Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / A Perda da Razão Social do Trabalho no Brasil: Contribuições para o Enfrentamento e Reconstrução

A Perda da Razão Social do Trabalho no Brasil: Contribuições para o Enfrentamento e Reconstrução

por Cláudia Regina - publicado 12/05/2021 10:40 - última modificação 23/06/2021 16:09

Detalhes do evento

Quando

de 26/05/2021 - 16:00
a 26/05/2021 - 18:00

Onde

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1686

Adicionar evento ao calendário

Este evento científico parte do questionamento sobre a atual validade de enunciados constitucionais de 1988, segundos os quais, no Brasil, “a ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justiça sociais.” (art. 193), e que a “a ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos, existência digna, conforme os ditames da justiça social.” (art. 170).

Contudo, no Brasil de hoje, com 212 milhões de habitantes e 148 milhões em idade de trabalho, apenas 33 milhões estão em empregos formais privados, e 11 milhões em empregos públicos. Quase 40 milhões estão no ‘setor informal’, ganhando, em média, a metade do que ganham os do setor formal. Cerca de 15 milhões estão desempregados, e sete milhões estão na trágica categoria de "desalentados". “Somos um país rico, mas estruturalmente desigual. Esta situação é mantida e reproduzida por uma elite que prefere paralisar o país, do que deixar outros promoverem o desenvolvimento.”, afirma o Prof. Ladislau Dowbor, Professor Titular da PUC/SP, um dos debatedores convidados. “Nosso problema não é econômico, no sentido de falta de recursos, e sim de profunda incapacidade de organização política e social”. Temos pela frente a necessidade de uma reestruturação do sistema, afirma Dowbor, antecipando suas contribuições ao evento, onde irá discorrer sobre a subutilização de fatores de produção.

Por sua vez, Graça Druck, Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e do Programa de Serviço Social da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades (CRH/UFBA), também convidada para este evento, irá abordar um tema central de suas preocupações, pesquisas e publicações: a precarização social do trabalho como estratégia de dominação no atual contexto do capitalismo neoliberal, com ênfase no trabalho antes a após a pandemia, concluindo sobre quais as possibilidades de “enfrentamento e reconstrução”.

Debatedores:

Ladislau Dowbor (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP)

Graça Druck (PPG Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia/UFBA)

Mediação:

Juliana Camilo (PUC/SP e IEA/USP)

Inscrições

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo