“Eco-Terroristas”?: A História do Movimento Radical Ambientalista e dos Direitos dos Animais
Detalhes do evento
Quando
a 15/05/2024 - 12:00
Onde
Nome do Contato
O Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (Gepdip), da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, em parceria com o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, promove no dia 15 de maio, a partir das 10h, a palestra “Eco-Terroristas”?: A História do Movimento Radical Ambientalista e dos Direitos dos Animais.
O evento é exclusivamente presencial e será realizado no Anfiteatro André Jacquemin da FFCLRP-USP. Haverá envio de certificado a quem participar da palestra.
O palestrante será o professor adjunto de Criminologia na University of the West of England, no Reino Unido, João Raphael da Silva. Ele vai discutir o conceito de eco-terrorismo com base em uma Análise de Séries Temporais no Global Terrorism Database e harmonizá-lo com a Teoria das Ondas, de David C. Rapoport, um marco teórico que abrange o terrorismo moderno desde 1980. Silva também vai apresentar uma abordagem crítica sobre o emprego do termo “terrorismo” para denominar as ações de organizações como a Animal Liberation Front (ALF) e a Earth Liberation Front (ELF).
João Raphael da Silva é doutorando em Serviço Social e Política Social na Ulster University, no Reino Unido, com período sanduíche no Centre of Discourse Studies, da Espanha. É mestre pela Central European University da Hungria e bacharel pelo Centro Universitário La Salle, do Rio de Janeiro, em Relações Internacionais. Publicou na Studies in Conflict & Terrorism, Critical Studies on Terrorism, Behavioral Sciences of Terrorism and Political Aggression, dentre outras revistas. Além disso, escreveu textos de opinião para a Folha de São Paulo e o The Intercept Brasil.
Inscrições
Evento público e gratuito | Com inscrições
Organização
Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (Gepdip/FFCLRP-USP)
Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP