Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / A Geopolítica da Desinformação: Relatos sobre a Academia de Verão de Bonn-Alemanha

A Geopolítica da Desinformação: Relatos sobre a Academia de Verão de Bonn-Alemanha

por Cláudia Regina - publicado 10/11/2022 15:40 - última modificação 25/11/2022 14:42

Detalhes do evento

Quando

de 21/11/2022 - 10:00
a 21/11/2022 - 12:30

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1686

Adicionar evento ao calendário

Durante a Academia de Assuntos Internacionais (North Rhine-Westphalia/Bonn), pesquisadores e diplomatas refletiram sobre desinformação à luz das tecnologias digitais. O objetivo foi teorizar e analisar o papel dos Estados e da geopolítica na difusão de mensagens falsas com especialistas da academia e da política.

Nesses relatos, Britta Padberg, coordenadora acadêmica da Academy of International Affairs, expõe sobre o tema “A geopolítica da desinformação – Como as mídias sociais impactam as Relações Internacionais”.

“Propaganda, desinformação e notícias falsas não são fenômenos novos, mas o meio das novas tecnologias aumentou enormemente as oportunidades de difundi-las. Além de Estados e partidos políticos, muitos outros atores passaram a se envolver, agindo por motivos comerciais ou ideológicos, por iniciativa própria ou comissionados por outros, e exercem influência efetiva sobre as atitudes políticas domésticas e internacionais. A criação e difusão intencional de relatórios falsos há muito se tornou um instrumento testado e comprovado na política internacional. Esse tema premente foi discutido em alto nível na Academia de Verão da Academia de Assuntos Internacionais deste ano em Bonn (Alemanha), que contou com a presença de 35 participantes de 19 países. Farei um breve resumo sobre a discussão, teses e questões abertas”, (Britta Padberg).

A seguir, Magaly Prado, Daniel Thilo Schroeder,  Sérgio Barbosa e José Renato Laranjeira de Pereira trazem recortes do que foi apresentado na academia de verão entre o fim de agosto e o começo de setembro de 2022. Magaly trata dos algoritmos de inteligência artificial das fake news; já Schroeder apresenta a dinâmica da teoria da conspiração nas redes sociais; Barbosa analisa como é a lógica de compartilhamento no formato de vídeos-pílulas como estratégia para disseminar desinformação no WhatsApp no período das eleições e Pereira questiona se a transparência de sistemas de IA em redes sociais é uma ferramenta no combate à desinformação.

Inscrições

Evento público e gratuito | com inscrição prévia para público presencial (limite de vagas: 40)

Tradução simultânea

Não haverá certificação

Programação

Abertura:

Guilherme Ary Plonski (IEA-USP) e Eugênio Bucci (Cátedra Oscar Sala)

Expositores:

The Geopolitics of Disinformation- How Social Media Impact International Relations - Britta Padberg (Academy of International Affairs NRW)

Fake News e Inteligência Artificial – O Poder dos Algoritmos na Guerra da Desinformação - Magaly Prado (ECA e Cátedra Oscar Sala)

Conspiracy Theory Dynamics in Social Networks - Daniel Thilo Schroeder (Oslo Metropolitan University)

As Eleições de 2022 no Brasil: a Era da Desinformação em Formato de Vídeo-Pílula nos Grupos Públicos de WhatsAppSergio Barbosa (Centro de Estudos Sociais - Universidade de Coimbra)

Transparência de Sistemas de IA em Redes Sociais: uma Ferramenta no Combate à Desinformação?
José Renato Laranjeira de Pereira (chancellor Fellow da Fundação Alexander von Humboldt)

Moderadora:

Patrícia Basilio (Tidd/Cátedra Oscar Sala)

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo