Intercontinental Academia seleciona jovens pesquisadores para estudar "Pluralidades de Relações Ressonantes"
Inscrições até 31/08/2025
A rede Ubias, que reúne institutos de estudos avançados sediados em universidades de todo o mundo, está com inscrições abertas para a 5ª edição do programa Intercontinental Academia (ICA), cujo tema a ser desenvolvido é "Pluralidades de Relações Ressonantes". O conceito tem como base a teoria sociológica das relações com o mundo elaborada por Hartmut Rosa, um dos mais influentes teóricos sociais da atualidade.
O objetivo será analisar, a partir de diferentes disciplinas, como os indivíduos constroem relações significativas com outras pessoas, sociedades, objetos e conceitos, tanto do ponto de vista teórico quanto do prático, por meio de estudos de caso. A iniciativa busca, também, compreender como a teoria da ressonância pode ser utilizada para enfrentar os desafios sociais das sociedades pluralistas contemporâneas, como a coesão social, as desigualdades globais e as mudanças climáticas.
Pretende-se reunir pesquisadores de pós-doutorado de áreas como ciências sociais, humanas e naturais com os seguintes objetivos principais: aprofundar a teoria da ressonância de Rosa, incentivando inovações teóricas; promover o diálogo interdisciplinar sobre os impactos do conceito em áreas como teoria social e filosofia política; e desenvolver aplicações práticas da teoria da ressonância em temas como justiça social, educação, sustentabilidade e música.
Devem ser comprovados a obtenção de título de doutor nos últimos 15 anos, fluência em Inglês e vínculo a qualquer instituição acadêmica. Pessoas ligadas à indústria, às artes ou a organizações não governamentais também são bem-vindas, desde que desempenhem cargo equivalente ao de professor ou pesquisador.
Seguindo a estrutura que consolidou o programa nos últimos dez anos, numa proposta explicitamente internacional, estão previstos dois encontros presenciais imersivos, o primeiro no período de 29 de junho a 3 de julho de 2026, em Erfurt, Alemanha, e o segundo no período de 8 a 12 de março de 2027, em Belo Horizonte, Brasil. Os institutos anfitriões são, respectivamente, o Max-Weber-Kolleg da Universidade de Erfurt, referência em teoria crítica e engajamento global, e o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da Universidade Federal de Minas Gerais, que trará a perspectiva sociopolítica latino-americana.
Outros parceiros, como o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Aarhus, Dinamarca, cooperarão com perspectivas adicionais. As contribuições virão de diferentes visões culturais e regionais sobre a ressonância e suas manifestações.
Candidaturas
Por meio da Cátedra Olavo Setubal – Transversalidades: Arte, Cultura, Ciência e Educação, o IEA irá financiar a participação de um candidato vinculado à USP. Para esta seleção prévia, os interessados devem mandar e-mail até 24 de agosto para Richard Meckien (rkmeckien@usp.br) com currículo e um resumo de seu interesse no tema, suas expectativas e uma apresentação do projeto, indicando como pretendem contribuir para a Intercontinental Academia. O selecionado nesta etapa deverá submeter sua proposta à organização geral da ICA.
Outros candidatos (vinculados à USP ou não) podem submeter suas propostas diretamente aos organizadores.
As inscrições de todos os candidatos devem ser efetuadas através do endereço mwk.bewerbungen@uni-erfurt.de até o dia 31 de agosto de 2025. Além do projeto e do currículo, é necessário enviar uma carta de recomendação de instituição/organização endossando a participação do candidato e garantindo suporte financeiro para os encontros presenciais.
Acesse a chamada oficial da organização.
O programa
A ICA tem por propósito reunir jovens pesquisadores de diferentes países e áreas de estudo para abordarem um tema único. Durante os encontros, os participantes têm a oportunidade de debater tópicos de pesquisa com um notável grupo de mentores, convidados especialmente para interagir em palestras, dinâmicas e outras atividades.
Em 2015, o IEA-USP sediou a primeira fase da edição inaugural do programa, formulada e organizada em cooperação com o Instituto para Pesquisa Avançada da Universidade de Nagoya, do Japão. O principal produto gerado a partir dos encontros foi o MOOC Off the Clock: The Many Faces of Time. A realização da primeira edição da ICA ocorreu no âmbito das Redes Globais de Jovens Pesquisadores da Cátedra Olavo Setubal, sediada no IEA-USP e resultante de uma parceria com a Fundação Itaú. Desde a segunda edição, esta é também a origem do fomento à participação de pesquisadores brasileiros endossados pelo IEA-USP.