IEA oferece disciplina de pós-graduação sobre territórios, desigualdades e aprendizados sociais
O IEA-USP oferecerá no primeiro semestre de 2026 a disciplina de pós-graduação “Territórios: diversidades, desigualdades e aprendizados sociais”, uma iniciativa da Cátedra Olavo Setubal – Transversalidades: Arte, Cultura, Ciência e Educação e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP. A matrícula será de 5 a 18 de janeiro e pode ser feita via sistema Janus por alunos de mestrado e doutorado da USP regularmente matriculados. A Cátedra é uma parceria do IEA com a Fundação Itaú.
As aulas serão presenciais, realizadas na sede do IEA-USP, de 12 de março a 25 de junho, às quintas-feiras, das 14h às 17h, totalizando quatro créditos ao longo de 15 semanas. A disciplina oferecerá 40 vagas e adotará uma dinâmica dialógica, com forte estímulo à participação ativa dos estudantes nos debates e atividades propostas, além da elaboração de um trabalho final analítico-crítico.
Com abordagem interdisciplinar, o curso propõe uma reflexão ampliada sobre o conceito de território, compreendido não apenas como espaço geográfico, mas como campo de relações sociais, memórias, identidades, afetos, disputas e processos coletivos de criação. A proposta articula os temas das diversidades, das desigualdades estruturais e dos aprendizados sociais, destacando experiências territoriais que produzem inovação, inclusão e inspiração para políticas públicas.
A disciplina será coordenada pelos três catedráticos responsáveis pela titularidade 2025–2026 da Cátedra Olavo Setubal: Alemberg Quindins, músico, educador e fundador da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri (CE); Fernando José de Almeida, filósofo, educador e professor da PUC-SP, com ampla atuação em políticas públicas educacionais; e Nísia Trindade Lima, socióloga, pesquisadora da Fiocruz, ex-presidente da instituição e ex-ministra da Saúde. A presença conjunta dos docentes cria um espaço singular de diálogo entre arte, cultura, ciência, educação, saúde e gestão pública, integrando saberes acadêmicos e experiências concretas nos territórios.
Em três módulos, serão abordados os seguintes temas:
-
a relação entre território, políticas públicas, memória coletiva e aprendizado social;
-
experiências inclusivas e tecnologias sociais desenvolvidas no Cariri cearense, a partir das ações da Fundação Casa Grande;
-
o conhecimento escolar como território da diversidade, com foco em educação, currículo, democracia urbana e coesão social. Ao longo do curso, serão discutidos temas como territórios saudáveis, segurança pública, pandemia de Covid-19, museus orgânicos, turismo de base comunitária, comunicação social, planejamento urbano e o papel da escola na promoção da igualdade e da participação social.
Ao propor a transversalidade como método, a disciplina reafirma o compromisso do IEA e da Cátedra Olavo Setubal com uma formação acadêmica sensível às realidades sociais, capaz de articular pesquisa, educação e intervenção social. A iniciativa convida estudantes de diferentes áreas a refletirem sobre os desafios contemporâneos dos territórios brasileiros e sobre os caminhos possíveis para a construção de sociedades mais justas, inclusivas e democráticas.