Papel da Educação Infantil no processo de alfabetização é tema de conferência
O Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social (Lepes) promovem no dia 18 de setembro, a partir das 14h (horário de Brasília) a conferência “Como a Educação Infantil pode colaborar com o processo de alfabetização?”
O evento será realizado no no Anfiteatro Prof. Dr. Ivo Torres, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP, com transmissão pelo canal do Lepes no YouTube. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste formulário. Haverá emissão de certificado aos participantes que assinarem a lista de presença no local e, no caso dos que optarem por assistir on-line, preencherem o formulário disponibilizado no chat do YouTube durante a transmissão.
Participam como debatedoras a diretora executiva e de Produção de Conhecimento do Laboratório de Educação (Labedu) Nicole Paulet; a coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá Renata Frauendorf; e a diretora de Cooperação com os Municípios na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Márcia Bernardes.
Elas vão discutir temas como a idade adequada para o início do processo sistemático de decodificação, o desenvolvimento de competências pré-leitoras, as práticas e os materiais pedagógicos utilizados na pré-escola e as possíveis expectativas de progressão da aprendizagem.
A conversa também abordará o papel das políticas públicas e as possibilidades de colaboração entre União, Estados e Municípios, incluindo iniciativas como o Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (ProLEEI), além dos desafios relacionados às desigualdades de oportunidades de aprendizagem entre crianças das redes pública e privada.
A iniciativa é parte do ciclo de debates sobre alfabetização que integra o projeto desenvolvido atualmente pelo coordenador do Lepes e docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP, Daniel Domingues dos Santos, no Programa Ano Sabático do IEA.
Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.