Você está aqui: Página Inicial / MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2026 / "Abril Verde": A Organização do Trabalho na Determinação do Adoecimento Mental do Trabalhador

"Abril Verde": A Organização do Trabalho na Determinação do Adoecimento Mental do Trabalhador

por Jorge Paulo Soares - publicado 28/04/2026 14:00 - última modificação 27/05/2026 15:58

O seminário analisou o adoecimento mental relacionado ao trabalho como um fenômeno social e estrutural, ligado às formas contemporâneas de organização e gestão do trabalho. Destacando fatores como intensificação do trabalho, precarização, controle e insegurança laboral, que impactam a saúde psíquica dos trabalhadores. Em vez de individualizar o sofrimento ou reduzi-lo ao campo clínico, o evento discutiu suas determinações sociais, políticas e econômicas. A iniciativa planejou fortalecer uma produção acadêmica crítica e interdisciplinar, articulando teoria e prática para pensar condições de trabalho mais dignas e estratégias coletivas de proteção à saúde mental.