Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conferência discute papel da educação, da informação e da tecnologia na relação de populações vulneráveis com as mudanças climáticas

Conferência discute papel da educação, da informação e da tecnologia na relação de populações vulneráveis com as mudanças climáticas

por Thais Cardoso - publicado 03/11/2025 10:29 - última modificação 03/11/2025 10:29

Evento é promovido pelo Grupo de Estudos Avançados em Tecnologia e Informação em Saúde com Foco em Populações Vulneráveis do IEA-RP e será exclusivamente on-line, em inglês e sem tradução simultânea

O Grupo de Estudos Avançados em Tecnologia e Informação em Saúde com Foco em Populações Vulneráveis (Confluencia) do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP promove no dia 18 de novembro, às 9h (horário de Brasília), o terceiro evento da série “Confluencia Sessions”, que vai discutir o tema “Populações e mudanças climáticas: o papel da educação, da informação e da tecnologia”.

O evento será exclusivamente on-line, em inglês e sem tradução simultânea. A transmissão será pelo canal do IEA-RP no YouTube. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. Espectadores que preencherem o formulário disponibilizado no chat durante a transmissão receberão certificado de participação.

Os palestrantes serão o docente da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) Camilo Darsie e o docente da Emory University Vikas Kapil. Eles vão abordar, sob a perspectiva das realidades do Brasil e dos Estados Unidos, pesquisas e experiências sobre mudanças climáticas e sua interseção com educação, informação e tecnologia, especialmente no contexto de populações vulneráveis.

A coordenadora do Grupo Confluencia, Maria Cristiane Barbosa Galvão, fará a abertura e a psicóloga graduada pela Unisc Vitória Merten Fernandes, o encerramento. A moderação é da agente de inovação nos polos Ribeirão Preto e Bauru da Agência USP de Inovação, Flávia Oliveira do Prado Vicentin.

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.

Sobre o grupo

O Grupo de Estudos Avançados em Tecnologia e Informação em Saúde com foco em Populações Vulneráveis reúne cientistas, profissionais, estudantes, instituições e representantes da comunidade preocupados com o acesso à informação de qualidade a populações vulneráveis por meio das tecnologias da informação e comunicação que forem adequadas e necessárias a cada contexto. Seus objetivos abarcam o estudo do ecossistema da informação em saúde, incluindo a produção, a busca, a seleção, a disseminação e o uso da informação em saúde com foco na população, dando prioridade às pessoas que enfrentam desvantagens sociais, econômicas ou ambientais, como pessoas em situação de pobreza, crianças, idosos, populações indígenas, imigrantes, refugiados, pacientes com condições crônicas e doenças raras, e pessoas que enfrentam situações adversas decorrentes de condições culturais, sociais, econômicas ou geográficas. Saiba mais sobre as atividades do grupo neste link.