Vídeos
As opiniões expressas por expositores, debatedores e outros participantes dos eventos não representam necessariamente o posicionamento do IEA sobre os temas abordados.
O Avanço da Inovação na USP
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/12/2025 12:09Lançamento do livro "O Avanço da Inovação na USP", publicado em 2025 pela Edusp. A obra é um estudo historiográfico e analítico acerca do processo de institucionalização da inovação e do empreendedorismo no âmbito da USP. Selecionado pelo Conselho Editorial da Edusp no contexto das comemorações dos 90 anos da Universidade, investiga a transição da instituição de um modelo humboldtiano clássico — focado no ensino e na pesquisa — para o paradigma da "universidade inovadora e empreendedora", engajada na chamada Terceira Missão acadêmica.
Pré-lançamento do Podcast do Observatório Brasileiro de Inteligência Artificial
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/12/2025 12:10O podcast do Observatório Brasileiro de Inteligência Artificial (OBIA) visa promover discussões sobre os impactos, desafios e oportunidades da inteligência artificial e das tecnologias digitais na sociedade brasileira. O programa busca criar um espaço inovador para disseminação de conhecimento, troca de experiências e fortalecimento do debate público sobre o tema, assim como democratizar a discussão acerca da temática da IA e de seus impactos sociais destinando-se ao público em geral, levando o conteúdo acadêmico através de uma linguagem mais acessível.
Quilombo Inteligente - Audiência Pública: Resultados e Perspectivas
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 16/12/2025 12:12Encerramento do projeto-piloto "Quilombo Inteligente”, com apresentação de resultados de atividades desenvolvidas em São Paulo e outros Estados como Rio de Janeiro, Goiás e Bahia. O objetivo do projeto foi motivar, mobilizar e apoiar trilhas profissionalizantes para adolescentes e jovens em quilombos, aldeias indígenas e favelas.
Educação para o Antropoceno: II Encontro Anual do Projeto Temático InCEPTE (1 de 2)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/12/2025 12:14Reunião anual do projeto temático “Estudo de Implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógicas e Tecnologias Emergentes para a Qualidade-Equidade na Educação Básica” (InCEPTE), que tem como foco investigar e propor ações que favoreçam a interdisciplinaridade e a integração dos conhecimento no currículo da educação básica.
Lançamento da Cátedra IA Responsável e Posse de Carlos Américo Pacheco
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 16/12/2025 12:01Cerimônia de inauguração da Cátedra IA Responsável, parceria do Google e da USP, com sede no IEA, e posse do primeiro titular Carlos Américo Pacheco. Em um cenário em que a inteligência artificial avança rapidamente, a iniciativa tem o objetivo de promover pesquisa, debate qualificado e cooperação para orientar o desenvolvimento responsável da IA, alinhado aos valores sociais e ampliando oportunidades para países emergentes.
Confiança Política, Polarização e Legitimidade Democrática no Brasil
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 16/12/2025 12:17À medida que a confiança política diminui e a polarização cresce, torna-se urgente investigar como esses fatores se articulam na política brasileira atual. Em contextos polarizados, a identificação com lideranças passa a moldar percepções sobre o sistema, políticas públicas e procedimentos democráticos. Partindo dessa interação, o seminário buscou construir um arcabouço teórico sobre seus efeitos na legitimidade democrática e discutir como diferentes configurações da arena informacional podem reforçar ou atenuar esses mecanismos, contribuindo para compreender os desafios atuais da democracia no país.
UrbanSus - Avanços e Desafios na Transição para a Sustentabilidade em Universidades Iberoamericanas
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/12/2025 12:26O evento debateu o papel das instituições de ensino superior na Agenda 2030 da ONU, abordando a incorporação dos ODS em suas estruturas institucionais, práticas pedagógicas, políticas de gestão e ações frente às mudanças climáticas. Ao promover o intercâmbio de experiências, conhecimentos e boas práticas entre universidades comprometidas com a sustentabilidade, a atividade pretende ser um espaço estratégico de articulação entre pesquisadores, gestores, estudantes e formuladores de políticas públicas de diversos países iberoamericanos.
