Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Arte, Artista, Universidade

Arte, Artista, Universidade

por Sandra Sedini - publicado 09/08/2016 16:15 - última modificação 13/12/2016 11:18

Detalhes do evento

de 15/08/2016 - 09:30
a 15/08/2016 - 12:00

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5° andar, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Katia Maciel (UFRJ)
Martin Grossmann (USP)
Marco Giannotti (USP)
Raquel Garbelotti (UFF)
Ricardo Basbaum (IEA e UERJ)
Rubens Mano (artista independente)
Sergio Paulo Rouanet(IEA)

Kant, Benjamin e o Contemporâneo pelo viés das artes plásticas

Iluminados pelos textos de Sergio Paulo Rouanet e Barbara Freitag que serão expostos na conferência O Prazer Desinteressado da Arte? De Kant à Cultura Pós-Aurática de Walter Benjamin neste 15 de agosto, professores e artistas reunidos numa mesa-redonda irão lançar perguntas que visam contextualizar e problematizar o lugar e o papel da arte na universidade na contemporaneidade.

No Brasil, o ensino da arte nas universidades públicas federais e estaduais, foi estruturado nos anos 70, sendo a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP uma das escolas pioneiras ao criar um curso de Educação Artística em 1972 e logo em seguida, em 1974, o primeiro mestrado em Artes.

A ECA também foi a pioneira na criação do primeiro doutorado em artes em 1980. Hoje existem por volta de 20 cursos de pós-graduação em artes visuais Brasil afora.

Apesar da inclusão das artes na estrutura universitária e científica do país, essa não é vista como uma área de conhecimento em equivalência com as das Ciências, Engenharias e Medicina.

Em períodos de crise, como o que vivemos, as artes e a cultura são questionadas, em particular, por sua falta de objetividade e utilidade e são as primeiras a terem seus orçamentos afetados.

Quais são as razões desse mal entendido e dessa diferenciação?

Participantes:

Evento aberto ao público, gratuito e sem inscrição.

Capacidade da sala: 55 lugares

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo