Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / A Luta contra o Câncer no Brasil

A Luta contra o Câncer no Brasil

por Cláudia Regina - publicado 10/09/2019 09:30 - última modificação 16/09/2019 16:18

Detalhes do evento

Quando

de 27/09/2019 - 14:30
a 27/09/2019 - 16:00

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1686

Adicionar evento ao calendário

Por que antes era tão fácil testar novos medicamentos em hospitais e hoje é tão difícil? Temos de fato capacidade para criar fármacos originais contra câncer e fazê-los chegar a quem deseja usá-los?

As possíveis respostas se apoiam no recém-lançado livro histórico-científico-jornalístico A Guerra contra o Câncer no Brasil – Médicos e Pesquisadores em Busca de Novos Tratamentos, de autoria do jornalista Carlos Fioravanti.

Neste evento, Fioravanti falará sobre o tema com base na pesquisa histórica que realizou para escrever o livro. Segundo ele, um dos propósitos da obra "é motivar a reflexão sobre a capacidade criativa de cientistas brasileiros e a importância da articulação entre especialistas de centros de pesquisas biomédicas, órgãos de governo e empresas, de modo que as possibilidades de novos tratamentos que se mostrarem consistentes não sejam perdidas".

Formado em Jornalismo pela USP, Carlos Henrique Fioravanti escreve sobre ciência para jornais e revistas desde 1985. Fellow do Reuters Institute for the Study of Journalism da University of Oxford, com doutorado pela Unicamp, recebeu cinco vezes o Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica, o Stop TB Partnership Award for Excellence in Reporting on Tuberculosis (2009), o II Premio Periodismo Científico del Mercosul e o Prêmio Jornalista Tropical (2018). É autor de "A molécula mágica" e "O combate à febre amarela no estado de São Paulo".

Palestrante: Carlos Fioravanti (Jornalista)

Moderador: Gildo Magalhães (FFLCH e IEA/USP)

Inscrições

Evento público, gratuito e com inscrição prévia.

Público online não há necessidade de se inscrever.

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo