Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / A Verdade não Pode ser Planejada

A Verdade não Pode ser Planejada

por Rafael Borsanelli - publicado 02/07/2019 10:40 - última modificação 23/09/2019 12:38

Detalhes do evento

de 01/08/2019 - 14:00
a 01/08/2019 - 17:00

Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Uma onda censória vem inundando as universidades: tudo se passa como se a verdade estivesse sujeita à moral, de modo que conclusões imorais não possam ser tiradas, nem ditas em público. O problema, atualmente, é discutido nas universidades de língua inglesa, onde vem crescendo a prática do “desconvite” a palestrantes entendidos como racistas, machistas e homofóbicos. A prática tem um nome: no platforming. No Canadá, destaca-se a figura de Jordan Peterson; e, nos Estados Unidos, a de Jonathan Haidt: ambos defendem a liberdade de expressão contra essa nova moda acadêmica.

No Brasil, a universidade não enfrenta claramente esse problema, em parte porque a censura é tácita: os coletivos podem irromper a qualquer momento e arruinar reputações ou eventos. É preciso tomar consciência da importância da liberdade de expressão, porque, sem ela, não há busca pela verdade. Por isso, é importante afirmar que a verdade não é passível de ser planejada por uma autoridade central preocupada com sensibilidades, como de militantes, por exemplo. Esse fato torna a liberdade de expressão necessária para espaços como as universidades.

Hamilton Varela (IQSC-USP)

Exposição

Bruna Frascolla Bloise (Unicamp)

Moderação