O que é "Trabalho Sustentável"? Conceitos, Normatividade e Dissidências
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/12/2025 12:29O seminário abordou o trabalho sustentável sob perspectivas epistêmicas dissidentes, que foram consideradas subalternas na modernidade, com objetivo de tornar tais epistemologias centrais na reestruturação de significados jurídicos do trabalho. Tendo como contexto geral a instrumentalização do conceito na mineração, este evento abordou perspectivas jurídicas de sustentabilidade que visam a indissociabilidade entre trabalho anticapitalista, natureza e comunidade, centralizando seu foco no cuidado coletivo e considerando as lentes de raça, gênero e decolonialidade.
Refugios Climáticos: Experiencias y Propuestas para las Ciudades
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/12/2025 12:33Esta mesa-redonda reuniu gestoras públicas de Buenos Aires, Santiago, Barcelona e Rosario para debater estratégias inovadoras de adaptação climática voltadas à proteção das populações urbanas diante das ondas de calor e de outros eventos extremos. Com uma abordagem transdisciplinar, o evento promoveu a cocriação de conhecimentos entre diferentes áreas do saber e experiências práticas de gestão pública, fortalecendo o diálogo entre ciência e política.
II Seminário Internacional ‘Ciência encontra Filantropia’ - Filantropia no Ecossistema Brasileiro da Ciência
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/12/2025 13:07Reunindo lideranças nacionais e internacionais dos campos científico e filantrópico, o seminário buscou fomentar um diálogo estratégico sobre como a filantropia pode fortalecer o ecossistema da ciência no Brasil, por meio da troca de experiências e da construção de agendas colaborativas. O evento abordou o apoio multi-institucional à ciência, a participação da filantropia no ecossistema científico e a construção de alianças entre os setores filantrópico e acadêmico.
IA nas Cidades MIL: Alfabetização, Ética e Inovação para o Século XXI
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/12/2025 14:25A palestra abordou o papel da Alfabetização Midiática e Informacional (MIL) na era da IA, destacando como desenvolver competências para compreender, usar e questionar tecnologias inteligentes de forma ética e responsável. Com base em exemplos e tendências atuais, foram discutidas estratégias para que governos, instituições e comunidades construam ecossistemas urbanos que integrem inovação, inclusão e pensamento crítico. O encontro propôs repensar a relação entre humanos e máquinas, enfatizando a importância da ética, da criatividade e da colaboração na criação de um futuro digital justo e sustentável.
Lançamento do E-Book Bases Científicas da Alimentação Saudável: Diretrizes da OMS
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 16/12/2025 14:27Organizado pelas professoras Elizabeth Torres (FSP e IEA-USP) e Sandra Chemin (USC), com a contribuição de diversos especialistas, o ebook apresenta de forma clara e acessível os fundamentos científicos que embasam as recomendações globais da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre alimentação saudável.
O Jornalismo entre a Sobrevivência e a Relevância: Uma Discussão a Partir de Artigo de Rodrigo Mesquita
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 16/12/2025 14:29O debate tomou como ponto de partida artigo publicado em 26 de julho de 2025 na Folha de S.Paulo no qual Rodrigo Mesquita discutiu como a ascensão da inteligência artificial e dos sistemas algorítmicos redefine a produção e o consumo de informação, ampliando riscos de manipulação e exigindo novas formas de mediação democrática.
Os Cursos de Estética de Hegel Depois da Virada Filológica: Novas Fontes e Balanços Incomuns
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/12/2025 14:41O encontro teve como tema a edição crítica da estética de Hegel, que recebeu novos impulsos com a descoberta dos cadernos de Carové, da época em que Hegel era professor em Heibelderg, em 1818. Carové foi aluno de Hegel, assistiu aos cursos de Hegel, tomando nota de suas aulas. Trata-se de uma descoberta fantástica, pois até hoje só temos notícia dos Cursos de estética da época de Berlim (1820-1830). A palestrante Francesca Ianelli faz parte do grupo que está fazendo a edição crítica destes cadernos na Alemanha.
Nas Entrelinhas da Imigração e do Pertencimento: Paul Celan, Paula Ludwig, Marte Brill
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 26/11/2025 16:48O evento abordou as contribuições de três autores de língua alemã marcados pela experiência da imigração: Paul Celan, Paula Ludwig e Marta Brill. Suas obras refletem os impactos do exílio, da perseguição e dos deslocamentos forçados, explorando temas como identidade, memória e pertencimento a partir de vivências traumáticas e transformadoras.
Trajetórias Femininas no Mundo Acadêmico e Profissional: Conquistas, Desafios e Inspiração
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/12/2025 14:43O evento reuniu professoras em posições de liderança para discutir conquistas, desafios e perspectivas para o protagonismo feminino na academia e na sociedade. Mediado pelas jornalistas do grupo She Talks, o diálogo busca valorizar experiências e inspirar novas gerações em um espaço de troca e reflexão.
COP30: Reflexões e Desafios
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/12/2025 14:45Autores do número 147 da Revista USP, que traz textos reflexivos sobre a COP30, participaram de duas mesas de discussão sobre o tema. A primeira tratou do contexto político internacional e científico sobre as mudanças climáticas. Em seguida, foram apresentados temas complexos que resultam do aquecimento global em suas dimensões urbanas, seus reflexos sistêmicos e na governança política e social da crise que assola a população mais vulnerável aos efeitos das alterações do clima.
Territórios Errantes: Diálogos Sobre Memória, Educação e Práticas Artísticas
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/12/2025 14:46O seminário propôs um espaço de partilha de experiências entre integrantes do programa "Territórios: Diversidades, Desigualdades e Aprendizados Sociais" da Cátedra Olavo Setubal – Transversalidades. Em diálogo com a cena cultural de São Paulo e com a exposição sobre Edouard Glissant, a programação parte da ideia de errância para promover rodas de conversa sobre memória, currículo, território, subversão e arte. Busca-se favorecer encontros e deslocamentos entre modos de aprender, criar e conviver, com relatoria gráfico-imagética como ato performativo.
Lançamento do Programa CEURS-SP para Região de São José do Rio Preto
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/12/2025 15:14Lançamento do Programa CEURS-SP – Capacitação e Estudos Urbanos e Regionais para a Sustentabilidade, que busca promover a municipalização do desenvolvimento sustentável, oferecendo aos interessados acesso a casos e práticas em soluções sustentáveis para a municipalidade.
Puericultura Ambiental Urbana: Desafios e Soluções para a Saúde Infantil no Contexto das Mudanças Climáticas
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/12/2025 15:16O simpósio refletiu sobre os impactos das mudanças climáticas na saúde de crianças e adolescentes. Com uma abordagem interdisciplinar, o evento aprofundou os debates sobre os desafios atuais e futuros relacionados ao aquecimento global, à poluição atmosférica, aos eventos climáticos extremos e às vulnerabilidades sociais. A partir de evidências científicas, a atividade buscou fortalecer a compreensão de que a crise climática é, também, uma crise urgente de saúde infantil – e que enfrentá-la exige ação integrada, conhecimento compartilhado e compromisso coletivo.
Da Evolução à Inovação: A Biologia Evolutiva como Fundamento da Biomimética
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 26/11/2025 16:39A Biomimética é considerada pela comunidade científica internacional tema da Ciência Evolutiva, por utilizar os princípios das adaptações dos seres vivos, desenvolvidas ao longo dos 3,8 bilhões de anos de sua história, para o desenvolvimento de tecnologias que atendam às demandas da sociedade. O evento traçou um panorama sobre a fundamentação teórica da Biomimética advinda da Biologia Evolutiva, partindo das ideias de Darwin sobre as adaptações, passando por seus mecanismos geradores, suas implicações para a sociedade e como estas podem ser transferidas para inovações tecnológicas.
Diálogo Brasil-Reino Unido Pré-COP30: da Ciência às Políticas Públicas (2 de 2)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/12/2025 15:27Iniciativa entre instituições brasileiras e britânicas, este evento reuniu pesquisadores, formuladores de políticas, líderes empresariais e a sociedade civil para discutir propostas científicas que orientem ações climáticas ambiciosas, justas, equitativas e eficazes. Foram abordados temas como eventos extremos, água, biodiversidade, saúde e agricultura sustentável. Participaram representantes do Brasil e do Reino Unido de diversas áreas.
Políticas de SAN no Enfrentamento da Crise Climática
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 26/11/2025 16:42O XV Seminário Serviço, Pesquisa e Política Pública abordou a interface entre segurança alimentar e clima. Diante do potencial da agroecologia na mitigação da crise climática, o evento destacou a urgência em acelerar políticas e ações voltadas à alimentação, contribuindo para a construção de sistemas alimentares mais justos, sustentáveis e resilientes. O evento marcou o lançamento do e-book "Politicas, programas e ações para a SAN no Setor Saúde - Um guia para gestores".
Diálogo Brasil-Reino Unido Pré-COP30: da Ciência às Políticas Públicas (1 de 2)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/12/2025 15:28Iniciativa entre instituições brasileiras e britânicas, este evento reuniu pesquisadores, formuladores de políticas, líderes empresariais e a sociedade civil para discutir propostas científicas que orientem ações climáticas ambiciosas, justas, equitativas e eficazes. Foram abordados temas como eventos extremos, água, biodiversidade, saúde e agricultura sustentável. Participaram representantes do Brasil e do Reino Unido de diversas áreas.
A "Novíssima Informalidade": Caminhos da Plataformização do Trabalho no Brasil
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 26/11/2025 16:44Este seminário propôs uma reflexão sobre como a plataformização do trabalho, no contexto do neoliberalismo, redefine e amplia a informalidade no Brasil. O debate introduziu o conceito de “novíssima informalidade”, em que a precarização deixa de estar nas margens da produção e passa a ocupar posição central nas dinâmicas de acumulação de capital. Nesse modelo, as plataformas utilizam trabalhadores informais de forma direta e massiva, sem intermediação empresarial. Segundo os organizadores, essas transformações afetam dimensões centrais da vida contemporânea – educação, política, cuidado e religião –, revelando a profundidade das mudanças sociais.
O Computador Como Máquina Epistemológica: o Caso do Xadrez Computacional
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/12/2025 15:37O evento explorou o papel do xadrez computacional como campo de experimentação dos limites da computação eletrônica digital. Foram discutidos os impactos dos avanços tecnológicos que tornaram as máquinas superiores aos humanos no jogo e seu uso como ferramenta na construção do conhecimento enxadrístico. A reflexão vai além da competição, abordando como a computação redefine as fronteiras cognitivas e epistemológicas do xadrez.
Nexo Oceano-Clima como Propulsor da Sustentabilidade Global
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 26/11/2025 16:46O evento abordou a importância da agenda global dos oceanos no enfrentamento das crises climática, da biodiversidade e da poluição. Com foco no ODS 14 (Vida na Água) e suas conexões com outros ODS, discutiu o papel dos oceanos na promoção da sustentabilidade. A programação incluiu reflexões sobre a relação entre o oceano e os seis eixos temáticos da COP30. O objetivo foi contribuir para a construção de uma agenda de ação que acelere e amplie a ação climática. Este evento integrou as iniciativas alinhadas à agenda climática da cidade, contribuindo para a mobilização rumo à COP30.
