compreensão ampla deste momento da história da física, Silva abordou autores anteriores e posteriores ao físico e matemático britânico James Clerk Maxwell.

Abordagens Mecânicas para o Eletromagnetismo no Século XIX - Leia mais…

O Brasil e a Ignorância Institucional

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/11/2019 12:47

O 7º encontro do ciclo “O que a Ignorância Tem a Nos Ensinar?” tratou da ignorância institucional, potencialmente mais perigosa que a ignorância humana. Enquanto esta é sanável, ao menos em tese, com mais informação, a institucional tende a se cristalizar e ser mais resiliente a tentativas de ajuste. O seminário abordou casos brasileiros e ações possíveis para enfrentar o problema.

O Brasil e a Ignorância Institucional - Leia mais…

História e Mito: os Povos Huni-Kuin e Guarani

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/11/2019 12:55

O 15° encontro da “Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral” abordou as sociedades indígenas huni-kuin e guarani. Com a presença do octogenário pajé Dua Busẽ, da etnia huni-kuin, foram discutidas as estratégias de preservação de suas tradições e a formação dos jovens como herdeiros desse patrimônio cultural. Dos guaranis, foram abordados três importantes aspectos de sua identidade: a “alma” (ava ñe'ë) e a língua; os ancestrais míticos e o conjunto de costumes e mitos que regulam a vida social.

História e Mito: os Povos Huni-Kuin e Guarani - Leia mais…

Jornalismo, Mídias Digitais e Literacia Informacional

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/11/2019 12:43

O jornalista Ricardo Gandour apresentou as conclusões de sua dissertação de mestrado, em que abordou as transformações nos modelos de negócio e modos de produção da cadeia jornalística provocadas pelas tecnologias e mídias digitais. O seminário também teve como expositor o estudante de jornalismo da USP Alexandre Amaral, que tratou do conceito da Unesco sobre literacia midiática, também conhecido como “alfabetização midiática e informacional”.

Jornalismo, Mídias Digitais e Literacia Informacional - Leia mais…

Crises da Democracia: O Papel do Congresso, dos Deputados e dos Partidos - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/11/2019 12:39

Autores do livro “Crises da Democracia: O Papel do Congresso, dos Deputados e dos Partidos” se reuniram no IEA para tratar dos temas abordados na obra. O seminário teve como foco o que os pesquisadores veem como déficits e distorções da democracia, a partir da avaliação do desempenho dos parlamentares brasileiros e dos principais partidos políticos no período entre 1995 e 2010. Aspectos do combate à corrupção e da governança da área da cultura também foram abordados.

Crises da Democracia: O Papel do Congresso, dos Deputados e dos Partidos - Parte 2 de 2 - Leia mais…

Crises da Democracia: O Papel do Congresso, dos Deputados e dos Partidos - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/11/2019 12:38

Autores do livro “Crises da Democracia: O Papel do Congresso, dos Deputados e dos Partidos” se reuniram no IEA para tratar dos temas abordados na obra. O seminário teve como foco o que os pesquisadores veem como déficits e distorções da democracia, a partir da avaliação do desempenho dos parlamentares brasileiros e dos principais partidos políticos no período entre 1995 e 2010. Aspectos do combate à corrupção e da governança da área da cultura também foram abordados.

Crises da Democracia: O Papel do Congresso, dos Deputados e dos Partidos - Parte 1 de 2 - Leia mais…

Brasil, Brasis e sua Complexa Formação Social

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/11/2019 17:18

Os 13º e 14º encontros da “Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral” abordaram a diversidade da sociedade brasileira, sua afirmação na arte e a luta contra a violência a que está sujeita ao longo da história do país. As transformações e a fluidez dasidentidades de gênero contemporâneas e a história constituição da sociedade brasileira foram alguns dos temas tratados.

Brasil, Brasis e sua Complexa Formação Social - Leia mais…

Arte, Gênero, Sexualidade - As Perplexidades do Pensamento Teórico

por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/07/2020 10:32

Os 13º e 14º encontros da “Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral” abordaram a diversidade da sociedade brasileira, sua afirmação na arte e a luta contra a violência a que está sujeita ao longo da história do país. As transformações e a fluidez dasidentidades de gênero contemporâneas e a história constituição da sociedade brasileira foram alguns dos temas tratados.

Arte, Gênero, Sexualidade - As Perplexidades do Pensamento Teórico - Leia mais…

Relações Brasil/França: Imagens, Intermediações e Recepção - Parte 4 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/12/2019 13:18

O colóquio explorou as relações comerciais e culturais entre o Brasil e a França em diferentes épocas. Fonte quase inesgotável de pesquisa, essas relações desenvolveram imaginários nos dois lados do Atlântico, manifestados em relatos de viagem, escritos filosóficos, históricos, sociológicos, obras literárias e artísticas.

Relações Brasil/França: Imagens, Intermediações e Recepção - Parte 4 de 4 - Leia mais…

Relações Brasil/França: Imagens, Intermediações e Recepção - Parte 3 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/11/2019 16:27

O colóquio explorou as relações comerciais e culturais entre o Brasil e a França em diferentes épocas. Fonte quase inesgotável de pesquisa, essas relações desenvolveram imaginários nos dois lados do Atlântico, manifestados em relatos de viagem, escritos filosóficos, históricos, sociológicos, obras literárias e artísticas.

Relações Brasil/França: Imagens, Intermediações e Recepção - Parte 3 de 4 - Leia mais…

Relações Brasil/França: Imagens, Intermediações e Recepção - Parte 2 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/11/2019 16:27

O colóquio explorou as relações comerciais e culturais entre o Brasil e a França em diferentes épocas. Fonte quase inesgotável de pesquisa, essas relações desenvolveram imaginários nos dois lados do Atlântico, manifestados em relatos de viagem, escritos filosóficos, históricos, sociológicos, obras literárias e artísticas.

Relações Brasil/França: Imagens, Intermediações e Recepção - Parte 2 de 4 - Leia mais…

Relações Brasil/França: Imagens, Intermediações e Recepção - Parte 1 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/11/2019 16:43

O colóquio explorou as relações comerciais e culturais entre o Brasil e a França em diferentes épocas. Fonte quase inesgotável de pesquisa, essas relações desenvolveram imaginários nos dois lados do Atlântico, manifestados em relatos de viagem, escritos filosóficos, históricos, sociológicos, obras literárias e artísticas.

Relações Brasil/França: Imagens, Intermediações e Recepção - Parte 1 de 4 - Leia mais…

Escola: Gestão e Docência - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/11/2019 17:22

Este terceiro encontro focou na gestão escolar, tendo como palestra inicial “Gestão e Docência”. As oficinas de trabalho detalharam o assunto em temáticas específicas: “ O espaço aula”, “A escola além da aula” e “O trabalho coletivo”. O objetivo do encontro era avaliar como a escola conduz seu projeto pedagógico.

Escola: Gestão e Docência - Parte 2 de 2 - Leia mais…

Escola: Gestão e Docência - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/11/2019 17:22

Este terceiro encontro focou na gestão escolar, tendo como palestra inicial “Gestão e Docência”. As oficinas de trabalho detalharam o assunto em temáticas específicas: “ O espaço aula”, “A escola além da aula” e “O trabalho coletivo”. O objetivo do encontro era avaliar como a escola conduz seu projeto pedagógico.

Escola: Gestão e Docência - Parte 1 de 2 - Leia mais…

Ignorância, Autoengano e Crenças Paranormais: Uma Análise pela Psicologia do Ilusionismo

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/12/2019 12:40

No 6º encontro do ciclo "O que a Ignorância tem a nos ensinar?", o professor do Instituto de Psicologia da USP Wellington Zangari explicou como, em sua visão, os ilusionistas e pseudo-paranormais controlam a cognição, a percepção, a memória e a atenção de seus expectadores para levá-los a ter "experiências do impossível". Ao mostrar algumas dessas experiências, ele refletiu a respeito dos processos psicológicos, psicossociais e neurológicos que permitem sua ocorrência.

Ignorância, Autoengano e Crenças Paranormais: Uma Análise pela Psicologia do Ilusionismo - Leia mais…

O Brasil e a Geopolítica Mundial

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/11/2019 16:38

Pesquisadores brasileiros e franceses se reuniram para discutir o futuro do Brasil e seus aspectos sociais, econômicos e ambientais. Foram abordados temas como a violência e a criminalidade do país, os conflitos agrários, a degradação ambiental e as perspectivas econômicas. A realização do debate foi motivada pela mais recente edição (56) da revista francesa "Outre Terre - Révue Européenne de Géopolitique", que publicou análises de geógrafos, economistas, criminalistas, psicólogos e cientistas ambientais sobre temas envolvendo o Brasil.

O Brasil e a Geopolítica Mundial - Leia mais…

Risco e Inovação Tecnológica - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/10/2019 16:17

O filósofo Hugh Lacey e a socióloga Julia Guivant colocaram os produtos e processos da tecnociência no foco dos perigos e riscos que assombram a sociedade atual. Lacey abordou a multiplicidade de um objeto tecnocientífico, enquanto Giuvant tratou do legado da obra “Sociedade de Risco”, de Ulrich Beck.

Risco e Inovação Tecnológica - Parte 2 de 2 - Leia mais…

Risco e Inovação Tecnológica - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/10/2019 16:18

O filósofo Hugh Lacey e a socióloga Julia Guivant colocaram os produtos e processos da tecnociência no foco dos perigos e riscos que assombram a sociedade atual. Lacey abordou a multiplicidade de um objeto tecnocientífico, enquanto Giuvant tratou do legado da obra “Sociedade de Risco”, de Ulrich Beck.

Risco e Inovação Tecnológica - Parte 1 de 2 - Leia mais…

Brasil, do Neoconcretismo à Tropicália: Lygia Clark, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Ferreira Gullar e José Celso Martinez

por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/07/2020 10:33

Os 11º e 12º encontros da “Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral” trataram de aspectos de diversos movimentos artísticos brasileiros, como o Modernismo, a Tropicália, o Concretismo e o Neoconcretismo. Além disso, as trajetórias de Lygia Clark, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Ferreira Gullar, José Celso Martinez, Mário Pedrosa e Oswald de Andrade foram revisitadas.

Brasil, do Neoconcretismo à Tropicália: Lygia Clark, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Ferreira Gullar e José Celso Martinez - Leia mais…

Life in the Cognitive Era (Terceiro Encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 23/10/2019 14:37

No terceiro encontro da série de seminários "A Vida na Era Cognitiva", o professor visitante Donald Peterson abordou o conceito de laço cibernético, originalmente impulsionado por Norbert Wiener, na era cognitiva. Trata-se de um laço de controle usado para ajustar ações a circunstâncias e consequências, sendo essencial para a adaptabilidade e, portanto, para o desempenho de um sistema.

Life in the Cognitive Era (Terceiro Encontro) - Leia mais…

Muito além de “Paulistas e Cariocas”: Mário Pedrosa e Pontos Extremos da Modernidade no Brasil

por Sergio R V Bernardo — última modificação 23/10/2019 15:07

Os 11º e 12º encontros da “Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral” trataram de aspectos de diversos movimentos artísticos brasileiros, como o Modernismo, a Tropicália, o Concretismo e o Neoconcretismo. Além disso, as trajetórias de Lygia Clark, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Ferreira Gullar, José Celso Martinez, Mário Pedrosa e Oswald de Andrade foram revisitadas.

Muito além de “Paulistas e Cariocas”: Mário Pedrosa e Pontos Extremos da Modernidade no Brasil - Leia mais…

Riscos & Saúde Pública - (Parte 2 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/10/2019 17:25

No segundo encontro do ciclo “As Várias Faces do Risco e os Desafios da Educação na Sociedade Contemporânea", a temática de risco foi abordada pela perspectiva da epidemiologia. Considerada a ciência da saúde coletiva, ela tem no conceito de risco um de seus pilares de formação, validação do discurso e legitimação institucional.

Riscos & Saúde Pública - (Parte 2 de 2) - Leia mais…

Riscos & Saúde Pública - (Parte 1 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/10/2019 16:19

No segundo encontro do ciclo “As Várias Faces do Risco e os Desafios da Educação na Sociedade Contemporânea", a temática de risco foi abordada pela perspectiva da epidemiologia. Considerada a ciência da saúde coletiva, ela tem no conceito de risco um de seus pilares de formação, validação do discurso e legitimação institucional.

Riscos & Saúde Pública - (Parte 1 de 2) - Leia mais…

O que são Fake News?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/10/2019 16:10

No 5º encontro do ciclo "O que a Ignorância tem a nos ensinar?", Gilmar Lopes, criador do E-farsas.com, mostrou as principais características de um boato digital e como identificar uma notícia falsa na internet.

O que são Fake News? - Leia mais…

2019 Interdisciplinary Colloquium on Probability Theory: Philosophy, Physics, and Mathematics at Crossroads - (Parte 3 de 3)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/10/2019 13:49

O colóquio discutiu a necessidade de uma maior colaboração entre a filosofia, física e matemática no Brasil. O objetivo era contribuir para a formação de grupo de trabalho interdisciplinar em filosofia e probabilidade, com a apresentação de pesquisas e conferências.

2019 Interdisciplinary Colloquium on Probability Theory: Philosophy, Physics, and Mathematics at Crossroads - (Parte 3 de 3) - Leia mais…

UrbanSus ONU: Inovação e Tecnologia Digital nas Cidades Brasileiras

por Sergio R V Bernardo — última modificação 11/10/2019 16:58

Parte do Circuito Urbano 2019, iniciativa do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), este seminário discutiu temas como internet das coisas e tecnologia digital, resiliência urbana e planejamento, segurança intraurbana e gestão sustentável em cidades. Este ano, o Circuito teve como tema geral “Cidades Inovadoras e Inclusivas” e como pergunta inspiradora “Como a inovação pode aprimorar serviços e políticas urbanas de maneira inclusiva e sustentável?”.

UrbanSus ONU: Inovação e Tecnologia Digital nas Cidades Brasileiras - Leia mais…

2019 Interdisciplinary Colloquium on Probability Theory: Philosophy, Physics, and Mathematics at Crossroads - (Parte 2 de 3)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/10/2019 17:29

O colóquio discutiu a necessidade de uma maior colaboração entre a filosofia, física e matemática no Brasil. O objetivo era contribuir para a formação de grupo de trabalho interdisciplinar em filosofia e probabilidade, com a apresentação de pesquisas e conferências.

2019 Interdisciplinary Colloquium on Probability Theory: Philosophy, Physics, and Mathematics at Crossroads - (Parte 2 de 3) - Leia mais…

Tinta Negra, Papel Branco: Escritas Afrodescendentes e Emancipação - (Parte 2 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/10/2019 13:49

Publicado em agosto na edição 96 da revista "Estudos Avançados", o dossiê "Tinta Negra, Papel Branco: Escritas Afrodescendentes e Emancipação" foi debatido por seus autores no seminário. A imagem de tinta negra aspergida sobre uma folha de papel branco foi utilizada pelo crítico Christopher Hager ao analisar a escrita de escravos e escravas dos Estados Unidos. Para os autores, tal representação, acompanhada da escrita impregnada com a experiência de exclusão e de negação, se torna um ato de emancipação.

Tinta Negra, Papel Branco: Escritas Afrodescendentes e Emancipação - (Parte 2 de 2) - Leia mais…

2019 Interdisciplinary Colloquium on Probability Theory: Philosophy, Physics, and Mathematics at Crossroads - (Parte 1 de 3)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/10/2019 17:29

O colóquio discutiu a necessidade de uma maior colaboração entre a filosofia, física e matemática no Brasil. O objetivo era contribuir para a formação de grupo de trabalho interdisciplinar em filosofia e probabilidade, com a apresentação de pesquisas e conferências.

2019 Interdisciplinary Colloquium on Probability Theory: Philosophy, Physics, and Mathematics at Crossroads - (Parte 1 de 3) - Leia mais…

Tinta Negra, Papel Branco: Escritas Afrodescendentes e Emancipação - (Parte 1 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/10/2019 17:34

Publicado em agosto na edição 96 da revista "Estudos Avançados", o dossiê "Tinta Negra, Papel Branco: Escritas Afrodescendentes e Emancipação" foi debatido por seus autores no seminário. A imagem de tinta negra aspergida sobre uma folha de papel branco foi utilizada pelo crítico Christopher Hager ao analisar a escrita de escravos e escravas dos Estados Unidos. Para os autores, tal representação, acompanhada da escrita impregnada com a experiência de exclusão e de negação, se torna um ato de emancipação.

Tinta Negra, Papel Branco: Escritas Afrodescendentes e Emancipação - (Parte 1 de 2) - Leia mais…

Seminário Brasil e Turquia, a Qualidade da Democracia em Questão

por Sergio R V Bernardo — última modificação 11/10/2019 17:03

Os riscos de eventual enfraquecimento da democracia e contestações às suas instituições elementares no Brasil e na Turquia forma o tema deste seminário, que teve como objetivo analisar as condições que aproximam ou afastam os dois países do quadro internacional de recessão da democracia liberal. Autores recentes que se debruçaram sobre o tema defendem que o colapso das democracias não depende necessariamente de uma ruptura violenta do processo político. Para os organizadores, pode haver uma estratégia de lenta escalada do autoritarismo, caracterizada pela violação das regras democráticas pelos presidentes legitimamente eleitos.

Seminário Brasil e Turquia, a Qualidade da Democracia em Questão - Leia mais…

O que os Pais e Educadores Devem Saber sobre o Uso Recreacional de Maconha, Álcool e Cigarros Eletrônicos

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/10/2019 09:55

Neste evento, pesquisadores e médicos discutiram estratégias de prevenção e a formulação de políticas públicas para lidar com o consumo de maconha, álcool e cigarros eletrônicos entre adolescentes. Eles apresentaram como essas substâncias agem em corpos ainda em fase de crescimento e como os pais e educadores devem agir em relação ao tema.

O que os Pais e Educadores Devem Saber sobre o Uso Recreacional de Maconha, Álcool e Cigarros Eletrônicos - Leia mais…

Fragmentação Disciplinar e Transdisciplinaridade - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/10/2019 11:16

O ciclo "A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes" é centrado na profissão e na formação de professores, bem como na escola e suas funções de condução da aprendizagem, vivência e produção cultural, protagonismo comunitário e inclusão social. O segundo encontro tratou da “fratura disciplinar” como problema educacional e discutiu alternativas de integração de acordo com a área de que cada componente curricular é parte.

Fragmentação Disciplinar e Transdisciplinaridade - Parte 2 de 2 - Leia mais…

Fragmentação Disciplinar e Transdisciplinaridade - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/10/2019 11:15

O ciclo "A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes" é centrado na profissão e na formação de professores, bem como na escola e suas funções de condução da aprendizagem, vivência e produção cultural, protagonismo comunitário e inclusão social. O segundo encontro tratou da “fratura disciplinar” como problema educacional e discutiu alternativas de integração de acordo com a área de que cada componente curricular é parte.

Fragmentação Disciplinar e Transdisciplinaridade - Parte 1 de 2 - Leia mais…

A Luta contra o Câncer no Brasil

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 09:49

Por que antes era tão fácil testar novos medicamentos em hospitais e hoje é tão difícil? Temos de fato capacidade para criar fármacos originais contra câncer e fazê-los chegar a quem deseja usá-los? As possíveis respostas se apoiam no recém-lançado livro histórico-científico-jornalístico “A Guerra contra o Câncer no Brasil – Médicos e Pesquisadores em Busca de Novos Tratamentos”, de autoria do jornalista Carlos Fioravanti. Ele esteve no IEA para falar sobre o tema com base na pesquisa histórica que realizou para escrever o livro.

A Luta contra o Câncer no Brasil - Leia mais…

Concretismo, Razão e Industrialização

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 15:50

O 10º encontro da "Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral" abordou o movimento concretista e suas manifestações na cidade de São Paulo.

Concretismo, Razão e Industrialização - Leia mais…

Conferências sobre o Sofrimento Social - (Parte 2 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/10/2019 16:07

Com base na pesquisa feita para o livro “Vozes do Bolsa Família”, os autores Alessandro Pinzani e Walquiria Leão Rego falaram sobre justiça, humilhação e sofrimento social. No segundo dia de debate o tema foi "Violência, Opressão e Sofrimento Social".

Conferências sobre o Sofrimento Social - (Parte 2 de 2) - Leia mais…

Diagramas de Alteridade

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 15:49

O 9º encontro da "Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral" foi dedicado aos momentos em que a arte se torna um processo de envolvimento entre o projeto do artista e segmentos da sociedade que são marginalizados, fragilizados ou oprimidos.

Diagramas de Alteridade - Leia mais…

Conferências sobre o Sofrimento Social - (Parte 1 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/10/2019 16:07

Com base na pesquisa feita para o livro “Vozes do Bolsa Família”, os autores Alessandro Pinzani e Walquiria Leão Rego falaram sobre justiça, humilhação e sofrimento social. No primeiro dia, o tema foi "Teoria Crítica e Sofrimento Social".

Conferências sobre o Sofrimento Social - (Parte 1 de 2) - Leia mais…

A Máquina de Crenças e a Ignorância do que É a Ciência

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 13:12

No 4º encontro do ciclo “O que a Ignorância tem a nos ensinar?”, o psicólogo Ronaldo Pilati expôs como a mente humana constrói suas crenças de maneira intuitiva — segundo ele, primeiro acreditamos, e apenas depois justificamos nossas crenças. Aliadas a uma formação científica básica insuficiente, as características cognitivas podem produzir ignorância e desinformação.

A Máquina de Crenças e a Ignorância do que É a Ciência - Leia mais…

Life in the Cognitive Era (Segundo encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 12:30

Professor visitante do IEA, Donald Peterson estuda as novas tecnologias e suas implicações na educação, trabalho, saúde e bem-estar. Além disso, defende que as tecnologias são “ditrópicas” — com possíveis efeitos positivos e negativos, elas precisam ser direcionadas para otimizar seu uso. Neste seminário, o pesquisador explicou quais medidas considera cruciais para que a tecnologia seja usada da melhor maneira no futuro.

Life in the Cognitive Era (Segundo encontro) - Leia mais…

O Dispositivo Cinematográfico na Construção de Outros Regimes de Verdade: O Documentário Pastor Cláudio

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 09:19

A diretora e roteirista Beth Formaggini debateu com pesquisadores o documentário “Pastor Cláudio”, obra que retrata o encontro entre Cláudio Guerra, ex-delegado responsável por assassinatos e incinerações de opositores à ditadura militar brasileira, e Eduardo Passos, psicólogo e ativista dos direitos humanos que trabalha no atendimento a vítimas de violência do Estado. Hoje bispo evangélico, Cláudio Guerra revela no filme “como fazia para desaparecer com corpos durante sua atuação como agente do Estado brasileiro no período da ditadura”, explicam os organizadores do encontro.

O Dispositivo Cinematográfico na Construção de Outros Regimes de Verdade: O Documentário Pastor Cláudio - Leia mais…

As Interfaces do Genocídio no Brasil: Raça, Gênero e Classe

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 12:16

O seminário abordou as condições de saúde da população negra no Brasil. Os expositores são autores e organizadores do último volume da série Temas em Saúde Coletiva, dirigida aos profissionais do SUS, com o intuito de disseminar conhecimentos práticos e científicos necessários ao atendimento rotineiro da população negra.

As Interfaces do Genocídio no Brasil: Raça, Gênero e Classe - Leia mais…

Democracies and Democratic Innovations

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 10:46

Os desafios pelas quais diversas democracias têm passado na última década impulsionaram a criação de mecanismos inovadores de engajamento público, como os Mini-públicos e os Júris de Cidadãos. Foi sobre esse tema que Iain Walker, diretor executivo do newDemocracy Foundation, da Austrália, falou neste seminário.

Democracies and Democratic Innovations - Leia mais…

Liberdade de Imprensa e Democracia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 12:10

Jornalistas do mercado e da academia se reuniram para discutir os desafios presentes e futuros do jornalismo brasileiro e a importância da imprensa livre como pilar da democracia.

