Você está aqui: Página Inicial

Resultado da busca

128 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item














Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
VideoIEA Tríade das Inteligências Individuais, Sociais e Artificiais
por Sergio R V Bernardo publicado 08/08/2023 última modificação 25/08/2023 10:41 — registrado em:
Os cientistas da computação Silvio Meira e André Neves, ambos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foram os expositores neste seminário no dia 1º de agosto. Eles falaram sobre a evolução da inteligência artificial (IA) generativa, abordando sua crescente presença em diversas áreas. Destacacaram a importância de um entendimento aprofundado dessa tecnologia, considerando seus aspectos técnicos e, especialmente, suas implicações éticas e humanas.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2023
Pablo Ortellado é o novo coordenador acadêmico da Cátedra Oscar Sala
por Mauro Bellesa publicado 04/08/2023 última modificação 25/08/2023 10:42 — registrado em: , , , , , , , , ,
O filósofo Paulo Ortellado, professor do curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each) da USP e colunista do jornal O Globo, é o novo coordenador acadêmico da Cátedra Oscar Sala.
Localizado em NOTÍCIAS
Tecnologia e Saúde: Telemedicina e Inteligência Artificial
por Sandra Sedini publicado 31/07/2023 última modificação 01/09/2023 08:38 — registrado em: , , , ,
Localizado em EVENTOS
Seminário debate implicações e modelo de análise da inteligência artificial generativa
por Mauro Bellesa publicado 24/07/2023 última modificação 25/07/2023 11:06 — registrado em: , , , , , ,
Localizado em NOTÍCIAS
Tríade das Inteligências Individuais, Sociais e Artificiais
por Sandra Sedini publicado 14/07/2023 última modificação 01/09/2023 08:40 — registrado em: , , , , , , ,
Localizado em EVENTOS
O Acesso Acadêmico a Dados de Mídias Sociais - 30/06/2023
por Maria Leonor de Calasans publicado 05/07/2023 — registrado em: , , , , , ,
Localizado em MIDIATECA / Fotos / Eventos 2023
VideoIEA O Acesso Acadêmico a Dados de Mídias Sociais
por Sergio R V Bernardo publicado 05/07/2023 última modificação 25/08/2023 10:49 — registrado em:
No seminário, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) apresentou os principais aspectos do Projeto de Lei 2.630, do qual é relator. A proposta é inspirada em legislação da União Europeia e prevê garantias para que acadêmicos tenham acesso a dados das plataformas de mídia social, respeitado o equilíbrio entre a proteção de dados pessoais, a proteção de segredos comerciais e a pesquisa científica de interesse público. Desde o escândalo da Cambridge Analytica, em 2016, as plataformas de mídia social têm reduzido o acesso aos dados. Recentemente, a Meta (Facebook) anunciou o fechamento da ferramenta Crowdtangle e o Twitter também fechou o acesso a dados de interesse acadêmico.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2023
O Acesso Acadêmico a Dados de Mídias Sociais
por Sandra Sedini publicado 26/06/2023 última modificação 13/07/2023 10:23 — registrado em: , , , , , ,
Localizado em EVENTOS
Claudia Costin analisa desafios para o Brasil na educação do futuro
por Matheus Nistal publicado 07/06/2023 última modificação 25/08/2023 10:49 — registrado em: , ,
Especialista em educação, ela acredita que o país deve fazer mudanças em seu sistema educacional
Localizado em NOTÍCIAS
VideoIEA Educação para o Futuro ou Poderemos Competir com os Algoritmos?
por Jorge Paulo Soares publicado 19/05/2023 última modificação 25/08/2023 10:39 — registrado em: ,
Pesquisadores da Universidade de Oxford, do Reino Unido, apontam que dois bilhões de postos de trabalho serão extintos até 2030. Outros serão criados, mas demandarão competências muito mais sofisticadas. A expositora deste evento, Claudia Costin, realizou pesquisas sobre o que países com bons sistemas educacionais vêm fazendo para prepará-los para essa nova realidade. Segundo ela, a conclusão é que estão buscando promover a resolução colaborativa e criativa de problemas, com ênfase no pensamento crítico e sistêmico, usando, por exemplo, a produção textual para processar o pensamento. Serão escolas que ensinam cada vez mais a pensar, ao invés de despejar conteúdo, e que precisarão ensinar o aluno a “aprender a aprender”, como preconizava Jacques Delors, disse Costin. Nessa transformação, o uso da gamificação no processo educacional é algo que pode ser feito, aproveitando o melhor da tecnologia para instigar a pensar, afirmou a pesquisadora.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2023