Vídeos 2025
As opiniões expressas por expositores, debatedores e outros participantes dos eventos não representam necessariamente o posicionamento do IEA sobre os temas abordados.
Valores e Imaginários Sociotécnicos no Contexto do Desenvolvimento da IA no Brasil
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2025 14:16Com participação de Kenzo Soares Seto (UFRJ), Veridiana Cordeiro (FFLCH e UAI/IEA-USP) e Enio Blay (CIAAM-USP), o seminário discutiu como práticas, identidades, discursos, crenças e representações moldam a produção de conhecimento em inteligência artificial (IA). Foram analisados os valores e imaginários coletivos que orientam os especialistas e influenciam as agendas de pesquisa. Com a participação de pesquisadores que analisam epistemologias e dialogam com desenvolvedores no contexto brasileiro, o evento também debateu a construção de entendimentos compartilhados sobre IA. Para isso, considerou dinâmicas como o exercício do poder e a formação de coalizões.
O Sindicato e as Novas Dimensões: Atores, Organizações e Trabalho no Século XXI
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 13:30O seminário discutiu estratégias eficazes sobre o papel dos sindicatos e organizações sociais nas conjunturas econômica, social, cultural, ambiental e da saúde. Foram abordados temas como “sindicato e coletivos sociais” e “modelos sindicais para o mundo do trabalho plataformizado”. O evento buscou estimular a participação ampla, com ênfase para o protagonismo da classe trabalhadora, e obter subsídios para a (re)construção do direito coletivo e sindical do trabalho.
Projeto Segurança Hídrica (SEGHID): Diálogos Regionais e Práticas Colaborativas de Produção de Conhecimento
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 13:34O evento apresentou os resultados do projeto Segurança Hídrica (SEGHID 2022-2025), uma parceria entre Fapesp e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq). A iniciativa formou uma rede inter-regional de pesquisa sobre práticas para melhorar a qualidade das bacias dos rios Tietê e Paraíba. Entre os destaques da colaboração estão doze agendas de política pública, dois livros voltados à comunidade e à pesquisa acadêmica, e reflexões sobre governança e participação social.
Imigrações e Laços de Pertencimento - O Protagonismo das Comunidades de Imigrantes como Agentes de Memória e Preservação no Território Brasileiro
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 03/10/2025 13:38O objetivo desse evento promovido pelo Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento foi evidenciar a relação entre comunidades de pertencimento e as ações de valorização e preservação do patrimônio histórico brasileiro, material (monumental e documental) e imaterial (memória coletiva, história oral etc.). Foram apresentados alguns exemplos que mostram o protagonismo atual de comunidades de imigrantes que buscam manter suas memórias e suas histórias, criando inclusive gestos e espaços para esta preservação, numa demonstração de como o pertencimento impulsiona memória e preservação.
"Ensarnei-me a Fundo na Sarna Gálica": Monteiro Lobato e a Literatura Francesa
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 03/10/2025 13:52Está aula ministrada por Ana Luíza Bedê, do Grupo de Pesquisa Brasil-França, inaugurou o curso Circulações Literárias Brasil-França no Século 20, integrante da programação das Semanas Franco-Uspianas 2025. A aula explorou aspectos da relação de Monteiro Lobato com a França a partir de três de suas obras: "Ideias de Jeca Tatu" (1919), "Mundo da Lua" (1923) e "A Barca de Gleyre" (1944). A crítica de Lobato aos francesismos e às influências francesas é conhecida e sua reputação como intelectual antigalicista mantém-se até hoje. No entanto, esses livros revelam um autor interessado na produção artística e literária francesa de diferentes períodos históricos.
III Colóquio Trânsitos | Circulations Enciclopédia das Relações Brasil-França (1880-1990) | (2 de 2)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 14:06Colóquio de apresentação da enciclopédia digital bilingue Trânsitos|Circulations, criada para mapear, sistematizar e fomentar pesquisas sobre as relações franco-brasileiras entre 1880 e 1990, com enfoque em pessoas, obras, instituições, empresas, agrupamentos, eventos e conceitos. O programa do encontro teve dois propósitos: promover o desenvolvimento de trabalhos inéditos – a partir de uma abordagem transdisciplinar – e a difusão dos resultados em uma enciclopédia digital. Tal perspectiva impõe não apenas reflexões sobre os usos da tecnologia para a pesquisa, mas também o desenvolvimento de ferramentas próprias que potencializem as bases de dados e a interação com os leitores, segundo os organizadores.
III Colóquio Trânsitos | Circulations Enciclopédia das Relações Brasil-França (1880-1990) | (1 de 2)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 14:05Colóquio de apresentação da enciclopédia digital bilingue Trânsitos|Circulations, criada para mapear, sistematizar e fomentar pesquisas sobre as relações franco-brasileiras entre 1880 e 1990, com enfoque em pessoas, obras, instituições, empresas, agrupamentos, eventos e conceitos. O programa do encontro teve dois propósitos: promover o desenvolvimento de trabalhos inéditos – a partir de uma abordagem transdisciplinar – e a difusão dos resultados em uma enciclopédia digital. Tal perspectiva impõe não apenas reflexões sobre os usos da tecnologia para a pesquisa, mas também o desenvolvimento de ferramentas próprias que potencializem as bases de dados e a interação com os leitores, segundo os organizadores.
Uma Historiografia Esgotada? Um Olhar sobre as Relações Franco-Brasileiras (Séculos 19 a 21)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 14:17Armelle Enders, professora titular de história contemporânea na Universidade Paris 8 e pesquisadora do Instituto de História do Tempo Presente, também da França, faz um balanço historiográfico das relações entre Brasil e França desde o reconhecimento francês em 1825 do novo país sul-americano. O que mostra essa historiografia e sua evolução? Ela é compatível com as abordagens atuais, que confundem fronteiras e multiplicam escalas? Como é possível renová-la? Essas foram algumas das questões abordadas pela historiadora, uma entusiasta da pesquisa sobre o Rio de Janeiro. Alguns de seus livros são “A Nova História do Brasil”, “A História do Rio de Janeiro” e “História do Brasil Contemporâneo – Séculos 19 e 20”.
Apresentação da 4ª Edição do Atlas do Brasil, Disparidades e Dinâmicas
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 14:23Encontro apresentou a 4ª edição do "Atlas do Brasil: Disparidades e Dinâmicas do Território", em fase de produção e com publicação prevista para o início de 2026. As três primeiras edições do atlas foram lançadas em 2005, 2008 e 2018, com organização de Hervé Théry e Neli Aparecida de Mello-Théry. De acordo com os autores, a cartografia é utilizada na obra como um recurso de interpretação pelo qual se apreendem e expressam ideias, conceitos e teorias, “procurando representá-los em seus significados diversos e principalmente em suas projeções, tendências e movimentos dominantes”.
Apresentação do Institut des Amériques
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 15:14Apresentação do Instituto das Américas (IdA), rede francesa de universidades e institutos de pesquisa que estudam as Américas e com polo brasileiro sediado na USP, com a colaboração com o IEA.
Gestão de Desastres Ambientais e Clima: Coordenação, Comunicação e Desafios Estruturais
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2025 14:20Com base nas experiências e reflexões promovidas pelo movimento RUA - Resiliência Urbana em Ação, o evento analisou os aprendizados a partir da tragédia de São Sebastião (SP), ocorrida em fevereiro de 2023. O encontro buscou apontar caminhos para o fortalecimento da resiliência institucional e da mitigação dos impactos de desastres climáticos, com base nas diretrizes do Marco de Sendai, organizadas nas fases de atuação antes, durante e depois dos desastres.
Conflito, Território e Governança da Água
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 03/10/2025 15:30O objetivo da mesa-redonda teve como objetivo discutir a influência do tempo social e do espaço na gestão da água e na construção do território, convidando a uma abordagem sobre aspectos próprios da governança da água. Segundo os organizadores, os conflitos hídricos emergem não apenas da escassez, mas da oferta e acesso desiguais, evidenciando a interseção entre o espaço, o tempo social e a capacidade das sociedades de gerir a água. Essa perspectiva remete diretamente à justiça ambiental, convidando a uma análise das múltiplas variáveis que impulsionam esses conflitos.
São Paulo 1975: Crescimento e Pobreza - 50 Anos Depois
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 03/10/2025 15:51O evento foi uma homenagem ao livro "São Paulo 1975: Crescimento e Pobreza" como obra cinquentenária que trouxe contribuições pioneiras para os estudos urbanos, importante na formação de gerações de profissionais que se dedicaram (e se dedicam) a desvendar e atuar no interior dos processos de produção do espaço urbano. O evento partiu de algumas questões centrais: como se desenvolve o debate crescimento/desenvolvimento, quais questões debatidas e elas se recolocam 50 anos depois, e o que se acrescenta ao debate atualmente.
Minerais Críticos para a Transição Energética: Oportunidades e Desafios para o Brasil
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 15:53Com exposição de Fernando A. F. Lins, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, o evento abordou a crescente preocupação mundial com os minerais críticos e estratégicos, fundamentais para a transição energética e a inovação tecnológica. Com destaque para a riqueza mineral do Brasil, foram discutidas as condições favoráveis e os principais desafios para o desenvolvimento das cadeias de valor desses minerais no país.
Uso da Terra na Relação com Áreas Urbanas
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 15:57O evento tratou dos principais fatores e forças motrizes que influenciam as alterações de uso e ocupação do solo (UOS), destacando diferentes tipologias dessas alterações, com ênfase na urbanização e na migração da população para os centros urbanos. Foram exploradas as razões da urbanização, suas consequências e o papel de diferentes agentes do território nas transformações de áreas periurbanas. A apresentação discutiu a integração dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) na análise de alterações de uso do solo, mostrando modelos e métodos aplicados para avaliar cenários futuros. Também foram apresentados modelos espaciais complexos voltados à projeção de alterações de UOS e seus impactos em serviços ecossistêmicos e na qualidade do habitat. Por fim, foram discutidas as implicações dessas dinâmicas na formulação de políticas públicas voltadas à sustentabilidade urbana.
Capitalismo Desregulado e Produção do Espaço
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 03/10/2025 16:08Para discutir as relações entre produção do espaço urbano e suas desigualdades como elemento estruturante da crise urbana contemporânea, os expositores do seminário refletiram sobre a presença e a ausência do Estado, suas intervenções, as formas e instrumentos de regulação e desregulação, bem como sobre as chamadas políticas públicas ou políticas distributivas. Segundo os organizadores do encontro, esses elementos em transformação instigam a pensar sobre as relações entre Estado, formas de exploração e dominação, seus conteúdos de classe nas dinâmicas contemporâneas que vinculam produção e reprodução do espaço, produção e reprodução da vida.
Dilemas Éticos da IA: Uma Perspectiva de Direitos Humanos e Gênero
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 03/09/2025 15:40Este seminário discutiu o tema da ética na inteligência artificial (IA) com base nas recomendações de documentos da Unesco e do Plano Brasileiro de IA. Dentre outros aspectos, esses documentos expressam que IA deve ser usada e desenvolvida em benefício da humanidade no sentido de promover a justiça, a segurança, o acesso a todos, o uso de algoritmos de modo a reduzir e não a acentuar as desigualdades e as diversas formas de discriminação, e ainda tratar de questões relativas à privacidade de dados, direitos autorais, integridade da informação e sustentabilidade.
75 Anos do Teste de Turing
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 16:11O evento celebrou os 75 anos do teste de Alan Turing, com foco no livro "The Turing Test Argument" (Routledge, 2024), de Bernardo Gonçalves. A obra oferece uma nova perspectiva histórica, contextualizando social e culturalmente a proposta do teste. O autor o interpreta como um experimento mental, inserido na tradição científica moderna, e não como teste prático. Também destaca a visão de Turing sobre máquinas de aprendizado, compreendendo-as como uma nova espécie, com pensamento distinto do humano, mas capaz de imitá-lo. O debate abordou as implicações contemporâneas do teste para os sistemas atuais de inteligência artificial, bem como suas dimensões sociais e filosóficas.
Abordagens Recentes na Arqueologia de Sambaquis - 2º Dia
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 03/10/2025 16:15O objetivo do simpósio foi celebrar os 30 anos do projeto Sambaquis e Paisagem, no litoral sul de Santa Catarina, responsável por abrir novos caminhos na arqueologia das populações que habitaram ambientes litorâneos e fluviais e que construíram sítios concheiros (sambaquis). Além da celebração, outro propósito foi reunir novas abordagens e perspectivas de pesquisa, compondo um painel comparativo entre contextos amazônicos (onde a pesquisa de concheiros se expandiu bastante nos últimos anos) e litorâneos, mostrando os avanços recentes e discussões contemporâneas no estudo das características culturais dessas populações construtoras de estruturas monticulares, e como se relacionavam com os ambientes em que viviam.
Trabalho Análogo à Escravidão: Perspectivas a Partir do Brasil, da União Europeia e do Mercosul
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 16:38O seminário buscou especificar conceituações, conhecer e debater os marcos regulatórios sobre o trabalho análogo à escravidão. Também discutiu os impactos das normas de ‘devida diligência’ (Diretiva 2024/1760/UE) e do Regramento 2024/3015 da União Europeia sobre o trabalho forçado nos países latino-americanos e no âmbito do Acordo Mercosul-União Europeia em negociação. Os participantes destacaram a importância da capacitação dos atores sociais (especialmente empresários) e jurídicos para trabalharem efetivamente no sentido de que essas situações sejam combatidas. De acordo com os organizadores, o trabalho no século 21 tem assumido variadas formas, mas é preciso repudiar o trabalho análogo à escravidão – ainda presente em atividades urbanas e rurais brasileiras, apesar dos avanços tecnológicos –, pois ele ofende princípios constitucionais estruturantes do Estado Democrático de Direito, seja no Brasil, seja em qualquer outro Estado contemporâneo.
Reflexões sobre a IA: Impacto, Usos e Desafios para Cientistas Sociais e Produtores de Audiovisual
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 16:44Com base nos dados do relatório Inteligência Artificial nas Ciências Sociais e Humanas: Usos, Reflexões e Impacto na Intersecção com o Audiovisual no Brasil, além de experiências formativas interinstitucionais, este seminário examinou como docentes, pesquisadores e estudantes vivenciam a integração da inteligência artificial em suas práticas. Segundo os organizadores, observa-se uma crescente exigência de competências técnicas, reflexivas e metodológicas, que vêm reconfigurando a literacia digital no ensino, na pesquisa e na produção de conhecimento.
Venenosas, Nocivas e Suspeitas: IA, Etarismo, Racismo e Gênero
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 16:49Nesta conferência, Giselle Beiguelmann (FAU-USP) discutiu os vieses de gênero, raça e etarismo presentes nos modelos generativos, articulando ciência, colonialismo e exclusão. A partir do projeto "Venenosas, Nocivas e Suspeitas", ela examinou como a inteligência artificial amplifica ou subverte essas narrativas. O evento também refletiu sobre estratégias estéticas e criativas para reimaginar essas histórias sob novas perspectivas.
A Extrema Direita no Brasil: Natureza, Desempenho e Implicações para a Democracia
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 03/09/2025 15:39Os expositores trataram da natureza, desempenho e implicações da extrema direita sobre jovens democracias como a brasileira. O quadro de referência é o surgimento em vários países nos últimos 20 anos de governos questionadores dos direitos da oposição, da liberdade de imprensa e da independência do Judiciário, o apoio de eleitores a partidos de direita radical e sua intolerância com imigrantes e minorias, as medidas de Donald Trump que colocam em risco a democracia dos EUA e a suposta tentativa de golpe de Estado no Brasil.
Fórum Cidades Sustentáveis e Justiça Climática
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 16:52Integrante do programa Encontros com o Futuro, este evento propôs um espaço de diálogo sobre cidades sustentáveis e justiça climática. Reunindo especialistas, empresas e acadêmicos, o encontro buscou explorar tendências, desafios e oportunidades do mercado, fortalecendo a colaboração entre o setor privado e a academia em prol de soluções inovadoras.
Mudanças Climáticas e o Papel dos Tribunais de Contas
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 17:13O IEA e o Tribunal de Contas do Município de São Paulo promoveram este seminário para tratar dos impactos da crise climática e do papel estratégico dos tribunais de contas na fiscalização de políticas públicas e gastos relacionados ao clima. Reunindo especialistas de instituições como USP, TCE-AM, Fipe e IPCC, o evento discutiu como esses órgãos podem atuar como fiscais, orientadores e indutores de boas práticas ambientais, garantindo a efetividade das políticas públicas diante dos desafios climáticos. O seminário também visou fortalecer a atuação do TCM-SP na agenda climática, promovendo transparência, inovação e capacitação institucional. O evento integrou as iniciativas alinhadas à agenda climática da cidade, contribuindo para a mobilização rumo à COP30.
Posse dos Titulares 2025-2026 da Cátedra Olavo Setubal – Transversalidades
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 18:14Cerimônia de Posse de Alemberg Quindins, Fernando José de Almeida e Nísia Trindade Lima como titulares da Cátedra Olavo Setubal – Transversalidades: Arte, Cultura, Ciência e Educação no período 2025/2026, realizada na Sala do Conselho Universitário da USP. Em seus discursos, eles falaram sobre a importância da abordagem centrada no território nas atividades que realizam e no trabalho conjunto que desenvolverão no programa Territórios: Diversidades, Desigualdades e Aprendizados Sociais.
Saúde e Clima
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 03/09/2025 15:49Neste painel interdisciplinar pesquisadores do IEA‑USP, gestores públicos e representantes de movimentos sociais debateram estratégias ancoradas em ciência, solidariedade e compaixão para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. O encontro propôs que a cidade seja vista como um organismo vivo, com “DNA” (planos diretores), “epigenoma” (políticas e cultura) e um “metabolismo” que, sob estresse climático, desenvolve a síndrome da multidisfunção urbana: poluição atmosférica, congestionamentos crônicos, ilhas de calor e precariedade de serviços essenciais.
O Processo de Criação Matemática
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 18:08O objetivo deste debate foi apresentar ao público não familiarizado com a pesquisa matemática uma visão de como os matemáticos enxergam o seu próprio processo criativo. O matemático Artur Ávila, da Universidade de Zurique (Suíça) e do Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa), enfatizou a diversidade de maneiras de abordar problemas — desde estratégias mais intuitivas e exploratórias até abordagens altamente estruturadas e formais — e como essa variedade pode ser aproveitada positivamente em colaborações.
Audiência Pública UAIFAI_Quilombo Inteligente
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 04/09/2025 11:18Evento de apresentação pública dos resultados da primeira etapa (dezembro/24 a julho/25) do projeto Quilombo Inteligente, suas origens e atividades programadas para a segunda etapa, iniciada com o encontro. O projeto propõe a criação de trilhas de orientação profissionalizante com base em propostas formuladas por adolescentes e jovens aptos a conduzir iniciativas de apropriação de novas tecnologias digitais em favor de uma sociedade aberta, inclusiva e sustentável.
A Hora e a Vez da Educação Alimentar e Nutricional
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 17:59Este seminário teve o objetivo de profundar o diálogo entre a produção acadêmica, as políticas públicas e as iniciativas sociais que estão transformando nossa relação com os sistemas alimentares. De acordo com os organizadores, num contexto marcado pelo agravamento das desigualdades sociais, pelos desafios impostos pela crise climática e pela disseminação de desinformação sobre alimentação saudável, a educação alimentar e nutricional (EAN) consolida-se como um pilar estratégico na garantia do direito humano à alimentação adequada e na promoção de uma sociedade mais justa, saudável e sustentável.
COP30: O que Está em Jogo Ainda no Decênio Decisivo
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 04/09/2025 11:33Quarto encontro do Ciclo de Debates Socioambientais Rumo à COP30. A partir de suas experiências, os expositores convidados discutiram com o público o que está em jogo na COP30 e nós próximos anos, considerando o decênio decisivo diante da emergência climática e o papel estratégico que o Brasil pode vir a ter. O evento fez parte das iniciativas alinhadas à agenda climática da cidade de São, contribuindo para a mobilização rumo à COP30.
Conflito, Território e Governança da Água
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 17:49Com participação de Cássia Natanie Peguim (IEA), Ingrid Fonseca Casazza (Fiocruz) e Fábio Alexandre dos Santos (Unifesp) e mediação de Wagner Costa Ribeiro (USP), esta mesa-redonda propôs uma reflexão sobre a influência do tempo social e do espaço na gestão da água e na construção do território. Foram discutidos aspectos da governança da água e os conflitos hídricos decorrentes da distribuição desigual de acesso e oferta. Os expositores destacaram a relação entre fatores socioespaciais e a capacidade de gestão dos recursos hídricos, numa abordagem que remete à justiça ambiental, considerando as múltiplas variáveis envolvidas nesses conflitos.
IA em Comunidades Indígenas
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/10/2025 17:27Claudio Pinhanez, pesquisador da IBM Brasil e do Centro de Inteligência Artificial (C4AI) da USP, discutiu neste evento o projeto que lidera em comunidades barés da Amazônia, tratando inclusive da gestão ética da coleta e uso dos dados necessários para a construção das ferramentas digitais. Estas são baseadas em inteligência artificial e visam fortalecer o uso digital da língua nheengatu entre os jovens falantes do idioma. Parte do trabalho foi desenvolvido ainda quando Pinhanez participava do Programa Ano Sabático do IEA em 2024.
O Brasil na Nova Era da Geoeconomia: Como se Situar, como Responder?
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 04/09/2025 14:18O seminário analisou os desafios para o Brasil no contexto da geoeconomia. Segundo os expositores, a situação do país é delicada quanto à sua inserção no sistema internacional. Entre os motivos apontados estão a falta de um projeto sobre qual papel o Brasil quer ter no mundo e as carências em termos de políticas e organismos que promovam setores estratégicos, como o mineral. Participaram José Roberto Mendonça de Barros, Lourdes Sola, Raul Jungmann e Rubens Barbosa.
Saúde Mental de Estudantes Universitários: Escutar, Aconselhar e Cuidar
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 04/09/2025 12:30O seminário foi dedicado ao exame de pesquisas e experiências que evidenciam a importância da saúde mental e da qualidade de vida acadêmica para a permanência e o sucesso dos estudantes no ensino superior. A programação incluiu painéis e conferências com especialistas nacionais e internacionais, destacando desafios e políticas de apoio em universidades. O fórum também buscou formular recomendações para a promoção da saúde mental e do bem-estar acadêmico.
Transformação Energética no Brasil: Desafios Climáticos, Geopolíticos e Tecnológicos
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 04/09/2025 12:24O evento abordou a mudança no cenário global de descarbonização e transição energética, marcada por tensões geopolíticas e pela redução do apoio ao sul global. Diante disso, segundo os organizadores do evento, o Brasil precisa ajustar sua política energética, priorizando adaptação climática e competitividade econômica. A proposta é alinhar sustentabilidade e crescimento por meio da eletrificação ampla da economia, transformando o país em um "electro state". Foram discutidas as vantagens brasileiras nesse novo modelo e os setores com maior potencial de desenvolvimento.
Responsabilidade Civil nas Cadeias Produtivas: Nova Fronteira da Tutela do Trabalho Digno
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 04/09/2025 12:22O seminário discutiu o papel das grandes corporações globais na gestão das condições de trabalho e na prevenção de riscos ocupacionais ao longo de suas cadeias produtivas. Foram analisadas as possibilidades de responsabilização dessas empresas pelas condições laborais dos trabalhadores. O evento também debateu instrumentos jurídicos, nacionais e internacionais, que buscam atribuir a essas corporações a obrigação de garantir trabalho digno e combater o trabalho análogo à escravidão.
O que Dizem as Últimas Pesquisas sobre IA nas Empresas Brasileiras
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 04/09/2025 12:19O evento discutiu os resultados de duas pesquisas recentes sobre transformação digital no ambiente empresarial. A primeira é a 16ª edição da Pesquisa TIC Empresas, que traça um panorama abrangente da maturidade digital nas empresas brasileiras. A segunda é o estudo The Adoption of Artificial Intelligence in Firms, realizado pela OCDE nos países do G7, com um capítulo dedicado ao estado de São Paulo. Durante o encontro, serão destacados os principais achados de cada pesquisa, com foco na adoção da inteligência artificial pelas empresas no Brasil.
Expossoma Metainflamação
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/07/2025 16:08O evento abordou como a saúde imunológica é afetada pelo expossoma, um conjunto de fatores ambientais e de estilo de vida, como atividade física, dieta, sono, estresse, poluição e microbioma. Pesquisadores acreditam que melhorias no expossoma podem prevenir ou atenuar o Covid-19 e potencializar a resposta à vacinação.
O Nordeste na COP30
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 04/09/2025 12:06Este terceiro encontro do Ciclo de Debates Socioambientais Rumo à COP30 discutiu os aspectos que tornam o Nordeste uma região central para o alcance das metas de mitigação do aquecimento global. O objetivo foi analisar como a região se insere na COP30, considerando o contexto brasileiro e sua governança socioambiental climática A região é sensível a extremos climáticos, como riscos de escassez hídrica, secas, inundações e enchentes. Contudo, do ponto de vista da gestão climática, a governança ainda é frágil e setorizada, especialmente nas capitais.
Diálogos Setoriais para uma Transição Econômica Verde Sustentável - Desafios e Oportunidades no Setor da Indústria de Transformação
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/07/2025 12:33O 8º encontro do ciclo Diálogos Setoriais para uma Transição Econômica Verde Sustentável foi dedicado aos desafios e oportunidades da transformação ecológica na indústria de transformação e têxtil. Os temas em discussão foram: políticas voltadas para a promoção da sustentabilidade; inovações tecnológicas e suas contribuições para redução de impactos ambientais; práticas sustentáveis no setor privado; e o papel da moda na transição socioambiental.
Imagens da Memória: Direitos Humanos no Cinema de Lúcia Murat
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 04/09/2025 11:54Neste encontro, a cineasta Lúcia Murat falou sobre sua trajetória artística, caracterizada pela busca constante pela verdade histórica do Brasil, tendo como fio condutor a reflexão sobre os impactos da ditadura civil-militar iniciada em 1964 sobre a sociedade brasileira. Entre suas obras, destacam-se os filmes "Quase Dois Irmãos" (2004), "A Memória que me Contam" (2012), "Praça Paris" (2018) e "Hora do Recreio" (2025).
Filantropia: Ciência e/ou Prática?
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2025 11:20O evento discutiu a evolução da filantropia, partindo de seu sentido de solidariedade até sua consolidação como filantropia estratégica. Foram abordadas duas perspectivas: a filantropia como ciência, com objeto de estudo, métodos científicos e teorias próprias dentro das ciências humanas e sociais; e como prática, com foco em eficiência, processos, resultados mensuráveis e uso de métodos quantitativos.
Trabalhar às Margens/as Margens: Informalidade, Vulnerabilidade e Direitos Sociais no Novo Mundo do Trabalho
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2025 11:22O seminário discutiu quem é o sujeito epistêmico do direito do trabalho brasileiro. Segundo os organizadores do evento, a colonialidade do saber produziu exclusões baseadas em raça e gênero. A partir de uma perspectiva decolonial, foram debatidos três eixos principais: a marginalização epistêmica no direito do trabalho, a ausência de regulamentação dos trabalhadores de plataformas digitais e a emergência da economia popular como forma de resistência e construção de novos sujeitos políticos.
Cidades e Clima
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2025 11:24O seminário abordou os desafios que as mudanças climáticas impõem às cidades e a importância de um planejamento urbano e de uma gestão pública eficaz para promover resiliência, adaptação e mitigação diante de emergências climáticas. Foram discutidos o papel e as responsabilidades das gestões públicas municipais, estaduais e federal na governança climática urbana.
The Cultural Basis of Food and Gut Microbiome
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 04/09/2025 11:38Emeran Mayer abordou nesta conferência como os hábitos alimentares são moldados por contextos culturais, históricos e sociais, e como essas práticas influenciam diretamente a composição e a função da microbiota intestinal. Com base em evidências científicas e perspectivas interdisciplinares, ele discutiu as interações complexas entre dieta, cultura e saúde cerebral, destacando o papel central do eixo intestino-cérebro na regulação de emoções, comportamento e bem-estar.
Diretrizes de Longo Prazo em Educação, Tecnologia e Inovação no Estado do Piauí
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/07/2025 12:20Neste encontro, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, tratou das diretrizes de longo prazo e dos avanços recentes em educação e tecnologia no estado, baseados na gestão por indicadores e resultados. Alguns dos temas abordados foram o ensino obrigatório de IA nas escolas estaduais de ensino médio, a universalização do ensino com alfabetização na idade certa e tempo integral, a expansão da educação técnica e a aceleração de startups. Ele também apresentou soluções como os aplicativos Gov.PI Cidadão, Gov.PI Empresas e o programa Piauí Saúde Digital nas Escolas.
Economia de Impacto: O Modelo do Simpacto no Fortalecimento do Ecossistema a partir da Atuação da Sociedade Civil
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2025 11:30O evento apresentou o Simpacto (Sistema Nacional de Economia de Impacto), criado a partir da Estratégia Nacional de Economia de Impacto (Enimpacto). A iniciativa busca fortalecer políticas públicas e articular atores que promovem negócios com impacto socioambiental positivo. Foram apresentados os principais componentes do Simpacto e o papel estratégico do GAS (Grupo de Articulação Pró-Simpacto) na construção de políticas públicas e na articulação de atores do ecossistema. A atividade buscou promover conexões entre estudantes, pesquisadores e empreendedores em torno de inovação, justiça social e sustentabilidade.
COP30: Desafios e Propostas Rumo à Sustentabilidade Global
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2025 11:31A COP30 na Amazônia traz à tona os desafios do desenvolvimento sustentável em escala regional e global. O evento tratou das contribuições do Estado, do setor privado e da academia – em uma abordagem triple helix – como impulsionadores da sustentabilidade global. Apresentaram-se, ainda, critérios ESG como métricas para a superação desses desafios, da Amazônia para o mundo.
Como a Inteligência Artificial Pode Transformar o Monitoramento de Epidemias
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2025 11:32A conferência discutiu o futuro do monitoramento de epidemias à luz de inovações tecnológicas e científicas. Diante das limitações dos atuais sistemas de notificação e vigilância epidemiológica, o evento destacou iniciativas que utilizam inteligência artificial, modelos de forecasting e nowcasting, além da integração de novas fontes de dados — como Google Trends, Google Mobility e dados de mídias sociais — para detectar surtos com maior agilidade e precisão. Também abordou o papel estratégico das universidades no desenvolvimento dessas soluções e na ampliação da capacidade de resposta a futuras pandemias.
Lançamento do Livro "Resignifying Migration and Minorities’ Cultural Contact in Brazil"
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2025 11:33O evento marcou o lançamento do livro “Resignifying Migration and Minorities’ Cultural Contact in Brazil” (Springer, 2025), que explora diferentes óticas sobre o deslocamento e o contato entre as pessoas. A obra analisa experiências diversas de deslocamento, abordando temas como racismo, processos de exclusão, migração e saúde mental. A partir das contribuições de diversas perspectivas de várias áreas do conhecimento, o livro evidencia a necessidade de ressignificar nossa compreensão dos encontros interculturais.
Entre Roças e Pomares: A Rede de Espaços Vegetados em Estabelecimentos Jesuíticos na América Portuguesa entre os Séculos XVI e XVIII
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2025 11:35O evento apresentou a rede de espaços vegetados – como cercas, quintas de recreio e roçados – em estabelecimentos jesuíticos na América portuguesa entre os séculos XVI e XVIII. Analisou-se esse sistema como fruto de processos transculturais, nos quais se articularam práticas espaciais, técnicas e saberes de origem europeia e ameríndia, refletindo modos diversos de cultivo e manejo da paisagem. Os dados apresentados são resultados centrais da pesquisa de mestrado “Diálogos entre Mani e Narã” defendida por Mônica Bertoldi André em 2024 na FAU-USP.
Enfrentar o Processo de Descaracterização do Direito do Trabalho e de Extinção da Justiça do Trabalho
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/07/2025 10:28O evento analisou os impactos sociais, econômicos e jurídicos causados pelo avanço de iniciativas que, segundo os organizadores, buscam descaracterizar o direito do trabalho e extinguir a Justiça do Trabalho no Brasil. Para a coordenação da atividade, certas decisões judiciais vêm legitimando formas precárias de contratação, como a “pejotização”, e negando a existência de vínculo empregatício “mesmo em situações claramente irregulares, quando não, fraudulentas”. O objetivo da discussão foi fornecer subsídios para estratégias de defesa dos direitos trabalhistas, da Previdência Social e do próprio pacto constitucional democrático, como um todo.
Filantropia e Pesquisa Acadêmica: Construindo um Ambiente Favorável no Setor Público
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 27/06/2025 11:43O segundo encontro de 2025 do Gema Filantropia (Grupo de Estudos de Modelos de Apoio à Ciência) focalizou os esforços para superar os diversos obstáculos que limitam o potencial da filantropia como fonte complementar de financiamento para pesquisa no Brasil, inclusive os de natureza legal e tributária. A atividade foi moderada pelo professor titular sênior do IEA, Marcos Kisil, apontado pela Alliance Magazine - uma das publicações mais conhecidas do setor - como um dos oito profissionais mais influentes do mundo filantrópico.
Diálogos Setoriais para uma Transição Econômica Verde Sustentável - Desafios e Oportunidades no Setor da Construção Civil
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/07/2025 12:44O 7º encontro do ciclo Diálogos Setoriais para uma Transição Econômica Verde Sustentável tratou da construção civil, considerada um dos pilares fundamentais para uma economia regenerativa, em função de sua relevância na geração de empregos, inovação tecnológica e sustentabilidade urbana. O objetivo foi estimular um diálogo qualificado entre lideranças do poder público, sociedade civil, academia e setor privado, a fim de alinhar práticas e políticas que fomentem uma construção de baixo impacto ambiental e alta eficiência social.
Transformações do Sistema Internacional em 2025 e seu Impacto no Brasil
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2025 11:39O evento discutiu as profundas transformações no sistema internacional previstas para 2025, analisando os efeitos acumulados de crises recentes – como a pandemia de Covid-19 e a guerra na Ucrânia – e o impacto da nova presidência de Donald Trump, caracterizada por uma ruptura com a ordem internacional liberal, liderada pelos EUA desde 1945, e pela intensificação da disputa com a China. Segundo os organizadores, trata-se possivelmente da maior mudança sistêmica desde o fim da Guerra Fria e da dissolução da União Soviética.
Territórios da Inovação, Inovações Territoriais
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 26/05/2025 14:12Esta mesa redonda refletiu sobre como espaços de inovação, como parques tecnológicos e distritos de inovação, são conformados pelas determinações socioespaciais e, ao mesmo tempo, impactam as dinâmicas, paisagens urbanas e populações aí residentes — seja de forma positiva ou negativa. A discussão fez parte do encerramento do projeto “Ambientes e aglomerados de inovação”, desenvolvido pelo Prof. Ruy Sardinha Lopes, durante o Programa Ano Sabático do IEA em 2024.
Ciclo Urbano da Água e a Emergência Climática
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 23/05/2025 14:38Este seminário reuniu especialistas do Brasil e da Espanha para discutir os desafios na relação entre o ciclo urbano da água e a emergência climática. Além de problematizar tais questões, eles apresentaram eventuais alternativas em curso para atenuar essas dificuldades do tempo presente nos dois países.
Verde Urbano e Clima
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 23/06/2025 12:15O evento discutiu o papel do Verde Urbano como elemento essencial na adaptação das cidades às mudanças climáticas. Foram abordados tanto os desafios atuais, como quedas de árvores, quanto os benefícios ambientais desses espaços. Os palestrantes apresentaram soluções tecnológicas, estratégias de gestão e propostas de políticas públicas que permitam utilizar os componentes desse conceito de forma integrada, promovendo uma ação conjunta da sociedade para ampliar os benefícios e enfrentar, de maneira planejada, os efeitos das alterações no clima.
Soberania Digital em Tempos de Mudanças Geopolíticas: o Caso dos BRICS
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 20/05/2025 13:58A palestra “Soberania digital em tempos de transição geopolítica: o caso dos BRICS” discutiu aspectos relativos ao conceito de soberania digital, que vem se tornando cada vez mais chave para a compreensão das novas dinâmicas de poder dos Estados-nação em face da transição geopolítica ora em curso e em um mundo cujas relações sociais são crescentemente mediadas por artefatos digitais. Em paralelo, a palestra destacou algumas das principais medidas tomadas nesse âmbito pelos BRICS, algo que segue subestudado pela academia.
Fórum de Sustentabilidade dos Oceanos e Economia Azul
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 19/05/2025 12:13Este evento foi uma iniciativa do World Observatory, e da Produtora Brasileira, em parceria com a PwC Brasil, a PRIME, braço da ONU para universidades de negócios no Brasil e no mundo, da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, da Sancor Seguros e do CRA-SP, Conselho Regional de Administração de São Paulo. O encontro foi um espaço de troca de conhecimentos e experiências sobre práticas sustentáveis no setor de oceanos e economia azul, abordando temas como inovação tecnológica, conservação marinha, energias renováveis, pesca sustentável e o papel das comunidades costeiras.
Fórum de Sustentabilidade dos Oceanos e Economia Azul
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 19/05/2025 12:16Este evento foi uma iniciativa do World Observatory, e da Produtora Brasileira, em parceria com a PwC Brasil, a PRIME, braço da ONU para universidades de negócios no Brasil e no mundo, da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, da Sancor Seguros e do CRA-SP, Conselho Regional de Administração de São Paulo. O encontro foi um espaço de troca de conhecimentos e experiências sobre práticas sustentáveis no setor de oceanos e economia azul, abordando temas como inovação tecnológica, conservação marinha, energias renováveis, pesca sustentável e o papel das comunidades costeiras.
Diálogos Setoriais para uma Transição Econômica Verde Sustentável - Reflorestamento
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/05/2025 14:26Resultado da parceria entre o IEA e o Instituto de Desenvolvimento Social, o encontro reuniu lideranças e organizações para entender a questão da transição verde para o Brasil e o Plano de Transformação Ecológica apresentado pelo Governo Federal.