I Simpósio de História da Ciência e Divulgação Científica - 2º Dia
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 26/11/2025 16:35Este simpósio discutiu se o uso da História da Ciência pode contribuir para aumentar o interesse público pela própria ciência. A maior parte da divulgação científica pública é feita por museus de ciência e pela mídia (jornal, rádio, TV e internet), que não costumam contar com o apoio de profissionais de História da Ciência e da Técnica. Mas a qual História da Ciência estamos nos referindo? A do livro-texto e da busca pelas respostas mais diretas na internet, ou a daquela problematizada e discutida pelos profissionais de História da Ciência? A primeira opção é mais fácil, mas com ela a divulgação cientifica resulta numa imagem estática do conhecimento já pronto. Por outro lado, a opção pela história problematizada, situada num contexto social e econômico, é capaz de mostrar o processo dinâmico de construção de resultados, um empreendimento que não é individual, mas sim coletivo, que pode ser repleto de contestações, omissões, avanços e retrocessos. Essa abordagem permitiria ver que o cientista e a ciência não são infalíveis, representando um modo humano de conhecimento da realidade, sempre aberto para o aperfeiçoamento, ao invés de fornecer verdades finais.
I Simpósio de História da Ciência e Divulgação Científica - 1º Dia
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 26/11/2025 16:23Este simpósio discutiu se o uso da História da Ciência pode contribuir para aumentar o interesse público pela própria ciência. A maior parte da divulgação científica pública é feita por museus de ciência e pela mídia (jornal, rádio, TV e internet), que não costumam contar com o apoio de profissionais de História da Ciência e da Técnica. Mas a qual História da Ciência estamos nos referindo? A do livro-texto e da busca pelas respostas mais diretas na internet, ou a daquela problematizada e discutida pelos profissionais de História da Ciência? A primeira opção é mais fácil, mas com ela a divulgação cientifica resulta numa imagem estática do conhecimento já pronto. Por outro lado, a opção pela história problematizada, situada num contexto social e econômico, é capaz de mostrar o processo dinâmico de construção de resultados, um empreendimento que não é individual, mas sim coletivo, que pode ser repleto de contestações, omissões, avanços e retrocessos. Essa abordagem permitiria ver que o cientista e a ciência não são infalíveis, representando um modo humano de conhecimento da realidade, sempre aberto para o aperfeiçoamento, ao invés de fornecer verdades finais.
Programa Cérebro Ativo: Contribuição dos Videojogos no Combate ao Etarismo na Perspectiva do Paradigma das Cidades MIL
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 26/11/2025 16:20A palestra apresentou o Programa Cérebro Ativo, desenvolvido pela ISGAME e acolhido como projeto de pesquisa pelo CIIDCMIL. A iniciativa utiliza videogames e inteligência artificial para estimular as funções cognitivas, promover a inclusão intergeracional e incentivar a longevidade ativa. Alinhado ao paradigma das Cidades MIL, o programa capacita pessoas idosas no uso de jogos digitais, contribuindo para reduzir o medo de aprender, ampliar a autonomia e fortalecer o protagonismo social. O encontro refletiu sobre inovação, cidadania e envelhecimento ativo e apontou caminhos para o desenvolvimento de cidades mais inteligentes e inclusivas.
O Ensino Superior e a Sustentabilidade Socioambiental: Perspectivas Críticas e Implicações para as Práticas
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 26/11/2025 15:59O evento discutiu o papel das instituições de ensino superior diante das questões de sustentabilidade e clima e destacou a necessidade de ir além de abordagens superficiais e técnicas. Foram debatidas as limitações de iniciativas que reforçam lógicas mercadológicas e o risco de greenwashing. A proposta do debate foi promover uma reflexão crítica sobre as raízes das injustiças globais e a atuação das universidades. Também foi abordada a responsabilidade do setor em relação à injustiça epistêmica.
Rumo à COP30: Avaliações Integradas de Ecossistemas Marinhos - Lançamento de Plataforma Educativa
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 26/11/2025 16:05O evento marcou o lançamento da plataforma educativa "Integrated Ecosystem Assessment e-Learning Series" e discutiu a importância deste tipo de procedimento (avaliação integrada do ecossistema) nas questões do oceano e das mudanças climáticas globais. Com foco na cooperação internacional como instrumento essencial de desenvolvimento sustentável, o debate tratou do legado e da transferência do conhecimento, da diplomacia científica, além da educação em ciência e tecnologia no contexto da COP30.
Valores e Imaginários Sociotécnicos no Contexto do Desenvolvimento da IA no Brasil
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2025 14:16Com participação de Kenzo Soares Seto (UFRJ), Veridiana Cordeiro (FFLCH e UAI/IEA-USP) e Enio Blay (CIAAM-USP), o seminário discutiu como práticas, identidades, discursos, crenças e representações moldam a produção de conhecimento em inteligência artificial (IA). Foram analisados os valores e imaginários coletivos que orientam os especialistas e influenciam as agendas de pesquisa. Com a participação de pesquisadores que analisam epistemologias e dialogam com desenvolvedores no contexto brasileiro, o evento também debateu a construção de entendimentos compartilhados sobre IA. Para isso, considerou dinâmicas como o exercício do poder e a formação de coalizões.
O Sindicato e as Novas Dimensões: Atores, Organizações e Trabalho no Século XXI
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 13:30O seminário discutiu estratégias eficazes sobre o papel dos sindicatos e organizações sociais nas conjunturas econômica, social, cultural, ambiental e da saúde. Foram abordados temas como “sindicato e coletivos sociais” e “modelos sindicais para o mundo do trabalho plataformizado”. O evento buscou estimular a participação ampla, com ênfase para o protagonismo da classe trabalhadora, e obter subsídios para a (re)construção do direito coletivo e sindical do trabalho.
Projeto Segurança Hídrica (SEGHID): Diálogos Regionais e Práticas Colaborativas de Produção de Conhecimento
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 13:34O evento apresentou os resultados do projeto Segurança Hídrica (SEGHID 2022-2025), uma parceria entre Fapesp e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq). A iniciativa formou uma rede inter-regional de pesquisa sobre práticas para melhorar a qualidade das bacias dos rios Tietê e Paraíba. Entre os destaques da colaboração estão doze agendas de política pública, dois livros voltados à comunidade e à pesquisa acadêmica, e reflexões sobre governança e participação social.
Imigrações e Laços de Pertencimento - O Protagonismo das Comunidades de Imigrantes como Agentes de Memória e Preservação no Território Brasileiro
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 03/10/2025 13:38O objetivo desse evento promovido pelo Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento foi evidenciar a relação entre comunidades de pertencimento e as ações de valorização e preservação do patrimônio histórico brasileiro, material (monumental e documental) e imaterial (memória coletiva, história oral etc.). Foram apresentados alguns exemplos que mostram o protagonismo atual de comunidades de imigrantes que buscam manter suas memórias e suas histórias, criando inclusive gestos e espaços para esta preservação, numa demonstração de como o pertencimento impulsiona memória e preservação.
"Ensarnei-me a Fundo na Sarna Gálica": Monteiro Lobato e a Literatura Francesa
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 03/10/2025 13:52Está aula ministrada por Ana Luíza Bedê, do Grupo de Pesquisa Brasil-França, inaugurou o curso Circulações Literárias Brasil-França no Século 20, integrante da programação das Semanas Franco-Uspianas 2025. A aula explorou aspectos da relação de Monteiro Lobato com a França a partir de três de suas obras: "Ideias de Jeca Tatu" (1919), "Mundo da Lua" (1923) e "A Barca de Gleyre" (1944). A crítica de Lobato aos francesismos e às influências francesas é conhecida e sua reputação como intelectual antigalicista mantém-se até hoje. No entanto, esses livros revelam um autor interessado na produção artística e literária francesa de diferentes períodos históricos.
III Colóquio Trânsitos | Circulations Enciclopédia das Relações Brasil-França (1880-1990) | (2 de 2)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 14:06Colóquio de apresentação da enciclopédia digital bilingue Trânsitos|Circulations, criada para mapear, sistematizar e fomentar pesquisas sobre as relações franco-brasileiras entre 1880 e 1990, com enfoque em pessoas, obras, instituições, empresas, agrupamentos, eventos e conceitos. O programa do encontro teve dois propósitos: promover o desenvolvimento de trabalhos inéditos – a partir de uma abordagem transdisciplinar – e a difusão dos resultados em uma enciclopédia digital. Tal perspectiva impõe não apenas reflexões sobre os usos da tecnologia para a pesquisa, mas também o desenvolvimento de ferramentas próprias que potencializem as bases de dados e a interação com os leitores, segundo os organizadores.
III Colóquio Trânsitos | Circulations Enciclopédia das Relações Brasil-França (1880-1990) | (1 de 2)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 14:05Colóquio de apresentação da enciclopédia digital bilingue Trânsitos|Circulations, criada para mapear, sistematizar e fomentar pesquisas sobre as relações franco-brasileiras entre 1880 e 1990, com enfoque em pessoas, obras, instituições, empresas, agrupamentos, eventos e conceitos. O programa do encontro teve dois propósitos: promover o desenvolvimento de trabalhos inéditos – a partir de uma abordagem transdisciplinar – e a difusão dos resultados em uma enciclopédia digital. Tal perspectiva impõe não apenas reflexões sobre os usos da tecnologia para a pesquisa, mas também o desenvolvimento de ferramentas próprias que potencializem as bases de dados e a interação com os leitores, segundo os organizadores.
Uma Historiografia Esgotada? Um Olhar sobre as Relações Franco-Brasileiras (Séculos 19 a 21)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 14:17Armelle Enders, professora titular de história contemporânea na Universidade Paris 8 e pesquisadora do Instituto de História do Tempo Presente, também da França, faz um balanço historiográfico das relações entre Brasil e França desde o reconhecimento francês em 1825 do novo país sul-americano. O que mostra essa historiografia e sua evolução? Ela é compatível com as abordagens atuais, que confundem fronteiras e multiplicam escalas? Como é possível renová-la? Essas foram algumas das questões abordadas pela historiadora, uma entusiasta da pesquisa sobre o Rio de Janeiro. Alguns de seus livros são “A Nova História do Brasil”, “A História do Rio de Janeiro” e “História do Brasil Contemporâneo – Séculos 19 e 20”.
Apresentação da 4ª Edição do Atlas do Brasil, Disparidades e Dinâmicas
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 14:23Encontro apresentou a 4ª edição do "Atlas do Brasil: Disparidades e Dinâmicas do Território", em fase de produção e com publicação prevista para o início de 2026. As três primeiras edições do atlas foram lançadas em 2005, 2008 e 2018, com organização de Hervé Théry e Neli Aparecida de Mello-Théry. De acordo com os autores, a cartografia é utilizada na obra como um recurso de interpretação pelo qual se apreendem e expressam ideias, conceitos e teorias, “procurando representá-los em seus significados diversos e principalmente em suas projeções, tendências e movimentos dominantes”.
Apresentação do Institut des Amériques
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 15:14Apresentação do Instituto das Américas (IdA), rede francesa de universidades e institutos de pesquisa que estudam as Américas e com polo brasileiro sediado na USP, com a colaboração com o IEA.
Gestão de Desastres Ambientais e Clima: Coordenação, Comunicação e Desafios Estruturais
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2025 14:20Com base nas experiências e reflexões promovidas pelo movimento RUA - Resiliência Urbana em Ação, o evento analisou os aprendizados a partir da tragédia de São Sebastião (SP), ocorrida em fevereiro de 2023. O encontro buscou apontar caminhos para o fortalecimento da resiliência institucional e da mitigação dos impactos de desastres climáticos, com base nas diretrizes do Marco de Sendai, organizadas nas fases de atuação antes, durante e depois dos desastres.
Conflito, Território e Governança da Água
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 03/10/2025 15:30O objetivo da mesa-redonda teve como objetivo discutir a influência do tempo social e do espaço na gestão da água e na construção do território, convidando a uma abordagem sobre aspectos próprios da governança da água. Segundo os organizadores, os conflitos hídricos emergem não apenas da escassez, mas da oferta e acesso desiguais, evidenciando a interseção entre o espaço, o tempo social e a capacidade das sociedades de gerir a água. Essa perspectiva remete diretamente à justiça ambiental, convidando a uma análise das múltiplas variáveis que impulsionam esses conflitos.
