Poetas em Tempos de Penúria: Trabalho, Política e Encontros nos Setores Culturais do Brasil e do México - Cadernos de Pesquisa da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência - nº 3
Néstor García Canclini (coordenador), Martin Grossmann (supervisor) e Sharine Machado Cabral Melo (autora)
IEA, 2025
219 páginas
Download: PDF
A obra aborda as políticas culturais do Brasil e do México, especialmente a partir da pandemia de Covid-19, considerando aspectos como os processos de institucionalização, a participação democrática da sociedade civil, as condições de trabalho de artistas e outros profissionais do setor, e a relação com os diversos públicos.
O trabalho é resultado de uma pesquisa de pós-doutorado de Sharine Machado Cabral Melo realizada, sob a coordenação de Néstor García Canclini, no Instituto de Estudos Avançados da USP.
Entre 2020 e 2025, foram entrevistados 49 interlocutores brasileiros e mexicanos, entre eles artistas, gestores culturais e pesquisadores.
O Caderno de Pesquisa apresenta longos trechos dessas entrevistas, intercalados com análises e dados estatísticos que buscam contribuir para as reflexões sobre a história e as tendências recentes das políticas públicas para a cultura e as artes que vêm sendo desenvolvidas no Brasil e no México.