Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Alfabetização no Brasil: avaliação e formação de professores

Alfabetização no Brasil: avaliação e formação de professores

por Thais Cardoso - publicado 03/08/2023 17:23 - última modificação 03/08/2023 17:23

Detalhes do evento

de 15/08/2023 - 16:00
a 15/08/2023 - 18:00

Canal do IEA-RP no YouTube

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Para debater a alfabetização no Brasil atualmente, a Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional, sediada no Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP Ribeirão Preto, promove no dia 15 de agosto, às 16h, um webinar sobre o tema.

O evento será transmitido pelo canal do IEA-RP no YouTube e pela página do Polo no Facebook. Haverá emissão de certificado para os participantes que preencherem um formulário disponibilizado durante a transmissão.

O encontro vai discutir problemáticas urgentes para os índices de alfabetização no país avançarem, como a recuperação das aprendizagens afetadas pela pandemia, formação de professores e avaliação.

Os palestrantes serão a gerente-executiva da área de educação do Instituto Ayrton Senna, Inês Kisil Miskalo, o coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) Daniel Santos e o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ex-presidente do Inep, Francisco Soares.

Inês vai abordar questões relacionadas à alfabetização, como a avaliação formativa, estratégias de intervenção com intencionalidade pedagógica, as diversas formas de letramento e experiências bem-sucedidas de alfabetização. Já Daniel discutirá a importância da educação infantil para o processo de alfabetização. Por fim, Francisco falará sobre a proposta da política de alfabetização do Ministério da Educação, intitulada Criança Alfabetizada, e fará uma análise das questões relacionadas à avaliação da alfabetização considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Sistema de Avaliação Básica (SAEB).

A mediação será feita pela titular da Cátedra, professora Maria Helena Guimarães de Castro.

Evento on-line, público e gratuito | Com inscrições

Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional