Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Agenda 2023 - O que Precisa Ser Feito para que o Sistema Brasileiro de Ensino Forme Pessoas Preparadas para Promover a CT&I no País?

por Sandra Sedini - publicado 23/05/2022 11:20 - última modificação 30/05/2022 10:17

Detalhes do evento

de 10/06/2022 - 10:00
a 10/06/2022 - 12:00

On-line

Nome do Contato

Ciclo de seminários “Agenda 2023 – Um Novo Capítulo para a CT&I no Brasil"

Nos últimos anos o país vem assistindo ao desmonte da sua estrutura de CT&I. Estamos vivenciando grandes cortes no orçamento público destinado ao ensino técnico, tecnológico e universitário, assim como ao financiamento da pesquisa científica e tecnológica, bem como desmobilização de políticas públicas de ensino. Este cenário vem causando incalculável prejuízo ao país quanto à sua capacidade de educar e formar pessoas para a geração de conhecimento.

Da mesma forma, muitos setores críticos ao desenvolvimento tecnológico e à inovação vêm sofrendo um verdadeiro “apagão de mão de obra” em razão do déficit de profissionais com as capacidades e qualidades requeridas pelo mercado.

Este evento irá abordar o que é preciso fazer para ampliar e diversificar a trajetória da educação e da formação de pesquisadores e profissionais qualificados para a CT&I no Brasil e quais políticas públicas devem ser estruturadas para garantir uma resposta urgente à necessidade de formação de pessoas com as habilidades necessárias para o desenvolvimento tecnológico e a inovação no país.

Exposição:

Elizabeth Balbachevsky (IEA e FFLCH/USP)

Glaucius Oliva (Instituto de Física de São Carlos/USP)

Mozart Neves Ramos (Cátedra Sérgio Henrique Ferreira/IEA-RP/USP)

Moderação:

Carolina Mota Mourão (OIC-IEA/USP e Mackenzie)

Gabriel Romitelli (NJ-OIC-IEA/USP e CIETEC)

Igor Bueno (NJ-OIC-IEA/USP)

Vinícius Gregório de Souza (OIC-IEA/USP)

Transmissão

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição