Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Arquitetura em Terra: Sustentabilidade e Desenvolvimento Local

Arquitetura em Terra: Sustentabilidade e Desenvolvimento Local

por Cláudia Regina - publicado 25/10/2023 16:30 - última modificação 04/12/2023 10:11

Detalhes do evento

Quando

de 06/12/2023 - 09:00
a 08/12/2023 - 17:00

Onde

EACH/USP - Rua Arlindo Béttio, 1000 - Ermelino Matarazzo, São Paulo - SP (VIDE PROGRAMAÇÃO)

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1686

Adicionar evento ao calendário

A população humana do planeta atingirá aproximadamente 9,6 bilhões em 2050 e este fato coloca problemas de intensas pressões ambientais. A exploração dos recursos naturais é particularmente dramática no setor da construção, devido à imensa utilização de matérias-primas minerais. A maioria dos materiais de construção convencionais, como concreto, estruturas metálicas e alvenaria, demandam um grande número de operações tecnológicas para serem produzidas em escala industrial de forma barata e acessível e isso envolve grandes quantidades de energia incorporada e um uso substancial de recursos fósseis e minerais não renováveis. Devido a este quadro, nas últimas décadas tem havido um interesse crescente em materiais de construção naturais e/ou não convencionais. Uma arquitetura sustentável deve procurar materiais de construção sujeitos ao menor número possível de manipulações tecnológicas, possivelmente de origem renovável ou totalmente recicláveis ou reutilizáveis no final da vida útil do edifício, e produzidos no local ou nas proximidades para evitar o transporte por longas distâncias. Os materiais da arquitetura com terra (EA), baseada no uso de terra não cozida, é uma das formas de construção mais antigas do mundo. A necessidade de direcionar a demanda por habitação sustentável explica o crescimento do interesse pela EA nos últimos anos. Isso também se reflete no estabelecimento de redes e programas internacionais.

Embora a maioria das técnicas de construção com base em terra crua sejam mais trabalhosas e necessitem de manutenção periódica, nos últimos anos, o projeto de construção sustentável tem dedicado esforços para recuperar as técnicas tradicionais, a fim de promover o uso de paredes de taipa, adobe e rebocos de terra como possíveis substitutos do cimento e argamassas de cimento-cal; por exemplo, rebocos de terra estão encontrando um interesse renovado para seu possível uso em edifícios contemporâneos e históricos.

Deve-se enfatizar que, apesar de a disponibilidade e qualidade econômica dos recursos empregados na EA terem grande potencial para contribuir para o alívio da pobreza e o desenvolvimento sustentável, a perda de conhecimento sobre as propriedades dos materiais de construção e de know-how estão ameaçando sua permanência no longo prazo. Essa situação é determinada principalmente pela pressão dos paradigmas construtivos vigentes e é agravada pela falta de políticas públicas voltadas para o modelo de construção sustentável previsto na Agenda 21. No entanto, é claro que, superadas essas barreiras entre as comunidades rurais por meio de ações de divulgação e capacitação apoiadas em avanços científicos, esse quadro pode ser revertido. Diante disso, o principal objetivo do evento será a troca mútua de conhecimento sobre o estado da arte da arquitetura de terra na América Latina e os avanços recentes nesse campo por meio de seminários interativos que contarão com a participação de alunos de pós-graduação e bolsistas de pesquisa em geral, bem como membros de uma comunidade rural local tradicionalmente envolvida com a arquitetura de terra.

Inscrições

Evento público e gratuito | necessária inscrição prévia

Não haverá certificação

Transmissão: https://www.youtube.com/@eachuspleste/streams

Programação

06/12

LOCAL: EACH SALA 235

9h às 9h30

Abertura: Alessandro Soares da Silva (EACH-USP) e Andrea Cavicchioli (EACH-USP)

9h30 às 12h30

Seminário 1: Arquitetura de Terra, Perspectiva Histórica. Sustentabilidade e EA: o Papel da EA na Agenda 21 - Alessandro Soares da Silva (EACH-USP) e Andrea Cavicchioli (EACH-USP) e Guillermo Rolón (INTEPH/CONICET, Argentina)

12h30 às 14h

Intervalo

14h às 17h

Seminário 2: Arquitetura de Terra no Desenvolvimento Local. Um Estudo de sua Produção no Vale de Tucumán, Tucumán, Argentina. Sistema de Produção com Parede de Adobe - Guillermo Rolón (INTEPH/CONICET, Argentina) e Pablo Dorado (INTEPH/CONICET, Argentina)

 

 

07/12

LOCAL: EACH SALA 234

14h às 18h

Seminário 3: Dificuldades e Desafios Contemporâneos para a Implementação e Desenvolvimento da Tecnologia Construtiva em Blocos de Terra Comprimida. Um Estudo de Caso na Argentina - Guillermo Rolón (INTEPH/CONICET, Argentina)

 

 

08/12

LOCAL: EACH SALA 234

09h às 12h30

Seminário 4: Arquitetura de Terra e Comunidade. Dinâmica Produtiva com Terra Leve na Sede da Asociación Capesina de Tucumán. (Construção e Participação com Terra Leve) - Guillermo Rolón (INTEPH/CONICET, Argentina)

12h30 às 14h

Intervalo

14h às 17h

Seminário 5: Rebocos de Terra em Paredes de Terra leve. Considerações para sua Execução Adequada (Técnica Construtiva) - Gonzalo García Villar (CRIATiC - CONICET, Argentina) e Guillermo Rolón (INTEPH/CONICET, Argentina)

Evento com transmissão em: https://www.youtube.com/@eachuspleste/streams