Liberdade de Imprensa e Democracia - Leia mais…

Educação e Clima

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 09:46

A meta 13.3 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU tem como objetivo “melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação global do clima, adaptação, redução de impacto, e alerta precoce à mudança do clima”. O envolvimento da sociedade civil na agenda climática, apesar de pequeno, está ampliando sua notoriedade por meio da juventude. Este encontro reuniu a ciência e a sociedade, à luz das mobilizações dos jovens, em prol de ações para a agenda climática.

Educação e Clima - Leia mais…

30 Anos de História do Cerco de Lisboa, de José Saramago - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 09:17

Em comemoração aos 30 anos da publicação de "História do Cerco de Lisboa", de José Saramago, o IEA sediou uma rodada de conferências sobre esse livro que encerra a primeira fase literária do escritor português. Nesta segunda parte, três pesquisadores analisaram a obra de Saramago sob múltiplas perspectivas, na interface entre literatura, história e filosofia. Na parte 1 do vídeo, outros dois pesquisadores trataram do tema.

30 Anos de História do Cerco de Lisboa, de José Saramago - Parte 2 de 2 - Leia mais…

30 Anos de História do Cerco de Lisboa, de José Saramago - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 09:16

Em comemoração aos 30 anos da publicação de "História do Cerco de Lisboa", de José Saramago, o IEA sediou uma rodada de conferências sobre esse livro que encerra a primeira fase literária do escritor português. Nesta primeira parte, dois pesquisadores analisaram a obra de Saramago sob múltiplas perspectivas, na interface entre literatura, história e filosofia. Na parte 2 do vídeo, outros três pesquisadores trataram do tema.

30 Anos de História do Cerco de Lisboa, de José Saramago - Parte 1 de 2 - Leia mais…

Educação e Sustentabilidade - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 13:03

O 1º seminário do ciclo “As Várias Faces do Risco e os Desafios da Educação na Sociedade contemporânea" tratou das mudanças climáticas e o risco civilizatório, na medida em que o progresso da sociedade industrial e a sustentabilidade parecem se negar mutuamente. Neste cenário, uma esperança parece emergir: a educação poderá desempenhar papel fundamental na superação dos impasses entre melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

Educação e Sustentabilidade - Parte 2 de 2 - Leia mais…

Educação e Sustentabilidade - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 13:03

O 1º seminário do ciclo “As Várias Faces do Risco e os Desafios da Educação na Sociedade contemporânea" tratou das mudanças climáticas e o risco civilizatório, na medida em que o progresso da sociedade industrial e a sustentabilidade parecem se negar mutuamente. Neste cenário, uma esperança parece emergir: a educação poderá desempenhar papel fundamental na superação dos impasses entre melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

Educação e Sustentabilidade - Parte 1 de 2 - Leia mais…

The Role of Ethics and Governance in Artificial Intelligence - O Papel da Arte na Ética e Governança em Inteligência Artificial

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/10/2019 23:35

Os impactos da inteligência artificial (IA) em nosso cotidiano levantam questões sobre privacidade, manipulação midiática, armas autônomas, uso malicioso de programas e aumento de desemprego, entre outras. A palestrante abordou quem são os principais atores envolvidos nesse campo e a relação da arte com o tema, além de ter apresentado propostas de diretrizes governamentais para a área, oriundas de instituições públicas e privadas que encabeçaram as discussões sobre a ética da IA.

The Role of Ethics and Governance in Artificial Intelligence - O Papel da Arte na Ética e Governança em Inteligência Artificial - Leia mais…

O Matriarcado de Pindorama - A Impossibilidade do Silêncio

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:19

O tema do 8º encontro da "Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral" foi a rica participação feminina na arte brasileira. Para os organizadores, esse aspecto diferencia a cultura do país se comparada com outras sociedades. O seminário reuniu mulheres dos mais diversos campos de expressão.

O Matriarcado de Pindorama - A Impossibilidade do Silêncio - Leia mais…

Lazzaro Spallanzani e a Filosofia Natural na Itália no Século XVIII

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:51

O seminário tratou das pesquisas de Lazzaro Spallanzani, cientista do século 18 que realizou experimentos sobre a origem dos “animálculos” das infusões. Como comparação, foi analisada também as pesquisas de John Needham, que apontavam para resultados diferentes de Spallanzani.

Lazzaro Spallanzani e a Filosofia Natural na Itália no Século XVIII - Leia mais…

Patrimônio Cifrado: A Circulação de Modelos nas Missões Jesuíticas na América do Sul - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:01

A pesquisadora Giovanna Rosso del Brenna, da Universidade de Gênova, abordou a questão do modelo de aldeia planejado pelos jesuítas em suas missões na América do Sul. A princípio, o estudo do tema pode indicar que os jesuítas consideravam a questão pouco importante, mas o modelo, na verdade, é complexo e incorpora referências de experiências indígenas, dos conquistadores e da tradição medieval.

Patrimônio Cifrado: A Circulação de Modelos nas Missões Jesuíticas na América do Sul - Parte 2 de 2 - Leia mais…

Da Fragilidade, da Falta de Rigor, dos Enganos da Ciência e do Falseamento da Paisagem

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:16

Com a presença de pesquisadores e artistas plásticos, o 7º encontro da "Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral" discutiu como a ciência, em especial a pseudo-ciência, tem situações de falhas e equívocos e como os artistas exploram esses momentos de dificuldade de saber.

Da Fragilidade, da Falta de Rigor, dos Enganos da Ciência e do Falseamento da Paisagem - Leia mais…

As Ignorâncias Humanas na Perspectiva Evolucionista

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:12

A exposição partiu do princípio que o evolucionismo pode ajudar a entender algumas instâncias da irracionalidade e ignorância humana. Um exemplo são as faculdades psicológicas adaptadas a aspectos específicos do modo de vida caçador-coletor ancestral que geram raciocínios e decisões disfuncionais quando ativadas fora de seu contexto original. O anti-intelectualismo também foi tema de discussão, uma vez que pode pode estar enraizado em orientações tribalistas que visam à proteção do grupo, ativados pelo medo e perigo de contágio.

As Ignorâncias Humanas na Perspectiva Evolucionista - Leia mais…

Simpósios USP Cidades Globais 2019 (7º encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:26

Representantes do Instituto Camila e Luiz Taliberti, criado em homenagem a vítimas fatais do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais, fizeram uma exposição em que apresentaram a entidade e abordaram detalhes da tragédia, como o despreparo e incapacidade de resposta da Justiça e do Estado, além das responsabilidades da Vale no caso.

Simpósios USP Cidades Globais 2019 (7º encontro) - Leia mais…

Patrimônio Cifrado: A Circulação de Modelos nas Missões Jesuíticas na América do Sul - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:01

A pesquisadora Giovanna Rosso del Brenna, da Universidade de Gênova, abordou a questão do modelo de aldeia planejado pelos jesuítas em suas missões na América do Sul. A princípio, o estudo do tema pode indicar que os jesuítas consideravam a questão pouco importante, mas o modelo, na verdade, é complexo e incorpora referências de experiências indígenas, dos conquistadores e da tradição medieval.

Patrimônio Cifrado: A Circulação de Modelos nas Missões Jesuíticas na América do Sul - Parte 1 de 2 - Leia mais…

História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira - Parte 6 de 6

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:05

O curso abordou os aspectos da história dos saberes psicológicos na cultura brasileira, ou seja, o estudo de aspectos das visões do mundo relacionados a conceitos e práticas psicológicos. Tais saberes são reconstruídos através de investigações históricas que focam fontes, objetos, métodos e atores do processo de construção de conhecimentos e práticas psicológicas no Brasil. O recorte temporal abarcou o período do século XVI ao fim do século XVIII.

História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira - Parte 6 de 6 - Leia mais…

História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira - Parte 5 de 6

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:05

O curso abordou os aspectos da história dos saberes psicológicos na cultura brasileira, ou seja, o estudo de aspectos das visões do mundo relacionados a conceitos e práticas psicológicos. Tais saberes são reconstruídos através de investigações históricas que focam fontes, objetos, métodos e atores do processo de construção de conhecimentos e práticas psicológicas no Brasil. O recorte temporal abarcou o período do século XVI ao fim do século XVIII.

História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira - Parte 5 de 6 - Leia mais…

História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira - Parte 4 de 6

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:05

O curso abordou os aspectos da história dos saberes psicológicos na cultura brasileira, ou seja, o estudo de aspectos das visões do mundo relacionados a conceitos e práticas psicológicos. Tais saberes são reconstruídos através de investigações históricas que focam fontes, objetos, métodos e atores do processo de construção de conhecimentos e práticas psicológicas no Brasil. O recorte temporal abarcou o período do século XVI ao fim do século XVIII.

História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira - Parte 4 de 6 - Leia mais…

História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira - Parte 3 de 6

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:04

O curso abordou os aspectos da história dos saberes psicológicos na cultura brasileira, ou seja, o estudo de aspectos das visões do mundo relacionados a conceitos e práticas psicológicos. Tais saberes são reconstruídos através de investigações históricas que focam fontes, objetos, métodos e atores do processo de construção de conhecimentos e práticas psicológicas no Brasil. O recorte temporal abarcou o período do século XVI ao fim do século XVIII.

História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira - Parte 3 de 6 - Leia mais…

História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira - Parte 2 de 6

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:04

O curso abordou os aspectos da história dos saberes psicológicos na cultura brasileira, ou seja, o estudo de aspectos das visões do mundo relacionados a conceitos e práticas psicológicos. Tais saberes são reconstruídos através de investigações históricas que focam fontes, objetos, métodos e atores do processo de construção de conhecimentos e práticas psicológicas no Brasil. O recorte temporal abarcou o período do século XVI ao fim do século XVIII.

História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira - Parte 2 de 6 - Leia mais…

História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira - Parte 1 de 6

por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:03

O curso abordou os aspectos da história dos saberes psicológicos na cultura brasileira, ou seja, o estudo de aspectos das visões do mundo relacionados a conceitos e práticas psicológicos. Tais saberes são reconstruídos através de investigações históricas que focam fontes, objetos, métodos e atores do processo de construção de conhecimentos e práticas psicológicas no Brasil. O recorte temporal abarcou o período do século XVI ao fim do século XVIII.

História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira - Parte 1 de 6 - Leia mais…

Guerras Híbridas: Uso Maligno do Conhecimento - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:01

A expressão "Guerras Híbridas" se relaciona com o estudo de estratégias bélico-militares que utilizam como arma "a retórica desestabilizadora de memórias", segundo a física Eda Tassara. Nesta conferência, ela abordou este tema, que envolve, por exemplo, distribuição de fake news e uso de big data. "É oposto do Iluminismo; o sequestro do conhecimento por um projeto político-econômico", define a pesquisadora.

Guerras Híbridas: Uso Maligno do Conhecimento - Parte 2 de 2 - Leia mais…

Guerras Híbridas: Uso Maligno do Conhecimento - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:31

A expressão "Guerras Híbridas" se relaciona com o estudo de estratégias bélico-militares que utilizam como arma "a retórica desestabilizadora de memórias", segundo a física Eda Tassara. Nesta conferência, ela abordou este tema, que envolve, por exemplo, distribuição de fake news e uso de big data. "É oposto do Iluminismo; o sequestro do conhecimento por um projeto político-econômico", define a pesquisadora.

Guerras Híbridas: Uso Maligno do Conhecimento - Parte 1 de 2 - Leia mais…

Crime Organizado e Corrupção na Visão de Pesquisadores e Agentes Públicos - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:01

Pesquisadores e agentes públicos se reuniram para analisar e debater as características do crime organizado e da corrupção no Brasil. Com base em diferentes estratégias de pesquisa e experiências concretas à frente de cargos públicos, os expositores, entre eles dois ex-ministros, também abordaram o papel de órgãos de justiça e das instituições políticas nessas áreas.

Crime Organizado e Corrupção na Visão de Pesquisadores e Agentes Públicos - Parte 2 de 2 - Leia mais…

Crime Organizado e Corrupção na Visão de Pesquisadores e Agentes Públicos - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:01

Pesquisadores e agentes públicos se reuniram para analisar e debater as características do crime organizado e da corrupção no Brasil. Com base em diferentes estratégias de pesquisa e experiências concretas à frente de cargos públicos, os expositores, entre eles dois ex-ministros, também abordaram o papel de órgãos de justiça e das instituições políticas nessas áreas.

Crime Organizado e Corrupção na Visão de Pesquisadores e Agentes Públicos - Parte 1 de 2 - Leia mais…

Amazônia: Povos e Projetos

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:17

Pesquisadores que viajaram pelo estado de Roraima conhecendo comunidades ribeirinhas apresentaram suas impressões e o que consideram como as principais ameaças ao estilo de vida dessas populações. Professores de universidades federais de Roraima, Rondônia e Ceará, eles afirmam que as interferências do homem na região Amazônica, principalmente na forma de desmatamentos e queimadas, já causam danos imediatos e visíveis à integridade física das comunidades e aos ciclos econômicos baseados em coleta, pesca e cultivo de mandioca.

Amazônia: Povos e Projetos - Leia mais…

Escola, Diversidade e Equidade - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:36

O ciclo "A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes" é centrado na profissão e na formação de professores, bem como na escola e suas funções de condução da aprendizagem, vivência e produção cultural, protagonismo comunitário e inclusão social. Neste 1º encontro, os temas diversidade e equidade foram articulados com as práticas educativas e o papel da escola.

Escola, Diversidade e Equidade - Parte 2 de 2 - Leia mais…

Escola, Diversidade e Equidade - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:31

O ciclo "A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes" é centrado na profissão e na formação de professores, bem como na escola e suas funções de condução da aprendizagem, vivência e produção cultural, protagonismo comunitário e inclusão social. Neste 1º encontro, os temas diversidade e equidade foram articulados com as práticas educativas e o papel da escola.

Escola, Diversidade e Equidade - Parte 1 de 2 - Leia mais…

Arte, Música, Física e Psicanálise

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:00

O 6° encontro da "Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral" discutiu as possibilidades de interdisciplinaridade entre conhecimentos diversos. Da física à biologia sintética e dos acordes musicais ao texto escrito, assim como suas relações intrínsecas com a psicanálise, que tem sua origem em Freud.

Arte, Música, Física e Psicanálise - Leia mais…

A Coelha e Eu: Arte, Ciência e Tecnologia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:00

O 5° encontro da "Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral" abordou inteligência artificial, as origens da cor-luz e a ética no universo da arte e da BioArt - manifestação artística inspirada na biologia que faz uso de moléculas, células, e organismos complexos como invertebrados a vertebrados.

A Coelha e Eu: Arte, Ciência e Tecnologia - Leia mais…

Life in the Cognitive Era

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:38

Professor visitante do IEA, Donald Peterson estuda a relação entre humanos e máquinas na era da tecnologia cognitiva (da conectividade, da inteligência artificial e dos robôs) e o desafio de fazer com que ela traga mais benefícios do que prejuízos a áreas como educação, trabalho, negócios e saúde. Segundo ele, todas as tecnologias são "facas de dois gumes", podendo produzir bons e maus efeitos, ou até mesmo ambos concomitantemente, de acordo com a maneira como são usadas.

Life in the Cognitive Era - Leia mais…

Ignorância e Sociedade: Reflexões Filosóficas e Sociológicas sobre a Ignorância

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:58

O segundo encontro do ciclo que trata da ignorância abordou as contribuições da filosofia e da sociologia para os estudos do tema. O conferencista falou da relação da ignorância com conceitos próximos a ela, como conhecimento, erro e irrelevância, além das respostas propriamente sociais ao fenômeno.

Ignorância e Sociedade: Reflexões Filosóficas e Sociológicas sobre a Ignorância - Leia mais…

Innovation Diplomacy: an Introduction

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:57

Diplomata de carreira e chefe do setor de Energia, Meio Ambiente e Ciência, Tecnologia e Inovação da Embaixada do Brasil em Nova Délhi, na Índia, Pedro Ivo Ferraz da Silva falou em sua exposição sobre sua experiência nas áreas de diplomacia, inovação e tecnologia e da necessidade da academia se atentar ao estudo destes conceitos.

Innovation Diplomacy: an Introduction - Leia mais…

Science Diplomacy As Career

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:23

Especialista internacional, conselheira, palestrante e educadora em diplomacia científica, Marga Gual Soler falou de sua experiência na área. Ela trabalha com governos, universidades, ONGs e organizações internacionais para fortalecer vínculos entre ciência e tecnologia.

Science Diplomacy As Career - Leia mais…

Relações do Conhecimento em Dois Artistas Cientistas: (II) Cildo Meireles

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:23

As obras do polímata italiano Leonardo da Vinci e do artista plástico brasileiro Cildo Meireles foram tema de discussão do terceiro e do quarto encontros da "Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral". Com a premissa de que as trajetórias de Da Vinci e Meireles são marcadas pela interação entre a ciência e a arte, os especialistas convidados trouxeram abordagens históricas, científicas, matemáticas e sociológicas. O segundo dia de debate foi dedicado a Cildo, que esteve presente.

Relações do Conhecimento em Dois Artistas Cientistas: (II) Cildo Meireles - Leia mais…

Relações do Conhecimento em Dois Artistas Cientistas: (I) Leonardo da Vinci

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:23

As obras do polímata italiano Leonardo da Vinci e do artista plástico brasileiro Cildo Meireles foram tema de discussão do terceiro e do quarto encontros da "Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral". Com a premissa de que as trajetórias de Da Vinci e Meireles são marcadas pela interação entre a ciência e a arte, os especialistas convidados trouxeram abordagens históricas, científicas, matemáticas e sociológicas. O primeiro dia de atividade foi dedicado a Da Vinci.

Relações do Conhecimento em Dois Artistas Cientistas: (I) Leonardo da Vinci - Leia mais…

México Después del “Neoliberalismo”: Los Retos del Cambio

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:20

A conferência abordou as propostas de governo de Andrés Manuel López Obrador, que assumiu a presidência do México em dezembro de 2018. Com uma orientação ideológica oposta a seus antecessores, autodenominada "antineoliberal", Obrador prometeu um governo com novas políticas econômicas e sociais. Entre seus desafios, estão a necessidade de reduzir o alto índice de violência no país e de fortalecer a economia.

México Después del “Neoliberalismo”: Los Retos del Cambio - Leia mais…

Divulgação Científica nas Redes Sociais para Melhorar o Diálogo entre Ciência e Sociedade

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:57

As redes sociais permitem que a comunidade científica divulgue com rapidez informações diretamente à sociedade e, assim, ajude a combater fake news. Pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Unicamp, Germana Barata defendeu que é dever dos cientistas informar à sociedade sobre a importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento do país.

Divulgação Científica nas Redes Sociais para Melhorar o Diálogo entre Ciência e Sociedade - Leia mais…

Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Brasil e Estados Unidos

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:23

Juízes e promotores de justiça brasileiros e representante do governo americano se reuniram para trocar experiências e conhecimento em relação ao enfrentamento do tráfico de pessoas no Brasil e Estados Unidos. O debate abordou os programas de prevenção, repressão e atendimento às vítimas, bem como as políticas públicas necessárias para combater o tráfico.

Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Brasil e Estados Unidos - Leia mais…

Las Metrópoles como Espacios Urbanos en Transformación: Entre la Teoria que Explica y las Prácticas que Transforman (Parte 4 de 4)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:23

Com base em estudos de caso de cidades latino-americanas, o seminário abordou as transformações pelas quais os espaços urbanos têm passado e as boas práticas que podem ser adotadas para lidar com conflitos e problemas que surgem à medida que as metrópoles se expandem.

Las Metrópoles como Espacios Urbanos en Transformación: Entre la Teoria que Explica y las Prácticas que Transforman (Parte 4 de 4) - Leia mais…

Las Metrópoles como Espacios Urbanos en Transformación: Entre la Teoria que Explica y las Prácticas que Transforman (Parte 3 de 4)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:22

Com base em estudos de caso de cidades latino-americanas, o seminário abordou as transformações pelas quais os espaços urbanos têm passado e as boas práticas que podem ser adotadas para lidar com conflitos e problemas que surgem à medida que as metrópoles se expandem.

Las Metrópoles como Espacios Urbanos en Transformación: Entre la Teoria que Explica y las Prácticas que Transforman (Parte 3 de 4) - Leia mais…

Las Metrópoles como Espacios Urbanos en Transformación: Entre la Teoria que Explica y las Prácticas que Transforman (Parte 2 de 4)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:22

Com base em estudos de caso de cidades latino-americanas, o seminário abordou as transformações pelas quais os espaços urbanos têm passado e as boas práticas que podem ser adotadas para lidar com conflitos e problemas que surgem à medida que as metrópoles se expandem.

Las Metrópoles como Espacios Urbanos en Transformación: Entre la Teoria que Explica y las Prácticas que Transforman (Parte 2 de 4) - Leia mais…

Las Metrópoles como Espacios Urbanos en Transformación: Entre la Teoria que Explica y las Prácticas que Transforman (Parte 1 de 4)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:21

Com base em estudos de caso de cidades latino-americanas, o seminário abordou as transformações pelas quais os espaços urbanos têm passado e as boas práticas que podem ser adotadas para lidar com conflitos e problemas que surgem à medida que as metrópoles se expandem.

Las Metrópoles como Espacios Urbanos en Transformación: Entre la Teoria que Explica y las Prácticas que Transforman (Parte 1 de 4) - Leia mais…

Arte, Cultura e Ciência e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável II - Para qual Futuro?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:21

Os dois primeiros encontros da Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral, que pretende esmiuçar as relações entre arte e ciência, abordaram a necessidade de pensar o futuro brasileiro e global sob a perspectiva dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas. No segundo dia de atividades, discutiu-se questões brasileiras, como os desafios e problemas da educação, mas também desafios globais, como as mudanças climáticas e a necessidade de adaptar a dinâmica econômica mundial para um modelo sustentável.

Arte, Cultura e Ciência e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável II - Para qual Futuro? - Leia mais…

Arte, Cultura e Ciência e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável I - As Urgências do Futuro

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:21

Os dois primeiros encontros da Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral, que pretende esmiuçar as relações entre arte e ciência, abordaram a necessidade de pensar o futuro brasileiro e global sob a perspectiva dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas. No primeiro dia de atividades, os desafios e problemas da educação e cultura brasileiras foram o foco da discussão.

Arte, Cultura e Ciência e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável I - As Urgências do Futuro - Leia mais…

Why People Believe What They Believe

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:57

O primeiro seminário do ciclo “O Que a Ignorância Tem a Nos Ensinar?” teve como conferencista Stuart Vyse, especialista em supertição e comportamento irracional. Ao estudar a conexão das pessoas com suas crenças, e perceber que as ações geralmente determinam as crenças, e não o inverso, Vyse formula uma pergunta que baseia seu raciocínio: para o que servem as crenças?

Why People Believe What They Believe - Leia mais…

Neoliberalismo e Macroeconomia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:56

Integrante da equipe que elaborou o Plano Real, o economista André Lara Resende passou a questionar, nos últimos anos, alguns dos pressupostos da teoria econômica que rege a política monetária brasileira. Ele apresentou neste debate suas ideias e alternativas em relação às decisões governamentais sobre juros, inflação e emissão de moeda.

Neoliberalismo e Macroeconomia - Leia mais…

Ciclo UrbanSus - Sustentabilidade Urbana: Inovação em Políticas Públicas Urbanas (Parte 2 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:21

A complexidade inerente ao desenvolvimento das cidades e ao necessário processo de gestão urbana exige constantes inovações no campo das políticas públicas urbanas para o enfrentamento de desafios cada vez mais urgentes. Soluções efetivas, acessíveis, equitativas e duráveis para problemas urbanos cada vez mais complexos só podem ser desenvolvidas a partir de uma leitura transversal, no campo ambiental, econômico e social, acompanhada pela implementação de novas tecnologias, de práticas urbanas sustentáveis e de novas metodologias e instrumentos de análise urbana. Mais de 20 especialistas trataram deste assunto no 6° encontro do ciclo Urbansus.

