Vídeos
As opiniões expressas por expositores, debatedores e outros participantes dos eventos não representam necessariamente o posicionamento do IEA sobre os temas abordados.
Energia e Sistemas Biológicos
— por Sandra Codo — última modificação 03/06/2025 07:57Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Leopoldo De Meis é médico e têm como linha de pesquisa os mecanismos de transdução de energia em sistemas biológicos, transporte ativo de íons, acoplamento, transporte de íons, síntese e hidrólise de ATP. Esta conferência, que ele proferiu em 18 de novembro de 1987, foi justamente sobre os mecanismos de conservação da energia química dos alimentos na molécula de ATP.
Experimentação com Seres Humanos: Problemas e Fronteiras
— por Sandra Codo — última modificação 03/06/2025 07:57Referência em bioética – ramo da filosofia que discute as implicações éticas das pesquisas científicas e das ações de saúde – Willian Saad Hossne, cirurgião, docente da Faculdade de Medicina da USP, discutiu, nesta conferência, os problemas intrínsecos da experimentação com seres humanos, trazendo à baila os caminhos percorridos e o que se tem ainda que caminhar no enfrentamento dessa questão do campo da ética médica.
Arms Control and Military Power
— por Sandra Codo — última modificação 03/06/2025 07:42No dia 27 de novembro de 1986, o economista norte-americano John Kenneth Galbraith proferiu a conferência “Controle de Armamentos e Poder Militar” na sala do Conselho Universitário da USP. Ele foi apresentado pelo então reitor, José Goldemberg.
Historia y Problemática de las Identidades Culturales
— por Sandra Codo — última modificação 01/10/2026 11:36As dificuldades metodológicas e as de interpretação são os eixos aos quais o historiador e economista cubano Manuel Moreno Fraginals se ateve para discorrer sobre a história e a identidade cultural latino-americana.