Arlindo Philippi Jr. recebe o Prêmio Anísio Teixeira, concedido pela Capes
A Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) concedeu ao engenheiro e sanitarista Arlindo Philippi Jr., professor sênior do IEA, o Prêmio Anísio Teixeira na categoria Educação Superior. A portaria com a premiação foi publicada no Diário Oficial da União no dia 8 de maio.
Na mesma categoria, também foram premiadas: Anna Mae Tavares Bastos, da Faculdade Anhembi Morumbi; Débora Fogel, da UFRJ; e Dalila Andrade Oliveira, da UFMG. A entrega do prêmio será em solenidade presidida pelo Ministro da Educação em data ainda a ser definida.
A premiação da Capes reconhece as diversas contribuições de Philippi Jr. em sua longa trajetória de ensino, pesquisa e gestão acadêmica, com destaque para sua atuação nas últimas décadas em temáticas ambientais, incluindo mudanças climáticas, sustentabilidade e os programas de pós-graduação nessas áreas.
Philippi Jr. é livre docente, doutor e mestre pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. Realizou pesquisa de pós-doutorado sobre estudos urbanos e regionais no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA. É formado em engenharia civil pela UFSC e em engenharia sanitária e ambiental pela USP. Professor titular aposentado, continua a atuar na USP como orientador de mestrado e doutorado na FSP-USP e como professor sênior do IEA, onde desenvolve o projeto "Experimentações Urbanas na Perspectiva de Soluções Inovadoras para Cidades Resilientes e Sustentáveis”, no âmbito das atividades do Centro de Síntese USP Cidades Globais e do Programa USP Eixos Temáticos, ambos do IEA.
Na USP, foi pró-reitor e pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, prefeito do campus de São Paulo, chefe do Departamento de Saúde Ambiental, presidente da Comissão de Pós-Graduação da FSP-USP e chefe do Gabinete da Reitoria.
Philippi Jr. é membro do Conselho Superior de Meio Ambiente da Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Foi membro titular do Conselho Diretor do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e exerceu funções de direção no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e na Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo. Coordenou a Área de Ciências Ambientais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do MCTI.