Ciclo UrbanSus - Sustentabilidade Urbana: Inovação em Políticas Públicas Urbanas (Parte 2 de 2) - Leia mais…

Ciclo UrbanSus - Sustentabilidade Urbana: Inovação em Políticas Públicas Urbanas (Parte 1 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:56

A complexidade inerente ao desenvolvimento das cidades e ao necessário processo de gestão urbana exige constantes inovações no campo das políticas públicas urbanas para o enfrentamento de desafios cada vez mais urgentes. Soluções efetivas, acessíveis, equitativas e duráveis para problemas urbanos cada vez mais complexos só podem ser desenvolvidas a partir de uma leitura transversal, no campo ambiental, econômico e social, acompanhada pela implementação de novas tecnologias, de práticas urbanas sustentáveis e de novas metodologias e instrumentos de análise urbana. Mais de 20 especialistas trataram deste assunto no 6° encontro do ciclo Urbansus.

Ciclo UrbanSus - Sustentabilidade Urbana: Inovação em Políticas Públicas Urbanas (Parte 1 de 2) - Leia mais…

Vida e Morte no 'Pior' Bairro de São Paulo

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:26

A partir da análise de dados sobre o Bom Retiro de 1880 até 2019, os participantes discutiram a relação entre a saúde pública (bem como uma série de políticas formais reforçadas por atores treinados) e a "saúde do público" (como moradores do bairro entendem sua própria saúde).

Vida e Morte no 'Pior' Bairro de São Paulo - Leia mais…

A Verdade não Pode ser Planejada

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:28

A conferência discutiu a liberdade de expressão nas universidades, analisando principalmente a prática conhecida como "no platforming", quando grupos estudantis ou militantes interrompem aulas e palestras contendo discursos que consideram imorais ou perigosos.

A Verdade não Pode ser Planejada - Leia mais…

Governança e Planejamento Ambiental: Adaptação e Políticas Públicas na Macrometrópole Paulista

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:27

Roda de conversa sobre a interface ciência e política - com foco em planejamento e governança ambiental - organizada pelo Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade e o Programa USP Cidades Globais (ambos do IEA) em parceria com os organizadores do livro "Governança e Planejamento Ambiental: Adaptação e Políticas Públicas na Macrometrópole Paulista", lançado no evento.

Governança e Planejamento Ambiental: Adaptação e Políticas Públicas na Macrometrópole Paulista - Leia mais…

Exposição e Coletiva de Imprensa Walter Neves

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:20

A entrevista coletiva à imprensa foi concedida por quatro integrantes da equipe que descobriu, na Jordânia, ferramentas de pedra lascada que teriam sido produzidas há 2,4 milhões de anos, segundo os três métodos de datação utilizados. A descoberta pode mudar a história do gênero Homo, uma vez que seus resultados indicam que representantes do gênero teriam saído da África 500 mil anos antes do que tem sido afirmado até agora (há 1,9 milhão de anos). A descoberta ainda indica que o primeiro hominínio a sair da África pode ter sido o Homo habilis, e não o Homo erectus, como defendem os estudos paleoantropológicos até agora.

Exposição e Coletiva de Imprensa Walter Neves - Leia mais…

Encontro dos ex-ministros da Cultura

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:35

Reunidos dia 2 de julho, no IEA, os ex-ministros da Cultura Luiz Roberto Nascimento Silva, Francisco Weffort, Juca Ferreira, Marta Suplicy e Marcelo Calero discutiram os rumos atuais das políticas públicas na área e divulgaram manifesto ao país.

Encontro dos ex-ministros da Cultura - Leia mais…

Boas Práticas, Tendências e Tecnologia Contra Incêndios Para o Patrimônio Cultural

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:20

Os recursos e tendências na prevenção de incêndios em patrimônios culturais, como museus e acervos, foi o tema deste evento, que reuniu especialistas em gestão cultural e gerenciamento de risco.

Boas Práticas, Tendências e Tecnologia Contra Incêndios Para o Patrimônio Cultural - Leia mais…

Do Pós ao Neo-Olimpismo: Esporte e Movimento Olímpico no Século XXI - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:36

As mesas do seminário debateram vários dos principais temas em discussão no âmbito do Movimento Olímpico contemporâneo. Criado no final do século 19, o movimento se consolidou ao longo do século 20 com a criação do Comitê Olímpico Internacional (COI), uma das instituições mais poderosas do planeta e responsável pela realização dos Jogos Olímpicos.

Do Pós ao Neo-Olimpismo: Esporte e Movimento Olímpico no Século XXI - Parte 2 de 2 - Leia mais…

Do Pós ao Neo-Olimpismo: Esporte e Movimento Olímpico no Século XXI - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:35

As mesas do seminário debateram vários dos principais temas em discussão no âmbito do Movimento Olímpico contemporâneo. Criado no final do século 19, o movimento se consolidou ao longo do século 20 com a criação do Comitê Olímpico Internacional (COI), uma das instituições mais poderosas do planeta e responsável pela realização dos Jogos Olímpicos.

Do Pós ao Neo-Olimpismo: Esporte e Movimento Olímpico no Século XXI - Parte 1 de 2 - Leia mais…

História e Método: Sobre o Ofício do Historiador

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:34

Neste evento, professores de história da USP e da Unifesp abordaram o ofício do historiador e os fundamentos teóricos e metodológicos que guiam a atividade.

História e Método: Sobre o Ofício do Historiador - Leia mais…

Inteligência Artificial e suas Aplicações: Avanços e Tendências - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:34

O evento abordou as aplicações da Inteligência Artificial em áreas como agronegócio, óleo e gás; saúde; e em serviços e finanças. Pesquisadores e profissionais da área trataram dos aspectos éticos e sociais, incluindo discussões sobre políticas públicas.

Inteligência Artificial e suas Aplicações: Avanços e Tendências - Parte 2 de 2 - Leia mais…

Inteligência Artificial e suas Aplicações: Avanços e Tendências - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:33

O evento abordou as aplicações da Inteligência Artificial em áreas como agronegócio, óleo e gás; saúde; e em serviços e finanças. Pesquisadores e profissionais da área trataram dos aspectos éticos e sociais, incluindo discussões sobre políticas públicas.

Inteligência Artificial e suas Aplicações: Avanços e Tendências - Parte 1 de 2 - Leia mais…

God and the Cartographic Fool: Belgian Printmaking in the Sixteenth Century

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/02/2020 14:48

O evento abordou a produção de mapas e modelos cartográficos a partir das representações mentais ou imaginárias em voga nas sociedades europeias do início da Idade Moderna. Esse período, caracterizado pelas chamadas "grandes descobertas", foi marcado por importantes transformações no âmbito das mentalidades, e o processo de elaboração de mapas passou por uma revisão do conhecimento acumulado desde a antiguidade, com o acréscimo de saberes recentes.

God and the Cartographic Fool: Belgian Printmaking in the Sixteenth Century - Leia mais…

Políticas Públicas na Metrópole: Marcos Legais e Institucionais e seus Efeitos Políticos

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:11

Este seminário teve como tema os arranjos jurídico-institucionais e administrativos e seus efeitos políticos nos processos decisórios, na participação social e na implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas na escala da metrópole.

Políticas Públicas na Metrópole: Marcos Legais e Institucionais e seus Efeitos Políticos - Leia mais…

Intercontinental Academia: A Dinâmica das Leis

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:34

O primeiro seminário da série sobre a Intercontinental Academia teve a presença de Carla Ventura, participante da 3ª edição do projeto. Com o tema "Leis: Rigidez e Dinâmica", sua apresentação resumiu a sua experiência como pesquisadora na Intercontinental Academia, onde aborda como o arcabouço jurídico impacta nas cidades e na inteligência artificial. Além disso, Carla contou sobre os desafios de conduzir uma pesquisa internacional e interdisciplinar. Pesquisadores da ICA 1 e 2 participaram do encontro por Skype.

Intercontinental Academia: A Dinâmica das Leis - Leia mais…

A Literatura como Espelho: Narrativas e Aproximações

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:47

Aspectos das relações humanas e da psicologia dos indivíduos e sociedades foram explorados neste encontro, a partir dos contos "O Espelho" e "O Alienista", de Machado de Assis. Para os conferencistas, nestas histórias a exploração das personagens revela-se estratégica, no sentido de discutir perspectivas a respeito da realidade e os perigos da constituição de posições hegemônicas e exclusivistas.

A Literatura como Espelho: Narrativas e Aproximações - Leia mais…

A Descolonização Afro-Asiática e a Intelectualidade Brasileira

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:34

O historiador italiano Flores Giorgini falou neste encontro sobre as consequências da aparição do Terceiro Mundo – em virtude do processo de descolonização afro-asiática durante a Guerra Fria – para a sociedade brasileira, em particular para seus intelectuais. Ele realiza pesquisa sobre esse tema no Instituto de Altos Estudos sobre a América Latina do Centro de Pesquisa e Documentação sobre as Américas da Universidade Sorbonne Nouvelle Paris 3.

A Descolonização Afro-Asiática e a Intelectualidade Brasileira - Leia mais…

O Futuro dos Oceanos - Parte 4 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:09

Em comemoração ao Dia Internacional dos Oceanos e marcando o lançamento da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade dos Oceanos, o evento reuniu diversos especialistas com pesquisas e trajetórias relacionadas à vida marinha e ao combate das ameaças à biodiversidade, causadas principalmente pelas mudanças climáticas e pela poluição. Na discussão, oceanógrafos, biólogos e jornalistas reforçaram o papel vital que os oceanos têm como reguladores do clima, e, consequentemente, do bem-estar humano.

O Futuro dos Oceanos - Parte 4 de 4 - Leia mais…

O Futuro dos Oceanos - Parte 3 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:09

Em comemoração ao Dia Internacional dos Oceanos e marcando o lançamento da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade dos Oceanos, o evento reuniu diversos especialistas com pesquisas e trajetórias relacionadas à vida marinha e ao combate das ameaças à biodiversidade, causadas principalmente pelas mudanças climáticas e pela poluição. Na discussão, oceanógrafos, biólogos e jornalistas reforçaram o papel vital que os oceanos têm como reguladores do clima, e, consequentemente, do bem-estar humano.

O Futuro dos Oceanos - Parte 3 de 4 - Leia mais…

Colapso Ambiental e Capitalismo

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:08

O evento abordou o assunto em duas apresentações: "O Decênio Crucial", de Luiz Marques (Unicamp), e "Progresso e Exterminismo", de José Corrêa Leite (FAAP). No primeiro, Marques defendeu a ideia, predominante na comunidade científica internacional, de que os próximos 10 anos serão cruciais para determinar o futuro da humanidade. Já José Corrêa Leite expôs como o progresso é uma questão de escala – em alguns casos, forças produtivas podem se transformar em forças destrutivas.

Colapso Ambiental e Capitalismo - Leia mais…

O Futuro dos Oceanos - Parte 2 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:09

Em comemoração ao Dia Internacional dos Oceanos e marcando o lançamento da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade dos Oceanos, o evento reuniu diversos especialistas com pesquisas e trajetórias relacionadas à vida marinha e ao combate das ameaças à biodiversidade, causadas principalmente pelas mudanças climáticas e pela poluição. Na discussão, oceanógrafos, biólogos e jornalistas reforçaram o papel vital que os oceanos têm como reguladores do clima, e, consequentemente, do bem-estar humano.

O Futuro dos Oceanos - Parte 2 de 4 - Leia mais…

Encontro com Ivo Mesquita

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:08

A trajetória do curador e crítico de arte Ivo Mesquita foi relembrada por ele e um grupo de artistas e especialistas da área. Ivo Mesquita foi curador-chefe na 28ª Bienal de São Paulo, em 2008, e na Pinacoteca, entre 2002 e 2012. Como curador, organizou também exposições em diferentes edições da Bienal e em museus da Espanha e Canadá.

Encontro com Ivo Mesquita - Leia mais…

O Futuro dos Oceanos - Parte 1 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:08

Em comemoração ao Dia Internacional dos Oceanos e marcando o lançamento da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade dos Oceanos, o evento reuniu diversos especialistas com pesquisas e trajetórias relacionadas à vida marinha e ao combate das ameaças à biodiversidade, causadas principalmente pelas mudanças climáticas e pela poluição. Na discussão, oceanógrafos, biólogos e jornalistas reforçaram o papel vital que os oceanos têm como reguladores do clima, e, consequentemente, do bem-estar humano.

O Futuro dos Oceanos - Parte 1 de 4 - Leia mais…

Encontro dos ex-ministros da Educação

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:12

Seis ex-ministros da Educação se reuniram no IEA e divulgaram uma nota conjunta sobre a educação no Brasil. Após a reunião, José Goldemberg, Murílio Hingel, Cristovam Buarque, Fernando Haddad, Aloizio Mercadante e Renato Janine Ribeiro concederam entrevista coletiva à imprensa.

Encontro dos ex-ministros da Educação - Leia mais…

Future of Marine-Dependent Societies: Climate Change and Fishing Communities

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:12

O 2º encontro do ciclo de seminários sobre o Futuro das Sociedades Dependentes do Mar recebeu um antropólogo catalão e um economista indiano que investigam mudanças sócio-ecológicas associadas às mudanças climáticas em comunidades costeiras da Índia, África, e Oceania. Como contraponto, pesquisadores do Laboratório de Ecossistemas Pesqueiros, do IO-USP, apresentaram estudos brasileiros na área.

Future of Marine-Dependent Societies: Climate Change and Fishing Communities - Leia mais…

A Seção Áurea: da Matemática às Artes

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:12

Neste encontro, o artista plástico Walter Miranda falou sobre a Relação Áurea. Usada desde a Antiguidade e matematicamente demonstrada por Fibonacci em sua famosa Sequência, ela tem sido usada em muitas obras de arte arquitetônicas e pictóricas. Leonardo Da Vinci a utilizou, por exemplo, em Mona Lisa e Homem Vitruviano.

A Seção Áurea: da Matemática às Artes - Leia mais…

Primate Archaeology: Humans and Non-Humans - Part 2 of 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:14

As evidências arcaicas do uso de ferramentas por primatas não humanos podem ajudar, em uma perspectiva comparativa, a avançar a compreensão sobre a evolução da tecnologia humana. Coordenado pelo etólogo Eduardo Ottoni, professor do Instituto de Psicologia (IP) da USP em ano sabático no IEA, o evento reuniu os arqueólogos Tomos Proffitt, da University College London (Reino Unido), e Adrián Arroyo, do Instituto Catalão de Paleoecologia Humana e Evolução Social (Espanha), além de três pesquisadores da USP.

Primate Archaeology: Humans and Non-Humans - Part 2 of 2 - Leia mais…

Primate Archaeology: Humans and Non-Humans - Part 1 of 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:05

As evidências arcaicas do uso de ferramentas por primatas não humanos podem ajudar, em uma perspectiva comparativa, a avançar a compreensão sobre a evolução da tecnologia humana. Coordenado pelo etólogo Eduardo Ottoni, professor do Instituto de Psicologia (IP) da USP em ano sabático no IEA, o evento reuniu os arqueólogos Tomos Proffitt, da University College London (Reino Unido), e Adrián Arroyo, do Instituto Catalão de Paleoecologia Humana e Evolução Social (Espanha), além de três pesquisadores da USP.

Primate Archaeology: Humans and Non-Humans - Part 1 of 2 - Leia mais…

Conversa sobre a História da Terra

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:05

A tese defendida no livro O Antropoceno e a Ciência do Sistema Terra, de José Eli da Veiga, foi o tema central do diálogo do autor com o historiador ambiental José Augusto Pádua. Com pouco mais de trinta anos do estudo da Terra como um sistema singular, já está claro o quanto pode ser abusiva a vinculação da ideia de Antropoceno a um suposto novo paradigma científico. A nova Época pode ser muito bem definida, no âmbito mais restrito da História da Terra, pela singeleza da combinação de conhecimentos sobre a Grande Aceleração - oriundos da História Ambiental - à estratigrafia do Holoceno.

Conversa sobre a História da Terra - Leia mais…

Música e Inteligência Artificial

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:11

Combinando sua experiência como músico e as pesquisas na área de inovação, Bruno César Araújo abordou os aspectos da relação entre homem e máquina para a criação musical. Um dos exemplos citados do uso da inteligência artificial nesta área é a exploração de padrões de gosto dos ouvintes de serviços de streaming.

Música e Inteligência Artificial - Leia mais…

Ciclo UrbanSus - Sustentabilidade Urbana: Ética Socioambiental - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:46

O seminário tratou da importância de ampliar a compreensão e propagação da temática da sustentabilidade aliada à ética socioambiental entre academia, sociedade e setor público. Os pesquisadores defenderam como as políticas e planos de desenvolvimento das cidades precisam contemplar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ciclo UrbanSus - Sustentabilidade Urbana: Ética Socioambiental - Parte 2 de 2 - Leia mais…

Ciclo UrbanSus - Sustentabilidade Urbana: Ética Socioambiental - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:46

O seminário tratou da importância de ampliar a compreensão e propagação da temática da sustentabilidade aliada à ética socioambiental entre academia, sociedade e setor público. Os pesquisadores defenderam como as políticas e planos de desenvolvimento das cidades precisam contemplar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ciclo UrbanSus - Sustentabilidade Urbana: Ética Socioambiental - Parte 1 de 2 - Leia mais…

Reassessing the Labour Theory of Value

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:17

Os professores Paul Cockshott, da Universidade de Glasgow, e Marcos Barbosa de Oliveira, da FFLCH-USP, discutiram e reavaliaram a pertinência da Teoria Econômica do Valor Trabalho. Eles mobilizaram referências importantes para a discussão, desde aqueles que defenderam em menor ou maior medida a teoria – Smith, Ricardo e Marx – até seus críticos mais enfáticos – como Friedrich A. von Hayek, Von mises e Eugen Böhm Ritter von Bawerk.

Reassessing the Labour Theory of Value - Leia mais…

Ciclo Ação e Formação do Professor: Experiências Inovadoras (3º Encontro) - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:17

O terceiro encontro do ciclo tratou de experiências inovadoras na educação básica. O debate entre especialistas e profissionais busca contribuir para o objetivo final dos eventos, que é a criação de mecanismos de enfrentamento para a fragmentação que afeta a organização da Escola Básica no Brasil. A cátedra adota a premissa de que a ação e formação dos professores pode ser um antídoto para esta realidade.

Ciclo Ação e Formação do Professor: Experiências Inovadoras (3º Encontro) - Parte 2 de 2 - Leia mais…

Ciclo Ação e Formação do Professor: Experiências Inovadoras (3º Encontro) - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:16

O terceiro encontro do ciclo tratou de experiências inovadoras na educação básica. O debate entre especialistas e profissionais busca contribuir para o objetivo final dos eventos, que é a criação de mecanismos de enfrentamento para a fragmentação que afeta a organização da Escola Básica no Brasil. A cátedra adota a premissa de que a ação e formação dos professores pode ser um antídoto para esta realidade.

Ciclo Ação e Formação do Professor: Experiências Inovadoras (3º Encontro) - Parte 1 de 2 - Leia mais…

O Ciclo dos Megaeventos no Brasil: A Visão das Mídias Estrangeiras sobre a Sociedade Brasileira e a Organização do Evento

por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/10/2019 14:07

A cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro marcou o fim do ciclo dos megaeventos no Brasil, que dois anos antes já havia sediado a Copa do Mundo. Do momento da escolha do país até a realização dos eventos, o Brasil esteve no centro do debate esportivo mundial e ganhou destaque na imprensa internacional. A decisão de sediar esses eventos não foi ao acaso. Fez parte de uma agenda mais ampla, colocada em prática pelo então presidente Lula e sua equipe diplomática, que visava mudar a forma da política externa brasileira, buscando assumir um papel de maior destaque nas relações internacionais.

O Ciclo dos Megaeventos no Brasil: A Visão das Mídias Estrangeiras sobre a Sociedade Brasileira e a Organização do Evento - Leia mais…

Cidades Para Todos e Para Cada Um: Construindo Metrópoles Sustentáveis e Democráticas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:15

Para discutir ações que resgatam, nas mais diversas áreas (transporte, cultura, tecnologia, instrumentos participativos, políticas de inclusão etc.), "o valor da pessoa, cidadã e sujeita de direitos, como componente essencial e combustível da gestão metropolitana", o NAP Escola da Metrópole reuniu especialistas de vários segmentos. Eles tomaram como ponto de partida o Plano Diretor Estratégico de 2014 da cidade de São Paulo.

Cidades Para Todos e Para Cada Um: Construindo Metrópoles Sustentáveis e Democráticas - Leia mais…

Indústria Brasileira no Limiar do Século XXI: Evolução Estrutural, Comercial e Tecnológica

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:15

Séries inéditas de pesquisas que mediram a participação dos setores manufatureiros no PIB do Brasil de 1970 a 2016 foram apresentadas neste encontro por Paulo Morceiro, pesquisador da Fipe e do Núcleo de Estudos de Economia Regional e Urbana (Nereus) da FEA-USP. Feito a partir de dados do IBGE, o estudo revela que a desindustrialização do Brasil é normal (e esperada) para os setores manufatureiros intensivos em trabalho, porém prematura (e indesejada) para os setores intensivos em conhecimento e tecnologia. Logo, traz consequências negativas para o desenvolvimento científico e tecnológico futuro do país.

Indústria Brasileira no Limiar do Século XXI: Evolução Estrutural, Comercial e Tecnológica - Leia mais…

Encontro dos ex-ministros de Estado do Meio Ambiente

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:00

Em reunião inédita e histórica, sete ex-ministros de Meio Ambiente dos cinco governos anteriores, reuniram-se no IEA para a divulgação de um comunicado conjunto e uma coletiva a imprensa.

Encontro dos ex-ministros de Estado do Meio Ambiente - Leia mais…

Ciências e Humanidades Sessenta Anos Depois

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:45

No ano em que se completa 60 anos da conferência “Two Cultures”, proferida pelo físico molecular e romancista britânico C. P. Snow (1905-1980) na Universidade de Cambridge, três pesquisadores refletiram sobre a transdisciplinaridade e aproximações que ela pode promover entre ciências e humanidades.

Ciências e Humanidades Sessenta Anos Depois - Leia mais…

Do Global ao Local: Políticas Públicas e Mudanças Climáticas na Atual Conjuntura - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:45

Este seminário buscou identificar, caracterizar e discutir políticas públicas que visam minimizar os efeitos das mudanças climáticas. Os pesquisadores analisaram as interações entre os diferentes atores, setores e instituições envolvidos na temática, e como cada um deles tenta acomodar e fazer prevalecer seus interesses. Eles também levaram em consideração a postura adotada pelo governo Jair Bolsonaro em relação ao tema.

Do Global ao Local: Políticas Públicas e Mudanças Climáticas na Atual Conjuntura - Parte 1 de 2 - Leia mais…

Do Global ao Local: Políticas Públicas e Mudanças Climáticas na Atual Conjuntura - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:45

Este seminário buscou identificar, caracterizar e discutir políticas públicas que visam minimizar os efeitos das mudanças climáticas. Os pesquisadores analisaram as interações entre os diferentes atores, setores e instituições envolvidos na temática, e como cada um deles tenta acomodar e fazer prevalecer seus interesses. Eles também levaram em consideração a postura adotada pelo governo Jair Bolsonaro em relação ao tema.

Do Global ao Local: Políticas Públicas e Mudanças Climáticas na Atual Conjuntura - Parte 2 de 2 - Leia mais…

Transição para a Sustentabilidade na Reserva da Biosfera no Cinturão Verde da Cidade de São Paulo: O Papel dos Agentes de Inovação Socioambiental

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:00

Este workshop apresentou os resultados do projeto Enesus, desenvolvido em parceria com o Departamento de Geografia da Universidade de Innsbruck, e que tem foco na Reserva da Biosfera. O projeto visa identificar as iniciativas sustentáveis nesse território. Foram mapeadas diversas iniciativas socioambientais na Reserva da Biosfera que tratam de temas relacionados à(s)/ao(s): agricultura urbana, biodiversidade, educação ambiental, soluções urbanas, negócios com foco na sustentabilidade, entre outros.

Transição para a Sustentabilidade na Reserva da Biosfera no Cinturão Verde da Cidade de São Paulo: O Papel dos Agentes de Inovação Socioambiental - Leia mais…

Inovação e Segurança Jurídica

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:02

Este encontro mostrou como a garantia de segurança jurídica pode facilitar a inovação no âmbito das ações estatais. O diagnóstico partiu da constatação de que a baixa institucionalidade e a incerteza no ambiente público inibem o aperfeiçoamento na máquina pública, com fortes custos para a sociedade.

Inovação e Segurança Jurídica - Leia mais…

A Participação Social nas Políticas Públicas de Segurança Alimentar

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:02

A promulgação da Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional em 2006 e a inclusão do acesso à Alimentação no rol de Direitos Sociais fundamentais da Constituição Brasileira no ano de 2010 foram conquistas possíveis com o fortalecimento de conselhos e demais mecanismos de controle social. Este seminário, realizado pela Unifesp e pelo IEA, teve o objetivo de promover o debate sobre os atuais instrumentos de participação da sociedade em relação ao acompanhamento e à formulação de políticas públicas de alimentação e nutrição, a partir do relato de integrantes de Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional.

A Participação Social nas Políticas Públicas de Segurança Alimentar - Leia mais…

Alimentação, Saúde Pública e Impacto Socioambiental

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:02

Este seminário tratou da intensificação da política de liberação de agrotóxicos e os atuais debates acerca do caráter tóxico ou não daquilo que é visto pelo agrobusiness apenas como insumo agrícola. O expositores discutiram os efeitos do atual processo produtivo rural na produção de alimentos e na saúde dos consumidores.

Alimentação, Saúde Pública e Impacto Socioambiental - Leia mais…

Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Gestão de Bacias Hidrográficas e Sustentabilidade - Parte 3 de 3

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:31

A complexidade inerente ao uso e ocupação de bacias hidrográficas e áreas urbanas exige processos de gestão que considerem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU na implementação de políticas, planos, programas, projetos e ações. O objetivo deste seminário foi promover o diálogo e reunir experiências sobre o planejamento e a gestão integrada e participativa de bacias hidrográficas, levando em consideração a relevância do tema na busca pela sustentabilidade urbana e as necessárias inter-relações entre ambiente e sociedade.

Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Gestão de Bacias Hidrográficas e Sustentabilidade - Parte 3 de 3 - Leia mais…

Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Gestão de Bacias Hidrográficas e Sustentabilidade - Parte 2 de 3

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:31

A complexidade inerente ao uso e ocupação de bacias hidrográficas e áreas urbanas exige processos de gestão que considerem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU na implementação de políticas, planos, programas, projetos e ações. O objetivo deste seminário foi promover o diálogo e reunir experiências sobre o planejamento e a gestão integrada e participativa de bacias hidrográficas, levando em consideração a relevância do tema na busca pela sustentabilidade urbana e as necessárias inter-relações entre ambiente e sociedade.

Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Gestão de Bacias Hidrográficas e Sustentabilidade - Parte 2 de 3 - Leia mais…

Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Gestão de Bacias Hidrográficas e Sustentabilidade - Parte 1 de 3

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:30

A complexidade inerente ao uso e ocupação de bacias hidrográficas e áreas urbanas exige processos de gestão que considerem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU na implementação de políticas, planos, programas, projetos e ações. O objetivo deste seminário foi promover o diálogo e reunir experiências sobre o planejamento e a gestão integrada e participativa de bacias hidrográficas, levando em consideração a relevância do tema na busca pela sustentabilidade urbana e as necessárias inter-relações entre ambiente e sociedade.

Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Gestão de Bacias Hidrográficas e Sustentabilidade - Parte 1 de 3 - Leia mais…

6th IEA International Workshop: Physics of Cold Atom Gases: Ordered and Chaotic Aspects - Part 7 of 7

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:16

Físicos especialistas na área de atômica fria e gases moleculares participaram deste workshop de quatro dias no IEA para discutir a física desses sistemas, a qual varia desde o comportamento ordenado até o caótico e não-equilibrado. A parte física da molécula de Rydberg também foi tópico de discussão.

6th IEA International Workshop: Physics of Cold Atom Gases: Ordered and Chaotic Aspects - Part 7 of 7 - Leia mais…

6th IEA International Workshop: Physics of Cold Atom Gases: Ordered and Chaotic Aspects - Part 6 of 7

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:08

Físicos especialistas na área de atômica fria e gases moleculares participaram deste workshop de quatro dias no IEA para discutir a física desses sistemas, a qual varia desde o comportamento ordenado até o caótico e não-equilibrado. A parte física da molécula de Rydberg também foi tópico de discussão.

6th IEA International Workshop: Physics of Cold Atom Gases: Ordered and Chaotic Aspects - Part 6 of 7 - Leia mais…

6th IEA International Workshop: Physics of Cold Atom Gases: Ordered and Chaotic Aspects - Part 5 of 7

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:15

Físicos especialistas na área de atômica fria e gases moleculares participaram deste workshop de quatro dias no IEA para discutir a física desses sistemas, a qual varia desde o comportamento ordenado até o caótico e não-equilibrado. A parte física da molécula de Rydberg também foi tópico de discussão.

6th IEA International Workshop: Physics of Cold Atom Gases: Ordered and Chaotic Aspects - Part 5 of 7 - Leia mais…

6th IEA International Workshop: Physics of Cold Atom Gases: Ordered and Chaotic Aspects - Part 4 of 7

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:07

Físicos especialistas na área de atômica fria e gases moleculares participaram deste workshop de quatro dias no IEA para discutir a física desses sistemas, a qual varia desde o comportamento ordenado até o caótico e não-equilibrado. A parte física da molécula de Rydberg também foi tópico de discussão.

6th IEA International Workshop: Physics of Cold Atom Gases: Ordered and Chaotic Aspects - Part 4 of 7 - Leia mais…

6th IEA International Workshop: Physics of Cold Atom Gases: Ordered and Chaotic Aspects - Part 3 of 7

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:15

Físicos especialistas na área de atômica fria e gases moleculares participaram deste workshop de quatro dias no IEA para discutir a física desses sistemas, a qual varia desde o comportamento ordenado até o caótico e não-equilibrado. A parte física da molécula de Rydberg também foi tópico de discussão.

6th IEA International Workshop: Physics of Cold Atom Gases: Ordered and Chaotic Aspects - Part 3 of 7 - Leia mais…

Planejamento na Escala da Metrópole: Experiências Realizadas e Perspectivas Atuais

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:32

O ex-prefeito Fernando Haddad, ex-secretários de sua gestão e outros pesquisadores de cidades analisaram a construção de instrumentos de planejamento que garantam uma governança democrática e participativa nas cidades. Entre os temas discutidos estão os marcos regulatórios, a experiência do Plano Diretor de São Paulo — a partir da análise de seus protagonistas — e a busca de inovações urbanas que deem suporte a uma gestão inclusiva.

Planejamento na Escala da Metrópole: Experiências Realizadas e Perspectivas Atuais - Leia mais…

6th IEA International Workshop: Physics of Cold Atom Gases: Ordered and Chaotic Aspects - Part 2 of 7

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:07

Físicos especialistas na área de atômica fria e gases moleculares participaram deste workshop de quatro dias no IEA para discutir a física desses sistemas, a qual varia desde o comportamento ordenado até o caótico e não-equilibrado. A parte física da molécula de Rydberg também foi tópico de discussão.

6th IEA International Workshop: Physics of Cold Atom Gases: Ordered and Chaotic Aspects - Part 2 of 7 - Leia mais…

6th IEA International Workshop: Physics of Cold Atom Gases: Ordered and Chaotic Aspects - Part 1 of 7

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:05

Físicos especialistas na área de atômica fria e gases moleculares participaram deste workshop de quatro dias no IEA para discutir a física desses sistemas, a qual varia desde o comportamento ordenado até o caótico e não-equilibrado. A parte física da molécula de Rydberg também foi tópico de discussão.

6th IEA International Workshop: Physics of Cold Atom Gases: Ordered and Chaotic Aspects - Part 1 of 7 - Leia mais…

Ciclo Ação e Formação do Professor: Planejamento e Avaliação (2º Encontro) - Parte 4 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:30

O segundo encontro do ciclo discutiu o tema planejamento e avaliação nas escolas de ensino básico. O debate entre especialistas e profissionais busca contribuir para o objetivo final dos eventos, que é a criação de mecanismos de enfrentamento para a fragmentação que afeta a organização da Escola Básica no Brasil. A cátedra adota a premissa de que a ação e formação dos professores pode ser um antídoto para esta realidade.

Ciclo Ação e Formação do Professor: Planejamento e Avaliação (2º Encontro) - Parte 4 de 4 - Leia mais…

Ciclo Ação e Formação do Professor: Planejamento e Avaliação (2º Encontro) - Parte 3 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:30

O segundo encontro do ciclo discutiu o tema planejamento e avaliação nas escolas de ensino básico. O debate entre especialistas e profissionais busca contribuir para o objetivo final dos eventos, que é a criação de mecanismos de enfrentamento para a fragmentação que afeta a organização da Escola Básica no Brasil. A cátedra adota a premissa de que a ação e formação dos professores pode ser um antídoto para esta realidade.

Ciclo Ação e Formação do Professor: Planejamento e Avaliação (2º Encontro) - Parte 3 de 4 - Leia mais…

Ciclo Ação e Formação do Professor: Planejamento e Avaliação (2º Encontro) - Parte 2 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:29

O segundo encontro do ciclo discutiu o tema planejamento e avaliação nas escolas de ensino básico. O debate entre especialistas e profissionais busca contribuir para o objetivo final dos eventos, que é a criação de mecanismos de enfrentamento para a fragmentação que afeta a organização da Escola Básica no Brasil. A cátedra adota a premissa de que a ação e formação dos professores pode ser um antídoto para esta realidade.

Ciclo Ação e Formação do Professor: Planejamento e Avaliação (2º Encontro) - Parte 2 de 4 - Leia mais…

Ciclo Ação e Formação do Professor: Planejamento e Avaliação (2º Encontro) - Parte 1 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:29

O segundo encontro do ciclo discutiu o tema planejamento e avaliação nas escolas de ensino básico. O debate entre especialistas e profissionais busca contribuir para o objetivo final dos eventos, que é a criação de mecanismos de enfrentamento para a fragmentação que afeta a organização da Escola Básica no Brasil. A cátedra adota a premissa de que a ação e formação dos professores pode ser um antídoto para esta realidade.

Ciclo Ação e Formação do Professor: Planejamento e Avaliação (2º Encontro) - Parte 1 de 4 - Leia mais…

2º Congresso de História da Ciência e da Técnica: Desafios Contemporâneos - Parte 7 de 7

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:04

A atividade de encerramento do Congresso foi a conferência “Preserving the Heritage of Modern Science”, do físico e historiador Ronald Breasher, do Science History Institute, na Filadélfia, Estados Unidos. Breasher estuda como a história da ciência e da tecnologia está sendo preservada e o que pode ser feito no futuro para garantir esse conhecimento.

2º Congresso de História da Ciência e da Técnica: Desafios Contemporâneos - Parte 7 de 7 - Leia mais…

Escravidão do Corpo e Escravidão da Alma: Igreja, Poder Político e Escravidão entre Atlântico e Mediterrâneo - Parte 4 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:28

Este simpósio abordou a relação entre a escravidão da alma (proveniente do pecado original bíblico) e do corpo (justificada pelo “aprisionamento” da alma escravizada), com especial atenção para a abordagem da Igreja Católica ao fenômeno na Idade Moderna. Os pesquisadores analisaram a situação tanto no Atlântico -- especialmente no Brasil -- quanto no Mediterrâneo, e compararam os processos.

Escravidão do Corpo e Escravidão da Alma: Igreja, Poder Político e Escravidão entre Atlântico e Mediterrâneo - Parte 4 de 4 - Leia mais…

2º Congresso de História da Ciência e da Técnica: Desafios Contemporâneos - Parte 6 de 7

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:04

A última mesa-redonda do Congresso, no terceiro dia de atividades, teve como tema “Políticas de C&T e os museus de ciências”. Para discutir as necessidades e desafios dos centros de memórias e museus do Brasil, a mesa teve a presença de representantes do Museu Nacional do Rio de Janeiro, do Museu de Zoologia da USP, do Museu Catavento, do Centro de Memória do Instituto de Biociências (IB/USP) e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP).

2º Congresso de História da Ciência e da Técnica: Desafios Contemporâneos - Parte 6 de 7 - Leia mais…

Escravidão do Corpo e Escravidão da Alma: Igreja, Poder Político e Escravidão entre Atlântico e Mediterrâneo - Parte 2 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:28

Este simpósio abordou a relação entre a escravidão da alma (proveniente do pecado original bíblico) e do corpo (justificada pelo “aprisionamento” da alma escravizada), com especial atenção para a abordagem da Igreja Católica ao fenômeno na Idade Moderna. Os pesquisadores analisaram a situação tanto no Atlântico -- especialmente no Brasil -- quanto no Mediterrâneo, e compararam os processos.

Escravidão do Corpo e Escravidão da Alma: Igreja, Poder Político e Escravidão entre Atlântico e Mediterrâneo - Parte 2 de 4 - Leia mais…

2º Congresso de História da Ciência e da Técnica: Desafios Contemporâneos - Parte 5 de 7

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:04

A mesa-redonda “Institutos Públicos de Pesquisa: Desafios e Oportunidades” encerrou as atividades do segundo dia do Congresso. Pesquisadores do Instituto Butantã, do Instituto de Saúde (SES/SP) e professores da Poli e da FFLCH, da USP, discutiram o cenário atual dos institutos públicos do Estado de São Paulo, comparando a situação dos pesquisadores destes órgãos com a de pesquisadores de universidades.

2º Congresso de História da Ciência e da Técnica: Desafios Contemporâneos - Parte 5 de 7 - Leia mais…

Escravidão do Corpo e Escravidão da Alma: Igreja, Poder Político e Escravidão entre Atlântico e Mediterrâneo - Parte 1 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:27

Este simpósio abordou a relação entre a escravidão da alma (proveniente do pecado original bíblico) e do corpo (justificada pelo “aprisionamento” da alma escravizada), com especial atenção para a abordagem da Igreja Católica ao fenômeno na Idade Moderna. Os pesquisadores analisaram a situação tanto no Atlântico -- especialmente no Brasil -- quanto no Mediterrâneo, e compararam os processos.

Escravidão do Corpo e Escravidão da Alma: Igreja, Poder Político e Escravidão entre Atlântico e Mediterrâneo - Parte 1 de 4 - Leia mais…

2º Congresso de História da Ciência e da Técnica: Desafios Contemporâneos - Parte 4 de 7

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:04

No segundo dia de atividades, o professor Carlos Alberto Filgueiras (UFMG) ministrou a segunda aula do curso “A Química no Brasil do Século XIX”. O tema foi a relação de D. Pedro II com esta ciência e sua atuação para desenvolvê-la no país.

2º Congresso de História da Ciência e da Técnica: Desafios Contemporâneos - Parte 4 de 7 - Leia mais…

2º Congresso de História da Ciência e da Técnica: Desafios Contemporâneos - Parte 3 de 7

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:03

No encerramento do primeiro dia, professores do Congresso participaram da mesa-redonda “Problemas e temas da historiografia da ciência e técnica”, em uma conversa sobre o desenvolvimento desse campo da história ao longo do tempo.

2º Congresso de História da Ciência e da Técnica: Desafios Contemporâneos - Parte 3 de 7 - Leia mais…

Justiça Criminal, Impunidade e Prescrição - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:28

No combate aos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, como a impunidade se relaciona com o perfil dos atores da Polícia Federal, Ministério Público e Justiça Federal, componentes do Sistema de Integridade brasileiro? E como o desenho institucional desse sistema, considerados os seus tempos e fluxos, influencia a prescrição e as diferentes dimensões da impunidade? Essas duas questões foram investigadas na pesquisa "Justiça Criminal, Impunidade e Prescrição", que teve seus resultados apresentados neste seminário. O estudo foi feito em 2018 pelo Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs) da USP em parceria com a Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ), atendendo a edital do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Justiça Criminal, Impunidade e Prescrição - Parte 2 de 2 - Leia mais…

2º Congresso de História da Ciência e da Técnica: Desafios Contemporâneos - Parte 2 de 7

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:03

Na tarde do primeiro dia do Congresso, o professor Carlos Alberto Filgueiras (UFMG) ministrou a primeira aula do curso “A Química no Brasil do Século XIX”. As aulas buscaram mostrar a implantação e o desenvolvimento da Química no Brasil Imperial.

2º Congresso de História da Ciência e da Técnica: Desafios Contemporâneos - Parte 2 de 7 - Leia mais…

Justiça Criminal, Impunidade e Prescrição - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:28

No combate aos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, como a impunidade se relaciona com o perfil dos atores da Polícia Federal, Ministério Público e Justiça Federal, componentes do Sistema de Integridade brasileiro? E como o desenho institucional desse sistema, considerados os seus tempos e fluxos, influencia a prescrição e as diferentes dimensões da impunidade? Essas duas questões foram investigadas na pesquisa "Justiça Criminal, Impunidade e Prescrição", que teve seus resultados apresentados neste seminário. O estudo foi feito em 2018 pelo Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs) da USP em parceria com a Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ), atendendo a edital do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Justiça Criminal, Impunidade e Prescrição - Parte 1 de 2 - Leia mais…

2º Congresso de História da Ciência e da Técnica: Desafios Contemporâneos - Parte 1 de 7

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:03

Abertura do Congresso e apresentação do Quarteto Cromos, da ECA/USP, seguida, da conferência inaugural do professor e designer Mario Taddei, do Politécnico de Milão, especialista no trabalho de Leonardo da Vinci e criador do museu Leonardo3 Museum, em Milão.

2º Congresso de História da Ciência e da Técnica: Desafios Contemporâneos - Parte 1 de 7 - Leia mais…

Leonardo da Vinci no Século XXI: História da Ciência e Computação Gráfica

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:32

O professor e designer Mario Taddei, um dos maiores especialistas nos códices (cadernos manuscritos ilustrados) e projetos de máquinas de Leonardo da Vinci, apresentou parte de sua pesquisa neste seminário. Especialista em multimídia e edutainment (entretenimento educacional), Taddei já elaborou vários projetos de instalações inovadoras para museus e criou em 2013 o Leonardo3 Museum, em Milão.

Leonardo da Vinci no Século XXI: História da Ciência e Computação Gráfica - Leia mais…

Pensando o Mal de Arquivo: Memória, Psicanálise, Política e Arte

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:32

Quatro pesquisadores discutiram as contribuições mais atuais do ensaio “Mal de Arquivo”, de Jacques Derrida. O filósofo argelino, expoente da fenomenologia e do pós-estruturalismo, iniciou uma profunda discussão sobre a concepção tradicional de arquivo em uma conferência realizada em 1994. Anos depois, em 2001, publicou as conclusões da conferência no famoso ensaio que acentua o mal como ingrediente fundamental e participante de qualquer arquivo da história.

Pensando o Mal de Arquivo: Memória, Psicanálise, Política e Arte - Leia mais…

O Plano de Segurança que o Brasil Precisa

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:12

O Plano de Segurança apresentado pelo ministro Sérgio Moro gerou polêmica em relação a alguns aspectos, um deles a possível flexibilização das regras de exclusão de ilicitude. Para Oscar Vilhena, a medida, associada à permissão da posse de armas, pode incentivar não apenas policiais, mas também cidadãos, a fazer uso preventivo desproporcional da legítima defesa. Vilhena considera que há aspectos de populismo penal no pacote de Moro. Foi sobre esse tema e sobre os aspectos mais sensíveis do Plano de Segurança em questão que ele falou no IEA.

O Plano de Segurança que o Brasil Precisa - Leia mais…

Posse de Helena Nader e Paulo Herkenhoff - Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:14

Nesta cerimônia, a Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência empossou seus dois novos titulares para 2019. Paulo Herkenhoff representará a arte, enquanto Helena Nader, a ciência. Eles substituem a ativista social, educacional e cultural Eliana Sousa Silva, diretora da Redes da Maré.

Posse de Helena Nader e Paulo Herkenhoff - Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência - Leia mais…

Limites e Possibilidades das Encomendas Tecnológicas no Brasil

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:14

Um dos autores do guia "Encomendas tecnológicas no Brasil", lançado pelo Ipea, discutiu esse instrumento de política pública que ainda é pouco utilizado no Brasil. André Rauen tratou de questões relativas à racionalidade econômica das Encomendas Tecnológicas (ETECs), os requisitos de emprego e o necessário tratamento da incerteza.

Limites e Possibilidades das Encomendas Tecnológicas no Brasil - Leia mais…

Centralidades Periféricas: Sons que Ecoam das Periferias - Tarde

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:13

Expoentes da música criada nas periferias estiveram no IEA para analisar essa expressão artística e responder às perguntas: “O que ela faz ecoar e o que diz sobre as cidades?”. O encontro dá continuidade ao ciclo Centralidades Periféricas, idealizado e iniciado em 2018 por Eliana Sousa Silva, titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência. No ano passado, quatro eventos trataram dos temas literatura, teatro, produções audiovisuais e pixo/grafitti.

Centralidades Periféricas: Sons que Ecoam das Periferias - Tarde - Leia mais…

Centralidades Periféricas: Expressões de Corpos Periféricos na Cidade - Manhã

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:13

Expoentes da dança criada nas periferias estiveram no IEA para analisar essa expressão artística e responder às perguntas: “O que ela faz ecoar e o que diz sobre as cidades?”. O encontro dá continuidade ao ciclo Centralidades Periféricas, idealizado e iniciado em 2018 por Eliana Sousa Silva, titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência. No ano passado, quatro eventos trataram dos temas literatura, teatro, produções audiovisuais e pixo/grafitti.

Centralidades Periféricas: Expressões de Corpos Periféricos na Cidade - Manhã - Leia mais…

As Faces do Colonialismo: Diferentes Tempos, Lugares e Conjunturas - Parte 5 de 5

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:56

O colonialismo, em suas mais diferentes manifestações e nuances ao longo do tempo, moldou (e ainda molda) o desenvolvimento de muitos povos. As especificidades históricas, as diferentes relações entre colonizados e colonizadores e os efeitos desse mecanismo de poder foram alguns dos temas discutidos neste seminário de três dias, coordenado pela historiadora Fabíola Andréa Silva.

As Faces do Colonialismo: Diferentes Tempos, Lugares e Conjunturas - Parte 5 de 5 - Leia mais…

As Faces do Colonialismo: Diferentes Tempos, Lugares e Conjunturas - Parte 4 de 5

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:55

O colonialismo, em suas mais diferentes manifestações e nuances ao longo do tempo, moldou (e ainda molda) o desenvolvimento de muitos povos. As especificidades históricas, as diferentes relações entre colonizados e colonizadores e os efeitos desse mecanismo de poder foram alguns dos temas discutidos neste seminário de três dias, coordenado pela historiadora Fabíola Andréa Silva.

As Faces do Colonialismo: Diferentes Tempos, Lugares e Conjunturas - Parte 4 de 5 - Leia mais…

Gestão em Risco ou Gestão de Risco? A Situação da Salvaguarda do Patrimônio Cultural e Artístico Nacional

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:25

O incêndio no Museu Nacional em 2018 escancarou um problema que não é recente. Começando pelo incêndio no MAM-RJ, em 1978, o Brasil já assistiu a uma sequência de tragédias em instituições culturais nas últimas décadas, locais que enfrentaram as consequências de problemas como contingenciamento de verbas, falta de manutenção e pouco preparo das equipes. Neste encontro, um grupo de especialistas partiu do caso do Museu Nacional para responder às perguntas: A gestão museológica está em risco ou suas escolhas e prioridades estão ocasionando o risco? Existe uma ideologia por trás desta desconstrução ou é meramente uma falta de conscientização e respeito à cultura?

Gestão em Risco ou Gestão de Risco? A Situação da Salvaguarda do Patrimônio Cultural e Artístico Nacional - Leia mais…

As Faces do Colonialismo: Diferentes Tempos, Lugares e Conjunturas - Parte 3 de 5

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:54

O colonialismo, em suas mais diferentes manifestações e nuances ao longo do tempo, moldou (e ainda molda) o desenvolvimento de muitos povos. As especificidades históricas, as diferentes relações entre colonizados e colonizadores e os efeitos desse mecanismo de poder foram alguns dos temas discutidos neste seminário de três dias, coordenado pela historiadora Fabíola Andréa Silva.

