Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Análise da Conjuntura e das Pautas no Congresso Nacional que Podem Impactar a Classe Trabalhadora (2026)

Análise da Conjuntura e das Pautas no Congresso Nacional que Podem Impactar a Classe Trabalhadora (2026)

por Sandra Sedini - publicado 03/02/2026 09:55 - última modificação 03/02/2026 10:44

Detalhes do evento

Quando

de 24/02/2026 - 14:00
a 24/02/2026 - 16:30

Onde

IEA, Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo, SP

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

O 21º Seminário Interdisciplinar mensal promovido pelo “Observatório do Trabalho e da Classe Trabalhadora terá como tema uma das funções mais importantes deste “Observatório” no IEA: a identificação precoce de “fatos portadores de futuro”, isto é: “fatos que constituem sinais ínfimos por sua dimensão presente, mas imensos por suas consequências e potencialidades” (Michel Godet).

Com tal vocação, o “Observatório” começa o seu terceiro ano de atividades por uma análise de conjuntura e pelo mapeamento dos projetos de lei no Congresso Nacional, que têm potencial de impactar a vida e saúde da classe trabalhadora. Seriam ameaças ou são oportunidades?

Sua análise crítica, em ambiente acadêmico e ao mesmo tempo aberto, plural, participativo e dialógico, com a participação e voz da classe trabalhadora – como é a proposta movente deste “Observatório” no IEA - permitirá a busca de estratégias para contribuir com o processo legislativo no Congresso Nacional, seja para enfrentamento; seja para o aperfeiçoamento e melhoria dos projetos; ou então, pela formulação de contrapropostas mais avançadas, visando a construção de outros mundos de trabalho possíveis,  comprometidos com a vida, a saúde e a dignidade das pessoas que vivem do seu trabalho.

Abertura e moderação:

René Mendes (coordenador do Observatório do Trabalho e da Classe Trabalhadora do IEA)

Palestrante:

André Luís dos Santos (DIAP e Observatório do Trabalho e da Classe Trabalhadora do IEA)

Debatedoras:

Vera Lúcia Navarro (FFCLRP/USP e Observatório o Trabalho e da Classe Trabalhadora do IEA)

Ana Claudia Moreira Cardoso (DIEESE e Observatório do Trabalho e da Classe Trabalhadora do IEA)

Transmissão:

Acompanhe a transmissão do evento pelo canal do YouTube do IEA

Inscrições

Evento público e gratuito | Com inscrição prévia

Não haverá certificação