Você está aqui: Página Inicial

Resultado da busca

119 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item














Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
Democracia e Digitalização: Ameaça e Desafio
por Cláudia Regina publicado 27/02/2023 última modificação 29/03/2023 16:14 — registrado em: , , , ,
Localizado em EVENTOS
VideoIEA Desafios Regulatórios da Inteligência Artificial
por Jorge Paulo Soares publicado 24/04/2023 última modificação 25/08/2023 10:51 — registrado em: , , ,
À medida que o cidadão comum passa a perceber a capacidade dos algoritmos de influenciarem aspectos relevantes de suas vidas, toma-se consciência da importância da imposição de limites éticos e legais para impedir o uso antiético da tecnologia. Neste cenário, vários países deram início a discussões acadêmicas, técnicas e legislativas para identificar a melhor forma de enfrentar a questão, propondo modelos regulatórios que preservem direitos fundamentais, mas que não inibam o desenvolvimento tecnológico e econômico desejado com o amplo uso da Inteligência Artificial. Este evento organizado pela Cátedra Oscar Sala buscou ampliar o debate sobre o tema e contribuir com as discussões com vistas à regulação da matéria no país.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2023
Desafios Regulatórios da Inteligência Artificial
por Sandra Sedini publicado 28/03/2023 última modificação 25/08/2023 10:46 — registrado em: , , , , , ,
Localizado em EVENTOS
Desafios Regulatórios da Inteligência Artificial - 24/04/2023
por Maria Leonor de Calasans publicado 25/04/2023 — registrado em: , , , , ,
Localizado em MIDIATECA / Fotos / Eventos 2023
VideoIEA Diversidade Linguística: O Que É, de onde Vem e Por Que É Importante?
por Sergio R V Bernardo publicado 22/12/2023 última modificação 19/02/2024 10:48 — registrado em:
Este seminário explorou a natureza da diversidade linguística do planeta: são mais de 7 mil línguas faladas atualmente, distribuídas de forma assimétrica e com variabilidade de estruturas gramaticais. Também se discutiu o que a linguística e outras ciências revelam sobre a origem dessas assimetrias, que podem ser explicadas por processos históricos influenciadores da dinâmica das populações humanas. Outra questão presente no debate foi a da diversidade linguística em perigo: como e por que línguas se tornam ameaçadas de extinção, e por que esse patrimônio humano deve e pode ser preservado.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2023
É Possível Descolonizar a Inteligência Artificial?
por Cláudia Regina publicado 01/09/2023 última modificação 21/09/2023 15:02 — registrado em: , ,
Localizado em EVENTOS
VideoIEA É Possível Descolonizar a Inteligência Artificial?
por Sergio R V Bernardo publicado 25/09/2023 — registrado em:
Este encontro contribuiu para o debate sobre regulamentações de usos da Inteligência Artificial que se expandem para diversas áreas da sociedade, como justiça, saúde, trabalho e educação. Os organizadores defenderam a necessidade de ter uma IA responsável, capaz de atender toda legislação de proteção à cidadania e aos direitos fundamentais. Neste sentido, argumentaram, a IA deve dialogar com o tema da decolonização, visto que os problemas das práticas individuais e sociais que os dados geram são muito profundos e não se solucionam apenas com medidas técnicas.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2023
VideoIEA Educação para o Futuro ou Poderemos Competir com os Algoritmos?
por Jorge Paulo Soares publicado 19/05/2023 última modificação 25/08/2023 10:39 — registrado em: ,
Pesquisadores da Universidade de Oxford, do Reino Unido, apontam que dois bilhões de postos de trabalho serão extintos até 2030. Outros serão criados, mas demandarão competências muito mais sofisticadas. A expositora deste evento, Claudia Costin, realizou pesquisas sobre o que países com bons sistemas educacionais vêm fazendo para prepará-los para essa nova realidade. Segundo ela, a conclusão é que estão buscando promover a resolução colaborativa e criativa de problemas, com ênfase no pensamento crítico e sistêmico, usando, por exemplo, a produção textual para processar o pensamento. Serão escolas que ensinam cada vez mais a pensar, ao invés de despejar conteúdo, e que precisarão ensinar o aluno a “aprender a aprender”, como preconizava Jacques Delors, disse Costin. Nessa transformação, o uso da gamificação no processo educacional é algo que pode ser feito, aproveitando o melhor da tecnologia para instigar a pensar, afirmou a pesquisadora.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2023
Educação para o Futuro ou Poderemos Competir com os Algoritmos?
por Cláudia Regina publicado 03/05/2023 última modificação 25/08/2023 10:40 — registrado em: , ,
Localizado em EVENTOS
Entrevista de Virgílio Almeida para Revista Pesquisa Fapesp
por Maria Leonor de Calasans publicado 08/09/2022 — registrado em: , , , ,
Revista Pesquisa Fapesp - Edição 319 - Set/2022
Localizado em NOTÍCIAS / IEA na Mídia / 2022