As Faces do Colonialismo: Diferentes Tempos, Lugares e Conjunturas - Parte 3 de 5 - Leia mais…

As Faces do Colonialismo: Diferentes Tempos, Lugares e Conjunturas - Parte 2 de 5

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:54

O colonialismo, em suas mais diferentes manifestações e nuances ao longo do tempo, moldou (e ainda molda) o desenvolvimento de muitos povos. As especificidades históricas, as diferentes relações entre colonizados e colonizadores e os efeitos desse mecanismo de poder foram alguns dos temas discutidos neste seminário de três dias, coordenado pela historiadora Fabíola Andréa Silva.

As Faces do Colonialismo: Diferentes Tempos, Lugares e Conjunturas - Parte 2 de 5 - Leia mais…

As Faces do Colonialismo: Diferentes Tempos, Lugares e Conjunturas - Parte 1 de 5

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:14

O colonialismo, em suas mais diferentes manifestações e nuances ao longo do tempo, moldou (e ainda molda) o desenvolvimento de muitos povos. As especificidades históricas, as diferentes relações entre colonizados e colonizadores e os efeitos desse mecanismo de poder foram alguns dos temas discutidos neste seminário de três dias, coordenado pela historiadora Fabíola Andréa Silva.

As Faces do Colonialismo: Diferentes Tempos, Lugares e Conjunturas - Parte 1 de 5 - Leia mais…

Sobre Brumadinho: Princípio de Precaução e Responsabilização em Tragédias Socioambientais

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:54

Os riscos presentes em grandes empreendimentos de mineração e suas barragens de rejeitos, a necessidade de medidas de precaução e como encarar a responsabilização legal nas tragédias de Mariana e Brumadinho foram os temas discutidos neste encontro.

Sobre Brumadinho: Princípio de Precaução e Responsabilização em Tragédias Socioambientais - Leia mais…

Ensino Superior e Pesquisa no Brasil

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:25

Ex-ministro da Educação, reitor da USP de 1986 a 1990 e presidente da Fapesp de 2015 a 2018, o físico José Goldemberg discutiu nesse encontro a realidade atual da universidade brasileira – tendo como foco a USP – e sua condição de colaborar para o desenvolvimento do país. Ele tratou dos dilemas regulatórios, pedagógicos e de financiamento enfrentados pela pesquisa e docência.

Ensino Superior e Pesquisa no Brasil - Leia mais…

Ciclo Ação e Formação do Professor: Profissionalismo e Competência - Parte 4 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:25

O primeiro encontro do ciclo discutiu o tema profissionalismo e competência nas escolas de ensino básico. O debate entre especialistas e profissionais busca contribuir para o objetivo final dos eventos, que é a criação de mecanismos de enfrentamento para a fragmentação que afeta a organização da Escola Básica no Brasil. A cátedra adota a premissa de que a ação e formação dos professores pode ser um antídoto para esta realidade.

Ciclo Ação e Formação do Professor: Profissionalismo e Competência - Parte 4 de 4 - Leia mais…

Ciclo Ação e Formação do Professor: Profissionalismo e Competência - Parte 3 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:25

O primeiro encontro do ciclo discutiu o tema profissionalismo e competência nas escolas de ensino básico. O debate entre especialistas e profissionais busca contribuir para o objetivo final dos eventos, que é a criação de mecanismos de enfrentamento para a fragmentação que afeta a organização da Escola Básica no Brasil. A cátedra adota a premissa de que a ação e formação dos professores pode ser um antídoto para esta realidade.

Ciclo Ação e Formação do Professor: Profissionalismo e Competência - Parte 3 de 4 - Leia mais…

Ciclo Ação e Formação do Professor: Profissionalismo e Competência - Parte 2 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:24

O primeiro encontro do ciclo discutiu o tema profissionalismo e competência nas escolas de ensino básico. O debate entre especialistas e profissionais busca contribuir para o objetivo final dos eventos, que é a criação de mecanismos de enfrentamento para a fragmentação que afeta a organização da Escola Básica no Brasil. A cátedra adota a premissa de que a ação e formação dos professores pode ser um antídoto para esta realidade.

Ciclo Ação e Formação do Professor: Profissionalismo e Competência - Parte 2 de 4 - Leia mais…

Ciclo Ação e Formação do Professor: Profissionalismo e Competência - Parte 1 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:24

O primeiro encontro do ciclo discutiu o tema profissionalismo e competência nas escolas de ensino básico. O debate entre especialistas e profissionais busca contribuir para o objetivo final dos eventos, que é a criação de mecanismos de enfrentamento para a fragmentação que afeta a organização da Escola Básica no Brasil. A cátedra adota a premissa de que a ação e formação dos professores pode ser um antídoto para esta realidade.

Ciclo Ação e Formação do Professor: Profissionalismo e Competência - Parte 1 de 4 - Leia mais…

Gestão da Inovação MAIS Radical

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:25

Os autores do livro "Gestão da inovação MAIS radical” discutiram neste evento o tema da obra, que aborda as inovações que efetivamente fazem a diferença nas organizações, seja por abrir novos mercados, novos modelos de negócios ou por ajudar a expandir a empresa a partir de novas plataformas de produtos e serviços.

Gestão da Inovação MAIS Radical - Leia mais…

Conversa Sobre o Sistêmico e o Complexo

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:13

Neste evento, José Eli da Veiga, autor do livro "O Antropoceno e a Ciência do Sistema Terra" (Editora 34, 2019), debateu as ideias centrais da obra com Edgard de Assis Carvalho, professor da PUC-SP, e Reinaldo José Lopes, repórter da editoria de ciência do jornal Folha de S. Paulo. Segundo Veiga, a ascensão da ideia de sistema para substituir a fixação em objetos autônomos e isolados foi um imenso avanço científico do século XX. Em decorrência, uma dominante “sistêmica” logo penetrou todos os rincões do conhecimento científico.

Conversa Sobre o Sistêmico e o Complexo - Leia mais…

The Spatial Reformation: Euclid between man, cosmos, and God

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:58

No livro "The Spatial Reformation", Michael J. Sauter argumenta que o espaço é uma construção humana: isto é, um conceito que surge da imaginação humana e é expressa fisicamente em textos e objetos materiais. Neste evento realizado no IEA, o historiador demonstra como a geometria euclidiana, quando aplicada integralmente ao cosmos, afastou o homem de Deus, permitindo o avanço para o heliocentrismo e, assim, abrindo as portas para a descoberta do Novo Mundo.

The Spatial Reformation: Euclid between man, cosmos, and God - Leia mais…

Lançamento da Cátedra de Educação Básica

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:51

Resultado de um convênio firmado no final de 2018 entre a USP e o Itaú Social – patrocinadora da iniciativa, a cátedra é sediada no IEA e tem como principal objetivo reunir medidas que subsidiem políticas para o ensino básico com foco na formação de professores. Ao longo de cinco anos, o grupo de pesquisadores realizará atividades que passam pela análise de experiências inovadoras e de sucesso, debates com os atores e estudos de campo.

Lançamento da Cátedra de Educação Básica - Leia mais…

Brumadinho Pós-Mariana: Lições Não Aprendidas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:35

Pouco mais de três anos após o desastre de Mariana (MG), o rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho (MG) reativou as discussões sobre a necessidade de medidas preventivas que protejam tanto o meio ambiente quanto as populações que habitam as áreas de extração. Neste encontro, pesquisadores refletiram sobre as causas do desastre e a incapacidade de aprendizado frente à reincidência de tragédias evitáveis. Eles falaram sobre os fatores que levam a eventos como esse, os erros e as falhas, as disparidades entre forças e interesses, e as controvérsias nos fatos.

Brumadinho Pós-Mariana: Lições Não Aprendidas - Leia mais…

The Role of Universities in Transforming Societies: The Technion Story

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:33

Considerado a “Nação Start-up”, o Estado de Israel tem indústrias de alta tecnologia responsáveis por 54% das exportações do setor no país e quase 1% dos trabalhadores envolvidos com pesquisa e desenvolvimento. O papel das universidades no desenvolvimento de países foi o tema da exposição de Peretz Lavie, reitor do Instituto de Tecnologia de Israel (Technion), neste seminário no IEA. A Technion é uma das principais escolas de formação em ciência e tecnologia do mundo.

The Role of Universities in Transforming Societies: The Technion Story - Leia mais…

Democracia, Autonomia e o Futuro Imaterial Conectado: Debate com Stefano Quintarelli

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:35

Nesse encontro, o pensador e político italiano Stefano Quintarelli, membro da “Agência para a Itália Digital” e autor do livro “Instruções para um futuro imaterial” (Editora Elefante), debateu o futuro imaterial e a redefinição da sociedade com a ubiquidade dos dispositivos, da coleta massiva de dados e da inteligência artificial (IA). Também foram abordados os “efeitos exponenciais” da computação e da IA, como a União Europeia tem lutado para implementar uma nova política concorrencial e maior proteção de dados pessoais, e quais as possibilidades de inovação e manutenção da condição humana em ambientes sócio-técnicos permeados por robôs e pela modulação constante dos nossos comportamentos.

Democracia, Autonomia e o Futuro Imaterial Conectado: Debate com Stefano Quintarelli - Leia mais…

Políticas de Direitos Humanos no Brasil: Trajetórias e Perspectivas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:58

Este encontro, realizado no Maria Antonia, teve como objetivo fazer um balanço sobre as conquistas e desafios da institucionalização das políticas de direitos humanos no Brasil, desde a transição democrática até a atualidade. Para o grupo do IEA que o organizou, há uma urgência de se criar espaços para debates qualificados e críticos sobre o passado, presente e futuro das políticas de direitos humanos.

Políticas de Direitos Humanos no Brasil: Trajetórias e Perspectivas - Leia mais…

Gene Therapy in Oncology and Enzyme Replacement

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:57

Terapias focadas no nível genético podem revolucionar a medicina e levar à cura de doenças. Estas inovações estão sendo geradas, em grande parte, em ecossistemas de startups de biotecnologia, muitas vezes nascidas em ambientes acadêmicos que florescem com os investimentos de grandes empresas e de fundos públicos e privados. Neste workshop no IEA, foram apresentados projetos inovadores de terapias gênicas aplicadas à oncologia e à reposição enzimática, utilizando tecnologias proprietárias para a edição genética.

Gene Therapy in Oncology and Enzyme Replacement - Leia mais…

Jornalismo na Civilização Digital: Linguagem Performativa e Espaço Público nas Democracias Contemporâneas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:57

O jornalismo ganhou complexidades de linguagem dos conflitos discursivos, em contextos macrointerlocutórios que as teorias do século 20 não explicam. Neste seminário, foi debatida a proposta de um projeto de pesquisa que usará conteúdos e recursos metodológicos das ciências da linguagem para investigar e teorizar as novas aptidões performativas da linguagem jornalística - aptidões cada vez mais intensamente utilizadas em redes de difusão planetária instantânea. O grupo discutiu os objetivos, metodologia e a agenda do projeto.

Jornalismo na Civilização Digital: Linguagem Performativa e Espaço Público nas Democracias Contemporâneas - Leia mais…

Encontro de Pesquisadores em Agricultura Urbana de São Paulo

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:38

Integrantes de grupos de ensino, pesquisa e extensão que têm construído conhecimento sobre a agricultura urbana e agroecologia na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) se reuniram neste encontro com o objetivo de criar uma rede de troca de conhecimentos. Eles querem consolidar um banco de dados com artigos, teses, dissertações e outras produções acadêmicas acerca da agricultura urbana e agroecologia na região.

Encontro de Pesquisadores em Agricultura Urbana de São Paulo - Leia mais…

Paisagem Urbana: Soluções Baseadas na Natureza - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:38

Professores, pesquisadores e pós-graduandos discutiram métodos e técnicas de análise espacial destinadas à representação e planejamento de áreas urbanas. De acordo com os organizadores, a busca de soluções baseadas na natureza, com emprego de geoprocessamento, "pode contribuir para os modelos de integração de variáveis de dados espaciais de modo a auxiliar nos estudos de cenários futuros e tomada de decisões de políticas locais para a melhoria da qualidade ambiental e urbana".

Paisagem Urbana: Soluções Baseadas na Natureza - Parte II - Leia mais…

Paisagem Urbana: Soluções Baseadas na Natureza - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:38

Professores, pesquisadores e pós-graduandos discutiram métodos e técnicas de análise espacial destinadas à representação e planejamento de áreas urbanas. De acordo com os organizadores, a busca de soluções baseadas na natureza, com emprego de geoprocessamento, "pode contribuir para os modelos de integração de variáveis de dados espaciais de modo a auxiliar nos estudos de cenários futuros e tomada de decisões de políticas locais para a melhoria da qualidade ambiental e urbana".

Paisagem Urbana: Soluções Baseadas na Natureza - Parte I - Leia mais…

Imagens da Escravidão e do Pós-Emancipação: Desafios do Passado e do Presente

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:56

Há camadas de significados nem sempre visíveis acumuladas na trajetória das imagens (pinturas, desenhos, fotografias e posteriores reconstituições cinematográficas) de homens e mulheres escravizados, libertos ou afrodescendentes durante a escravidão e no período pós-Abolição. Este seminário no IEA teve por objetivo refletir sobre essas imagens.

Imagens da Escravidão e do Pós-Emancipação: Desafios do Passado e do Presente - Leia mais…

Racismo e Eugenia: um Debate Médico Paulista nos Anos de 1930-1940

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:27

Nos anos 30 e 40, em São Paulo, a maioria das especialidades médicas trazia em seus estudos dimensões eugênicas, entendidas como “tecnologia científica” a ser implementada, segundo o historiador André Mota. Naquele período, ações eugenistas ambientais e mesmo medidas para impor restrições e até a supressão de indivíduos foram tema de longos debates entre subdivisões da corporação médica. Nesta conferência, o historiador André Mota tratou dessas discussões.

Racismo e Eugenia: um Debate Médico Paulista nos Anos de 1930-1940 - Leia mais…

Workshop Sistemas Inteligentes em Perspectiva

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:56

Pesquisas e projetos sobre inteligência artificial e aprendizado de máquina têm se tornado cada vez mais abrangentes e frequentes. Nesse workshop, além de discutir o tema, os participantes trataram do edital Sistemas Digitais Inteligentes, da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, sobre a seleção de propostas das unidades, museus e institutos especializados da USP que fazem uso desses sistemas.

Workshop Sistemas Inteligentes em Perspectiva - Leia mais…

Efeitos do Álcool, Drogas e Anabolizantes Esteroides na Saúde do Homem

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:56

Para encerrar o Novembro Azul, dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde em geral do homem, um grupo de médicos e pesquisadores discutiu as principais questões sobre os efeitos nocivos do álcool, das drogas e anabolizantes esteroides. Eles também abordaram estratégias para lidar com essa situação tão presente na cultura dos pais, adolescentes, universitários e adultos jovens da sociedade brasileira e mundial.

Efeitos do Álcool, Drogas e Anabolizantes Esteroides na Saúde do Homem - Leia mais…

Políticas Públicas, Patrimonialização, Turismo e Sociedade - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:55

As políticas públicas que garantem a preservação dos patrimônios naturais brasileiros têm sido obrigadas a se moldar, cada vez mais, às dinâmicas da sociedade e ao avanço do turismo. O número crescente de visitantes e os abusos no processo de patrimonialização dificultam, em muitos casos, a conservação dos espaços. Este encontro pensou estratégias de conservação inovadoras para superar esses desafios e suprir as demandas da sociedade.

Políticas Públicas, Patrimonialização, Turismo e Sociedade - Parte II - Leia mais…

Políticas Públicas, Patrimonialização, Turismo e Sociedade - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:55

As políticas públicas que garantem a preservação dos patrimônios naturais brasileiros têm sido obrigadas a se moldar, cada vez mais, às dinâmicas da sociedade e ao avanço do turismo. O número crescente de visitantes e os abusos no processo de patrimonialização dificultam, em muitos casos, a conservação dos espaços. Este encontro pensou estratégias de conservação inovadoras para superar esses desafios e suprir as demandas da sociedade.

Políticas Públicas, Patrimonialização, Turismo e Sociedade - Parte I - Leia mais…

Crises da Democracia e Reforma da Política - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:39

Apesar do avanço da democracia em boa parte do mundo nas últimas décadas, por vezes, os processos de democratização enfrentaram recuos. As práticas políticas, procedimentos e instituições incorporam, em muitos casos, apenas parcialmente os ideais democráticos. Em muitos países, o Estado de direito, os direitos civis e políticos e os mecanismos institucionais de controle dos governos pelos cidadãos permanecem ineficazes ou subdesenvolvidos. Neste seminário, analistas políticos discutiram tais incertezas.

Crises da Democracia e Reforma da Política - Parte II - Leia mais…

Crises da Democracia e Reforma da Política - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:51

Apesar do avanço da democracia em boa parte do mundo nas últimas décadas, por vezes, os processos de democratização enfrentaram recuos. As práticas políticas, procedimentos e instituições incorporam, em muitos casos, apenas parcialmente os ideais democráticos. Em muitos países, o Estado de direito, os direitos civis e políticos e os mecanismos institucionais de controle dos governos pelos cidadãos permanecem ineficazes ou subdesenvolvidos. Neste seminário, analistas políticos discutiram tais incertezas.

Crises da Democracia e Reforma da Política - Parte I - Leia mais…

Centralidades Periféricas: Quando as Periferias Constroem sua Própria Imagem

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:41

O quarto encontro do ciclo Centralidades Periféricas propôs uma discussão sobre a produção cinematográfica e fotográfica das periferias brasileiras. O evento reuniu artistas, cineastas e fotógrafos de algumas partes do país com o objetivo de promover uma vivência nessa linguagem que vem afirmando o lugar das periferias na cena artística nas cidades.

Centralidades Periféricas: Quando as Periferias Constroem sua Própria Imagem - Leia mais…

Imagens da Ciência e da Saúde em São Paulo na Produção de Benedito Junqueira Duarte

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:42

O evento tratou da obra do documentarista Benedito Junqueira Duarte, que realizou filmes e documentários sobre temas que demonstram forte vínculo com o espaço da cidade. Os temas da saúde e da medicina, especificamente, tiveram grande destaque na carreira do cineasta, que também foi responsável pelo setor de audiovisual do Instituto do Coração (Incor) do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Imagens da Ciência e da Saúde em São Paulo na Produção de Benedito Junqueira Duarte - Leia mais…

Memórias da Emigração e Laços de Pertencimento

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:50

O evento "Memórias da Emigração e Laços de Pertencimento" apresentou relatos de experiências comunitárias de pertencimento vivenciadas por imigrantes que se instalaram no território nacional e nele construíram redes sociais significativas. As exposições evidenciaram a existência de sujeitos relacionais na sociedade brasileira, os quais se constituem em significativos atores e interlocutores culturais e políticos.

Memórias da Emigração e Laços de Pertencimento - Leia mais…

Of Systems, Networks and People: Social Energy for the Self-organization of Sustainable Human-nature Relations

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:51

Neste evento, a pesquisadora Marion Glaser discutiu, com três exemplos de casos de seu estudo (Indonésia, Belize e Brasil), a criação e o desaparecimento da energia social para relações homem-natureza sustentáveis. Ela lidera o Grupo de Análise de Sistemas Sócio-Ecológicos no ZMT Leibniz Centre for Tropical Marine Research e leciona na Universidade de Bremen. Sua pesquisa analisa a governança e a gestão dos sistemas socioecológicos costeiros e marinhos, concentrando-se nos potenciais transdisciplinares de agentes e na análise de redes.

Of Systems, Networks and People: Social Energy for the Self-organization of Sustainable Human-nature Relations - Leia mais…

SOS Paranapiacaba - Conflitos, Saberes e Possibilidades de Desenvolvimento na Macrometrópole Paulista - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:45

O evento "SOS Paranapiacaba - Conflitos, Saberes e Possibilidades de Desenvolvimento na Macrometrópole Paulista" buscou iluminar o conflito envolvendo o território de Paranapiacaba e a tentativa de implantação de um complexo logístico que tende a trazer inúmeros impactos a uma região cercada de patrimônio histórico e remanescentes de mata atlântica. Participaram do encontro representantes da academia, moradores, e governo a fim de debater o tema em perspectiva interdisciplinar e da construção de uma ciência cidadã.

SOS Paranapiacaba - Conflitos, Saberes e Possibilidades de Desenvolvimento na Macrometrópole Paulista - Parte II - Leia mais…

SOS Paranapiacaba - Conflitos, Saberes e Possibilidades de Desenvolvimento na Macrometrópole Paulista - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:45

O evento "SOS Paranapiacaba - Conflitos, Saberes e Possibilidades de Desenvolvimento na Macrometrópole Paulista" buscou iluminar o conflito envolvendo o território de Paranapiacaba e a tentativa de implantação de um complexo logístico que tende a trazer inúmeros impactos a uma região cercada de patrimônio histórico e remanescentes de mata atlântica. Participaram do encontro representantes da academia, moradores, e governo a fim de debater o tema em perspectiva interdisciplinar e da construção de uma ciência cidadã.

SOS Paranapiacaba - Conflitos, Saberes e Possibilidades de Desenvolvimento na Macrometrópole Paulista - Parte I - Leia mais…

Religiões & Antropoceno: O Caso do Catolicismo

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:50

O evento apresentou uma discussão sobre como as religiões têm reagido diante da escalada dos impactos ambientais negativos do processo civilizador. O expositor do evento foi Ricardo Abramovay, do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, que embasou sua fala na Encíclica católica Laudato Sí. Paula Montero, antropóloga e professora da Faculdade de Filosofia Letras e Ciência Humanas (FFLCH) da USP, comentou a fala de Abramovay.

Religiões & Antropoceno: O Caso do Catolicismo - Leia mais…

Fake News e Eleições 2018

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:45

O evento realizado pelo Núcleo Jurídico do Observatório da Inovação e Competitividade do IEA buscou entender as dinâmicas envolvidas nos casos de notícias falsas divulgadas durante as eleições de 2018. Os especialistas convidados falaram também sobre os impactos das Fake News no resultado do pleito, as nuances éticas e jurídicas da prática e possíveis soluções para a questão.

Fake News e Eleições 2018 - Leia mais…

Bibliofilia: Circuitos e Memórias - Parte IV

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:57

Colecionadores e conservadores de bibliotecas públicas e privadas trataram neste encontro das principais questões relacionadas com o colecionismo, conservação e memória dos livros. A bibliofilia se nutre do interesse amplo e irrestrito pelas formas e componentes do livro.

Bibliofilia: Circuitos e Memórias - Parte IV - Leia mais…

Bibliofilia: Circuitos e Memórias - Parte III

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:56

Colecionadores e conservadores de bibliotecas públicas e privadas trataram neste encontro das principais questões relacionadas com o colecionismo, conservação e memória dos livros. A bibliofilia se nutre do interesse amplo e irrestrito pelas formas e componentes do livro.

Bibliofilia: Circuitos e Memórias - Parte III - Leia mais…

Conversa sobre Desreguladores Endócrinos

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:08

A pergunta central desta conversa é simples: não estariam sendo por demais subestimados os nefastos efeitos dos “desreguladores endócrinos” (“DEs”)? Mundialmente conhecidos como “EDCs” (endocrine disruptors compounds) — eles são principalmente substâncias e compostos químicos que interferem em glândulas do corpo, como pâncreas, tireoide, hipófise, suprarrenais, ovário, testículos, etc., responsáveis pelo controle do metabolismo, funções reprodutivas, funcionamento do sistema nervoso, crescimento, entre outras funções. Podem provocar diversas doenças, como diabetes, obesidade, hipotireoidismo, além de afetarem não só o indivíduo exposto, mas também o desenvolvimento cerebral de sua prole.

Conversa sobre Desreguladores Endócrinos - Leia mais…

Bibliofilia: Circuitos e Memórias - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:56

Colecionadores e conservadores de bibliotecas públicas e privadas trataram neste encontro das principais questões relacionadas com o colecionismo, conservação e memória dos livros. A bibliofilia se nutre do interesse amplo e irrestrito pelas formas e componentes do livro.

