Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Fórum “Ciência de Dados para a Indústria Inteligente” pretende ser ponte entre o meio acadêmico e o mundo empresarial

Fórum “Ciência de Dados para a Indústria Inteligente” pretende ser ponte entre o meio acadêmico e o mundo empresarial

por Juliana Ferreira Bernardo - publicado 22/09/2025 14:57 - última modificação 22/09/2025 14:57

Evento gratuito reúne universidades, indústria, centros de pesquisa e agências de fomento na cidade de São Carlos

No dia 2 de outubro, das 9h às 16h30, acontece a primeira edição do Fórum “Ciência de Dados para a Indústria Inteligente” no prédio do SENAI em São Carlos. O evento gratuito é organizado em conjunto pelo IEA-USP, InovaUSP, SENAI, CIESP e  SEBRAE, todos localizados em São Carlos, destacando a importância da cidade enquanto pólo tecnológico brasileiro.

De acordo com os organizadores do evento, a proposta do fórum é criar um espaço de integração e construção de pontes para transformar dados em inovação e competitividade, destacando a importância da cooperação entre universidades, centros de pesquisa, indústria e instituições de apoio.

A programação está dividida em três grandes blocos que contém palestras, mesas-redondas e apresentações institucionais. Além disso, propõe períodos de integração para que os participantes possam conhecer melhor uns aos outros e até mesmo terem conversas que possam resultar em futuras parcerias.

 

Programação

O evento tem início às 9h, com a mesa de abertura composta por membros de todas as entidades organizadoras. Na sequência, José A. Cuminato, professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP) e pesquisador do Programa Ano Sabático do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP), e Raphael M. E. Cobe,  que faz parte do Núcleo de Computação Científica da Unesp, falarão sobre “Ciência de Dados e Fomento à Inovação: O Papel da FAPESP” e sobre o  Programa de Residência Híbrida em Machine Learning.

A segunda palestra será proferida por Luiz Fernando Bittencourt, professor do Instituto de Computação (IC-Unicamp), e tem como tema “Formação e Pesquisa em Ciência de Dados para a Indústria Inteligente”. O foco será como preparar talentos e gerar soluções tecnológicas alinhadas às demandas da indústria 4.0.

O evento prossegue com a palestra “Algoritmos e Inteligência Artificial Aplicados à Indústria 4.0”, na qual Fabricio Simeoni de Sousa, professor do ICMC-USP, abordará como algoritmos e técnicas avançadas de inteligência artificial estão sendo aplicados para otimizar processos produtivos, prever falhas e gerar valor na transformação digital da indústria.

Depois haverá a palestra ““Distrito Tecnológico: PD&I para a Indústria Inteligente”, em que Alexandre Saito e Natália Cristina da Silva apresentarão a experiência do SENAI-SP no desenvolvimento do Distrito Tecnológico, um ambiente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação que conecta empresas, startups e academia para acelerar soluções voltadas à indústria inteligente.

Na sequência haverá a mesa-redonda “Dados, Pessoas e Máquinas: Construindo a Indústria do Futuro”, na qual estarão presentes Primo Melaré (SENAI), Marcos H. Santos (MRI/CIESP), Marcos Righetti (Electrolux), Eduardo Rantin (SEBRAE) e Haroldo V. Neto (Biotrônica). Nela, serão discutidos os desafios e as oportunidades da integração entre dados, pessoas e máquinas. A proposta é refletir sobre como transformar informação em valor, equilibrando tecnologia e fator humano na construção da indústria do futuro.

Após o almoço de integração, Marcelo Viana, diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), mostrará como a matemática aplicada e a ciência de dados são pilares estratégicos para a inovação. A palestra reforça a relevância do conhecimento científico como base para soluções industriais de alto impacto.

Em seguida haverá duas palestras focadas em fomento à pesquisa em que serão apresentadas linhas de apoio e financiamento à inovação. A primeira delas tem como foco a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e será apresentada por Jó Ueyama, professor do ICMC-USP e Assessor da Área de Tecnologias e Parcerias em Inovação da fundação. A segunda palestra apresenta as possibilidades existentes na Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e será proferida por André de Castro Pereira Nunes, superintendente da área de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico da instituição.

Por último, será feita uma apresentação acerca da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII),  destacando sua atuação na aproximação entre empresas e centros de pesquisa aplicada, apresentando casos de sucesso que demonstram como a ciência de dados pode acelerar a inovação no setor industrial.

O evento tem previsão de encerramento para às 16h30, é gratuito e aberto ao público em geral. As informações completas e o link para inscrição estão AQUI.