Mediações Territoriais e Fortalecimento dos Territórios Florestais
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 15/05/2025 14:32O segundo encontro do Ciclo de Debates Socioambientais Rumo à COP 30 apresentou a visão de diversos atores sociais em torno dos principais problemas e desafios da região amazônica enfatizando a importância da proteção dos territórios florestais face ao desmatamento, as queimadas a garimpagem ilegal, o agropastoreio e a biopirataria. Especialistas explicam que a região amazônica se encontra entre o chamado ponto de não retorno, quando a floresta perde sua capacidade de se autorregenerar, e o impacto das ações que afetam a sobrevivência das populações indígenas e afetam o ecossistema como um todo, incidindo diretamente no aquecimento global.
O que os Brasileiros Pensam da Democracia
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/05/2025 14:23O Brasil completa 40 anos de regime democrático, sua experiência mais duradoura nesse modelo. Apesar da maioria dos eleitores participar das eleições, escolhendo seus representantes periodicamente, há segmentos que defendem a volta do regime autoritário, como aconteceu no golpe de 2022, denunciado pela Procuradoria Geral da República. Este evento apresentou uma nova pesquisa do IPESPE, coordenada por Antônio Lavareda, que investiga tais questões, incluindo o papel das mídias sociais neste cenário e a relação entre os poderes. Os participantes discutiram as implicações dos resultados da pesquisa, inclusive para o que se designa como crise do regime.
Previsões Climáticas em Tempos de IA
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/05/2025 14:20Prever o tempo é um anseio antigo da humanidade e técnicas modernas de Inteligência Artificial (IA) têm permitido enormes avanços nessa direção. Este encontro discutiu duas áreas onde IA tem ajudado a revolucionar a meteorologia: (i) em previsões de médio prazo (na escala de alguns meses à frente), cruciais para agricultura e gestão hídrica; e (ii) em previsões de curtíssimo prazo (na escala de algumas horas à frente), essenciais para respostas rápidas a eventos climáticos extremos. Também foi destacado as vantagens, limitações e perspectivas futuras do uso de IA para obter previsões climáticas mais rápidas e precisas.
Psicologia e Justiça: Transversalidades e Compromissos com Direitos Humanos - Parte 2 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/05/2025 14:16Este evento refletiu de forma crítica a atuação da psicologia no campo jurídico, destacando sua interface com os direitos humanos no Brasil. A partir da redemocratização nos anos 1980, ampliaram-se os debates sobre cidadania e direitos humanos, fomentando a reflexão crítica sobre a relação da prática profissional da psicologia com o sistema de justiça e questionando o papel da psicologia jurídica como instrumento de controle social. O encontro buscou fomentar práticas comprometidas com a justiça e a inclusão social.
Psicologia e Justiça: Transversalidades e Compromissos com Direitos Humanos - Parte 1 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/05/2025 14:15Este evento refletiu de forma crítica a atuação da psicologia no campo jurídico, destacando sua interface com os direitos humanos no Brasil. A partir da redemocratização nos anos 1980, ampliaram-se os debates sobre cidadania e direitos humanos, fomentando a reflexão crítica sobre a relação da prática profissional da psicologia com o sistema de justiça e questionando o papel da psicologia jurídica como instrumento de controle social. O encontro buscou fomentar práticas comprometidas com a justiça e a inclusão social.
Patrimônio: Desafios, Riscos e Ações de Preservação - O Caso do Museu de São Miguel das Missões
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/05/2025 14:12O evento discutiu a situação atual do Museu de São Miguel das Missões, fechado há anos devido a problemas de gestão e eventos climáticos, que comprometem a preservação de seu acervo. Com objetivo de informar o público sobre a importância do patrimônio, especialistas e gestores debateram ações de manutenção e restauro do local. Na ocasião também foi lançada a nota técnica Patrimônio Monumental dos Sete Povos: Urgência de ações para sua preservação e valorização, elaborada pelo Grupo de Pesquisa Tempo, memória e Pertencimento.
Como É o 'Outro Mundo do Trabalho' Que Queremos?
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/05/2025 13:55O seminário debateu ideias e estratégias de luta para mudar o mundo do trabalho que coloquem em primeiro lugar compromissos com a vida, com a saúde e com o bem-estar da classe trabalhadora, de forma sustentada e sustentável. Sob uma premissa altermundista de que um outro mundo é possível, palestrantes e debatedores apresentaram e defenderam suas propostas e utopias, com ênfase na economia e tecnociência solidária, na valorização e prevalência dos direitos humanos e nas bandeiras dos movimentos sociais e populares.
Da Caridade à Filantropia Estratégica
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 05/05/2025 14:03Solidariedade e Caridade são duas palavras que estiveram presentes desde os primórdios da humanidade como elementos vitais para a vivência e preservação dos agrupamentos sociais. Palavras que foram objetos de reflexão por antropólogos, historiadores, cientistas sociais e, especialmente, no âmbito das religiões ao buscar a transcendência da vida terrena. Neste seminário, estudiosos do tema refletiram sobre o momento atual da filantropia no enfrentamento das questões contemporâneas como direitos humanos, alterações ambientais, violência, entre outras.
Jornadas de Evolução Humana - 4º Dia
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 26/06/2025 11:23As Jornadas de Evolução Humana são um ciclo de palestras organizado por Walter Neves e Victor Nery por meio do Núcleo de Pesquisa e Disseminação em Evolução Humana do IEA-USP. Os assuntos abordados estão relacionados às características da nossa linhagem evolutiva, vista a partir de fósseis hominínios, além de novos projetos de pesquisa desenvolvidos pelas instituições nacionais em parceria com o exterior, métodos tecnológicos de datação de DNA, e evolução do comportamento sexual humano.
Jornadas de Evolução Humana - 3º Dia
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 09/05/2025 14:50As Jornadas de Evolução Humana são um ciclo de palestras organizado por Walter Neves e Victor Nery por meio do Núcleo de Pesquisa e Disseminação em Evolução Humana do IEA-USP. Os assuntos abordados estão relacionados às características da nossa linhagem evolutiva, vista a partir de fósseis hominínios, além de novos projetos de pesquisa desenvolvidos pelas instituições nacionais em parceria com o exterior, métodos tecnológicos de datação de DNA, e evolução do comportamento sexual humano.
O Modelo Embrapii de Inovação Industrial
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/04/2025 12:01Neste seminário organizado pela Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Alvaro Toubes Prata, fala sobre o modelo da instituição para a inovação industrial, que prevê a participação dela com até um terço dos recursos para os projetos demandados pela indústria.
Jornadas de Evolução Humana - 2º Dia
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 09/05/2025 14:51As Jornadas de Evolução Humana são um ciclo de palestras organizado por Walter Neves e Victor Nery por meio do Núcleo de Pesquisa e Disseminação em Evolução Humana do IEA-USP. Os assuntos abordados estão relacionados às características da nossa linhagem evolutiva, vista a partir de fósseis hominínios, além de novos projetos de pesquisa desenvolvidos pelas instituições nacionais em parceria com o exterior, métodos tecnológicos de datação de DNA, e evolução do comportamento sexual humano.
Jornadas de Evolução Humana - 1º Dia
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 09/05/2025 14:52As Jornadas de Evolução Humana são um ciclo de palestras organizado por Walter Neves e Victor Nery por meio do Núcleo de Pesquisa e Disseminação em Evolução Humana do IEA-USP. Os assuntos abordados estão relacionados às características da nossa linhagem evolutiva, vista a partir de fósseis hominínios, além de novos projetos de pesquisa desenvolvidos pelas instituições nacionais em parceria com o exterior, métodos tecnológicos de datação de DNA, e evolução do comportamento sexual humano.
Resultados e Parceiros de um Ano de Trabalho do Centro Internacional de Inovação e Desenvolvimento de Cidades MIL (CIIDCMIL) 2024-25
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/04/2025 12:09Neste encontro, o Centro Internacional de Inovação e Desenvolvimento de Cidades MIL (CIIDCMIL) apresenta alguns dos seus principais resultados e parcerias nacionais e internacionais. São debatidos os pontos-piloto de cidades MIL, indicadores e métricas, metodologias de pesquisa e estratégias para implantação desse paradigma de espaços urbanos defendido por Unesco. Também são abordados os acordos estabelecidos entre os parceiros com o CIIDCIMIL.
Agricultura e Clima
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/04/2025 11:27Seminário abre o ciclo “Ressignificando o Progresso: Reflexões a partir das Mudanças Climáticas” e discute os desafios das mudanças climáticas na agricultura brasileira. Ao mesmo tempo em que é responsável por uma significativa parte das emissões de gases de efeito estufa, o setor agrícola abrange uma das atividades humanas mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas globais, especialmente em países tropicais. Na discussão, os palestrantes analisam como a agricultura pode ser uma solução para a adaptação e mitigação das mudanças climáticas.
Algorithmic Institutionalism
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/04/2025 11:51O evento abordou o livro "Algorithmic Institutionalism: The Changing Rules of Social and Political Life" (Oxford University Press, 2023), com participação de seus autores, Ricardo Fabrino Mendonça, Virgilio Almeida e Fernando Filgueiras. Na obra, os pesquisadores refletiram sobre a crescente influência dos algoritmos na sociedade, analisando de que modo este conceito pode se constituir numa forma de instituição. Nesse contexto, o debate se concentrou no conceito de institucionalismo algorítmico.
Reflexões sobre a COP29 e os Desafios Rumo à COP30 em Belém
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/04/2025 13:53Neste encontro, os participantes discutiram propostas e recomendações da comunidade científica para o avanço da agenda climática no país e no mundo. Os organizadores do encontro defendem que a união de esforços entre diferentes setores da sociedade é fundamental para garantir a efetividade das políticas públicas e o sucesso da COP30.
Governança de Agentes de IA: Desafios e Oportunidades
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/04/2025 15:45O evento abordou os desafios significativos à governança dos agentes de IA, incluindo riscos éticos, conformidade regulatória e transparência. Foi discutida uma estratégia de governança baseada em três pilares: inclusão, transparência e responsabilização.
Conectando Políticas Públicas e o Crescimento Competitivo do Brasil
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/04/2025 11:17A Abes e o IEA promoveram o lançamento do livro "Tecnologia e Inovação: Conectando Políticas Públicas e o Crescimento Competitivo do Brasil", uma coletânea de 70 artigos produzidos por especialistas ao longo de 2024. A obra aborda temas estratégicos, como inteligência artificial, cidades inteligentes, ESG, segurança cibernética, LGPD, dentre outros. Foi realizado um painel de debate, no qual os autores conectaram suas reflexões ao tema central do livro.
Para Além do Discurso: Indicadores e Métricas na Avaliação da Política Externa
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/04/2025 11:16Este evento marcou o lançamento da Polen (Política Externa em Números), plataforma que organiza e disponibiliza dados sobre a política externa brasileira, o que contribui para uma avaliação quantitativa desse campo, que ainda é pouco explorado no Brasil. A iniciativa é um dos produtos derivados do projeto de auxílio à pesquisa financiado pela Fapesp, intitulado "Eficiência e política externa: mensuração, accountability e os custos da diplomacia brasileira".
Sobre Teatro, de Antonio Cândido - Conversa sobre Livros
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 04/04/2025 13:32Este evento foi uma conversa a respeito do livro Sobre Teatro, de Antonio Candido, publicado em 2024 pela Editora Ouro sobre Azul. O organizador do livro, João Roberto Faria, fez uma exposição sobre os escritos de Antonio Candido que tratam do teatro.
O Código Farmacêutico Lusitano e a Farmácia Brasileira no Século XIX (1835-1882)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 31/03/2025 16:39Este evento investigou os motivos pelos quais o Código Farmacêutico Lusitano foi preferido por médicos e farmacêuticos brasileiros, e, em certa medida, aceito pelo governo imperial. Também foi questionado se esse código influenciou a organização da atividade farmacêutica no Brasil e em que medida sua utilização moldou as práticas farmacêuticas e a busca por uma identidade própria no campo da saúde no contexto brasileiro.
Optimizing Brain Health Across the Lifecourse
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 03/04/2025 11:16A palestra abordou os principais fatores que influenciam a saúde cerebral ao longo da vida, com foco no impacto da nutrição, do estilo de vida e de estratégias preventivas no bem-estar cognitivo. A MSc. Estevez apresentou as mais recentes descobertas científicas sobre a estruturação da otimização da saúde do cérebro, bem como direções futuras para políticas, pesquisas e dados sobre o tema.
Transformações Estruturais do Mercado de Trabalho e os Desafios do Desenvolvimento Sustentável
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 27/03/2025 15:26O 12º Seminário Interdisciplinar mensal promovido pelo Observatório do Trabalho e da Classe Trabalhadora apresentou um balanço das principais alterações das estruturas ocupacional e de remuneração observadas nas últimas três décadas no mercado de trabalho brasileiro. O encontro também discutiu, considerando a literatura nacional e internacional sobre a construção de uma sociedade sustentável, os desafios desse processo de transição.
Process, Practice and Preoccupations
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 31/03/2025 14:28Nesta palestra, a conferencista e escritora irlandesa Jan Carson abordou sua escrita, explorando seus temas, estilo e sua jornada como uma escritora da Irlanda do Norte. A atividade foi parte integrante da abertura das atividades acadêmicas 2025 da Cátedra de Estudos Irlandeses W.B. Yeats e marcou, também, o início da disciplina de pós-graduação FLM5957 "Memória e Representação da História na Literatura".
Água e Saneamento
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 31/03/2025 16:49Este evento apresentou uma breve visão da história e dos conceitos básicos sobre gestão de recursos hídricos e dos sistemas de abastecimento de água e de coleta-tratamento de esgotos. Os casos das regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, assim como o da transposição do rio São Francisco, foram abordados à luz das mudanças climáticas e do papel da regulação para evitar abuso da condição monopolista na prestação de serviços públicos, bem como para evitar a tragédia do uso de bens comuns.
Saúde da Mulher no Século 21: Desafios e Perspectivas
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 24/03/2025 12:35Este evento, organizado pelo Grupo de Estudos em Saúde da Mulher do IEA, discutiu em nível acadêmico multidisciplinar a saúde feminina no século 21, reunindo diversos especialistas para analisar criticamente o tema. Com o aumento da expectativa de vida e as novas demandas no escopo dos cuidados com a saúde, torna-se urgente discutir, pesquisar e gerar dados que possam orientar políticas públicas e ações para que as mulheres gozem de uma vida produtiva e saudável.
Filantropia e Pesquisa Acadêmica: Construindo Pontes para o Futuro
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 31/03/2025 16:46Organizado pelo Gema Filantropia, o primeiro encontro de 2025 discutiu o papel da filantropia no financiamento da pesquisa acadêmica e apresentou modelos e experiências bem-sucedidas de apoio ao desenvolvimento científico. Também foram abordadas formas de engajar filantropos e fundações no apoio a universidades e centros de pesquisa, contribuindo tanto para ampliar a visão estratégica quanto para aprofundamento prático do tema. A palestra teve a prticipação da doutora Kate Lowry, diretora de Estratégia da Science Philanthropy Alliance, organização referência no tema baseada nos EUA e uma das parceiras internacionais do grupo.
Por que Utopias Amazônicas?