Bibliofilia: Circuitos e Memórias - Parte II - Leia mais…

Bibliofilia: Circuitos e Memórias - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:56

Colecionadores e conservadores de bibliotecas públicas e privadas trataram neste encontro das principais questões relacionadas com o colecionismo, conservação e memória dos livros. A bibliofilia se nutre do interesse amplo e irrestrito pelas formas e componentes do livro.

Bibliofilia: Circuitos e Memórias - Parte I - Leia mais…

A Paisagem como Paradigma Político: Ética, Tempo e Civilização - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:44

O seminário organizado conjuntamente pelos Grupos de Pesquisa Mitopoética da Cidade, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, Política Ambiental, do IEA-USP, e Filosofia da Paisagem, do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (CFUL), se desenhou ao redor de um questionamento: "devemos, mesmo, ainda tentar preservar e defender uma civilização que está destruindo o planeta inteiro e se recolhe nas mais anacrônicas e brutas estruturas sociais e políticas?". O público do evento e os especialistas convidados debateram possíveis caminhos e soluções para a crise ética, política e ambiental que se apresenta cada vez mais forte.

A Paisagem como Paradigma Político: Ética, Tempo e Civilização - Parte II - Leia mais…

A Paisagem como Paradigma Político: Ética, Tempo e Civilização - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:44

O seminário organizado conjuntamente pelos Grupos de Pesquisa Mitopoética da Cidade, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, Política Ambiental, do IEA-USP, e Filosofia da Paisagem, do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (CFUL), se desenhou ao redor de um questionamento: "devemos, mesmo, ainda tentar preservar e defender uma civilização que está destruindo o planeta inteiro e se recolhe nas mais anacrônicas e brutas estruturas sociais e políticas?". O público do evento e os especialistas convidados debateram possíveis caminhos e soluções para a crise ética, política e ambiental que se apresenta cada vez mais forte.

A Paisagem como Paradigma Político: Ética, Tempo e Civilização - Parte I - Leia mais…

Memória, Democracia e Resistência: Reflexões sobre o Nazifascismo na Alemanha

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:42

A experiência da ditadura e do nazifascismo na Alemanha é frequentemente usada como ponto de referência quando se discute a possibilidade de resistência sob regimes autoritários e totalitários e a importância da memória do mal para se criar uma cultura democrática. Serve também como pano de fundo ao analisar a ascensão de novas forças nacionalistas, populistas e autoritárias na Europa e além. Este evento reuniu pesquisadores de diferentes áreas para trazer diferentes perspectivas sobre as repercussões do regime nazista ontem e hoje.

Memória, Democracia e Resistência: Reflexões sobre o Nazifascismo na Alemanha - Leia mais…

Transições Energéticas na História no Brasil

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:45

O seminário apresentou a história do Brasil através de suas inúmeras transições energéticas, tendo como focos principais o carvão, o petróleo e o gás natural. A transição energética no decorrer da história é, atualmente, um dos principais paradigmas no campo das políticas públicas e estratégias governamentais e privadas relacionadas à energia. Foi apresentada, no evento, uma nova leitura sobre o processo de transição energética junto com novas perspectivas a curto e longo prazo.

Transições Energéticas na História no Brasil - Leia mais…

Saúde, Migração e Refúgio

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:42

Saúde é um tema intrínseco ao fenômeno migratório. Apesar disso, são pouco conhecidas as informações sobre os problemas de saúde vivenciados pelos imigrantes — como se dá o acesso aos serviços de saúde para e por populações imigrantes e a efetivação das políticas de inclusão. O seminário "Saúde, Migração e Refúgio" teve como expositores autores do livro recém-lançado “Migração, Refúgio e Saúde” (Unisantos e Editora Universitária Leopoldianum), que trata justamente da questão no âmbito da saúde coletiva.

Saúde, Migração e Refúgio - Leia mais…

Filosofia da Mente, Filosofia da Neurociência, Neuroética e Medicina: Da Pesquisa à Clínica

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:42

O desenvolvimento da neurociência trouxe uma forte tendência a buscar soluções para problemas de qualquer natureza a partir do estudo do neurônio. Sendo uma ciência especial, voltada à descoberta de novos fatos, pode a neurociência servir de fundamento epistemológico a outras ciências? Quais são seus próprios fundamentos epistemológicos? O que os resultados das pesquisas na área apontam? Da pesquisa à clínica, que implicações surgem a partir da tendência a buscar soluções no estudo do neurônio? Essas questões foram debatidas na quarta conferência do ciclo Reflexões sobre Filosofia e Medicina.

Filosofia da Mente, Filosofia da Neurociência, Neuroética e Medicina: Da Pesquisa à Clínica - Leia mais…

Workshop de Assessoria Científica a Governos – INGSA-Brasil - Parte IV

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:44

Este Workshop de Assessoria Científica a Governos (INGSA na sigla em inglês) discutiu modelos de assessoria científica e habilidades necessárias para se trabalhar na interface entre ciência e política. O INGSA é um fórum para formuladores de políticas públicas, tomadores de decisão, academias nacionais, sociedades científicas e pesquisadores compartilharem experiências, capacitarem e desenvolverem abordagens teóricas e práticas para o uso de evidência científica nas decisões políticas tomadas em todas as esferas de governo. Já foi realizado em Buenos Aires (2017), Santiago (2018) e Lima (2018).

Workshop de Assessoria Científica a Governos – INGSA-Brasil - Parte IV - Leia mais…

Workshop de Assessoria Científica a Governos – INGSA-Brasil - Parte III

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:05

Este Workshop de Assessoria Científica a Governos (INGSA na sigla em inglês) discutiu modelos de assessoria científica e habilidades necessárias para se trabalhar na interface entre ciência e política. O INGSA é um fórum para formuladores de políticas públicas, tomadores de decisão, academias nacionais, sociedades científicas e pesquisadores compartilharem experiências, capacitarem e desenvolverem abordagens teóricas e práticas para o uso de evidência científica nas decisões políticas tomadas em todas as esferas de governo. Já foi realizado em Buenos Aires (2017), Santiago (2018) e Lima (2018).

Workshop de Assessoria Científica a Governos – INGSA-Brasil - Parte III - Leia mais…

Workshop de Assessoria Científica a Governos – INGSA-Brasil - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:04

Este Workshop de Assessoria Científica a Governos (INGSA na sigla em inglês) discutiu modelos de assessoria científica e habilidades necessárias para se trabalhar na interface entre ciência e política. O INGSA é um fórum para formuladores de políticas públicas, tomadores de decisão, academias nacionais, sociedades científicas e pesquisadores compartilharem experiências, capacitarem e desenvolverem abordagens teóricas e práticas para o uso de evidência científica nas decisões políticas tomadas em todas as esferas de governo. Já foi realizado em Buenos Aires (2017), Santiago (2018) e Lima (2018).

Workshop de Assessoria Científica a Governos – INGSA-Brasil - Parte II - Leia mais…

Workshop de Assessoria Científica a Governos – INGSA-Brasil - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:04

Este Workshop de Assessoria Científica a Governos (INGSA na sigla em inglês) discutiu modelos de assessoria científica e habilidades necessárias para se trabalhar na interface entre ciência e política. O INGSA é um fórum para formuladores de políticas públicas, tomadores de decisão, academias nacionais, sociedades científicas e pesquisadores compartilharem experiências, capacitarem e desenvolverem abordagens teóricas e práticas para o uso de evidência científica nas decisões políticas tomadas em todas as esferas de governo. Já foi realizado em Buenos Aires (2017), Santiago (2018) e Lima (2018).

Workshop de Assessoria Científica a Governos – INGSA-Brasil - Parte I - Leia mais…

Lançamento "Cadernos de Direito e Inovação"

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:44

Neste encontro foi lançado o primeiro volume da série Cadernos de Direito e Inovação, resultado da pesquisa do Núcleo Jurídico do OIC-IEA. Coordenada por Vitor Monteiro, a publicação é dedicada ao exame do Decreto Paulista de Inovação e apresenta soluções para problemas jurídicos que limitam ações inovadoras nos setores público e privado.

Lançamento "Cadernos de Direito e Inovação" - Leia mais…

Fluir de Paradoxos: Verdade e Informação na Contemporaneidade

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:44

Este seminário buscou promover reflexões sobre os temas da verdade e da informação, bem como suas implicações sobre o pensamento racional. Também foi apresentado o livro "Para Além das Colunas de Hércules, uma História da Paraconsistência: De Heráclito a Newton da Costa", escrito por ela em parceria com Evandro Luis Gomes. Foi feita ainda uma homenagem a Lafayette de Moraes por suas contribuições no desenvolvimento da lógica matemática no Brasil.

Fluir de Paradoxos: Verdade e Informação na Contemporaneidade - Leia mais…

Centralidades Periféricas: A Cena Teatral que Ecoa das Periferias

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:42

A cena teatral das periferias do Brasil foi tema do terceiro encontro do ciclo Centralidades Periféricas. Ao reunir representantes de quatro coletivos teatrais de São Paulo, Bahia e Rio Grande do Norte, além de uma pesquisadora da área, a atividade da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência discutiu o papel desta expressão artística nas periferias dos grandes centros urbanos.

Centralidades Periféricas: A Cena Teatral que Ecoa das Periferias - Leia mais…

Fisiologia da Nutrição na Saúde e na Doença: da Biologia Molecular ao Tratamento (Lançamento da segunda edição)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:43

Foi lançada, no encontro, a segunda edição do livro "Fisiologia da Nutrição na Saúde e na Doença: da Biologia Molecular ao Tratamento", organizado pelo Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza. A primeira edição do trabalho foi lançada em 2013.

Fisiologia da Nutrição na Saúde e na Doença: da Biologia Molecular ao Tratamento (Lançamento da segunda edição) - Leia mais…

Jornada Relações Culturais Brasil/França no Pós-Guerra - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:43

A presença francesa nas relações culturais do Brasil no decorrer do século 19 e na primeira metade do século 20 já foi objeto de vários estudos e análises. Neste encontro, um grupo de pesquisadores do IEA abordou essas relações culturais no período posterior à Segunda Guerra Mundial, buscando indicar as eventuais modificações havidas nesses intercâmbios.

Jornada Relações Culturais Brasil/França no Pós-Guerra - Parte II - Leia mais…

Jornada Relações Culturais Brasil/França no Pós-Guerra - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:43

A presença francesa nas relações culturais do Brasil no decorrer do século 19 e na primeira metade do século 20 já foi objeto de vários estudos e análises. Neste encontro, um grupo de pesquisadores do IEA abordou essas relações culturais no período posterior à Segunda Guerra Mundial, buscando indicar as eventuais modificações havidas nesses intercâmbios.

Jornada Relações Culturais Brasil/França no Pós-Guerra - Parte I - Leia mais…

A Universidade Diante do Espelho

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:42

O Grupo de Trabalho "A USP diante dos Desafios do Século 21" apresentou neste encontro o documento "USP: Propostas de Agenda para o Futuro", resultado de uma pesquisa que levou um ano e teve a participação de 9 pesquisadores, além de Luiz Bevilacqua, que coordenou os trabalhos como professor visitante do IEA.

A Universidade Diante do Espelho - Leia mais…

Lançamento do livro "Reconceptualizing International Investment Law from the Global South"

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:07

Michelle Ratton Sanchez Badin (FGV/SP) e Fábio Morosini (UFRGS), editores do livro "Reconceptualizing International Investment Law from the Global South", além de especialistas convidados, participaram do lançamento da publicação no IEA-USP, a qual discute mudanças no arcabouço regulatório internacional de investimentos como parte de esforço mais amplo para reformar a ordem econômica internacional.

Lançamento do livro "Reconceptualizing International Investment Law from the Global South" - Leia mais…

Afrodiásporas em Diálogo nas Artes Plásticas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:03

Do século XVI ao final do século XIX, o comércio global da escravidão agenciado pelos europeus resultou na migração forçada de doze milhões de africanos e africanas para as Américas, e especialmente para o Brasil, que recebeu 46% dessa população. O “Atlântico Negro”, assim chamado pelo sociólogo britânico Paul Gilroy, menos do que separa, banha continentes entre os quais ocorrem fluxos e refluxos de pessoas e de ideias, de crenças e mentalidades, de objetos e padrões estéticos. Os convidados do encontro "Afrodiásporas em Diálogo nas Artes Plásticas" foram indagados sobre o processo curatorial que presidiu à concepção de "Histórias Afro-Atlânticas", em exposição no MASP, cujos temas, personagens e narrativas polifônicas são perpassados por múltiplas dimensões e diálogos interculturais, além de apresentar “os mundos que os Africanos (re)criaram”.

Afrodiásporas em Diálogo nas Artes Plásticas - Leia mais…

(Re)discussão Sobre as Grandes Áreas do Conhecimento (terceiro encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:02

A terceira edição do seminário "(Re)discussão Sobre as Grandes Áreas do Conhecimento" discutiu as teses do Manifesto de Leiden, bem como critérios diferenciados de cientometria para as diversas áreas, incluindo-se a polêmica dos rankings das universidades. Propôs-se um debate conceitual sobre os meios de indexação nas diferentes formas de pesquisa: a pesquisa empírico-matemático-teórica no caso das ciências da natureza, a pesquisa cultural nas humanidades e ainda a pesquisa empírico-prático-poética nas artes. Outro tema em discutido foi a valorização dos saberes profissionais e poético-práticos (habilidades psico-motoras, ou mente manuque), para além dos conhecimentos teóricos.

(Re)discussão Sobre as Grandes Áreas do Conhecimento (terceiro encontro) - Leia mais…

Indústria Bélica Ontem e Hoje

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:01

O prof. Pablo Rubén Mariconda e o Doutorando em Filosofia Douglas Rogério Anfra discutem os rumos da Indústria bélica ontem e hoje. Douglas Rogério Anfra, cuja dissertação de mestrado tem por título Friedrich Engels: guerra e política: uma investigação sobre a análise marxista da guerra e das organizações militares, falou sobre a organização do setor bélico “ontem”, tendo por base seus estudos prévios sobre o tema. O Prof. Pablo Rubén Mariconda, que tem se engajado no estudo da cibernética e inteligência artificial (com seus diversos usos, inclusive na guerra), debate atualidades e perspectivas que já se apontam, a partir da análise das tendências de hoje.

Indústria Bélica Ontem e Hoje - Leia mais…

Seminário Internacional Os Caminhos e os Desafios da Construção de uma Teoria Urbana Crítica - Parte VII

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:03

Com o objetivo de pensar alternativas para a elaboração de uma teoria crítica do espaço urbano, este seminário buscou ampliar a compreensão sobre o mundo moderno, a qual, para os organizadores, requer uma crítica ao Estado e ao campo das políticas públicas.

Seminário Internacional Os Caminhos e os Desafios da Construção de uma Teoria Urbana Crítica - Parte VII - Leia mais…

Seminário Internacional Os Caminhos e os Desafios da Construção de uma Teoria Urbana Crítica - Parte VI

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:03

Com o objetivo de pensar alternativas para a elaboração de uma teoria crítica do espaço urbano, este seminário buscou ampliar a compreensão sobre o mundo moderno, a qual, para os organizadores, requer uma crítica ao Estado e ao campo das políticas públicas.

Seminário Internacional Os Caminhos e os Desafios da Construção de uma Teoria Urbana Crítica - Parte VI - Leia mais…

Seminário Internacional Os Caminhos e os Desafios da Construção de uma Teoria Urbana Crítica - Parte V

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:03

Com o objetivo de pensar alternativas para a elaboração de uma teoria crítica do espaço urbano, este seminário buscou ampliar a compreensão sobre o mundo moderno, a qual, para os organizadores, requer uma crítica ao Estado e ao campo das políticas públicas.

Seminário Internacional Os Caminhos e os Desafios da Construção de uma Teoria Urbana Crítica - Parte V - Leia mais…

Seminário Internacional Os Caminhos e os Desafios da Construção de uma Teoria Urbana Crítica - Parte IV

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:03

Com o objetivo de pensar alternativas para a elaboração de uma teoria crítica do espaço urbano, este seminário buscou ampliar a compreensão sobre o mundo moderno, a qual, para os organizadores, requer uma crítica ao Estado e ao campo das políticas públicas.

Seminário Internacional Os Caminhos e os Desafios da Construção de uma Teoria Urbana Crítica - Parte IV - Leia mais…

Seminário Internacional Os Caminhos e os Desafios da Construção de uma Teoria Urbana Crítica - Parte III

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:43

Com o objetivo de pensar alternativas para a elaboração de uma teoria crítica do espaço urbano, este seminário buscou ampliar a compreensão sobre o mundo moderno, a qual, para os organizadores, requer uma crítica ao Estado e ao campo das políticas públicas.

Seminário Internacional Os Caminhos e os Desafios da Construção de uma Teoria Urbana Crítica - Parte III - Leia mais…

Seminário Internacional Os Caminhos e os Desafios da Construção de uma Teoria Urbana Crítica - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:43

Com o objetivo de pensar alternativas para a elaboração de uma teoria crítica do espaço urbano, este seminário buscou ampliar a compreensão sobre o mundo moderno, a qual, para os organizadores, requer uma crítica ao Estado e ao campo das políticas públicas.

Seminário Internacional Os Caminhos e os Desafios da Construção de uma Teoria Urbana Crítica - Parte II - Leia mais…

International Experiences of Co-production: Engaging the Citizen in the Public Sector

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:03

Tony Bovaird, professor emérito da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, falou sobre a colaboração entre governos e comunidades na decisão de questões estratégicas. Com experiência em diversos países na capacitação de arranjos de colaboração em coprodução, ele apresentou propostas para desenvolver esse tipo de arranjo de governança. Os exemplos mais comuns no Brasil vão desde o orçamento participativo até atividades individuais, como a separação e reciclagem de lixo doméstico, mutirões de controle de dengue, vigilância comunitária e proteção de praças e ruas da vizinhança.

International Experiences of Co-production: Engaging the Citizen in the Public Sector - Leia mais…

Seminário Internacional Os Caminhos e os Desafios da Construção de uma Teoria Urbana Crítica - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:43

Com o objetivo de pensar alternativas para a elaboração de uma teoria crítica do espaço urbano, este seminário buscou ampliar a compreensão sobre o mundo moderno, a qual, para os organizadores, requer uma crítica ao Estado e ao campo das políticas públicas.

Seminário Internacional Os Caminhos e os Desafios da Construção de uma Teoria Urbana Crítica - Parte I - Leia mais…

Centralidades Periféricas: Marcas na Pele da Cidade - Narrativas Visuais das Periferias

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:30

A cidade é um imenso corpo narrativo. Cotidianamente, esbarramos em imagens que marcam as vivências do conjunto de experiências de diferentes partes da pólis. Essas representações carregam histórias e contextos específicos, vindos de lugares e repertórios que nos deslocam na cidade. Nos reconhecemos ou não no pixo, no graffiti, no traço ou no desenho. No segundo encontro do ciclo Centralidades Periféricas, comandado pela Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência, artistas de São Paulo e do Rio de Janeiro se reuniram no IEA para discutir as diversas produções artísticas urbanas produzidas pelas periferias. Eles pensaram também sobre as maneiras pelas quais a Universidade pode se aproximar da periferia e de suas produções artísticas.

Centralidades Periféricas: Marcas na Pele da Cidade - Narrativas Visuais das Periferias - Leia mais…

Eleições 2018: Propostas para o Brasil - Saúde

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:30

Para contribuir com a formulação de políticas que levem a um melhor atendimento da população, o ciclo "Eleições 2018: Propostas para o Brasil" tratou, em seu quinto e último seminário, das condições da saúde no país, especialmente do Sistema Único de Saúde (SUS), e das mudanças que se fazem necessárias. Participaram do encontro o médico Drauzio Varella e o professor da Faculdade de Medicina da USP Mario Scheffer. A partir dos debates, os expositores concluíram que as principais demandam da área são a universalização do acesso, novas fontes de recursos e a reorganização do SUS.

Eleições 2018: Propostas para o Brasil - Saúde - Leia mais…

Big Data e Ação Autônoma

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:00

Esse debate teve por objetivo introduzir a discussão sobre a possibilidade de exercício da autonomia na escolha adequada da conduta frente à crescente presença da tecnologia digital no cotidiano das sociedades informatizadas, particularmente sobre o impacto dos processamentos de massivas quantidades de informação realizados pelos Big Data.

Big Data e Ação Autônoma - Leia mais…

A Família e o Direito Humano à Alimentação Adequada

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:43

As famílias possuem um papel crucial no desenvolvimento social. Por isso, a ONU reconhece que políticas públicas voltadas à família possuem o potencial de acelerar o atingimento de várias das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente aquelas relacionadas ao desenvolvimento social e bem-estar de todas as pessoas — em concreto, os ODS 1 a 5. Neste evento, o Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza do IEA buscou discutir o papel das famílias no contexto brasileiro, dando particular atenção à contribuição que elas podem trazer para que sejam atingidas algumas das metas da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.

A Família e o Direito Humano à Alimentação Adequada - Leia mais…

Inteligência Artificial e seus Impactos na Medicina Diagnóstica

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:00

O médico Igor Santos, da Unifesp, falou neste encontro sobre o histórico da inteligência artificial e como os recentes avanços da última década aumentaram o acesso e a abrangência dessa tecnologia. Ele também discutiu casos práticos que já estão sendo utilizados na medicina diagnóstica e suas principais aplicações.

Inteligência Artificial e seus Impactos na Medicina Diagnóstica - Leia mais…

2° Workshop Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:46

Entender a complexidade ambiental e outras dimensões dos sistemas ecológicos requer uma abordagem holística que só pode ser alcançada identificando, recuperando e sintetizando diversos dados de fontes distribuídas; colaborar com outros cientistas de uma ampla gama de disciplinas; e investigar muitos sistemas diferentes.

2° Workshop Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos - Parte II - Leia mais…

2° Workshop Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:45

Entender a complexidade ambiental e outras dimensões dos sistemas ecológicos requer uma abordagem holística que só pode ser alcançada identificando, recuperando e sintetizando diversos dados de fontes distribuídas; colaborar com outros cientistas de uma ampla gama de disciplinas; e investigar muitos sistemas diferentes.

2° Workshop Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos - Parte I - Leia mais…

As Medicinas no Brasil Colonial a partir de Três Manuais Setecentistas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:29

Das diversas formas de cuidar dos doentes no período que antecedeu a instituição do ensino médico no Brasil, a instrução para cuidar de si e dos mais próximos através de manuais escritos por cirurgiões licenciados foi a que recebeu especial atenção neste evento. A partir da compreensão do contexto de produção de três desses livros – o Erário Mineral (1736), a Relação cirúrgica e médica (1747) e o Governo de Mineiros [...] (1770) –, das referências científicas tomadas por seus autores como fundamentais, das indicações do que fazer – ou não – com os corpos enfermos, das receitas e os ingredientes usuais nas curas, entre outros aspectos, foi apresentada uma das facetas dessa plural medicina praticada nos trópicos.

As Medicinas no Brasil Colonial a partir de Três Manuais Setecentistas - Leia mais…

Eleições 2018: Propostas para o Brasil - Gestão Pública

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:46

Às vésperas de uma da eleição presidencial de 2018, o IEA reuniu renomados especialistas para debater propostas para o Brasil, capazes de destravar áreas-chave para o desenvolvimento. Neste encontro sobre gestão pública, os conferencistas forma Evelyn Levy, ex-secretária nacional de gestão, consultora e especialista em gestão pública para organismos internacionais, e Humberto Falcão Martins, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE-FGV). A moderação foi de Fernando Luis Abrucio, professor da FGV-SP.

Eleições 2018: Propostas para o Brasil - Gestão Pública - Leia mais…

Lançamento do Livro Branco da Água

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:30

O IEA e a Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) publicaram um livro analítico sobre a crise hídrica que assolou a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) entre 2013 e 2015. O Livro Branco da Água é resultado de uma série de estudos sobre as causas e consequências do desabastecimento hídrico que limitou o acesso à água de pelo menos 20 milhões de pessoas. Neste evento, os coordenadores da obra e alguns dos articulistas falaram sobre o livro e os temas que orbitam a publicação.

Lançamento do Livro Branco da Água - Leia mais…

O Problema da Causação Mental em Filosofia da Mente e suas Implicações Clínicas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:55

É sabido que o estado físico afeta a forma de pensar, as decisões, sentimentos, ao mesmo tempo em que nossos pensamentos e sentimentos afetam o funcionamento do organismo, gerando não apenas sensações de bem-estar ou mal-estar, mas também possibilitando maior ou menor defesa do organismo. Este efeito, chamado de causação mental, é uma questão filosófica que surge com Descartes e permanece sem explicação até hoje. Nesta conferência, foram abordadas algumas teorias sobre a causação mental e suas respectivas implicações em situações clínicas.

O Problema da Causação Mental em Filosofia da Mente e suas Implicações Clínicas - Leia mais…

Socialist Economic Planning and Algorithms

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:44

A palestra abordou os debates sobre o cálculo socialista e os avanços que ocorreram devido a Kantorovich versus von Mises. Foram observadas as limitações do método de planejamento de Kantorovich e como elas podem ser superadas usando técnicas que foram originalmente desenvolvidas para pesquisa de redes neurais. Foram também apresentados dois pacotes de software, um dos quais utiliza a técnica de Kantorovich. O outro utiliza o novo método Harmony, de CockShott.

Socialist Economic Planning and Algorithms - Leia mais…

Eleições 2018: Propostas para o Brasil - Ciência, Tecnologia e Inovação

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:46

Às vésperas de uma da eleição presidencial de 2018, o IEA reuniu renomados especialistas para debater propostas para o Brasil, capazes de destravar áreas-chave para o desenvolvimento. Neste encontro sobre inovação, estavam presentes Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente da Fapesp, e Fernanda De Negri, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea.

Eleições 2018: Propostas para o Brasil - Ciência, Tecnologia e Inovação - Leia mais…

Mídias Sociais Digitais, Pós-Verdade e Fake News: seus Efeitos sobre o Jornalismo e a Democracia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:55

A produção de conteúdo jornalístico foi drasticamente alterada pela dinâmica de dados promovida pelas mídias sociais. Na rede, opiniões e informações (verdadeiras ou não) se pulverizam e tiram dos veículos de comunicação o monopólio da produção de notícias. Neste evento, Marco Bastos, professor e pesquisador da City, University of London, discutiu as tensões do discurso jornalístico com essas outras linguagens e plataformas.

Mídias Sociais Digitais, Pós-Verdade e Fake News: seus Efeitos sobre o Jornalismo e a Democracia - Leia mais…

Saúde no Brasil e o Sistema Albert Einstein

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:46

O Sistema Einstein se constitui em um sistema de saúde e de conhecimento abrangente e integrado, atuando na assistência pública e privada, da atenção primária à alta complexidade. Com participação no SUS, com a gestão de dois hospitais públicos no município de São Paulo e projetos nacionais, o Einstein também tem atuação em educação e pesquisa, com cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu e faculdades de enfermagem e de medicina. Além disso, tem uma incubadora de startups e laboratórios de inovação.

Saúde no Brasil e o Sistema Albert Einstein - Leia mais…

UrbanSus: Instrumentos de Financiamento da Cidade e Urbanismo Social - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:29

Entre os temas que foram debatidos no evento estão a viabilização do desenvolvimento urbano lato senso, o financiamento da transformação mais equilibrada territorialmente de nossas cidades e a promoção do “urbanismo social”, todos instrumentos de financiamento do desenvolvimento urbano com inclusão sócio-territorial. Foram abordadas também as maneiras pelas quais o urbanismo gera valor e as formas de mobilização e captura da valorização do solo, as contribuições por melhoria e os instrumentos não tributários de financiamento de projetos urbanos e de promoção do urbanismo social.

UrbanSus: Instrumentos de Financiamento da Cidade e Urbanismo Social - Parte II - Leia mais…

UrbanSus: Instrumentos de Financiamento da Cidade e Urbanismo Social - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:29

Entre os temas que foram debatidos no evento estão a viabilização do desenvolvimento urbano lato senso, o financiamento da transformação mais equilibrada territorialmente de nossas cidades e a promoção do “urbanismo social”, todos instrumentos de financiamento do desenvolvimento urbano com inclusão sócio-territorial. Foram abordadas também as maneiras pelas quais o urbanismo gera valor e as formas de mobilização e captura da valorização do solo, as contribuições por melhoria e os instrumentos não tributários de financiamento de projetos urbanos e de promoção do urbanismo social.

UrbanSus: Instrumentos de Financiamento da Cidade e Urbanismo Social - Parte I - Leia mais…

Miguel Covian: Uma Concepção de Universidade Para os Tempos Atuais - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:54

Um dos incentivadores da criação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, onde fundou o Departamento de Fisiologia, o cientista argentino naturalizado brasileiro Miguel Rolando Covian (1913-1992) teve sua atuação acadêmica recordada neste encontro. Foram apresentados um relato histórico sobre a atuação de Covian na FMRP-USP, sua experiência universitária com mestres e discípulos, além da importância e valor cientifico e histórico da sua coleção.

Miguel Covian: Uma Concepção de Universidade Para os Tempos Atuais - Parte II - Leia mais…

Miguel Covian: Uma Concepção de Universidade Para os Tempos Atuais - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:54

Um dos incentivadores da criação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, onde fundou o Departamento de Fisiologia, o cientista argentino naturalizado brasileiro Miguel Rolando Covian (1913-1992) teve sua atuação acadêmica recordada neste encontro. Foram apresentados um relato histórico sobre a atuação de Covian na FMRP-USP, sua experiência universitária com mestres e discípulos, além da importância e valor cientifico e histórico da sua coleção.

Miguel Covian: Uma Concepção de Universidade Para os Tempos Atuais - Parte I - Leia mais…

Brasil: O Futuro que Queremos

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:06

O patologista Paulo Saldiva, diretor do IEA e professor da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), e o advogado Eduardo Muylaert, ex-secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado de São Paulo, apresentam suas propostas para o Brasil nas áreas da saúde e da segurança pública. O evento marcou lançamento do livro "Brasil: O Futuro que Queremos', no quais eles escreveram sobre os dois temas. A mediação do encontro foi do organizador do livro, o historiador Jaime Pinsky, professor da Unicamp e diretor da Editora Contexto, responsável pela publicação.

Brasil: O Futuro que Queremos - Leia mais…

Eleições 2018: Propostas para o Brasil - Economia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:08

Os caminhos para superação dos desafios econômicos do Brasil foram discutidos no segundo seminário do ciclo "Eleições 2018: Propostas para o Brasil", no dia 3 de setembro, realizado no IEA. Os expositores foram os economistas Bernard Appy, diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) e ex-secretário executivo e, em seguida, de Política Econômica do Ministério da Fazenda (MF), de 2003 a 2009, e Marcos Lisboa, diretor do Insper e também ex-secretário de Política Econômica do MF, de 2003 a 2005.

Eleições 2018: Propostas para o Brasil - Economia - Leia mais…

130 Anos da Abolição da Escravidão: Emancipação, Inclusão, Exclusão

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:43

O seminário “130 Anos da Abolição: Emancipação, Inclusão, Exclusão” retomou as discussões iniciadas pela Conferência Humanidades USP 2013, cujo tema se referia aos 130 anos da Emancipação nos Estados Unidos e aos 125 anos da Abolição da Escravidão no Brasil. Em 2018, quando se completa 130 anos de Abolição da Escravidão, é lançado o livro "Emancipação, Inclusão e Exclusão: Desafios do Passado e do Presente", atinente ao evento de 2013 e que traz debates que continuam pertinentes e cujos temas inspiram o seminário atual.

130 Anos da Abolição da Escravidão: Emancipação, Inclusão, Exclusão - Leia mais…

Eleições 2018: Propostas para o Brasil - Educação

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:50

Como os anteriores, o governo a tomar posse no dia 1º de janeiro iniciará seus trabalhos tendo no horizonte a educação como uma das principais preocupações dos brasileiros, ao lado da saúde, emprego, segurança pública e moradia, entre outras prioridades. Foi por isso que o tema foi um dos escolhidos pelo IEA para o ciclo Eleições 2018: Propostas para o Brasil, inaugurado com seminário no dia 31 de agosto justamente sobre a educação básica pública. Os expositores foram o físico José Goldemberg, atual presidente da Fapesp e ex-ministro da Educação e ex-reitor da USP, e Maurício Holanda Maia, ex-secretário da Educação da cidade de Sobral, no Ceará, e atual secretário adjunto de Educação daquele estado.

Eleições 2018: Propostas para o Brasil - Educação - Leia mais…

A USP no Novo Marco da Inovação e Lei do Bem - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:44

Recentemente foi sancionado o decreto que regulamenta o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (Decreto 9.283/2018). Este grande avanço para as atividades em CT&I precisa agora ser melhor conhecido para que seja plenamente utilizado pelas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT). O evento discutiu as possibilidades de uso pleno do novo Marco Legal com profissionais ligados ao seu embasamento jurídico e funcional. O intuito do encontro foi incentivar a organização da pesquisa na USP em torno desse tema estratégico, fomentando abordagens transdisciplinares e a interação entre pesquisadores de diferentes Unidades.

A USP no Novo Marco da Inovação e Lei do Bem - Parte II - Leia mais…

Reflexões sobre Filosofia e Medicina

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:28

Desde o surgimento, Filosofia e Medicina dialogam, com influências mútuas em seus métodos, pesquisas e reflexões. Algumas concepções tais como ser humano, saúde, doença, cuidado, corpo, mente, clínica, sociedade, existência, entre outras estudadas em Filosofia, impactam diretamente o trabalho de pesquisa, diagnóstico, prognóstico e tratamento em Medicina. Esta conferência refletiu sobre a prática cotidiana dos profissionais da Medicina e da Filosofia, tendo como foco o ser humano a quem se dedicam tais práticas, considerado em seus múltiplos aspectos. Foram abordadas as interferências dos elementos circunstanciais, históricos e subjetivos nos processos de pesquisa, diagnóstico, prognóstico e tratamento.

Reflexões sobre Filosofia e Medicina - Leia mais…

Printmaking Technique Perspectives

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:28

A gravura contemporânea evoluiu de seus processos básicos para um território interdisciplinar mais amplo, que cobre grande parte da prática artística pós-moderna. A avaliação é da curadora de artes visuais Breda Skrjanec, do Centro Internacional de Artes Gráficas da Eslovênia, que falou sobre as mudanças neste evento do IEA. Para ela, um marco na evolução recente da gravura foi a exposição "Thinking Print: Books to Billboards, 1980-1995", realizada pelo Museu de Arte Moderna (MoMa) de Nova York em 1996. Essa mostra "detectou e legitimou mudanças na gravura contemporânea para um campo expandido".

Printmaking Technique Perspectives - Leia mais…

A USP no Novo Marco da Inovação e Lei do Bem - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:04

Recentemente foi sancionado o decreto que regulamenta o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (Decreto 9.283/2018). Este grande avanço para as atividades em CT&I precisa agora ser melhor conhecido para que seja plenamente utilizado pelas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT). O evento discutiu as possibilidades de uso pleno do novo Marco Legal com profissionais ligados ao seu embasamento jurídico e funcional. O intuito do encontro foi incentivar a organização da pesquisa na USP em torno desse tema estratégico, fomentando abordagens transdisciplinares e a interação entre pesquisadores de diferentes Unidades.

A USP no Novo Marco da Inovação e Lei do Bem - Parte I - Leia mais…

8ª Virada Sustentável - Vida Urbana e Saúde: Os Desafios dos Habitantes das Metrópoles

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:28

O evento apresentou uma forma multidimensional e sistêmica de compreender a saúde, demonstrando como diferentes fatores (ambientais, sociais, econômicos) influenciam na saúde e qualidade de vida da população. Com base em seu livro, lançado em 2018, Paulo Saldiva abordou como a cidade de São Paulo e suas dinâmicas influenciam na saúde da população, tratando de temas como ilhas de calor, (i)mobilidade, poluição, saneamento e violência. Por sua vez, Marco Akerman falou sobre a multidimensionalidade e a intersetorialidade na saúde, e demonstrou a relação entre a saúde e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Por fim, Zanotto tratou das pesquisas atuais sobre virologia.

8ª Virada Sustentável - Vida Urbana e Saúde: Os Desafios dos Habitantes das Metrópoles - Leia mais…

8ª Virada Sustentável - As Dimensões das Crises Hídricas em São Paulo

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:27

O evento apresentou um debate multi e interdisciplinar sobre os recursos hídricos na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e a possibilidade de outra crise em um futuro próximo. As discussões tomaram como base as pesquisas apresentadas no Livro Branco da Água, publicação do IEA organizada por Wagner Costa Ribeiro, professor da FFLCH-USP, e Marcos Buckeridge, professor do IB-USP e coordenador do Programa USP Cidades Globais. A obra, de caráter interdisciplinar, analisou, entre outros temas, a última crise hídrica na RMSP e está organizada em três seções: origem das crises hídricas; impacto das crises e soluções para o futuro da água.

8ª Virada Sustentável - As Dimensões das Crises Hídricas em São Paulo - Leia mais…

Acesso à Informação e Violência Contra as Mulheres

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:28

Apesar dos avanços, a violência contra as mulheres por razões de gênero continua apresentando níveis alarmantes e com escalas crescentes de gravidade, sem que tenhamos informações suficientes para avaliar onde as políticas e leis falham e como podemos aprimorá-las. A partir das experiências do Observatório Nacional de Violência e Gênero (ONVG) da Universidade Nova de Lisboa e da Pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (PCSVDFMulher), o evento abordou as pesquisas científicas como eixo estruturante das políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Acesso à Informação e Violência Contra as Mulheres - Leia mais…

Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Inovação, Sustentabilidade e Ação Sistêmica nas Cidades - Tarde

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:53

O encontro "Inovação, Sustentabilidade e Ação Sistêmica nas Cidades", segundo seminário do Ciclo UrbanSus, teve como objetivo debater a relação entre tecnologia e sustentabilidade, analisando como a tecnologia pode ser utilizada de forma transversal e sistêmica para contribuir com o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras. O evento promovido pelo Programa USP Cidades Globais do IEA, pelo Programa de Pós-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Uninove e pelo Programa de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental e Sustentabilidade da Uninove, contou com importantes discussões relacionadas às temáticas de cidades inteligentes; cidades sustentáveis; inovação nas cidades; e formação de profissionais para realizar o planejamento e implementação de intervenções sistêmicas, que utilizem da tecnologia para promoção de ambientes urbanos sustentáveis.

Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Inovação, Sustentabilidade e Ação Sistêmica nas Cidades - Tarde - Leia mais…

Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Inovação, Sustentabilidade e Ação Sistêmica nas Cidades - Manhã

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:52

O encontro "Inovação, Sustentabilidade e Ação Sistêmica nas Cidades", segundo seminário do Ciclo UrbanSus, teve como objetivo debater a relação entre tecnologia e sustentabilidade, analisando como a tecnologia pode ser utilizada de forma transversal e sistêmica para contribuir com o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras. O evento promovido pelo Programa USP Cidades Globais do IEA, pelo Programa de Pós-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Uninove e pelo Programa de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental e Sustentabilidade da Uninove, contou com importantes discussões relacionadas às temáticas de cidades inteligentes; cidades sustentáveis; inovação nas cidades; e formação de profissionais para realizar o planejamento e implementação de intervenções sistêmicas, que utilizem da tecnologia para promoção de ambientes urbanos sustentáveis.

Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Inovação, Sustentabilidade e Ação Sistêmica nas Cidades - Manhã - Leia mais…

O Problema da Causação Mental em Filosofia da Mente e suas Implicações Clínicas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:30

Esta foi a segunda conferência do Ciclo Reflexões sobre Filosofia e Medicina. Entre os principais problemas da Filosofia da Mente encontra-se a questão da causação mental, que consiste em investigar as relações entre os estados físicos e os estados mentais, isto é, entre corpo e pensamentos, sentimentos, dores, sonhos, desejos, etc. Clinicamente – tanto em medicina como em psicologia, psicanálise, filosofia, ou em fisioterapia, odontologia, enfermagem e demais áreas que trabalham com a saúde – a causação mental é observável, mas não é explicada, ou seja, sabe-se que ocorre, mas não sabe-se como ocorre. Neste evento, Monica Aiub abordou, a partir da Filosofia da Mente, algumas teorias sobre a causação mental e suas respectivas implicações em situações clínicas.

O Problema da Causação Mental em Filosofia da Mente e suas Implicações Clínicas - Leia mais…

Jornada de Engenharia Popular: Caracterização, Desafios e Potencialidades - Parte V

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:53

Engenharia popular (EP) designa uma prática brasileira da engenharia que busca não apenas a construção participativa do diagnóstico e da solução do problema técnico enfrentado pelo grupo popular com o qual se trabalha, como também, por meio desse processo, a gradativa construção de uma ordem sociotécnica de maior empoderamento, sustentabilidade ambiental e igualdade. Neste evento, a EP foi abordada em quatro momentos: a apresentação de demandas por soluções técnicas adequadas por alguns movimentos sociais; a caracterização da EP, ao modo como a Repos a desenvolve; problematização desse tipo de atuação popular da engenharia, a partir de desafios que ela não pode se furtar a enfrentar; enriquecimento da tradição da EP a partir do diálogo com outras iniciativas populares de projeto e tecnologia.

Jornada de Engenharia Popular: Caracterização, Desafios e Potencialidades - Parte V - Leia mais…

Jornada de Engenharia Popular: Caracterização, Desafios e Potencialidades - Parte IV

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:54

Engenharia popular (EP) designa uma prática brasileira da engenharia que busca não apenas a construção participativa do diagnóstico e da solução do problema técnico enfrentado pelo grupo popular com o qual se trabalha, como também, por meio desse processo, a gradativa construção de uma ordem sociotécnica de maior empoderamento, sustentabilidade ambiental e igualdade. Neste evento, a EP foi abordada em quatro momentos: a apresentação de demandas por soluções técnicas adequadas por alguns movimentos sociais; a caracterização da EP, ao modo como a Repos a desenvolve; problematização desse tipo de atuação popular da engenharia, a partir de desafios que ela não pode se furtar a enfrentar; enriquecimento da tradição da EP a partir do diálogo com outras iniciativas populares de projeto e tecnologia.

Jornada de Engenharia Popular: Caracterização, Desafios e Potencialidades - Parte IV - Leia mais…

Jornada de Engenharia Popular: Caracterização, Desafios e Potencialidades - Parte III

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:53

Engenharia popular (EP) designa uma prática brasileira da engenharia que busca não apenas a construção participativa do diagnóstico e da solução do problema técnico enfrentado pelo grupo popular com o qual se trabalha, como também, por meio desse processo, a gradativa construção de uma ordem sociotécnica de maior empoderamento, sustentabilidade ambiental e igualdade. Neste evento, a EP foi abordada em quatro momentos: a apresentação de demandas por soluções técnicas adequadas por alguns movimentos sociais; a caracterização da EP, ao modo como a Repos a desenvolve; problematização desse tipo de atuação popular da engenharia, a partir de desafios que ela não pode se furtar a enfrentar; enriquecimento da tradição da EP a partir do diálogo com outras iniciativas populares de projeto e tecnologia.

Jornada de Engenharia Popular: Caracterização, Desafios e Potencialidades - Parte III - Leia mais…

Jornada de Engenharia Popular: Caracterização, Desafios e Potencialidades - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:53

Engenharia popular (EP) designa uma prática brasileira da engenharia que busca não apenas a construção participativa do diagnóstico e da solução do problema técnico enfrentado pelo grupo popular com o qual se trabalha, como também, por meio desse processo, a gradativa construção de uma ordem sociotécnica de maior empoderamento, sustentabilidade ambiental e igualdade. Neste evento, a EP foi abordada em quatro momentos: a apresentação de demandas por soluções técnicas adequadas por alguns movimentos sociais; a caracterização da EP, ao modo como a Repos a desenvolve; problematização desse tipo de atuação popular da engenharia, a partir de desafios que ela não pode se furtar a enfrentar; enriquecimento da tradição da EP a partir do diálogo com outras iniciativas populares de projeto e tecnologia.

Jornada de Engenharia Popular: Caracterização, Desafios e Potencialidades - Parte II - Leia mais…

Jornada de Engenharia Popular: Caracterização, Desafios e Potencialidades - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:28

Engenharia popular (EP) designa uma prática brasileira da engenharia que busca não apenas a construção participativa do diagnóstico e da solução do problema técnico enfrentado pelo grupo popular com o qual se trabalha, como também, por meio desse processo, a gradativa construção de uma ordem sociotécnica de maior empoderamento, sustentabilidade ambiental e igualdade. Neste evento, a EP foi abordada em quatro momentos: a apresentação de demandas por soluções técnicas adequadas por alguns movimentos sociais; a caracterização da EP, ao modo como a Repos a desenvolve; problematização desse tipo de atuação popular da engenharia, a partir de desafios que ela não pode se furtar a enfrentar; enriquecimento da tradição da EP a partir do diálogo com outras iniciativas populares de projeto e tecnologia.

Jornada de Engenharia Popular: Caracterização, Desafios e Potencialidades - Parte I - Leia mais…

O Homem e o Rio: Histórias de Índios e Quilombolas do Baixo São Francisco

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:38

Esta mesa-redonda marcou a abertura da exposição de mesmo nome no IEA. Nela, os conferencistas (responsáveis pelas fotografias da mostra) trataram da importância das comunidades tradicionais na conservação do rio São Francisco. Há seis anos eles pesquisam a relação das comunidades ribeirinhas Xokó (indígena) e Resina (quilombola) com o ambiente em que vivem.

O Homem e o Rio: Histórias de Índios e Quilombolas do Baixo São Francisco - Leia mais…

A Relação de Zika com Dengue e Outros Flavivírus

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:50

As inter-relações clínicas e imunológicas entre a infecção por dengue e outros flavivírus (como a dengue e a febre amarela) e suas consequências na patogênese da doença são discutidas neste encontro.

A Relação de Zika com Dengue e Outros Flavivírus - Leia mais…

Virologia Prospectiva: Estratégias para Responder a Emergências em Saúde (Tarde)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:50

Pesquisadores e profissionais do mercado de saúde discutiram ações “proativas e integradas” que ajudem a evitar o surgimento de emergências virais no Brasil. Segundo os organizadores, casos recentes como do Zika vírus, da Chikungunya e da febre amarela, e a ameaça atual de novo surto de sarampo e poliomielite indicam que instituições acadêmicas e de saúde pública realizam ações pulverizadas, que atendem a tais emergências responsivamente. “Não há mecanismos que consigam antecipar esses cenários, mitigando impactos econômicos e de saúde pública”.

Virologia Prospectiva: Estratégias para Responder a Emergências em Saúde (Tarde) - Leia mais…

Virologia Prospectiva: Estratégias para Responder a Emergências em Saúde (Manhã)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:40

Pesquisadores e profissionais do mercado de saúde discutiram ações “proativas e integradas” que ajudem a evitar o surgimento de emergências virais no Brasil. Segundo os organizadores, casos recentes como do Zika vírus, da Chikungunya e da febre amarela, e a ameaça atual de novo surto de sarampo e poliomielite indicam que instituições acadêmicas e de saúde pública realizam ações pulverizadas, que atendem a tais emergências responsivamente. “Não há atualmente mecanismos que consigam antecipar esses cenários, mitigando impactos econômicos e de saúde pública”.

Virologia Prospectiva: Estratégias para Responder a Emergências em Saúde (Manhã) - Leia mais…

Os Desafios da Autonomia Universitária

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:39

Os físicos Paulo de Tarso Muzy e José Roberto Drugowich estiveram no IEA para discutir o mesmo tema que trataram em profundidade no livro "Os Desafios da Autonomia Universitária: História Recente da USP". Eles falaram sobre tópicos como gratuidade, processo de nomeação de dirigentes, flexibilidade dos contratos de trabalho, avaliação, representação externa e prestação de contas. A apresentação foi comentada por um time de professores que ocupa ou já ocupou cargos administrativos em universidades ou instituições de incentivo à pesquisa.

Os Desafios da Autonomia Universitária - Leia mais…

Future of Marine-Dependent Societies: Advanced Science on Climate Change and Oceans

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:49

O primeiro seminário de uma série que trata do futuro das sociedades dependentes do mar teve exposição de dois dos mais proeminentes cientistas contemporâneos que investigam mudanças climáticas nos oceanos: Marion Gehlen (IPSL, França) e William Cheung (University of British Columbia, Canadá). Suas pesquisas tratam dos modelos climáticos e biogeoquímicos globais, com aspectos diretamente ligados aos recursos vivos e às contribuições dos oceanos para a sociedade.

Future of Marine-Dependent Societies: Advanced Science on Climate Change and Oceans - Leia mais…

Recursos Hídricos: do Oriente Médio ao Brasil

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:49

A dificuldade de acesso à água pode estar relacionada não apenas ao grau de sua disponibilidade, mas também à qualidade da gestão dos recursos hídricos disponíveis, segundo o geógrafo Luís Antonio Bittar Venturi. Neste encontro, por meio de três estudos de caso, Venturi buscou demonstrar que acordos de cooperação de uso compartilhado de bacias hidrográficas e o atual estágio de desenvolvimento tecnológico "anulam a hipótese de escassez hídrica e eventuais conflitos decorrentes de disputa por água". Para tratar do uso compartilhado de bacias hidrográficas, ele utilizou como base empírica o contexto da bacia do rio Eufrates - partilhada por Turquia, Síria e Iraque.

Recursos Hídricos: do Oriente Médio ao Brasil - Leia mais…

(Re)Discussão sobre as Grandes Áreas do Conhecimento (2º encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:07

Segundo encontro do ciclo "(Re)Discussão sobre as Grandes Áreas do Conhecimento", o seminário debate atributos profissionais.Trata-se do diálogo entre ensino e pesquisa e as práticas profissionais. Os participantes discutem a valorização, nas mais diversas áreas do conhecimento (medicina, odontologia, música, teatro, educação física etc.), das qualidades profissionais, da performance e das capacidades psicomotoras (práticas corporais além das intelectuais, ou, em latim, mente manuque). O objetivo é resgatar os ideais de Newton Sucupira, salientando a relevância da pós-graduação profissional, bem como dos saberes práticos que são essenciais para o desenvolvimento não só das artes, mas também das ciências.

(Re)Discussão sobre as Grandes Áreas do Conhecimento (2º encontro) - Leia mais…

Resiliência Urbana no Contexto do Nexo Água, Energia e Alimentos

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:07

Pesquisadores ingleses, holandeses e brasileiros discutiram a resiliência urbana no contexto do nexo água, energia e alimentos. De acordo com os organizadores, a resiliência é o que ajuda as cidades a se adaptarem e se transformarem diante de desafios como mudanças climáticas, pressões por crescentes populações migrantes e infraestruturas inadequadas.

Resiliência Urbana no Contexto do Nexo Água, Energia e Alimentos - Leia mais…

Perspectivas Filosóficas sobre a Técnica e o Maquinismo

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:07

Discussão do aporte filosófico dos problemas da técnica e do maquinismo legados por Gaston Bachelard e Georges Canguilhem. Este seminário também permitiu apontar alguns dos prolongamentos temáticos deste assunto na contemporaneidade, em particular acerca do atual controle humano pelas máquinas.

Perspectivas Filosóficas sobre a Técnica e o Maquinismo - Leia mais…

Diálogo e Intersubjetividade em Clínica: Contribuições da Filosofia de Martin Buber

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:40

Pesquisadores analisaram como a obra do filósofo e pedagogo Martin Buber, morto em 1965, pode colaborar com o trabalho em clínicas, considerando a importância do diálogo e da intersubjetividade nessas atividades. O austríaco, que aborda a alteridade e a relação dialógica em seus escritos, é tema do livro “Martin Buber, a Filosofia e Outros Escritos sobre o Diálogo e a Intersubjetividade”, de autoria de José Maurício de Carvalho, conferencista no evento. Além dele, participaram como debatedores o médico Paulo Saldiva, diretor do IEA, e a comunicadora Liana Gottlieb.

Diálogo e Intersubjetividade em Clínica: Contribuições da Filosofia de Martin Buber - Leia mais…

As Ruínas do Esclarecimento: O Desenvolvimento da Técnica (ainda) é Emancipatório?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:07

A confiança cega de que ciência e técnica são produções neutras do processo tecnológico da emancipação humana constitui um pressuposto "mítico" da modernidade, passível de crítica radical diante da degradação social e ecológica, segundo o professor de filosofia Marildo Menegat, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ. Ele destaca que, já em 1947, no livro "Dialética do Esclarecimento", Theodor W. Adorno e Marx Horkheimer perguntavam "por que a humanidade, em vez de entrar em um estado verdadeiramente humano está se afundando em uma nova espécie de barbárie".

As Ruínas do Esclarecimento: O Desenvolvimento da Técnica (ainda) é Emancipatório? - Leia mais…

Ciclo Arte, Curta-Metragem e Direitos Humanos - Conversações: Violência Urbana e Direitos Humanos (Oficina 4)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:07

O quarto encontro do ciclo "Arte, Curta-metragem e Direitos Humanos - Conversações" apresentou o curta-metragem "Brasil", de Aly Muritiba, para discutir o crescimento exponencial das formas de violências nas sociedades contemporâneas.

Ciclo Arte, Curta-Metragem e Direitos Humanos - Conversações: Violência Urbana e Direitos Humanos (Oficina 4) - Leia mais…

Centralidades Periféricas: Reflexões Sobre Literatura Periférica e Universidade

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:06

A literatura produzida nas periferias do Brasil foi o tema da primeira atividade da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência sob a gestão de Eliana Sousa Silva. O seminário inaugurou a série de diálogos “Centralidades Periféricas”, que busca aproximar docentes, técnicos, estudantes, artistas, intelectuais e ativistas das periferias brasileiras. “As ações culturais realizadas por grupos das periferias permitem que estas afirmem um lugar na cidade para além dos tradicionais estereótipos, centrados na carência e na precariedade”, avalia Eliana, que também é fundadora e diretora da Redes da Maré.

Centralidades Periféricas: Reflexões Sobre Literatura Periférica e Universidade - Leia mais…

Henri Lefebvre e a Utopia do Direito à Cidade

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:00

Associada geralmente ao filósofo francês Henri Lefebvre (1901-1991), a ideia do "direto à cidade" - que inclusive dá nome a seu famoso livro de 1968 - "tem sido banalizada e, numa leitura instrumentalizada, se tornou o seu outro", de acordo com a geógrafa Ana Fani, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenadora do Grupo de Estudos Teoria Urbana Crítica do IEA. O objetivo do seminário foi "trazer um pouco da profundidade do pensamento de Lefebvre para refletir sobre o futuro através da compreensão do presente, contra o discurso que justifica, pela urgência em superar a crise, a ação do Estado reproduzindo a lógica do capital", de acordo a pesquisadora.

Henri Lefebvre e a Utopia do Direito à Cidade - Leia mais…

Deslocamento de Coleções: A Conservação Transigente

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:38

O último encontro do ciclo de mesas-redondas em conservação e restauração tratou do deslocamento de acervos para outros espaços.

Deslocamento de Coleções: A Conservação Transigente - Leia mais…

Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Sustentabilidade nas Cidades - Parte 4 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:40

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Ciclo de Seminários "UrbanSus: Sustentabilidade Urbana" tem por objetivo refletir sobre o papel das cidades e o estímulo a boas práticas por meio do compartilhamento de soluções sustentáveis urbanas resultantes de tecnologias sociais, ambientais e urbanas inovadoras. De acordo com os organizados do ciclo, há a necessidade de soluções efetivas, acessíveis, equitativas e duráveis para desafios mais urgentes, envolvendo mobilidade, segurança hídrica, energia, saneamento ambiental, áreas verdes, segurança alimentar, rápida urbanização e suas complexas interações com as mudanças globais e a falta de acesso a serviços por grande parte da população.

Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Sustentabilidade nas Cidades - Parte 4 de 4 - Leia mais…

Bônus Demográfico na América Latina

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:00

A redução das taxas de natalidade e o aumento da expectativa de vida da população podem trazer vantagens para as economias, mas também alguns desafios aos países que enfrentam essa realidade. Se por um lado uma população economicamente ativa maior pode resultar em ganhos no desenvolvimento, também é preciso estar preparado para atender à crescente parcela de idosos. O tema foi debatido neste painel por representantes do Colégio do México, Banco Mundial e Fundação Seade.

Bônus Demográfico na América Latina - Leia mais…

Genômica Aplicada à Saúde e à Agricultura

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:06

Encontro apresentou projeto da Unicamp que tem conseguido envolver indústria e academia, em um consórcio internacional, para acelerar o desenvolvimento de novos medicamentos. A iniciativa coloca a ciência biomédica e a ciência agrícola sob o mesmo teto, aproveitando-se da sinergia entre as áreas para aprofundar o conhecimento da biologia humana e das plantas.

Genômica Aplicada à Saúde e à Agricultura - Leia mais…

Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Sustentabilidade nas Cidades - Parte 3 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:39

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Ciclo de Seminários "UrbanSus: Sustentabilidade Urbana" tem por objetivo refletir sobre o papel das cidades e o estímulo a boas práticas por meio do compartilhamento de soluções sustentáveis urbanas resultantes de tecnologias sociais, ambientais e urbanas inovadoras. De acordo com os organizados do ciclo, há a necessidade de soluções efetivas, acessíveis, equitativas e duráveis para desafios mais urgentes, envolvendo mobilidade, segurança hídrica, energia, saneamento ambiental, áreas verdes, segurança alimentar, rápida urbanização e suas complexas interações com as mudanças globais e a falta de acesso a serviços por grande parte da população.

Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Sustentabilidade nas Cidades - Parte 3 de 4 - Leia mais…

Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Sustentabilidade nas Cidades - Parte 2 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:39

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Ciclo de Seminários "UrbanSus: Sustentabilidade Urbana" tem por objetivo refletir sobre o papel das cidades e o estímulo a boas práticas por meio do compartilhamento de soluções sustentáveis urbanas resultantes de tecnologias sociais, ambientais e urbanas inovadoras. De acordo com os organizados do ciclo, há a necessidade de soluções efetivas, acessíveis, equitativas e duráveis para desafios mais urgentes, envolvendo mobilidade, segurança hídrica, energia, saneamento ambiental, áreas verdes, segurança alimentar, rápida urbanização e suas complexas interações com as mudanças globais e a falta de acesso a serviços por grande parte da população.

Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Sustentabilidade nas Cidades - Parte 2 de 4 - Leia mais…

Migração e Educação

por Fernanda Rezende — última modificação 18/09/2019 12:08

Neste seminário, a presidente do Colegio do México apresentou os resultados de suas pesquisas sobre os efeitos da migração na educação de crianças e jovens. Segundo ela, as trajetórias educacionais das crianças podem ser positivamente ou negativamente alteradas devido à sua própria mobilidade ou a dos pais.

Migração e Educação - Leia mais…

Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Sustentabilidade nas Cidades - Parte 1 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:06

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Ciclo de Seminários "UrbanSus: Sustentabilidade Urbana" tem por objetivo refletir sobre o papel das cidades e o estímulo a boas práticas por meio do compartilhamento de soluções sustentáveis urbanas resultantes de tecnologias sociais, ambientais e urbanas inovadoras. De acordo com os organizados do ciclo, há a necessidade de soluções efetivas, acessíveis, equitativas e duráveis para desafios mais urgentes, envolvendo mobilidade, segurança hídrica, energia, saneamento ambiental, áreas verdes, segurança alimentar, rápida urbanização e suas complexas interações com as mudanças globais e a falta de acesso a serviços por grande parte da população.

Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Sustentabilidade nas Cidades - Parte 1 de 4 - Leia mais…

O Futuro dos Oceanos - Mesa 4 e Fechamento

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:38

Pesquisadores, acadêmicos, jornalistas, membros de ONGs e do Ministério do Meio Ambiente (MMA) estiveram neste seminário para tratar da conservação e degradação dos oceanos. Eles trataram da preservação da vida e biodiversidade marinha; pensam soluções para um mar sem lixo; discutiram os efeitos das mudanças climáticas nos oceanos e estratégias para a conservação marinha. O tema desta quarta e última mesa foi: SOLUÇÕES PARA UM MAR SEM LIXO

O Futuro dos Oceanos - Mesa 4 e Fechamento - Leia mais…

O Futuro dos Oceanos - Mesa 3

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:00

Pesquisadores, acadêmicos, jornalistas, membros de ONGs e do Ministério do Meio Ambiente (MMA) estiveram neste seminário para tratar da conservação e degradação dos oceanos. Eles trataram da preservação da vida e biodiversidade marinha; pensam soluções para um mar sem lixo; discutiram os efeitos das mudanças climáticas nos oceanos e estratégias para a conservação marinha. A terceira mesa teve como tema: ÁREAS MARINHAS PROTEGIDAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

O Futuro dos Oceanos - Mesa 3 - Leia mais…

O Futuro dos Oceanos - Lançamento

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:00

Pesquisadores, acadêmicos, jornalistas, membros de ONGs e do Ministério do Meio Ambiente (MMA) estiveram neste seminário para tratar da conservação e degradação dos oceanos. Eles trataram da preservação da vida e biodiversidade marinha; pensam soluções para um mar sem lixo; discutiram os efeitos das mudanças climáticas nos oceanos e estratégias para a conservação marinha.

O Futuro dos Oceanos - Lançamento - Leia mais…

O Futuro dos Oceanos - Mesa 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:00

Pesquisadores, acadêmicos, jornalistas, membros de ONGs e do Ministério do Meio Ambiente (MMA) estiveram neste seminário para tratar da conservação e degradação dos oceanos. Eles trataram da preservação da vida e biodiversidade marinha; pensam soluções para um mar sem lixo; discutiram os efeitos das mudanças climáticas nos oceanos e estratégias para a conservação marinha. A segunda mesa tratou do tema: VIDA MARINHA: COMO DETER A DESERTIFICAÇÃO EM CURSO

O Futuro dos Oceanos - Mesa 2 - Leia mais…

Mobilidade Urbana e Direito à Cidade

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:38

A função da mobilidade urbana na manutenção do direito à cidade foi debatida em um seminário no IEA, no dia 8 de junho. Cunhado em 1968 pelo filósofo francês Henri Lefebvre, o termo “direito à cidade” é relacionado à construção de uma cidade voltada para as necessidades das pessoas, que promova o encontro entre os diferentes. Às cidades industriais que valorizavam o desenvolvimento econômico em detrimento do desenvolvimento humano, Lefebvre dava o nome de não-cidades. É frente a este horizonte de negação dos espaços urbanos aos cidadãos que os organizadores do encontro acreditam ser necessário pensar a mobilidade: “O debate crítico da mobilidade urbana é um recurso e fundamento para a conquista do direito à cidade”.

Mobilidade Urbana e Direito à Cidade - Leia mais…

O Futuro dos Oceanos - Abertura e Mesa 1

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:59

Pesquisadores, acadêmicos, jornalistas, membros de ONGs e do Ministério do Meio Ambiente (MMA) estiveram neste seminário para tratar da conservação e degradação dos oceanos. Eles trataram da preservação da vida e biodiversidade marinha; pensam soluções para um mar sem lixo; discutiram os efeitos das mudanças climáticas nos oceanos e estratégias para a conservação marinha. O tema da primeira mesa foi: OS OCEANOS E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: IMPACTOS, INTERAÇÕES E CONSEQUÊNCIAS

O Futuro dos Oceanos - Abertura e Mesa 1 - Leia mais…

Migrações Internacionais e os Desafios da Integração Local no Estado Brasileiro

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:37

Este seminário propôs a discussão de relações entre xenofobia, identidade, vulnerabilidade e integração local e os desafios que envolvem a proteção do sujeito migrante internacional a partir das políticas do Estado brasileiro.

Migrações Internacionais e os Desafios da Integração Local no Estado Brasileiro - Leia mais…

Complex Connections through Material Culture - Part III

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:38

A influência que culturas diferentes exercem umas nas outras, ainda que separadas por fronteiras temporais e geográficas, é analisada por historiadores, arqueólogos e etnólogos. Entre os temas abordados estão: a conectividade no Mundo Antigo, da Idade do Ferro ao período Helenístico; as relações de contato e trocas entre povos da Amazônia e América Central de tempos remotos até o primeiro milênio da Era Crista; e os impactos da relação entre grupos indígenas sul-americanos e as sociedades coloniais.

Complex Connections through Material Culture - Part III - Leia mais…

Complex Connections through Material Culture - Part II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:37

A influência que culturas diferentes exercem umas nas outras, ainda que separadas por fronteiras temporais e geográficas, é analisada por historiadores, arqueólogos e etnólogos. Entre os temas abordados estão: a conectividade no Mundo Antigo, da Idade do Ferro ao período Helenístico; as relações de contato e trocas entre povos da Amazônia e América Central de tempos remotos até o primeiro milênio da Era Crista; e os impactos da relação entre grupos indígenas sul-americanos e as sociedades coloniais.

Complex Connections through Material Culture - Part II - Leia mais…

Complex Connections through Material Culture - Part I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:37

A influência que culturas diferentes exercem umas nas outras, ainda que separadas por fronteiras temporais e geográficas, é analisada por historiadores, arqueólogos e etnólogos. Entre os temas abordados estão: a conectividade no Mundo Antigo, da Idade do Ferro ao período Helenístico; as relações de contato e trocas entre povos da Amazônia e América Central de tempos remotos até o primeiro milênio da Era Crista; e os impactos da relação entre grupos indígenas sul-americanos e as sociedades coloniais.

Complex Connections through Material Culture - Part I - Leia mais…

Dinâmicas Socioterritoriais na América Latina

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:41

Pesquisadores de três países (Colômbia, Equador e França) discutiram os processos territoriais decorrentes de práticas sociais geradas pelo uso dos recursos, da produção e da circulação de bens. Eles também falaram sobre como tais práticas podem significar riscos e vulnerabilidades às áreas urbanas e regiões produtoras.

Dinâmicas Socioterritoriais na América Latina - Leia mais…

Educação e Justiça e as Artes de Fazer o Comum na Escola (Parte II)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:41

Seis professores de diversas instituições apresentaram as conclusões de suas pesquisas sobre justiça na educação. Os trabalhos analisam temas como inclusão, hospitalidade, acolhimento e tensão entre a igualdade e a diferença no ambiente escolar.

Educação e Justiça e as Artes de Fazer o Comum na Escola (Parte II) - Leia mais…

Educação e Justiça e as Artes de Fazer o Comum na Escola (Parte I)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:41

Seis professores de diversas instituições apresentaram as conclusões de suas pesquisas sobre justiça na educação. Os trabalhos analisam temas como inclusão, hospitalidade, acolhimento e tensão entre a igualdade e a diferença no ambiente escolar.

Educação e Justiça e as Artes de Fazer o Comum na Escola (Parte I) - Leia mais…

O Fator Científico-Tecnológico na Presente Mudança de Época Global: o Caso da Rússia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:41

O impacto no cenário geopolítico mundial dos avanços bélicos anunciados pela Rússia foram tema de um encontro com o jornalista mexicano Lorenzo Carrasco, editor do Boletim Solidariedade Ibero-Americana. Para ele, a ascensão do eixo geopolítico eurasiático representa “uma perspectiva singular para a construção de um novo ordenamento mundial, que permita trocar as hegemonias e confrontações militarizadas do ‘governo mundial’ anglo-americano pela cooperação internacional para o pleno desenvolvimento dos potenciais criativos da humanidade”.

O Fator Científico-Tecnológico na Presente Mudança de Época Global: o Caso da Rússia - Leia mais…

Representações Fotográficas de Doenças Tropicais: Ambivalências e Tensões Sociais

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:40

No início do século 20, simultaneamente ao estabelecimento da fotografia, popularizou-se a fotografia de indivíduos doentes. A prática se justificava pela concepção de que a fotografia era o resultado objetivo da neutralidade da máquina, documentando a realidade sem a intervenção humana. Neste encontro, algumas fotografias produzidas nesse contexto foram analisadas, “buscando uma reflexão sobre a invisibilidade social dos indivíduos, retratados apenas para caracterizar doenças e ressaltar suas anomalias”.

Representações Fotográficas de Doenças Tropicais: Ambivalências e Tensões Sociais - Leia mais…

Ciclo Arte, Curta-metragem e Direitos Humanos - Conversações: Mulheres, Etnico-racial e Direitos Humanos (Oficina III)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:40

A terceira oficina do ciclo Arte, Curta-Metragem e Direitos Humanos, que propõe utilizar a arte para trabalhar a educação em direitos humanos, tratou de questões raciais e de gênero, de forma interseccionada. Com a mesma metodologia dos encontros anteriores, tomou como ponto de partida o curta-metragem francês “Liberté- Egalité-Cheveux Lissés”, de Eleftherios Zacharopoulos, que discute o preconceito racial e violência contra a mulher.

Ciclo Arte, Curta-metragem e Direitos Humanos - Conversações: Mulheres, Etnico-racial e Direitos Humanos (Oficina III) - Leia mais…

Da Genômica à Identidade: Elementos para a Compreensão do Atleta Olímpico

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:40

O especialista em biologia molecular João Bosco Pesquero, da Unifesp, apresentou as perspectivas biológica e social da formação do atleta olímpico. Segundo Katia Rubio, que organiza o encontro, a visibilidade que o atleta olímpico conquista ao longo da vida esconde elementos fundamentais para a sua formação, como a herança genética e o contexto social em que ele se desenvolveu no esporte.

Da Genômica à Identidade: Elementos para a Compreensão do Atleta Olímpico - Leia mais…

A Regulação do Novo Marco de CT&I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:40

O decreto que regulamenta o Novo Marco de Ciência, Tecnologia e Inovação, publicado em fevereiro, foi tema deste encontro com a presença do secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, do MCTIC, Álvaro Prata. Dentre as alterações estão a introdução de novas regras para a concessão de recursos de subvenções econômicas, regulamentação do bônus tecnológico, facilitação do remanejamento de recursos dentro de projetos de CT&I e incentivos à internacionalização das iniciativas públicas.

A Regulação do Novo Marco de CT&I - Leia mais…

Lançamento do Livro "O Brasil nas Ondas do Mundo"

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:40

Lançamento do livro "Brasil nas Ondas do Mundo", que traz um conjunto de análises de autores brasileiros e portugueses sobre as grandes tendências globais e seus impactos no Brasil. Durante o evento, algumas das temáticas da obra foram discutidas por Álvaro Vasconcelos, organizador do volume, Isabel Maria Freitas Valente, da Universidade de Coimbra, Pedro Dallari e Feliciano de Sá Guimarães, do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, e Renato Janine Ribeiro, do IEA e da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Lançamento do Livro "O Brasil nas Ondas do Mundo" - Leia mais…

Pesquisa Sobre Prevenção Primária do Uso de Substâncias Psicoativas: Foco nos Canabinóides (Bloco C)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:39

Os efeitos do uso da maconha, a prevenção, o uso medicinal e o papel da academia neste tópico foram alguns dos temas discutidos neste Strategic Workshop, uma parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa, o IEA e a Aciesp.

Pesquisa Sobre Prevenção Primária do Uso de Substâncias Psicoativas: Foco nos Canabinóides (Bloco C) - Leia mais…

Pesquisa Sobre Prevenção Primária do Uso de Substâncias Psicoativas: Foco nos Canabinóides (Bloco B)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:39

Os efeitos do uso da maconha, a prevenção, o uso medicinal e o papel da academia neste tópico foram alguns dos temas discutidos neste Strategic Workshop, uma parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa, o IEA e a Aciesp.

Pesquisa Sobre Prevenção Primária do Uso de Substâncias Psicoativas: Foco nos Canabinóides (Bloco B) - Leia mais…

Pesquisa Sobre Prevenção Primária do Uso de Substâncias Psicoativas: Foco nos Canabinóides (Bloco A)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:39

Os efeitos do uso da maconha, a prevenção, o uso medicinal e o papel da academia neste tópico foram alguns dos temas discutidos neste Strategic Workshop, uma parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa, o IEA e a Aciesp.

Pesquisa Sobre Prevenção Primária do Uso de Substâncias Psicoativas: Foco nos Canabinóides (Bloco A) - Leia mais…

Reforma do Ensino de Engenharia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:59