Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Confluencia Sessions #7 - “Acesso à saúde digital, atitudes e percepções: intervenções personalizadas para atender às necessidades dos pacientes”

Confluencia Sessions #7 - “Acesso à saúde digital, atitudes e percepções: intervenções personalizadas para atender às necessidades dos pacientes”

por Thais Cardoso - publicado 03/07/2026 16:17 - última modificação 03/07/2026 16:17

Detalhes do evento

Quando

de 08/07/2026 - 11:00
a 08/07/2026 - 13:00

Onde

Canal do IEA-RP no YouTube

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

O acesso à saúde digital e a percepção dos pacientes sobre o uso de tecnologias são temas centrais para a melhoria do atendimento clínico. Para debater essas questões, o Grupo de Estudos Avançados em Tecnologia e Informação em Saúde com foco em Populações Vulneráveis (Confluencia), do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, realiza no dia 8 de julho, às 11h, a conferência on-line “Acesso à saúde digital, atitudes e percepções: intervenções personalizadas para atender às necessidades dos pacientes”, que integra a série Confluencia Sessions.

O evento será exclusivamente on-line, em inglês e com transmissão pelo canal do IEA-RP no YouTube. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. Haverá envio de certificado aos participantes que preencherem um formulário de presença a ser enviado no chat durante o evento.

A palestrante será a docente da Universidade de Groningen, na Holanda, Esther Metting. Ela vai abordar como intervenções personalizadas podem ser desenvolvidas para atender às necessidades específicas dos pacientes, considerando atitudes e percepções individuais frente às ferramentas digitais de saúde e o impacto do envolvimento do paciente nesse processo.

Esther Metting é psicóloga e epidemiologista, atualmente professora na Faculty of Economics and Business e na Faculty of Medical Sciences, ambas na Universidade de Groningen, na Holanda. Sua dissertação de doutorado, intitulada “Desenvolvimento de um manejo centrado no paciente para asma e DPOC na atenção primária”, teve como foco o uso da tecnologia e o envolvimento do paciente. Recentemente, recebeu uma bolsa Veni Talent, da Organização Holandesa para a Investigação Científica, com o objetivo de pesquisar o analfabetismo digital em diferentes países europeus.

A abertura e a moderação do encontro serão realizadas pela coordenadora do Grupo Confluencia e docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Maria Cristiane Barbosa Galvão. As observações finais serão feitas pelo docente da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) Arthur Dias Mendoza.

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.

Inscrições

Evento on-line, público e gratuito | Com inscrições

Organização

Grupo de Estudos Avançados em Tecnologia e Informação em Saúde com foco em Populações Vulneráveis do IEA-RP

Evento com transmissão em: https://www.youtube.com/live/olRn8wsshWg