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 20/03/2025 13:25Editores e autores do livro Utopias Amazônicas refletem nesse encontro sobre os desafios da Amazônia e os futuros possíveis para a região. Eles apresentam diagnósticos críticos sobre o modelo vigente de ocupação da Amazônia e apontam a necessidade urgente de novos modos (e não modelos) para pensar e habitar a região. E, por que não, novas utopias? A pergunta que guia esta conversa e a edição do livro é: enquanto há floresta para abrigar nossos sonhos, quais utopias ainda restam para a Amazônia?
Vítimas, Ofensores e os Desafios para a Adoção de Práticas de Mediação e de Justiça Restaurativa
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 31/03/2025 16:55Este simpósio apresentou reflexões sobre as condições essenciais para ampliar a aceitação das práticas de justiça restaurativa e mediação de conflitos como alternativas à justiça retributiva. Foram discutidos os desafios na implementação dessas práticas que visam promover o diálogo e reparar danos por meio de acordos flexíveis e responsáveis, exigindo facilitadores qualificados, um ambiente seguro e a participação voluntária das pessoas envolvidas. Foi explorado como superar a resistência à adoção dessas abordagens.
UrbanSus: Mudanças Climáticas e o Fortalecimento de uma Agenda de Adaptação Urbana
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 31/03/2025 17:04As mudanças climáticas deixaram de ser uma preocupação distante para se tornarem um desafio concreto e urgente. Diante desse cenário, o Ciclo UrbanSUS, organizado pelo Centro de Síntese USP Cidades Globais do IEA-USP, busca fomentar reflexões interdisciplinares e promover soluções inovadoras e ambientalmente responsáveis para os desafios urbanos impostos por eventos climáticos extremos. Os debates e reflexões promovidos ao longo do ciclo buscam contribuir para o avanço de políticas mais justas, resilientes e ambientalmente responsáveis, integrando diferentes setores e escalas de governança e criando um espaço de diálogo entre gestores públicos, sociedade civil, academia e setor privado.
Da Ética ao Direito dos Sistemas de Inteligência Artificial
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 31/03/2025 17:13A inteligência artificial se tornou um tema central de discussão em diversas áreas do conhecimento. O evento buscou aprofundar o debate sobre a regulação da inteligência artificial e sua relação com o direito e a ética, promover o diálogo entre diferentes países e apresentar diferentes modelos regulatórios.
E se a Pandemia Acontecesse Hoje? O Mundo Está Mais Preparado do que Há Cinco Anos?
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 20/03/2025 12:16Esta palestra discute os avanços da OMS na preparação para futuras pandemias, incluindo as emendas ao Regulamento Sanitário Internacional. São analisados consensos e dissensos dessas negociações sob a ótica do Sul Global e a abordagem brasileira baseada no SUS. Destacam a importância da coordenação multissetorial, com foco em transparência, diretrizes claras e comunicação eficaz, além da necessidade de conexões institucionais e internacionais para detecção precoce e resposta rápida. O encontro é o primeiro do ciclo “Resiliência Global: Estratégias para a Próxima Pandemia”, realizado no IEA.
Experiências de Preservação de Histórias Locais em Museus Salesianos Brasileiros
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 20/03/2025 12:21Na atualidade, muitos museus têm se dedicado especialmente à história local. Essas instituições têm fortalecido as relações com as comunidades que os acolhem, a fim de preservar suas memórias e histórias e de construir diferentes expressões de pertencimento. Diante disso, este encontro apresentou e debateu experiências de preservação da história local a partir de dois museus salesianos: o Museu das Culturas Dom Bosco e o Museu da Obra Salesiana no Brasil.
Análise da Conjuntura e das Pautas no Congresso Nacional que Podem Impactar a Classe Trabalhadora (2025)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 20/03/2025 13:31O 11º Seminário Interdisciplinar promovido pelo “Observatório do Trabalho e da Classe Trabalhadora” teve como tema uma das funções mais importantes deste “Observatório” no IEA: a identificação precoce de “fatos portadores de futuro”, isto é: “fatos que constituem sinais ínfimos por sua dimensão presente, mas imensos por suas consequências e potencialidades” (Michel Godet).
Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 - Transição Energética e Perspectivas Futuras: O Papel da Academia e das Universidades
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 24/02/2025 15:33Este encontro discutiu o avanço das energias limpas na América Latina e o papel da cogeração de energia para uma matriz energética mais sustentável e eficiente.
O Desabamento do Teto da Igreja de São Francisco em Salvador, Bahia: uma Tragédia que Interroga o Brasil
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 24/02/2025 15:13O desabamento do teto da Igreja de São Francisco na cidade de Salvador da Bahia ocorrido no dia 5 de fevereiro de 2025, além de causar a morte de uma jovem turista e de fragilizar um conjunto arquitetônico de inestimável valor e esplendor, constitui-se num sinal de grave alerta acerca do estado de falta de manutenção e conservação em que, com demasiada frequência, versam tantos bens do patrimônio histórico monumental no Brasil.
Pavel Florenskij e as Cartas aos Filhos desde os Gulags Soviéticos
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 24/02/2025 15:03A figura de Pavel Florenskij marcou profundamente a primeira metade do século XX. Ele é considerado um dos maiores pensadores russos do século XX sendo chamado de Pascal ou Leonardo da Vinci russo. O pensamento e a obra deste matemático, filósofo, crítico de arte e teólogo são ainda pouco conhecidos no ambiente acadêmico brasileiro. As cartas escritas por Florenskij na prisão para os filhos são a documentação de uma experiência de conexão com a totalidade da realidade, onde ele mostra a necessidade fundamental de aprender a arte de viver que, segundo relata, consiste em preencher cada instante da vida com um conteúdo substancial.
Arqueometalurgia Aplicada às Sacadas de Ferro do Centro de São Paulo no Século 19
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 24/02/2025 15:00A palestra apresentou o seguinte estudo de caso: Dentre as dezenas de sacadas de ferro fundido do centro de São Paulo, existem três idênticas, datadas da mesma década, 1880, cujo modelo foi criado por uma fundição francesa em 1867. O que diz a arqueometalurgia sobre a possibilidade dessas três grades terem sido fundidas pela Fábrica de Ferro do Ipanema, a única siderúrgica em operação no Brasil entre 1818 e 1890. Para isso, a microestrutura dessas grades foi comparada com a de objetos certamente fabricados em Ipanema (vasos, um canhão, uma escada espiral, um pedaço de lingote que escapou do incêndio do Museu Nacional), com objetos atribuídos a Ipanema (uma cruz de cemitério e uma bigorna), objetos com assinatura de fundição paulistana e objetos reconhecidamente importados, como a grade da Estação da Luz.
O Estado do Judiciário no Brasil e a Democracia
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/02/2025 14:04O seminário tratou do crescente protagonismo do Judiciário brasileiro, especialmente do Supremo Tribunal Federal (STF), nas últimas duas décadas. Este processo, em que decisões das cortes impactam diretamente questões políticas, tem gerado intensos debates sobre a possível usurpação das funções do Executivo e Legislativo e muitas críticas sobre seu funcionamento. O evento também discutiu a judicialização da política, um fenômeno contemporâneo presente em muitas partes do mundo, no qual tribunais são chamados a se pronunciar sobre questões políticas quando há falhas nos outros poderes.
Das Cidades Inteligentes às Cidades MIL: Espaços Urbanos mais Inclusivos, Resilientes e Sustentáveis - Indicadores e Métricas
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/02/2025 19:28O seminário apresenta os indicadores e métricas para avaliar espaços urbanos sob a ótica das Cidades com Alfabetização Midiática e Informacional, também conhecidas como Cidades MIL (Media and Information Literacy), paradigma lançado pela Unesco em 2018 e atualmente aplicado em diversas cidades no mundo.
Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 - Energia Limpa e Cogeração: Caminhos para uma Matriz Energética Sustentável
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 14/02/2025 14:08Este encontro discutiu o avanço das energias limpas na América Latina e o papel da cogeração de energia para uma matriz energética mais sustentável e eficiente.