Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Grupo de estudos busca aprimorar o desempenho de políticas públicas em lugares socialmente vulneráveis

Grupo de estudos busca aprimorar o desempenho de políticas públicas em lugares socialmente vulneráveis

por Mauro Bellesa - publicado 23/07/2026 17:15 - última modificação 24/07/2026 11:00

Grupo de Estudos em Vulnerabilidade, Governança e Cidadania começou a funcionar em julho no IEA. O coordenador é o professor da Faculdade de Medicina da USP Paulo Saldiva, ex-diretor do Instituto.

Melgaço, Pará
Melgaço, no Arquipélago do Marajo (PA), local das pesquisas empíricas do novo grupo, é o município com o mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do país
Os desafios estruturais para implantação eficaz de políticas públicas em localidades com carências sociais serão analisados pelo Grupo de Estudos em Vulnerabilidade, Governança e Cidadania, criado em julho no IEA.

A iniciativa articulará pesquisadores de diferentes áreas da USP e de outras instituições nacionais e internacionais em torno de agendas investigativas relacionadas à saúde, desigualdades territoriais, capacidade estatal e desenvolvimento social. O grupo terá duração inicial de 42 meses e é coordenado por Paulo Saldiva, professor titular da Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP e ex-diretor do Instituto.

O objetivo geral do grupo é compreender, em perspectiva interdisciplinar, os mecanismos institucionais, territoriais e sociais que produzem e reproduzem a vulnerabilidade estrutural. Será enfatizada a análise de como esses processos condicionam a governança de políticas públicas e, consequentemente, a efetivação de direitos e o exercício da cidadania.

A partir dessa compreensão, o grupo pretende desenvolver e aplicar modelos analíticos e estratégias de intervenção capazes de qualificar a implementação de políticas públicas em contextos de alta complexidade, promovendo maior equidade, responsividade institucional e fortalecimento da cidadania.

Além de professores de várias unidades da USP, são membros permanentes do grupo pesquisadores da Fiocruz, Universidade do Estado do Pará, FGV-SP, Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS e integrantes de instituições dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Portugal, Equador, África do Sul, Uganda e Tailândia.

O grupo é composto de quatro núcleos interdependentes:

Coordenação – exerce papel central na articulação institucional, científica e estratégica, assegurando a coerência da agenda de pesquisa, promovendo a integração entre diferentes unidades da USP e parceiros externos, e garantindo o alinhamento das atividades com os princípios de excelência acadêmica e relevância pública;

Núcleo Científico – cuida da formulação e desenvolvimento da agenda de pesquisa, da produção teórica, da construção de modelos analíticos e da definição de prioridades investigativas, articulando contribuições de diferentes campos do conhecimento, como saúde coletiva, ciências sociais, economia, direito e políticas públicas;

Núcleo Territorial – é a base empírica do grupo, situada no município de Melgaço, no Arquipélago do Marajó (PA), onde serão desenvolvidas as atividades de campo, incluindo visitas técnicas, expedições e coleta de dados (há a perspectiva de expansão para outras localidades no Brasil);

Núcleo de Articulação Institucional – atua na interface entre produção científica e formulação de políticas públicas, com a função de traduzir evidências geradas pelo grupo em subsídios aplicáveis à gestão e à tomada de decisão, em diálogo com instituições públicas, organizações da sociedade civil e organismos internacionais.

Foto: Prefeitura de Melgaço (PA)