Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Pedro Wongtschowski é novo membro do Conselho Deliberativo do IEA

Pedro Wongtschowski é novo membro do Conselho Deliberativo do IEA

por Gabriella dos Santos - publicado 11/12/2025 15:45 - última modificação 11/12/2025 15:43

Wongtschowski ocupa a vaga de representante da sociedade civil até dezembro de 2026

Pedro Wongtschowski - PerfilO engenheiro químico Pedro Wongtschowski é o novo membro do Conselho Deliberativo (CD) do IEA. A indicação foi feita pelo reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnior, em 28 de novembro de 2025. Ele sucede a José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, na vaga de representante da sociedade civil, sem vínculo de docência com a USP. Sua permanência no CD do IEA será de 5 de dezembro de 2025 a 4 de dezembro de 2026.

Wongtschowski tem mestrado e doutorado em engenharia química pela Escola Politécnica da USP. É figura de destaque no cenário de inovação e da indústria: preside o Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e coordena a "Mobilização Empresarial pela Inovação" da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Ele também é membro do Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), do Conselho do Instituto de Estudos oara o Desenvolvimento Industrial (IEDI), do Conselho Diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), do Conselho Consultivo da USP, do Conselho Superior da Agência USP de Inovação e do Conselho Consultivo da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI).