Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Coordenador de grupo do IEA-RP recebe menção honrosa em prêmio para jovens docentes de destaque da USP

Coordenador de grupo do IEA-RP recebe menção honrosa em prêmio para jovens docentes de destaque da USP

por Thais Cardoso - publicado 01/07/2025 15:40 - última modificação 01/07/2025 15:40

Carlos Roberto Bueno Junior coordena o Grupo de Estudo Carreira Docente de Impacto e também é docente da EEFERP

premiocarlos800.png
A cerimônia de entrega do Prêmio Excelência para Novas lideranças em Pesquisa na USP foi realizada na Sala do Conselho Universitário – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
No dia 27 de junho, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) realizou a cerimônia de entrega da terceira edição do Prêmio Excelência para Novas Lideranças em Pesquisa, na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria, em São Paulo. Além dos prêmios, foram concedidas menções honrosas, uma delas ao coordenador do Grupo de Estudo Carreira Docente de Impacto do IEA-RP e docente da Escola de Educação Física e Esportes de Ribeirão Preto da USP, Carlos Roberto Bueno Júnior, na categoria Ciências da Saúde.

Carlos é graduado em Educação Física, mestre em Biodinâmica e doutor em Ciências Biológicas (Genética), formações realizadas pela USP. Atualmente é professor associado 3 na Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP e colaborador da "Norwegian University of Science and Technology" para estudo multicêntrico relacionado a tratamento da síndrome metabólica, onde realizou pós-doutorado. É coordenador do Núcleo de Inovação e Ciência do Estilo de Vida (NICE) e coordenador do Grupo de Estudo Carreira Docente de Impacto do IEA-RP.

Foram premiados oito docentes e concedidas sete menções honrosas em oito áreas de conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Linguística, Letras e Artes. O prêmio é concedido a cada três anos a docentes com até 40 anos de idade que se destacam pelo impacto de sua pesquisa científica, artística ou cultural.

Criado em 2019, o Prêmio Excelência para Novas Lideranças identifica novos expoentes e estimula a pesquisa da Universidade. Nessa terceira edição, a PRPI recebeu 90 inscrições. As propostas foram analisadas por uma Comissão Avaliadora composta por oito docentes da USP e 27 pesquisadores externos, representantes de todas as áreas do conhecimento, levando em conta o impacto científico ou social e a relevância das atividades de pesquisa para o desenvolvimento de seu campo de estudos, para a visibilidade da pesquisa realizada na Universidade e para a interação da USP com a sociedade.

Assista ao vídeo produzido pela PRPI com o professor Carlos Roberto Bueno Junior por ocasião da menção honrosa:

(Com informações de Erika Yamamoto - Jornal da USP)