São Paulo 1975: Crescimento e Pobreza - 50 Anos Depois
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 03/10/2025 15:51O evento foi uma homenagem ao livro "São Paulo 1975: Crescimento e Pobreza" como obra cinquentenária que trouxe contribuições pioneiras para os estudos urbanos, importante na formação de gerações de profissionais que se dedicaram (e se dedicam) a desvendar e atuar no interior dos processos de produção do espaço urbano. O evento partiu de algumas questões centrais: como se desenvolve o debate crescimento/desenvolvimento, quais questões debatidas e elas se recolocam 50 anos depois, e o que se acrescenta ao debate atualmente.
Minerais Críticos para a Transição Energética: Oportunidades e Desafios para o Brasil
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 15:53Com exposição de Fernando A. F. Lins, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, o evento abordou a crescente preocupação mundial com os minerais críticos e estratégicos, fundamentais para a transição energética e a inovação tecnológica. Com destaque para a riqueza mineral do Brasil, foram discutidas as condições favoráveis e os principais desafios para o desenvolvimento das cadeias de valor desses minerais no país.
Uso da Terra na Relação com Áreas Urbanas
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 15:57O evento tratou dos principais fatores e forças motrizes que influenciam as alterações de uso e ocupação do solo (UOS), destacando diferentes tipologias dessas alterações, com ênfase na urbanização e na migração da população para os centros urbanos. Foram exploradas as razões da urbanização, suas consequências e o papel de diferentes agentes do território nas transformações de áreas periurbanas. A apresentação discutiu a integração dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) na análise de alterações de uso do solo, mostrando modelos e métodos aplicados para avaliar cenários futuros. Também foram apresentados modelos espaciais complexos voltados à projeção de alterações de UOS e seus impactos em serviços ecossistêmicos e na qualidade do habitat. Por fim, foram discutidas as implicações dessas dinâmicas na formulação de políticas públicas voltadas à sustentabilidade urbana.
Capitalismo Desregulado e Produção do Espaço
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 03/10/2025 16:08Para discutir as relações entre produção do espaço urbano e suas desigualdades como elemento estruturante da crise urbana contemporânea, os expositores do seminário refletiram sobre a presença e a ausência do Estado, suas intervenções, as formas e instrumentos de regulação e desregulação, bem como sobre as chamadas políticas públicas ou políticas distributivas. Segundo os organizadores do encontro, esses elementos em transformação instigam a pensar sobre as relações entre Estado, formas de exploração e dominação, seus conteúdos de classe nas dinâmicas contemporâneas que vinculam produção e reprodução do espaço, produção e reprodução da vida.
Dilemas Éticos da IA: Uma Perspectiva de Direitos Humanos e Gênero
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 03/09/2025 15:40Este seminário discutiu o tema da ética na inteligência artificial (IA) com base nas recomendações de documentos da Unesco e do Plano Brasileiro de IA. Dentre outros aspectos, esses documentos expressam que IA deve ser usada e desenvolvida em benefício da humanidade no sentido de promover a justiça, a segurança, o acesso a todos, o uso de algoritmos de modo a reduzir e não a acentuar as desigualdades e as diversas formas de discriminação, e ainda tratar de questões relativas à privacidade de dados, direitos autorais, integridade da informação e sustentabilidade.
75 Anos do Teste de Turing
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 16:11O evento celebrou os 75 anos do teste de Alan Turing, com foco no livro "The Turing Test Argument" (Routledge, 2024), de Bernardo Gonçalves. A obra oferece uma nova perspectiva histórica, contextualizando social e culturalmente a proposta do teste. O autor o interpreta como um experimento mental, inserido na tradição científica moderna, e não como teste prático. Também destaca a visão de Turing sobre máquinas de aprendizado, compreendendo-as como uma nova espécie, com pensamento distinto do humano, mas capaz de imitá-lo. O debate abordou as implicações contemporâneas do teste para os sistemas atuais de inteligência artificial, bem como suas dimensões sociais e filosóficas.